Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Flávio Fujarra

Membro Júnior
  • Posts

    10
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Bom dia! Meu escritório, contabilidade, é na frente da minha casa. Tenho uma conexão de internet, Vivo Fibra, porém gostaria de separar em duas redes distintas. Há um WinServer 2012 Foundation (licenciado) que gostaria de utilizar como DCHP. Hoje, um TPLink AC 60 é quem é o DHCP. Minha ideia seria separar a rede do escritório, por exemplo, 192.168.1.x, onde posso usar o DCHP do próprio WinSrv (até 15 máquinas) e o TPLink seria para o restante dos colaboradores e o resta da casa (todos wifi), 192.168.2.x. Isto é válido? O principal é separar a rede do escritório da rede do restante da casa e celulares. Alguma sugestão? Obrigado!
  2. Boa tarde! Possuo o seguinte cenário: 2 - Links Vivo Fibra 100Mb (não dedicado) 1 - Link Net 100Mb (não dedicado) A rede é ligada nos dois prédios por switchs não gerenciáveis e, no prédio 1 está o sistema e 2 links de internet (Vivo e Net). No prédio 2 outros switchs, ligados ao P1, e um link 'perdido' da Vivo (igual no P1, 100Mb fibra). O Firewall é um Cisco RV340 onde, um llink da Vivo é o principal e o da Net o redundante (balanceamento: quando a Vivo cai o da Net é assumido). Minha dúvida é sobre o 2o link da Vivo, no prédio 2 da empresa (do lado, distância de 10m), pois lá tem o outro modem da Vivo. A ideia seria deixar 1 link da Vivo para cada prédio e o da Net como redundante. Porém, o Cisco só comporta 2 Wan. Alguma sugestão? Possuo um outro load balance da TPLink (alguma ideia para ligá-lo nesta rede?) Gostaria de ideias para poder melhorar este cenário, desde usar VLan ou, até mesmo poder incorporar o load balance do TPLink na rede também. Obrigado!
  3. Bom dia! Tenho o seguinte cenário: - 45 estações; - Swtich Dell Powerconnect 48. Será necessário mover o Switch para outra localização. O mesmo não está em um rack, e irá para outro local distante 20m. Meu chefe me deu duas alternativas: Utilizar um Patch Panel ou Emenda RJ45. O ideal seria recabear tudo novamente (e o switch em um rack, sei, mas...), porém não terei esta opção. Minha duvída é: Se eu utilizar um patch panel para jogar os pontos de rede da posição atual para o siwth, que ficará distante 20m, não haverá alguma perda por conta da distância? Só conheço patch panel que fica no rack, próximo e com patch cords de 1,5m, por isto me questiono sobre a distância. Agora, a emenda seria uma alternativa barata, mas não seria ineficaz? Os cabos são Cat6 Alguma sugestão? Obrigado!
  4. Bom dia! Na empresa a rede é Gigabit (cabo azul com as devidas 8 vias). Porém, tenho algumas dúvidas frente a veracidade da velocidade: - Se os equipamentos todos têm suas placas 1,0Gb e há uma impressora 10/100, que está conectada ao Switch (Gigabit, Dell), a velocidade é baixada para 100Mb ou, somente quando a informação é enviada para impressora que a velocidade do computador x impressora cai para 100Mb, normalizando depois para Gb? - Existem alguns notebooks com placas 100Mb, porém com um adaptador USB Gigabit. Até onde este adaptador pode influenciar negativamente na rede? - No protocolo TPC/IP quando um dispositivo de velocidade mais baixa, no caso um de 100Mb, é encontrado, então a velocidade na comunicação com este dispositivo opera no mais baixo? E, operando na velocidade mais baixa, a normalização para Gibabit requer a remoção deste dispositivo da rede ou a rede sempre operará na velocidade do dispositivo mais baixa uma vez encontrado o dispositivo 100Gb? -= Cenário =- Rede 1,0Gb Switch: 1 Dell 48 Gibabit, 1 Dell 24 Gibabit Notebook: 50 Dell Gigabit (uns 10 com ethernet 100Mb, porém utiliza-se adptador USB Gigabit) Impressora: 2 Brother 100Mb Switch: 5 switchs intelbras 8 portas gigabit Firewall: Ubuntu com placas 100Mb (este influenciaria negativamente na rede por ser 100Mb? É somente para Internet) FS: PowerEdge Dell Gigabit com as duas ethernet habilitadas e ligadas ao Switch 48 Agradeço quaisquer informações. Obrigado!
  5. Você disse que as redes são interligadas via rádio certo ? - Sim, são. Sua rede e composta por 2 roteadores wireless, um firewall em cada ponta e um servidor em cada rede ? - Na rede A existem 2 wireless. Na B 4 (TPLink). Se eu coloquei algo a mais me corrija por gentileza. Outro ponto, Os firewall's, roteadores e servidores todos estão com DHCP ativo ? - Endian da rede A é o DHCP. Rede B está desabilitado o DHCP tanto no AD quanto no Endian (WinXP são IPs fixos). E por ultimo, o roteador B não esta servindo como repetidor da rede A e esses notebooks estão pegando o IP da rede A por conta do B esta configurado como repetidor ? Responde essas perguntas pra gente passar pra proxima fase. - Vou confirmar isto. Basicamente o grande problema é que estações Win7 de B só pegam IP de A. Mas, via wi-fi de B aí o IP é do roteador B. Mas, no cabo nada.
  6. Sem terror! rs Continuo com problemas aqui...qualquer ideia é bem vinda. Já cheguei a ligar o DHCP no Endian e desligar no AD, mas nada. Neste fim de semana estou pensando em despromover o AD da unidade com problemas. O ruim é ter que parar tudo lá (é um hospital)
  7. Todos problemáticos rodam Win7 e são de notebook. Quando conectam-se via wi-fi, da mesma localidade, aí funcionam.
  8. Então, Está desabilitada esta funcionalidade do MacAddress para os clientes. O problema é que as estações Win7Pro são todas notebooks =/
  9. Douglas, Entendi sua resposta, porém mesmo quando eu corto a comunicação entre as unidades ou, fixo IP nas estações Win7 ele não pega IP do DHCP da rede B. Ou seja, em se tratando somente da rede B, uma estação rodando Win7 não pega IP no DHCP e não conecta mesmo com IP fixo.
  10. Boa tarde! Tenho o seguinte cenário: 2 Win2008 Server, um em cada unidade distantes 4Km (conexão é via rádio). Na unidade A são 80 estações onde, 75% é XP e 50% é Win7. Na Unidade B 95%XP e 5% Win7. A e B tem servidores de internet Linux (Endian). O que tem ocorrido? - Estações de B com Win7 não pegam IP do DHCP que está em B, mas sim IP do DHCP em A. Estações WinXP de B pegam IP normal do DHCP em B. - Estações WinXP em A, intermitentemente, pegam IP do DHCP em B. A: 192.168.1.1/21 B: 192.168.2.1/21 255.255.248.0 Em B, mesmo que eu coloque IP fixo (192.168.2.30, por exemplo) não conecta na rede. Mas, se for IP 192.168.1.30 funciona, ou seja, IP da rede A. A é o mestre. Existem roteadores wi-fi em ambas unidades. Impressoras estão com IP fixo. B é toda com IP fixo, mas as Win7 são com IP fixo da rede A. A tem as estações, grande maioria, com IP dinâmico (exceto servidores de App). O que pode estar acontecendo para estações Win7 da rede B nem aceitarem IP fixo do Win2008 de B? Por que algumas estações (WinXP somente) em A pegam, às vezes, IP da rede B? Já tirei do domínio e coloquei novamente, formatei e nada. Penso em despromover B e re-promovê-lo. Também já aumentei o escopo em A, pois acredito que a estação busque B por não ter mais IP livre em A. Alguma ideia? Obrigado!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...