Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

claudiogc

Membros Plenos
  • Total de itens

    96
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

4

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Caxias do Sul
  • Sexo
    Masculino
  1. Entendendo melhor conceito básico sobre redes P2P.

    Olha, acho que você está errado. É uma topologia de rede. O software que o pessoal usa é chamado de cliente da rede p2p. Pelo que entendi, quando você usa um software como o Emule, ele junto com outras instações dele em outros nós da rede formam uma rede virtual, onde cada nó é cliente e também servidor. O Kazaa também tem a sua própria rede virtual p2p onde cada instalação(cliente) dele em cada ponto(computador) se comporta como servidor e como cliente. Ou seja, existem inúmeras redes virtuais p2p por aí, cada uma com seu cliente(software). Só queria confirmar se é isso mesmo.
  2. Boa noite! Estava lendo um pouco sobre as origens do Google e fiquei em dúvida sobre uma coisa. Visto que eles divulgaram o algoritmo deles em um artigo, por que outras empresas de fora dos EUA não pegaram esse algoritmo e fizeram sua própria versão do Google, já que outros países não são obrigados a seguir as normas de patente doa americanos? Digamos que eu crie um algoritmo novo que faça um formato de arquivo proprietário. Bem, seria fácil crackers ou hackers, principalmente de outros países, fazerem engenharia reversa no meu sofware e descobrirem o algoritmo. Nada poderia os impedir de criar uma versão concorrente do meu formato de arquivo e concorrer comigo com a minha própria criação, o que definitivamente não é justo. Fico pensando como essas empresas, como o Google ou pessoas que criam algoritmos novos protegem suas criações. A impressão que tenho é que não há proteção, é uma questão de chegar no mercado primeiro e pegar a maior fatia do "bolo" que puder. Será que foi isso que o Google fez?
  3. Boa noite! Sou novo na área de redes e tenho lido sobre P2P, mas me surgiu uma dúvida que me parece ser básica, mas que não encontro resposta porque alguns sites dizem um coisa e outros dizem outra. Afinal de contas, P2P é um protocolo ou uma topologia de rede? Pelo que li na maioria das fontes, é uma topologia de rede que utiliza o protocolo IP para fazer a troca de mensagens entre os pontos, mas não é um protoloco em si.
  4. Boa tarde! Estou com um problema com uma placa-mãe Asus Sabertooth X79 e espero que possam me ajudar. O que aconteceu é que, do nada, a luz CPU LED passou a ficar vermelha e não aparece mais nada, nem boot. O computador liga, não dá alarme sonoro nenhum, e a luz "sb_pwr" está acesa na cor verde. Pesquisei em alguns foruns gringos e o que todos falam é de casos em que os caras desmontaram o pc por algum motivo e depois de remontar isso aconteceu. Não foi o meu caso, por isso coloque em negrito "do nada", porque não removi nenhum componente dele. Ele funcionou por quatro anos perfeitamente, sem qualquer alteração de configuração. Aqui vai o resto da configuração: Asus Sabertooth X79 8Gb Ram GeForce GTX760 4Gb 450W Corsair CX600 Model:75-001668 Como resolvo esse problema?
  5. Divisor de fios de energia, existe?

    Bem, pessoal, lIguei os fios como no post 3 e não deu problema nenhum. Obrigado aos que me responderam.
  6. Divisor de fios de energia, existe?

    Sim, é outro spot, idêntico ao da imagem, é que dentro dele há um bocal de porcelana, como eu coloquei na imagem acima, no post #3. Não é no banheiro, é na sala mesmo, só que eu não sei por que só um ponto(aquele buraco no teto) de luz tem fios que provavelmente são do interruptor, o outro ponto não tem nada. Para ligar as duas lâmpadas, uma de cada ponto com o mesmo interruptor, eu pensei em fazer como no esquema do post #3. Por isso queria a opinião de vocês sobre isso. Desculpe se estou fazendo confusão com os nomes! Sou novo na área.
  7. Divisor de fios de energia, existe?

    Eu pensei em fazer o seguinte. Ligar os dois fios que irão para o outro spot do jeito que eu desenhei na imagem abaixo. Os dois fios brancos são os que vêm da chave de luz. Eles ligam a lâmpada do spot que está na imagem. Os outros dois fios que eu desenhei, o preto e o vermelho, vão para o outro bocal. O que você acha?
  8. Divisor de fios de energia, existe?

    Boa tarde! Na minha sala(nova) tem dois pontos de luz separados, mas só Deus sabe por que, só um deles tem os fios fase(na verdade acho que é o retorno da chave de luz onde o fase está ligado) e neutro chegando, no outro não tem nada. Para colocar duas lâmpadas, uma em cada ponto, pensei em puxar uma extensão para o outro ponto. Igual a um ponto de tv a cabo que vai só para uma tv e você usa um divisor que dá para duas tvs. Bem, minha pergunta é: Existe algum divisor de fios de energia, igual a um divisor de tv a cabo? Se sim, qual o nome? É seguro fazer isso? Eu sei que poderia conectar os fios diretamente e encapar com fita isolante, mas queria fazer um trabalho mais caprichado.
  9. Boa noite! Queria saber se uma placa de circuito integrado, quando queimada, necessariamente deve apresentar algum sinal ou cheiro de quiemado. Meu portão eletrônico(velho, anos sem manutenção) de casa não funciona mais. Abri ele, e primeiro, notei que o fusível dele estava queimado. Troquei e nada de voltar a funcionar. Então, abri a caixa dele, e com uma chave teste, fui testando o caminho da eletricidade até chegar na placa de circuito integrado. Tenho certeza que há eletricidade chegando nela, então não é mal contato em algum fio até a placa. Ela não apresenta nenhum sinal de queimado, capacitor estourado, nada, nem cheiro de queimado, só que o portão não dá nem sinal de vida para eu pensar que é algo mecânico, no motor. Há um fio preto para fora da caixa totalmente exposto. Acho que é a antena dele onde ele capta o sinal do controle. Nele, não há qualquer sinal de energia passando. O que pode ser?
  10. Dúvida sobre formatação e instalação do Windows 8.1.

    Não, cara, é um outro que eu escolhi. Tenho certeza. Pensei no seguinte, como eu usei uma conta minha do hotmail para logar no windows, ele deve ter salvado alguma coisa na conta sem eu saber, para usar como configuração inicial depois. Só queria saber se é isso e o que mais ele salva do meu computador sem me avisar.
  11. Dúvida sobre formatação e instalação do Windows 8.1.

    Eu fiz algo parecido com o que você sugeriu. Eu uso Debian em uma outra partição também. No cd de instalação dele há uma opção de apagar toda a partição escolhida gravando dados aleatórios em toda ela. Eu fiz isso, demorou umas três horas para fazer tudo. Aí reiniciei e coloquei o cd do Windows, segui os passos normais de instalação. Deu na mesma, o papel de parede foi recarregado. Eu sou paranóico e fiquei com a clara impressão de que nada havia sido mudado e estou com essa imporessão até agora.
  12. Boa noite, pessoal! Precisei formatar meu Windows 8.1 64bit ontem e notei algo estranho depois da instalação. Tenho uma partição "D:" onde guardo todos os meus arquivos, inclusive meus wallpapers. Quando formatei o "C:" e instalei novamente o Windows 8.1 eu notei que ele recarregou o mesmo wallpaper que eu estava usando antes da formatação. Como isso é possível? Há mais alguma coisa que o Windows salvou para mim e eu não estou sabendo? Isso é estranho e não sei nem mesmo se formatei da forma correta ele, já que nas versões anteriores ele não salva nada. Não gostei disso, parece que não formatei, parece que não fiz direito, dá a impressão de que tem mais coisas salvas no no sistema que eu não sei. Talvez, coisas que me levaram a formatar o sistema, claro que não o wallpaper mas se ele salva outras coisas, eu não sei. Obrogado!
  13. Dúvida simples sobre o loop "for".

    Boa noite! Digamos que eu tenha uma lista de objetos, como no código abaixo(sei que no exemplo é de inteiros), uma lista grande, não só de tamanho cinco, como no exemplo1. No caso do loop "for", não seria melhor eu declarar uma variável "tamanho" e armazenar nela o tamanho da lista ao invés de colocar o "lista.size( )" na condicional do loop, como no exemplo2? Eu imagino que do jeito que está no exemplo1, a cada ciclo ele vai ter que calcular o tamanho da lista, já no exemplo2 o programa só calculará uma vez e depois fará a comparação com um valor fixo. Sendo assim o exemplo2 não é mais eficiente que o exemplo1? #include <iostream>#include <list>using namespace std;int main( ){ list<int> lista(5, 0); for(int i = 0; i < lista.size( ); i++) //qualquer coisa aqui return 0;}#include <iostream>#include <list>using namespace std;int main( ){ list<int> lista(5, 0); int tamanho = lista.size( ); for(int i = 0; i < tamanho; i++) //qualquer coisa aqui return 0;} Obrigado!
  14. Como criar constantes em um objeto?

    Boa noite, pessoal! Quero colocar o conteúdo de um arquivo de texto em um objeto, neste objeto haverá uma lista de vetores "List< Vector< int > > matrix;" que é onde estará os dados lidos. Além disso haverá dois valores que eu gostaria que fossem constantes, o que conterá o número de linhas da lista e o de colunas. Faço isso porque, já que vou ter que percorrer a matriz em vários métodos, não quero ter que dar um matrix.size( ) a cada vez, imagino que armazenar os tamanhos em constantes ficaria mais prático. Faria isso uma vez só no construtor e pronto. Mas eu queria fazer desses valores constantes e não sei como. Vocês podem me dar uma ideia? A ideia abaixo não funciona pois eu teria que saber de antemão as dimensões da matriz para passar como argumento no construtor e eu só vou saber as dimensões dele depois que ler o arquivo. O código de leitura do arquivo está no construtor deste modo o objeto já instanciado é a matriz de dados mais as suas dimensões. class Historic{public: List< Vector< int > > matrix; const int matrixLines, matrixCols;public: Historic(String filePath, const int i, const int j) : matrixLines( i ), matrixCols( j ) { //... } ~Historic( ) { } // Um monte de outros métodos que teriam que percorrer a matriz para fazer cálculos. };Obrigado!
  15. Dúvida sobre criação das próprias bibliotecas.

    Entendi, muito obrigado por sua ajuda! Funcionou aqui colocando o caminho do ".cpp" no comando de compilação do g++. Achei que não tinha como.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×