Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

fertric

Membro Pleno
  • Posts

    50
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

5
  1. Realmente ajudou muito. Usei o seu código e funcionou. Depois só foi criar um script VBS para que o BAT rode em segundo plano e salvar um atalho na Inicialização. Muito obrigado pela ajuda! Para ajudar qualquer usuário com a mesma dúvida, segue os comandos para a criação dos aquivos: Arquivo .BAT: @ECHO OFF :inicio FOR /F "eol=e usebackq delims=,:" %%A IN (`TASKLIST /FI "IMAGENAME eq notepad.exe" /FO CSV /NH`) do ( IF /I NOT %%A=="notepad.exe" notepad.exe ) GOTO inicio Créditos para o @isrnick . Arquivo .VBS Dim WShell Set WShell = CreateObject("WScript.Shell") WShell.Run "notepad.exe", 0 Set WShell = Nothing Depois é só criar o atalho para o VBS e salvar na pasta de Inicialização do Windows.
  2. Ao tentar baixar o DD-WRT percebi que o meu DIR-615 (T1) não é suportado, apenas o WR841N. Tenho outros roteadores aqui mais antigos, vou ver se são compatíveis com o DD-WRT. Tirando isso, há algum outro teste que posso fazer?
  3. Bom dia! De arquivos BAT eu conheço pouca coisa, mas sempre que posso dou uma pesquisada para saber como criar o que estou precisando. Desta vez, porém, não encontrei exatamente o que estava precisando. Na minha empresa, tem um programa que gera laudos em PDF e os envia para a nuvem. Este programa deve estar aberto o tempo todo que o servidor estiver ligado, porém vez ou outra me deparo com ele fechado, seja por alguém ter fechado sem querer ou por alguma falha no próprio processo. Tentei encontrar no Agendador de Tarefas algo que me ajudasse, até cheguei a criar vários disparadores para ele se iniciar em vários momentos do dia e que não iniciasse uma nova instância caso já estivesse aberto, mas não sei o motivo, às vezes ele abria mais de uma instância de uma vez (o que causa um erro no programa nos envios dos PDFs). Então pensei em criar um BAT que iniciasse o mesmo programa assim que ele fosse fechado. Creio que para isso, o BAT teria que ficar aberto para executar sua ação, daí só colocaria uma mensagem nele informando que não seja fechado, apenas minimizado. Pensei até que poderia vincular a abertura do programa ao inicializar o PC pelo próprio BAT, daí já ficava aberto ambos logo após a inicialização, sem ter que abrir manualmente. Há alguma forma de programar esse BAT para, assim que o programa fechar, ele o abra novamente? Desde já agradeço!
  4. Dando um feedback. Fazendo o teste de manter o mesmo canal ele tem feito a troca automática quase que toda hora. Então, dessa forma, me satisfez. Tentei fazer o mesmo na minha empresa, onde também estou com um roteador central e outros 3 em APs. Lá exite apenas a faixa de 2,4Ghz, porém não funcionou da mesma forma que minha casa. Deixei o mesmo canal para todos os roteadores, porém a troca não está sendo feita automática. Não sei se por conta de serem roteadores diferentes ou outro motivo. A topologia na minha empresa é: Fibra - HG8245H - SG200-26 - Servidor e Estações Desktop - DIR-615 - DIR-615 - TL-WR841N Alguma ideia do que posso fazer? Encontrei a opção de derrubar o sinal fraco apenas no roteador da HUAWEI (HG8245H), nos outros não. Desde já agradeço a ajuda!
  5. @ciro-mota Ok. Farei o teste com as duas redes. @IgorTCZ Como você fez para que ele derrube com um determinado sinal e conecte automaticamente em outro? Nunca utilizei esse recurso, nem sabia que tinha.
  6. @ciro-mota Para ambas as frequências? porque os canais estão definidos da forma que citei apenas para a 2.4ghz. Na de 5ghz eu esqueci de falar, mas deixei automático em ambos o canal e a largura do canal. Devo modificar esses dados em ambos e definir iguais, como citou?
  7. Bom dia, galera! Coloquei internet de fibra ótica recentemente (200Mb) e como minha casa é um pouco grande (várias paredes), resolvi disponibilizar cabos CAT5e e um switch TL-SG108 gigabit central. O modem/roteador disponibilizado pela operadora é um HUAWEI HG8245H, com portas gigabit, porém com Wi-fi sem padrão AC. Adquiri dois roteadores Archer C7, que tem esse padrão e também é dual band, para utilizar a banda mais rápida de 5Ghz. Configurei os Archer C7 para serem apenas AP, desativando o DHCP e configurando os canais para 6 e 11, na frequência 2,4Ghz (o HG8245H está no canal 1). Para os 3 roteadores, coloquei SSID diferentes, com a mesma senha, e é essa a minha dúvida. Mesmo com a distância entre cada AP, o sinal de um não some por completo quando estou próximo do outro, apenas fica bem fraco. Usando o mesmo SSID para todos, percebi que quando mudo de local na casa, mesmo próximo de outro AP com sinal mais forte, ele mantém conectado no primeiro com sinal mais fraco e não muda automaticamente para o de sinal mais forte... só desativando o Wi-fi e ativando novamente. Daí coloquei diferente, porém ainda tenho que ficar conectando sempre na SSID do roteador mais próximo. Mantenho o SSID diferente, sempre tendo que conectar no mais próximo, porém sabendo qual tem sinal mais forte ou deixo o mesmo SSID para todos? Há alguma forma de fazer com que o dispositivo conectado (smartphone, notebook) mude automaticamente quando mudar de local e tiver outro com sinal melhor, sem ter que desativar e ativar o Wi-fi? Alguma outra dica para aproveitar o melhor da minha rede? A topologia (não se é essa palavra que devo usar, rsrs) atual é assim: Fibra - HG8245H - TL-SG108 - Archer C7 1 - Archer C7 2 - Computador Desktop Desde já agradeço!
  8. @dwatashi Sobre essa RocketRAID 640 que você já usou, com ela é possível dar boot no OS com um RAID1 configurado dos SSDs? Pergunto isso pois estou pensando em comprar uma RocketRAID 620 para um RAID1 dos SSDs (com o OS instalado) e uma RocketRAID 640L para um RAID1 dos 4 HDs. Será que é desnecessário? Estive olhando uma RocketRAID 840A para configurar um RAID1 dos SSDs e um RAID5 dos HDs, mas ainda me sobrariam duas portas Mini-SAS HD, ou seja, ela seria bem além do que preciso. Acho que não vale a pena (desnecessário) o investimento de quase R$2000 só na controladora.
  9. @dwatashi Você acha que esta controladora Highpoint RocketRAID 2720SGL é uma boa? Com ela eu poderia fazer o RAID1 nos SSDs com SO e BD e um outro RAID qualquer para os HDs com os backups? O conector dela é mini-SAS (SFF-8087), é só comprar um cabo com 4x Sata3 que irá me satisfazer, correto? Ela é PCI-E 2.0, será que compensa eu procurar uma v3.0? Me desculpe se parece retardado, mas é porque não entendo nada de controladoras e agora que estou conhecendo esse SAS. hehehe Pesquisei desta mesma marca que você citou e acho que a RocketRAID 820A seria muito boa, porém no Brasil não encontrei para vender tb. Sobre os HDs para o backup, utilizo eles separadamente ou faço algum RAID? Se for usar separadamente, talvez para a controladora nem seria necessário duas portas, alguma com apenas uma seria suficiente, correto?
  10. @dwatashi Como faço para somente espelhar o BD? O RAID pela controladora é mais confiável do que utilizando a própria placa-mãe? porque todos os RAIDs que fiz até hoje foram utilizando a BIOS da MB e o próprio Windows. Outra coisa, sobre a controladora com o cabo SAS, andei vendo que a vantagem seria que eu poderia conectar vários dispositivos (4, por exemplo) em um único cabo SAS, porém vi que a velocidade fica limitada à 3Gbps (não sei se é verdade) e perderia a vantagem do Sata3. De qualquer forma tb teria que usar um adaptador SAS/Sata... para não ter que comprar outros HDs, já que tenho estes sobrando aqui. Utilizar esse adaptador eu perderia velocidade tb? Não sei o que faço com esse meu sistema, afinal... realmente imaginei que fosse desperdício fazer um RAID5 para os HDs de backup. Nem sei tb se apelo pro servidor de marca, se mantenho esse que utilizo hoje só melhorando a segurança dos dados. porque o fato é, tenho um PC que acho que atende minhas necessidades em questão de processamento, já que o "servidor" não necessita de ficar ligado 24h/7dias, porém precisa urgente implementar a segurança dos meus dados e não tenho as vantagens de não ter que desligar o sistema todo para manutenção de algum componente, como fonte de energia e algum HD (se bem que HD, só dele ser Hot Swap eu já tenho essa vantagem, ou não?). Quero continuar utilizando o SSD para o SO e BD, já que realmente a melhora é brutal e até comprar outro caso seja alguma vantagem fazer RAID com eles, mas gostaria de aproveitar os 3 Hds Sata3 (que é igual ao que já está sendo usado dentro do PC) que tenho sobrando aqui e de quebra aumentar meu espaço de armazenamento para os backups. Bem perdido e cada vez mais com dúvidas... hahaha.
  11. @dwatashi Você me indicaria alguma controladora RAID que suporte Sata3? E outra coisa, por esta controladora, pensei em fazer um RAID1 com 2 SSD's Samsung 850 EVO 500Gb para o sistema operacional, software do laboratório e BD e um outro RAID5 com os 3 HDs WD 500Gb Sata3 7200rpm que já tenho para armazenamento dos backups e arquivos diversos. Faz sentido isso ou estou viajando?
  12. @dwatashi Posso montar um servidor da mesma maneira que monto um PC? Com componentes próprios para servidores. Ou comprar um já montado compensa mais? Por conta de assistência.
  13. Utilizo SQL Server 2008. i3-4170 3,7GHz MB Asus H81M-CS BR 8Gb Corsair Vengeance DDR3 1600MHz SSD Samsung 850 EVO 500Gb HD WD Sata3 7200RPM 500Gb Windows 10 Pro 1607 x64 É utilizado para armazenar o software e o BD, mas tb para tarefas comuns, como se fosse um estação qualquer. A ideia é transformar este PC numa estação mesmo e o novo servidor ficar apenas para o BD, software e alguns arquivos, sem ninguém mexendo nele. Creio que a maior utilização seja do BD, sendo acessado a todo momento pelas estações. O switch será com todas as portas gigabit, mas acho que apenas umas 4 estações não tem placas de rede que suportam Gigabit. O tamanho atual do BD é de 15Gb. E são feitos 2 backups por dia, pelo software de gerenciamento do laboratório. Mas de tempos em tempos eu apago os backups mais antigos, com mais de 2 meses, para liberar espaço. Entendo. Mas caso seja melhor, coloco em vigor um RAID 5. Para espelhar apenas o BD, como faço? Basicamente é isso. A ideia é melhorar em processamento do servidor, aumentar a velocidade da rede, para que todas as estações da matriz e dos postos de coleta possam acessar com rapidez ao banco de dados. Mas tb aumentar a minha segurança, já que pelo meu sistema atual, se o HD parar, estou sem nada. Até faço cópias as vezes do BD na nuvem e outro HD, mas mesmo assim... não é todos os dias e não é automático.
  14. @Bruno_Gabriel Sim, depois de postar aqui que pensei melhor e resolvi abrir o tópico, já que o local correto e mais adequado para tratar disso é lá. Mas sobre o switch, nem devo usar o gerenciamento mesmo, porém andei lendo que deve-se levar em consideração a capacidade de switching, o desempenho de encaminhamento e o backplane. Não entendo muito, mas quanto maior, melhor né? Estive olhando esses dois modelos, Switch Cisco SG110-24-NA e Switch Cisco SLM2024T-NA, e esse segundo me atraiu mais, por conta disso. Apesar de achar que no site a informação de switching e encaminhamento estejam trocadas, para o segundo modelo. Levando em consideração a minha necessidade (24 portas Gigabit) e estes parâmetros, você sabe de algum modelo que tenha um melhor custo x benefício?
  15. Bom dia! Estou reorganizando e reestruturando a rede da minha empresa (um laboratório de análises clínicas) e definindo um servidor dedicado para o banco de dados. Minha empresa conta hoje conta com 13 máquinas e um "servidor" (na verdade, um PC normal que é tido como servidor) onde está o programa de gerenciamento e seu banco de dados. No meu projeto irá aumentar mais 2 estações e um servidor dedicado realmente. Temos, além da matriz, mais 4 postos de coleta que acessarão ao banco de dados via internet (6 máquinas). O servidor será para o banco de dados do software de gerenciamento e para arquivos (nada muito pesado). Toda a rede que está sendo refeita será Gigabit, onde adequarei as estações que hoje não atingem 1GbE. Sobre o servidor, como só montei pc na vida e nunca um servidor, o que devo levar em consideração? Montar ou comprar um pronto de Dell, HP ou qualquer outro? Qual configuração montar para ter um servidor rápido e com segurança dos dados? Raid 1+0? O sistema operacional tb é uma dúvida, já que não sei nada de Linux e sei que a licença de um Windows Server é caríssima e tb nunca mexi em um. Mas provavelmente irei optar pelo mais caro e menos difícil (difícil no sentido de que não terei que estudar muito para mexer). Sobre o orçamento, não tenho muita ideia porque nunca comprei ou montei um servidor antes, mas sei que são mais caros que PCs normais e com R$6000,00 conseguiria montar um PC bem rápido. Então, coloquei esses R$6000,00 como valor aproximado. Se for possível um ótimo servidor, que me atenda, por menos, melhor. Mas caso este valor seja baixo e precise de um pouco mais, ok então, é possível. Só não posso extrapolar muito além disso. Porém o foco principal neste caso é o desempenho, um servidor rápido que me atenda por muito tempo depois que vem o financeiro. Ah, e já tenho um SSD Samsung 850 EVO 500Gb que usarei neste servidor, mas se for necessário comprei outro pra usar em RAID1. Tenho tb 3 HDs WD 500Gb Sata3 7200rpm sobrando que se for necessário posso comprar mais um para fazer um RAID1+0. Esse último mais para armazenamento, já que sei e vi a diferença de utilizar um SSD como disco principal. Bom, por enquanto é isso. Desde já agradeço a ajuda!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...