Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WLS.UAM

Membro Pleno
  • Posts

    23
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Bom dia, Alguém conhece alguma biblioteca em C que consiga por intermédio de uma Imagem identificar se existe uma pessoa na foto? Não pode ser um software e sim apenas uma biblioteca/codigo pois a ideia é incluir em um microcontrolador. Não necessito tentar identificar quem é a pessoa, somente se existe uma pessoa ou não, e se possível quantas.
  2. @aphawk e @Isadora Ferraz , muito obrigado pelas respostas. Eu mesmo costumo sim utilizar 3 Modelos diferentes, os meus P,M e G dos PICS rsrsrsr que seriam respectivamente 12f675,16f628(classico rsrs), 16F877, para os 2 primeiros o custo é até baixo, porém p 877 acha as vezes na faixa dos 18,00 até 35,00 porém a média mesmo é uns 25,00, no caso do terceiro sempre continuo na duvida de seria o ideial devido o custo. Quanto á permanecer nos PICs não é uma pretensão, na verdade nem sei porque comecei neles mas como ja adquiri um pouco de conhecimento acabo por "trabalhar" com essa linha, por ja ter as ferramentas certas, por exemplo para trabalhar com o PIC costumo usar PROTEUS + CCS para esquema e codificação e gravo com um Gravador K150 xingling. Vou pesquisar e se puderem me informar as ferramentas para trabalhar com outras linhas fico grato, assim conheço o mundo além do horizonte, afinal a terra não é chata.
  3. Ola, Bom dia a Todos Como aqui tem muitos Feras, sei que consigo minha resposta sendo sim ou não rsrsr Senhores, sou meio um pouco inexperiente, pois "mexo" com PIC apenas por Hobbie mesmo. Uma dificuldade quanto penso em desenvolver alguma coisa e imagino que muitos possam ter é qual microcontrolador usar. Apenas um exemplo...Analisei um projeto qualquer e sei que vou precisar de 3 portas analógicas, conversores Analógicos/Digital e 16 portas digitais I/O. ok, qual PIC possui esses recursos com o custo menor? Existem algum site ou lista com todos os disponíveis no mercado para que possa filtrar e achar o ideial para meu projeto? Pois sempre saio pesquisando o google pelo recurso que necessito para tentar encontrar o ideal, porém sempre vejo que muitos recursos do PIC não usarei o que me leva a duvida se não existe algum mais barato que se enquadrasse. Um exemplo foi um projeto que usei um 16f877A devido os 40DIP, pois necessitava de muitas portas de I/O, porém não usava nada alem das portas digitais, usei praticamente todas, porém muitos recursos desse cara foram deixados de lado, para um outro acabei optando por usar um mais simples e expandi as portas com um 74595. Enfim, Alguém sabe algum site ou lista para consulta, ou alguma sugestão?
  4. Boa tarde, Como faço para acender um LED quando estiver escuro usando um LDR com o PIC 16f628A Nunca mexi com entradas Analógicas, li em alguns lugares que eu precisaria de ADC e nesse PIC não tem esse conversor. Vi que esse PIC tem entradas Analógicas porém não tem o Conversor, alguem poderia me dizer em que pode ser aplicado as entradas analógicas sem o conversor? (pois não compreendi rsrs) Tem como utilizar o LDR com esse PIC, ou terei que comprar outro mesmo? Não quero controlar intensidade nem nada, apenas para teste quero que acenda o LED se a LUZ estiver muito baixa.
  5. Seriam 5V mesmo, achei que precisasse do resistor para limitar a corrente a 850mA que são especificações do proprio carregador. Se eu não limitar não corre o risco de danificar a bateria do celular com uma corrente mais alta que a recomentada? Não preciso de mais nenhum componente alem do 7805, não corro risco de queimar o celular?
  6. Olá, Não manjo muita coisa de eletrônica. Estou querendo adaptar um cabo pra carregar o celular na Bateria da moto. Bastaria eu utilizar um 7805 pra reduzir a tensão para 5V e usar um resistor de uns 6Ohm pra limitar a corrente pra algo em torno de 850mA? Como disse não entendo muito disso, e por isso creio que não seja tão simples assim!
  7. Consegui Grava via ICSP, eu havia tentado antes mais sem sucesso, e vi que a sequencia de pinos ICSP que mostra no software não não era a mesma do Hardware, segui a ordem mencionada na parte de baixo da placa do gravador e funcionou. Quanto a Gravar via Socket o MicroBrn tem um erro mesmo pra PIC de 20pinos! Obrigado a Todos!
  8. Boa Tarde, Adquiri a um tempo um gravador de PIC K150, o Software que utilizo é o MicroBrn, pois é unico que conheço que funciona pra esse gravador, ja gravei outros PIC nele, inclusive o Ultimo foi um 16f877a(40Pinos), porém estaou tentando grava em um 16F677(20Pinos) porém o software que me indica onde posiciona-lo do Socket mostra um PIC de 18 Pinos, ja tentei posiciona-lo no Socket mais não funcionou. Alguem ja teve esse problema? ou conhece algum outro software que funcione com o K150? Alguem tem alguma sugestão?
  9. Triste! Pois queria reduzir o consumo de Corrente, por isso queria mesclar serie para uma das cores. pois são 16 leds bicolores, ou seja 32*20mA = 640mA só os Leds, e ainda tem 1 microcontrolador. E eu estava pensando em usar uma carregador velho de celular que fornece 5V - 450mA.
  10. É possivel ligar Leds Bicolores de 3 terminais em Serie, mantendo apenas 1 cor sempre ligada? Bom dia, Minha duvida é a seguinte, queria ligar Leds Bicolores de 3 terminais, porém como são muitos(16) queria mesclar Serie e Paralelo para diminuir o consumo de corrente, porém quero que fique uma das cores sempre acessas, e a outra cor eu controle qual ira acender e qual ira apagar(Farei isso com um microcontrolador). Mais na hora de fazer os calculos e tentar montar o "esquema" fiquei na duvida se é possivel e me perdi, pois cada LED compartilha o GND com para as duas cores, então se eu calcular a resistencia para os LED's em serie e deixar todos ligados ok, mais ao acender a outra cor com sua resistencia calculada apenas para o proprio led por compartilharem o GND essa resistencia não ira interferir com a dos led's em serie? É possivel fazer essa ligação com serie ou teria que ser todos paralelos mesmo? Apenas resumindo, a ideia é ligar Leds bicolores de forma que uma cor sempre esteja acessa e a outra funcione independentemente. Grato.
  11. Caro @circuit obrigado pela resposta, seria uma experiencia sim, ou seja Soft e hardware não tem nada definido, mais a ideia sera um teste como por exemplo para detectar veiculos(Carro) em movimento, através a leitura se seria possivel identificar por exemplo o modelo do veiculo pelo seu desing.
  12. Boa Tarde, Gostaria de saber se através de sensores é possível identificar precisamente o formato superior de um objeto. Por exemplo com um sensor ultrassom é possível determinar a distancia através do "eco", no caso teria o mesmo principio porém a medição seria feita em um único ponto fixo enquanto o objeto passa pelo sensor. Por exemplo se eu tivesse um sensor apontando para o chão e que retornasse a distancia em um ponto especifico, e por exemplo um bola passasse por ele, com a bola em movimento seria colhida informações da distancia entanto ela passo, assim através dessa medida eu conseguiria identificar que que o objeto iniciou a uma altura, aumentou, e depois diminuir, se eu também obtivesse a velocidade com que passou conseguiria determinar que a variação de altura captada forma um semicírculo(pois só a parte superior foi identificada). Creio que tenha alguma sensor ou conjunto que consiga fazer essa medição, alguém tem alguma ideia se é possível? Grato,
  13. Consegui solucionar o Problemas, usei uma Fonte de PC de 36A e funcionou, o Unico problema é que ele as vezes não inicia o Jogo, fica piscando bemmmm fraquinho mais não inicia, mais quando inicia fica tranquilo pois não trava. Acho q esse problema consigo resolver colocando capacitores na alimentação do PIC.
  14. Desculpem, Como mencionei acima, a detecção dos botões foi soliciono somente apos corrigir os dois erros, o erro Grotesco do resistor de PullDown na entrada que para testes não estava usando porém no código estava ativo, e também o Bouncing que consegui graças ao auxilio de vocês entender o que era e montar o seguinte código que resolveu: if(Estado_Anterior_Botao ==1 && Estado_Atual_Botao==0){ delay_ms(50); if(Estado_Anterior_Botao ==1 && Estado_Atual_Botao==0){ qtd_G1++; } } Estado_Anterior_Botao=Estado_Atual_Botao; Segue o esquema:(porém no proteus não localizei o tipo de LED que estou usando então usei o Led vermelho e o Azul comum, com resistores de 160 e 100 respectivamente. No esquema esta alimentado com 5V, como mencionei ligo com um modulo de 5V e funciona uns 90% bem, mais ao ligar em uma bateria 9v convertida para 5v com 7805 fica muito fraco e nem inicia o jogo. Achei que fosse corrente, mais não posso deduzir muita coisa pois não manjo quase nada e to aprendendo muito com vocês, talvez seja problema de ausencia de capacitores como disseram, pois realmente Não Usei Nenhum! Para Crista de 4Mhz q to Usanso, deixo ele colado no Pic então não precisei colocar capacitor.
  15. Bom dia, Muitooo Obrigado a todos, como sempre aprendo muito aqui, Não conseguirei postar o esquema agora porque estou no serviço e não esta comigo, mais postarei assim que possivel. Só para que entendenada, o projeto seria um game onde poderia jogar 6 pessoas, ou seja o PIC vai ler os 6 botões sendo que seria um jogo em grupo, 3 para cada time. A cada vez que é precionado é lido e o resultado da partida é indicado por LEDs. Com as dicas consegui resolver o problema da leitura via código, mais adorei a resposta do @Felipe_Eletronic junto com a explicação do @aphawk , muito bom mesmo, aprendi mais uma! Consegui resolver com o seguinte código que montei: if(Estado_Anterior_Botao ==1 && Estado_Atual_Botao==0){ delay_ms(50); if(Estado_Anterior_Botao ==1 && Estado_Atual_Botao==0){ qtd_G1++; } } Estado_Anterior_Botao=Estado_Atual_Botao; PS: Vi o post do MOR e lembrei que esqueci de mencionar, o Game era pra 6 Pessoas, porém para testar estava usando só 2 e os outros 4 não havia colocado PullDown(Q vacilo absurdo), ao colocar ditou quase que 100% dos erros de contagem, os demais tirei com o codigo que montei acima! ***O Unico problema que me sobrou agora é que ele oscila pra ligar e pra dar fim de jogo, mais acho que pode ser a corrente que seja insuficiente, pois quando ligo em uma bateria de 9V com 7805 o os LEDs ficam piscando bemmmmmmmm fraquinho e nem inicia o jogo, quando ligo em um modulozinho que tenho que fornece 5V e é ligado no USB no PC funciona 90%, digo 90% porque as vezes ele reinicia o jogo antes do termino como se tivesse resetado no PIC, ou as vezes pra iniciar preciso precionar os botões(Lembrando que abrem os pressionar) ai ele inicia e fica normal. Pensei em usar um TIP122 pra aumentar a conrrente, mais como não sei como calcular a corrente necessaria resolvi deixar assim por enquanto, vai que eu queime tudo! rsrsrs Depois tento postar o esquema, mais tenho nele: 6 botões(circuito fechado) 6 resistores 10k (pull-down - com os botões) 16 Leds Azuis 16 Led Vermelhor PIC16f877A com 1 Resistor de 1K 16 Resistores 150 ohns Os LEDS, na verdade são apenas 16, porém são leds RGB 3 cores com 4 terminais, ele compartilham o GND, e neles eu uso apenas o Azul e o Vermelho, o terminal do Verde eu descarto!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...