Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Kanki

Membro Pleno
  • Posts

    29
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Olá, Abaixo segue o diagrama elétrico de instalação de uma motorização(MOD XT1-XT3 110...125V ac/dc) que foi instalada sobre um disjuntor XT1(Link do produto aqui). A tensão nominal de alimentação é de 125vcc, alimentei o MOD via terminais U5(-) e U6(+), e utilizei U1 para fechar o disjuntor automaticamente e U2 para abri-lo, deixei tambem o U8 desconectado. Quando energizei o equipamento, o disjuntor bipolar de 2A desarmou que o estava protegendo, logo achei que a corrente do disjuntor não era suficiente para aguentar a motorização e por isso estava caindo, então eu o substitui por um disjuntor 10A, tentei religar novamente e o equipamento veio a esfumaciar aparentando a queima do mesmo. Gostaria de saber qual o real motivo disso ter acontecido. Segue o diagrama de interligação da motorização:
  2. Olá, Alguém aqui possui uma apostila em PT-BR, do software E3 Schematic ou QC Electrical CAD (software utilizado para desenhar projetos elétricos) ??? Por mais que tentei, não consegui achar nada. Alguém tem algo ? Obg.
  3. @cesardelta1 Em alguns assuntos relacionados a eletrônica sou um pouco leigo, algumas de minhas duvidas foram esclarecidas, muito bem explicado por sua parte, a maioria do pessoal que responde são muito vagos e não sabem interpretar a pergunta de forma correta. OBS: o terra que digo é o mesmo que é feito o aterramento do neutro no transformador(da empresa em que trabalho), a maioria dos transformadores tem seu neutro aterrado para equilibrar as cargas, a alimentação dessa fonte vem do mesmo transformador. Bom, vamos lá. Pelo que entendo de elétrica, os corpos sempre buscam estar em equilíbrio certo ? Uma fonte alimentada em sua entrada por 110vac~250vac, em sua saida 24vcc/0vcc existe uma ponte retificadora de diodos, fora alguns filtros para eliminar ruídos e algum componente para a rebaixar tensão desejada. Acredito que a função do diodo nessa ponte é separar a parte negativa e positiva da onda de 60hz. A parte negativa da onda é esse o 0vcc que a fonte fornece correto? Esse 0vcc conectado a um bom TERRA seria o suficiente para gerar uma corrente-elétrica entre os dois pontos, pois estamos falando da parte negativa da onda com um terra, isso geraria uma DDP entre os 2. No meu modo de pensar, se o 24vcc(parte positiva da onda) tem potencial para gerar uma corrente elétrica entre ele e o mesmo TERRA, claro que isso dependeria do quão positivo ou negativo o TERRA se encontra. Outra pergunta, No sistema de transmissão, temos 220vac bifásico, as duas fazes variam do positivo para o negativo em tempos/ângulos diferentes correto ? quando a fase R é conectada a S ambas vão entrar em equilíbrio gerando o curto-circuito. Se ambas as fases estivessem variando ao mesmo tempo com a mesma diferença de potencial sobre as duas o curto-circuito não aconteceria?
  4. Existe algum método para identificar 24vcc(Positivo) na saída de uma fonte, com o multímetro, e sem a existência de um 0vcc(Negativo). Colocando a ponta de prova no 24vcc da saida e a outra em um TERRA, seria a mesma coisa que um colocar no 0Vcc? Se sim então o 0vcc seria igual a um TERRA? Fechar 0vcc(Negativo) com um TERRA ocasionaria um curto-circuito entre eles?
  5. Olá, Gostaria de sanar algumas de minhas duvidas em relação a área da elétrica/eletrônica, em sites de busca alguma das informações são muito vagas, então decidi postar aqui. 1. Para que a corrente possa circular por um material seja ele isolante ou não deve haver uma DDP entre os polos do mesmo, e quanto maior for a resistência desse material maior terá que ser a tensão aplicada no material para que possa gerar uma corrente elétrica, correto? Seguindo a lógica, com meu corpo isolado do chão através de uma botina de solo emborrachado, se porventura eu encostar em uma FASE 220v, tomaria esse choque ? ou o solo da botina não possui uma resistência suficiente para impedir a passagem da corrente elétrica? 2. Certo dia estava testando um painel elétrico de baixa tensão, o mesmo ela alimentado através de um NOBREAK 220vac, no painel existiam alguns LED's que vem com um mini circuito eletrônico dentro dele capaz de converter 220vac para sua tensão nominal DC. Ao energizar o painel aconteceu algo inusitado, o NOBREAK estava fornecendo apenas 160vac ao meu sistema, olhei rapidamente no manual e lá dizia que esse é um efeito por ele se encontrar descarregado, mas antes que eu pudesse perceber os LED's do painel queimaram, o painel estava ligado corretamente, sem nenhum tipo de curto-circuito nos LED's. Gostaria de saber o que levou a queima dos LED's ? OBS: Imagem do LED anexada no post. 3. Porque em circuitos DC 24vcc é visto como POSITIVO e 0vcc como NEGATIVO ? Medindo a tensão através de um multímetro, coloquei uma das pontas de provas no 24vcc e a outra em um TERRA, o mesmo apontou uma tensão de 24vcc, ambos não são positivos ? 4. Porque em alguns aparelhos alimentados por FASE e NEUTRO o NEUTRO possui uma secção nominal menor do que a da FASE ? 5. Porque um MOTOR com eixo travado vem a queimar ? o que acontece quando ele está travado sofrendo indução dos enrolamentos? 6. Uma vez vi uma associação de 3 Transformadores PRIMÁRIO: 380v SECUNDÁRIO: 220v, onde eles eram associados de tal forma a gerar um NEUTRO em um dos seus polos do SECUNDÁRIO? como é possivel ? 7. Alguma indicação a um curso em videos de Inversor/Controladores Lógicos Programáveis de qualidade?
  6. @Dom Bonilla Cara estou impressionado com o conhecimento do mestre @faller o cara manja muito de eletrônica, esclareceu várias de minhas dúvidas, queria poder conversar com alguém com esse nível de conhecimento de perto, ficaria dias perguntando até entrar na cabeça as explicações kkkk
  7. @_xyko_ Kkkk, apenas algumas das milhares de dúvidas que tenho sobre a elétrica/eletrônica. Só mais uma unica duvida, o que vale mais a pena fazer um bom curso técnico em Eletrônica com 3 anos de duração ou uma faculdade?
  8. @Dom Bonilla Obrigado pelos links, vou ler todos, e logo logo retorno, mais uma vez desculpe me a ignorância.
  9. @Dom Bonilla Obrigado por responder, mas as explicações foram muito vagas, gostaria de algo mais aprofundando, já busquei no Google, mas existem coisas que só perguntando mesmo para saber. Desculpem minha ignorância. Na questão 1 por exemplo, o corpo humano não está no mesmo potencial que a fase, sendo assim isso geraria uma breve corrente pelo seu corpo, buscando o equilíbrio dos corpos?
  10. Tenho várias dúvidas sobre Elétrica/eletrônica e gostaria de esclarecimento sobre. 1. Se uma pessoa completamente isolada do chão se pendura em uma única fase de um sistema de transmissão 138kv, ela ficaria em curto-circuito e não aconteceria nada? ou há alguma diferença de potencial entre a fase e o corpo humano gerando uma corrente que o mataria instantaneamente? 2. Um Led 1,5v pode queimar ao receber uma tensão menor? Ele demandaria mais corrente para manter a mesma luminosidade? E isso poderia danificar o diodo emissor de luz? 3. Minidijuntores com 3 pólos tem algum tipo de retardado para conseguir dar partida a um motor que ultrapasse a carga em Amperes? 4. Suponhamos que 2 lâmpadas de potências diferentes estão ligadas em um circuito paralelo a uma única fonte. A corrente escolheria o caminho de menor dificuldade e passaria por apenas uma lâmpada? 5. o que é um transformador com center point? 6. Porque que utilizando o multimetro na escala de "Continuidade" as vezes ele aponta números e não faz o efeito sonoro indicando a continuidade? Isso seria um valor de resistência? 7. Porque quando há uma emenda mal feita em um cabo de uma rede elétrica acaba gerando uma queda de tensão quando liga-se um aparelho? ao desligar o aparelho a tensão volta ao normal.
  11. Ainda não verifiquei todas as emendas da linha principal, verifiquei as tensões que entram e saem do disjuntor, verifiquei as tensões em todas as tomadas, não tem nada fora do normal. Minha teoria é de que haja um ponto do cabo parcialmente queimado.
  12. Olá, Hj fui trocar um interruptor/tomada aqui em casa, quando eu fui ver como estava a ligação do interruptor, acabei que provocando um curto circuito pois a fase estava solta, e acabou que encostando no neutro, consequentemente o Dijuntor do relógio desarmou. Então eu tirei a caixinha do interruptor/tomada e isolei as pontas soltas. Desde então tenho problemas na rede elétrica de minha casa, quando ligo a geladeira as lâmpadas apagam, e o chuveiro nem esquentando está, porém as lâmpadas funcionam perfeitamente. Gostaria de saber o que está havendo, e de uma possível solução para o problema. @edit Verifiquei no forro da casa a integridade dos cabos, cheguei as emendas, e está em perfeitas condições apesar de ser um sistema antigo. Talvez o problema deva ser dentro do relógio, talvez o curto circuito tenha danificado o equipamento.
  13. Agora tudo ficou claro, muito obrigado. Poderia me explicar sobre o center TAP de um trafo, ele é tipo o neutro do centro da (Y)? Sou leigo neste assunto é vejo que você tem facilidade em explicar.
  14. Explicação muito vaga, continuo não entendendo, desculpe. hmmmm, então a alta tensão em seus polos que "queima" o TC ? uma vez que a relação de transformação dele é muito alta, mas, como a "tensão destrói o isolamento" ? que isolamento seria esse ?
  15. Ajudou muito. Obrigado por esclarecer minhas duvidas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...