Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

gabrielhsg

Membro Pleno
  • Posts

    82
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Olá MOR Meu circuito é alimentado com tensões de 12-60v. Eu ja resolvi meu problema de uma maneira diferente, não exatamente como eu gostaria, mas funcionou. No entando eu ainda gostaria de saber se é possivel gerar isso que eu havia perguntado na questão acima: Um nivel de tensão variável controlado por outro nivel de tensão, também variavel, mas de menor intensidade. Ou seja, por exemplo: Controlar uma tensão que varia de 0-10v mas com um sinal de vai de 0-5v, mas sem utilização de pwm. Se for possivel, gostaria muito de saber como se faz.
  2. Eu disse de 0-10v apenas como exemplo, gostaria de aprender como faço pra construir um circuito desses. Então, eu precisava alimentar a entrada de um controlador de velocidade que já tenho pronto. A entrada de sinal dele é a partir de um potenciometro que varia conforme a tensão que é aplicada ao circuito (0-10v, 0-24v) etc. Eu presumi que com pwm não daria muito certo, com medo de que o circuito ficasse instável, mas se houver um jeito interessante de fazer isso postem aí. O que eu consegui fazer foi um circuitinho basico pegando a saída do meu micro e ligar através de um resistor na base de um npn com um capacitor de 22p. A saída ficou um sinal perfeito que varia de 0-4.4, por causa do transistor. É só isso que eu precisava: fazer oscilar com um range maior, conforme a minha necessidade. Obrigado pela resposta, vou pesquisar certinho sobre.
  3. Amigos, estou com um problema simples: preciso de uma tensão variavel (0-10v) mas quero controlar essa tensão com um microcontrolador. No entanto, a saída de sinal varia de 0-5v. Como faço para variar uma tensão maior usando uma tensão de sinal menor? Por exemplo: controlar 0-10v com um sinal que varia de 0-5v? Não pode ser pwm =/ valeu
  4. Olá novamente petronzio, obrigado pelas respostas. Vou trocá-los e ver no que dá. Acho que me expressei mal quando disse que as bases recebem vcc direto: eu quis dizer que elas estão ligadas através de resistores à linha do vcc, então isso as tornariam saturadas, nao é mesmo? Ou estou falando bobagem?
  5. Olá petronzio, obrigado pela resposta! Estive olhando o datasheet e também fazendo algumas medições nesse radio e estou encucado com algumas coisas. Primeiro, devo dizer que testei os transistores de potencia e eles realmente estão em curto, então começamos por aqui. Ok! Mas acontece o seguinte: olhando no datasheet eu descobri que os transistores drivers recebem vcc na base constantemente, através de um resistor. Essa base ao mesmo tempo está ligada ao positivo de um capacitor eletrolitico e seu terminal negativo se divide entre o terra e um outro resistor de potencia (uns 3 ou 5w) que aquece muito quando ligo o radio, mesmo sem conectar nada na saída. Estou desconfiando que se eu trocar os transistores, o curto continuará e eles queimarão novamente. Alguma ideia? Edit: aqui está uma imagem do datasheet com a area circulada em vermelho mostrando os dois transistores, o de potencia sendo alimentado pelo driver que possui sua base no vcc A area em azul é o resistor que aquece bastante e parece estar em curto ou algo parecido. https://imagizer.imageshack.us/v2/1303x551q90/853/r7n6.png
  6. Olá amigos, estou com um receiver da gradiente modelo m1360 e suas saídas estão com saída contínua o tempo todo, em torno dos 20-30v (possui quatro canais diferentes, cada um com um nivel ligeiramente diferente). Andei dando uma olhada no esquemático e escontrei um resistor que vai na base de cada um dos transistores de potencia (que por sinal eram 4 x 2n3055 que foram substituidos por tips 41). Esse resistor é de 100 ohms e existe um na base de cada transistor. Um desses resistores estava torrado, substituí e ele voltou a torrar. Medi a tensão nos dois extremos dos terminais e deu 60v, enquanto que nos terminais dos resistores dos outros transistores a tensão era de 1v. Nao sei se isso ajuda a resolver o misterio, visto que todos os canais estão com saida continua, e nao apenas esse com o resistor queimando. Alguma ideia? Eu retirei a base do transistor para ver se era ela quem estava puxando muita corrente mas mesmo assim o resistor queima (mesmo sem a base do transistor conectada no resistor).
  7. Sim, é verdade. Não deveria descarregar mesmo com o alarme. O engraçado é que o seu problema é semelhante com o meu. Como eu disse, vou medir novamente com o alarme ativado só pra ver quanto marca de consumo, porque sem o alarme deu na faixa dos 150mAh. Quem sabe não tem um problema com o alarme e ele consuma, digamos, 2A? Ainda acho que não descarrega uma bateria em uma noite, mas poderiamos juntar um dia com várias partidas + andando pouco com o carro = bateria semi carregada. Aí, sim. Juntando esses fatores com um consumo exagerado do sistema de alarme poderia acontecer de a bateria ficar insuficiente para a partida. Se não for isso, só pode ser alternador mesmo.
  8. Tem alarme sim. Inclusive, esqueci de dizer que medi a corrente com o carro em "standby", tendo um consumo de 150mAh mas com o alarme desativado. Vou dar um jeito de medir com o alarme ativado depois pra ver quando dá. Só por curiosidade, qual foi o problema do seu montana? E qual a solução?
  9. Olá Cesar! Obrigado pela resposta. Realmente, dar uma carga lenta na bateria 'resolve' o problema por um bom tempo. Tenho um carregador de LiPo que possui programação para carga de baterias de chumbo. Geralmente quando noto a descarga e não vou usar o carro, prefiro dar a carga lenta, a menos que eu precise do mesmo aí acabo apelando para a chupeta, com outro carro que tenho aqui. Mas o problema, como eu disse anteriormente, é esporádico: ele só resolve "atacar" de vez em quando, quando aparentemente estava tudo Ok, e também com exceção dos outros casos, em que a bateria descarrega depois de vinte minutos aproximadamente em um regime de descarga relativamente pequeno (cerca de 10 Ah). Esse outro carro que temos aqui é um bom exemplo de que há algo errado com o Meriva. É uma Elba ano 93, da marca Fiat. Fica parada durante a semana inteira até que alguém fique com dó e resolve dar uma partida nela. Sempre funciona certinho, motor a alcool e tal. Geralmente nem andamos, deixamos uns minutos rodando e dps desligamos o motor: nunca tivemos problemas com ela. Porque diabos o Meriva insiste em ficar com essas frescuras? Já trocamos a bateria tb, é uma Moura novinha...
  10. Putz, cara. Valeu pelo toque... vou ficar de olho, mas esse tipo de problema complica bastante de ser detectado x.x São essas coisas que me dão nos nervos: que só acontecem de vez em quando, esporadicamente. Você nunca consegue identificar esses problemas. Acontece uma vez, você fica chateado. Passa uns dias de vigia e o carro fica 100%, até acontecer de novo e você enlouquecer de ódio.
  11. Olá Circuit, é um Meriva 2008 ou 2010 se não me engano. As luzes ficavam acessas sempre ou "só de vez em quando"? Isso fica difícil testar =/
  12. Obrigado pela resposta, MOR. Vou ver o que faço e comunico aqui.
  13. Albert, ela normalmente não dá problemas na hora da partida. Usamos o carro todos os dias. É como eu te disse: num dia tá normal, no outro ela simplesmente não funciona, está zerada. Não consegue nem dá um giro no motor de arranque. Teve uma vez que fiquei uns 20 minutos dentro do carro, com o toca cd rodando em volume baixo (não tem módulo amplificador externo) e a ventoinha na velocidade baixa. Ele descarregou. Outra vez ficamos uns 10 minutos na mesma condição e descarregou. Obrigado pela dica petronzio, a bateria em questão também é Moura. Com menos de um ano de uso. MOR, aí é que está o problema: não deixamos ela descarregar à toa, ela que descarrega sozinha, aparentemente sem motivos. Existem os casos, que já citei, de um uso pequeno e ela se descarregar em poucos minutos, é injustificável um consumo de 10 amperes acabar com a bateria em 15 ou 20 minutos, a meu ver. A bateria é nova e de marca boa (Moura). O carro não é de uso esporádico e a fuga de corrente me pareceu não existir, dado o consumo de 150mAh contínuos, que devem corresponder aos sistemas automaticos do carro em standby ou o proprio alarme. Agora, quanto ao alternador... Eu medi a tensão somente. Me pareceu adequada, pois oscilante ela marcou na faixa dos 13.5, sei que se colocasse um banco de capacitores ela se estabilizaria em uma tensão mais elevada, isso sempre acontece em circuitos retificados sem capacitores, não é mesmo? Mas de qualquer forma, acredito que possa sim ser culpa do alternador, é o que mais vejo possibilidade de estar causando o problema. Se ele estiver carregando parcialmente a bateria, isso justificaria o fato dela descarregar em poucos minutos: estou supondo uma bateria com plena carga, mas com meia carga a coisa muda bastante. E voce disse que com 12.5v depois de alguns minutos com o motor ligado é uma tensão baixa para a bateria. Realmente, a bateria nem mesmo carrega, partindo do pressuposto de que a tensão deveria estar mais elevada. Alguém sabe um jeito prático de testar o alternador?
  14. Obrigado pela resposta, Albert. Eu medi a tensão da bateria e ela está com 12.7 volts, depois de uns minutos carregando com o motor ligado. (A medição dos 12v foi feita com o motor desligado e a bateria desconectada do carro). Acho que a bateria está OK. O alternador está com uma tensão de 13.4v, parece um pouco baixa, mas acho que seja por causa da retificação sem estabilização, ela fica oscilando. Ao conectar na bateria, a tensão fica na faixa dos 14v. Aparentemente o alternador parece Ok tb, acredito que se eu deixasse um bom tempo ligado a tensão chegaria aos 14.5v também.
  15. Pessoal, estou com um problema em um Meriva 1.4, a bateria está descarregando muito rápido. Troquei ela recentemente mas o problema continua. Medi a descarga de corrente com o motor desligado e está consumindo cerca de 150mAh com tudo desligado e portas fechadas. Parece dentro dos conformes, mas quando ela fica parada só com o som tocando e o ventilador interno, o consumo fica em 10 Amperes. Achei alto, mas pra uma bateria de 60Ah, levariam 10 horas para que ela fosse descarregada, no entanto isso acontece em 30 min dentro desse regime (se ficar estacionado ouvindo som dentro do carro, com volume baixo). Esse consumo de 10 amperes é muito alto? É normal que ela se descarregue em 30 min? Outro detalhe é que levei hoje ela na oficina para fazer a tal de Cristalização (que deixa o carro brilhando e tal). O mecanico disse que deu algumas partidas nela só pra mudar de lugar e estava tudo ok. Quando fui buscá-la, a bateria estava simplesmente arriada e o carro nao pegou. Estive pensando se ele deixou as portas abertas, aquelas luzes internas se acendem automaticamente. Isso seria suficiente para a bateria se descarregar tb? Medi esse consumo e deu em torno de 3 Amp. Se fosse durante um dia era muito, mas durante algumas horas, nao vejo nada demais (considerando novamente que a bateria é de 60 Ah). O que acham?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...