Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pedro Caio França

Membro Pleno
  • Posts

    24
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Olá! Estou com um roteador secundário para funcionar como repetidor. Mas há a possibilidade de eu conectar este secundário ao principal através de cabo? Ou só por wireless mesmo? Grato desde já!
  2. Olá, membros. Estou querendo fazer um divisor de frequência com um 555, onde a frequência de entrada é 244,14 Hz (4,096ms), e na saída a metade dessa frequência (8,192ms). Estou inicialmente simulando no multisim com a constante de tempo com R=3.3k e C=2.2uF, gerando a frequência desejada. Mas a forma de onda de saída está estranha, em que a borda sobe rapidamente após a descida, não esperando o próximo disparo. Alguém sabe o motivo? Em anexo está o circuito e a imagem do osciloscópio (em cima a saída do 555 e embaixo a onda de disparo na entrada). Obrigado desde já.
  3. @aphawk Enfim consegui controlar e medir com o 628a. Era um problema bem besta. Uso os sensores til 32 e 78.
  4. @aphawk Cara, muito obrigado pela excelente explicação! Mas eu que me expressei errado. Essa parte do disparo funcionou corretamente. O meu programa é pra controlar a velocidade do motor e simultaneamente medi-la. Separadamente, os dois funcionam normalmente. Consigo com um programa controlar a velocidade, e com outro medi-la. Mas quando junto os dois programas que dá pau. Eu consigo controlar a velocidade, mas não medir. Tava usando o pic 16f628a. Então mudei a ideia pra controlar a velocidade usando o pwm e medi-la usando o capture. Pra isso troquei pro pic 16f877 que possui dois modos CCPs. Mas o que eu queria mesmo era continuar com o 628a, mas já bati muita cabeça e não consegui. O pior é que sei é que é algum problema besta. Então voltando pro 877, me surgiu essa dúvida sobre como usar o pwm pra controlar corretamente.
  5. @aphawk Essa sincronização já está feita no programa. Então acho que não entendi muito bem como usar o PWM nesse caso. Eu tô tentando igualar os períodos e só alterar o tempo de nível alto pra controlar. É o controle de velocidade de um motor de indução monofásico. Esse pensamento tá errado? Já tentei utilizar esse pelo disparo do triac, usando o modo captura do pic e fazendo a subtração entre registradores, mas não deu muito certo e por isso tô tentando implementar via PWM. Não entendi bem essa explicação final "pode ser desde 1 até qualquer múltiplo(...)". :/ Obrigado.
  6. Estou querendo controlar a entrega de potência média a uma carga através do PWM do PIC 16f877. Para isso, pensei em igualar o período do PWM ao período da rede elétrica de 16,67 ms (na verdade ao semiciclo que é de 8,33ms), e a partir daí controlar o tempo do pulso em nível alto controlando assim a tensão gerada. No entanto, o PWM é controlado pelo timer 2. Estou usando um cristal de 4 MHz, e com isso consigo um período máximo de 4,096 ms [Tpwm = (PR2+1)*Tosc*PrescalerTMR2, com PR2 = 255, Tosc = 250ns e PrescalerTMR2 = 16]. Não quero por hora trocar o cristal para um de frequência maior. Gostaria de saber se tem algum outro modo de aumentar esse período máximo do timer 2 sem trocar o cristal e sem outros prejuízos. Ou alguma outra forma de fazer esse controle sem necessariamente igualar ao período da rede elétrica. Desde já muito obrigado.
  7. Obrigado a todos que ajudaram na dúvida. Na verdade o problema estava que a fonte DC e a placa de disparo do TRIAC, onde entra a rede elétrica, estavam em circuitos elétricos diferentes, portanto não compartilhando o mesmo "comum". Aí dava o erro. Problema sanado.
  8. @mario cesar berardo Tem como você me explicar melhor essa ideia? Na verdade a ideia de colocar C2 e R4 foi para implementar um snubber no triac (anexo), mas inicialmente meus testes eram feitos sem esse snubber, que estavam dando igualmente errados.
  9. @mario cesar berardo na verdade, o circuito de disparo que eu to usando é esse anexado aqui embaixo. Eu até inseri um outro snubber no triac pra ver se melhorava algo, mas nada aconteceu. O motor entra em J2 e J3 e a rede elétrica em J4 e J5.
  10. @mario cesar berardo Não tá funcionando, e é por isso que publiquei esse tópico, hehe. Mas continuarei tentando.
  11. @mario cesar berardo obrigado pela resposta. A precisão deve ser a suficiente pra mostrar que o controlador funciona, hehe. Nada muito preciso. O detector de passagem por zero já está programa do pic, e ele dispara na parte da senoide desejada. O que me estranha é ter vários circuitos na internet e datasheets (como a figura acima). Mas pode ser que eles sejam apenas para ligar e desligar o motor, não para o controle. Não sei.
  12. Talvez o problema esteja no circuito snubber. Não sei se esse datasheet do MOC usa esse circuito apenas para ligar e desligar a carga, e não pra controlar a velocidade do motor, como é o caso. Eu também inseri para teste um snubber para o TRIAC, usando a equação que encontrei no livro do Rashid e está disposta abaixo, em anexo. O dv/dt do triac usado é 100 V/microseg, e fixando o capacitor em 100nF, encontrei a resistência de 11 ohm. Mas nada mudou. Ainda estou procurando como calcular corretamente o circuito snubber. O AmpOp (U2:A) dá essa amostra.
  13. @_xyko_ Agora compreendi tua primeira pergunta. É pertinente. Mas eu só fiz pegar o esquema de um outro lugar. Mas de qualquer forma, funciona. A detecção da passagem por zero é feita no programa do microcontrolador inserido.
  14. Alguém mais com ideias? Eu fiz a troca dos resistores para os de maior potência, e o problema persistiu.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...