Bom dia, sou proprietário de um Lan-House e a cerca de 1 mês estou com problemas na rede.
O problema:
Quase todos os dias, principalmente em horários de pico, a internet trava. E quando reinicio a switch de onde os modens estão conectados, a internet retorna. A internet dos modens não caem, eu só desligo e ligo a switch e tudo volta ao normal.
Freqüência:
Começou a cerca de 1 mês e meio e acontece todos os dias. Já aconteceu de travar, eu reiniciar a switch, a internet voltar, e depois de 1 ou 2 min, cair novamente e ficar nisso de cai e volta durante uns 10 a 15 min, até ela estabilizar.
Equipamentos:
Tenho 24 computadores na Lan, 3 switchs e 3 modens (são 3 internet de 10 megas, aqui na minha cidade essa é a velocidade máxima)
2 switch ficam responsáveis por ligarem os computadores, na época que abri a lan, há 7 anos atrás, o técnico me recomendou assim para que eu economizasse em fio, já que metade dos pcs ficam em uma parede e o restante na outra.
1 switch fica responsável por ligar os 3 modens, 1 aparelho das câmeras (esquece como de chama), e um fio sai para interligar os outros switchs.
Obs.: A switchs que reinicio para voltar a internet é esse que fica ligado os modens.
O que eu já fiz:
Já troquei todos os 3 switchs. Antes eram HUBs, depois de iniciar esse problema pensei que fossem eles que estivessem velhos, no entanto, o problema persistiu.
Liguei cada aparelho em um estabilizar separado, os 3 modens ficam em um estabilizador e o switch ( o que eu reinicio) fica sozinho em um.
Quando eu pingo pro modem não cai nenhum pacote, mas quando eu pingo pra algum site a perca de pacotes é frequente.
Quando a internet trava já tentei reiniciar os outros 2 switcs (os que ligam as máquinas) e não reiniciar o outro (o que liga os modens), mas não tem jeito, só destrava quando reinicio o switch do modem.
Já resetei os modens.
Já fiquei 1 dia, com um modem por vez desconectado, e nada!
Os IPS tem a mesma sequencia, o gatway padrão de cada modem é: 192.168.209.1 / 192.168.209.105 / 192.168.209.106
Todos os pcs ip fixo: 192.168.209.21 adiante.
Não tenho mais ideia do que fazer, e isso ta me dando uma dor de cabeça imensa!
Não aguento mais reclamação dos clientes dizendo que a net caiu rs.
Alguém tem mais alguma sugestão do que posso fazer para resolver isso?
Muito obrigado!