Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

rjjj

Membros VIP
  • Total de itens

    488
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

180

Sobre rjjj

  • Data de Nascimento 17-02-1995

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Acre, Brasil
  • Sexo
    Masculino

Outros

  • Biografia
    -
  • Ocupação
    Universitário
  • Interesses
    Jogos, Animes, Tecnologia
  1. Circuito Amp Op diferente.

    Desenhei o diagrama abaixo para ajudar na resolução desse circuito, sendo ω = 2πf. No entanto, o que foi dito pelo @MOR ainda deve ser verificado, pois faria muito mais sentido se a entrada fosse uma fonte de corrente em vez de uma fonte de tensão . Espero ter ajudado .
  2. Capacitor em curto ou aberto

    Quando a alimentação de um circuito linear é constante, os capacitores que estão inicialmente sem carga são representados por curtos. Após serem totalmente carregados pela energia disponibilizada para eles, os mesmos passam a ser considerados como circuitos abertos . Para entradas sinusoidais alternadas, os capacitores no decorrer do tempo assumem o comportamento de resistência, sendo esse o fenômeno da reatância. Espero ter ajudado .
  3. PIC Circuito para amplificar som oriundo de um microfone

    Se o microfone capacitivo for do tipo de eletreto, que é muito popular hoje em dia, verifique o circuito que publiquei em : Na referência, além dele ter sido testado, ainda são dadas dicas para a seleção dos componentes em aplicações com microcontroladores. Espero ter ajudado .
  4. Simulação amplificador com CI tda2003

    Achei um simulador, denominado EasyEDA, que tem o TDA2003 : https://easyeda.com/explore/TDA2003 Se não conseguir através dele, procure no mercado por outros amp-ops de potência cabíveis à sua aplicação. Por último, você poderia fazer um circuito equivalente para o TDA2003, mas isso demandaria conhecimentos muito específicos da Eletrônica. Espero ter ajudado .
  5. Eu consigo aumentar a corrente de uma placa solar?

    @albert_emule Penso que você sugeriu, através de pilhas, o aumento da potência entregada, incluindo o que a placa geradora já fornece. Se o painel fosse meramente um sensor de luminosidade, bastaria usar um fototransistor em vez do transistor recomendado . Enfim, complementando sua resposta, o conjunto de pilhas e a placa solar teriam que ter tensões iguais no caso do transistor chaveando a saída das pilhas (o grupo e a placa em paralelo para alimentar a carga). O chaveamento evitaria o consumo das pilhas enquanto o painel não estivesse operando. Espero ter ajudado .
  6. Eu consigo aumentar a corrente de uma placa solar?

    Obtenha um resistor variável (reostato, potenciômetro) e alimente-o com a placa solar. Em seguida, ajuste-o para que seja drenada exatamente uma corrente de 200mA. Nessas configurações, meça com um voltímetro a tensão sobre o resistor . O fato é que, para avaliar a alimentação com sucesso dos carrinhos, deve-se checar a potência disponibilizada pela placa, não só a tensão ou a corrente. Espero ter ajudado .
  7. Pegue a tensão de alimentação da bateria e divida pela tensão nominal de um dos LEDs, supondo todos estes iguais. Isso resultará na quantidade viável de LEDs em série, dependendo do caso com um resistor de limitação de corrente. Uma associação em série de baterias pode ajudar, pois duas baterias de 9V em série, por exemplo, forneceriam 18V . A operação em paralelo é similar, no entanto mais complexa: ela demandaria conhecimento minucioso sobre a bateria, devido ao peso na drenagem de corrente, não de tensão. Se a bateria tiver uma resistência interna alta, ela esquentará e queimará se ultrapassado certo limite de corrente (não poderia sair da bateria acima de um máximo específico). Por outro lado, se a bateria for de alta corrente, a durabilidade dela pode ser insuficiente para a aplicação (secaria em poucas horas ou até minutos). Espero ter ajudado .
  8. C Limite para armazenamento de variáveis

    O suporte da escrita long long para tipos de dados só foi adicionado na versão C99 da linguagem C. Antes, no C90, a maior capacidade de armazenamento numérico positivo era alcançada por unsigned long . Se no Linux você estiver usando o GNU GCC para compilação e feitura do executável, então coloque -std=c99 nas opções de linha de comando. Isso mudará a versão na qual o seu código está sendo trabalhado. Espero ter ajudado .
  9. C Problema em ler linhas em um arquivo

    Na linguagem C, não use fscanf e nem scanf (mesmo que o anterior, mas orientado ao stdin), visto que essas funções incluem caracteres indesejados no processo. O indicado é aplicar sempre fgets e, se necessário, atoi de stdlib.h para converter string em valor integral. Espero ter ajudado .
  10. C Limpar tela do terminal C

    Em sistemas Linux, isto deve resolver o problema da limpeza completa do terminal : system("tput reset"); O comando clear somente esconde o texto do usuário, podendo ser lido ao rolar o texto para cima. Espero ter ajudado .
  11. Medição de CA com multímetro

    Penso que, na Eletrônica, quanto mais funcionalidades especiais o multímetro tiver, melhor: medidor de diodo, medidor de transistor, frequencímetro, capacímetro, termômetro etc . Ainda, como o @Bommu Perneta já disse, dê preferência aos multímetros True RMS, visto que eles fazem cálculos matemáticos complexos para quantificar corretamente as mais diferentes formas de onda, como a quadrada e a triangular. Espero ter ajudado .
  12. Fonte de tensão

    @Bommu Perneta Sim, existem alguns detalhes relevantes no projeto do circuito prático . Entre estes, há a proteção, manual ou automática, contra a injeção de corrente após a bateria estar totalmente carregada. Outro fator é a proteção contra a tensão intrínseca da bateria (força eletromotriz), que pode danificar o circuito de suprimento de corrente. Espero ter ajudado .
  13. Fonte de tensão

    As baterias de NiMH são carregadas por corrente constante. É típico aplicar uma relação de 10% nas suas capacidades para encontrar as correntes de carga: a sua bateria de 9V e 240mAh seria, por exemplo, carregada por uma corrente de 24mA (note a diferença entre unidades) . Um dispositivo interessante para controlar essa operação é um amplificador operacional de transcondutância (OTA), que objetiva atuar como fonte de corrente ideal na sua saída: O CA3080 é um exemplo clássico desse tipo de amplificador. Com a adição de um par Darlington de transistores, cria-se um circuito que pode entregar corrente suficiente para carregar uma bateria de NiMH. Espero ter ajudado .
  14. Fonte ajustável 1,2-33v 6A

    @FrankElias Você pode sim empregar vários TIP3055 para um regulador LM317, configuração conhecida como Current Booster. Trata-se de uma alternativa ao LM338 o qual mencionei . Contudo, pelo que entendi, você está dizendo que a filtragem aumenta o valor DC da onda pulsante ? Isso, pelo estudo que tenho, não tem cabimento, pois o capacitor de filtro só retira as componentes de alta frequência da forma pulsante, fazendo a componente de frequência nula aparecer sozinha na saída. Espero ter ajudado .
  15. Fonte ajustável 1,2-33v 6A

    @FrankElias Supondo que o trafo trabalhe no seu máximo (nominal) no secundário, fornecendo valores elétricos AC de 26,4V e 6A, tem-se que a potência média AC de entrada seria (tomando fator de potência unitário): Você gostaria de obter na saída da fonte valores DC de 30V e 5A. Então : Só que um retificador de onda completa tem uma eficiência máxima de 81,2%. Assim, o máximo de potência DC que poderia chegar na saída é: Infelizmente, não há como ignorar o princípio da conservação de potência. Espero ter ajudado .

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×