Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Evans Picolo

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Consegui identificar e solucionar o problema. Tratava-se de um fio soldado errado no botão do microfone. As cores dos fios estavam trocadas, por isso não identifiquei o problema logo de cara. Vou deixar o resultado das minhas pesquisas abaixo caso alguém passe por aqui com um problema semelhante. São quatro fios: áudio esquerdo áudio direito terra (comum) microfone No lado do alto-falante, teremos: o áudio esquerdo e um terra no alto-falante esquerdo o áudio direito e um terra no alto falante direito caso o fio do microfone esteja presente (por se tratar do mesmo cabo) ele deve ser ligado junto com o terra ou ficar solto No meu caso, havia um plugue com três anéis para ser conectado nos alto-falantes, então ficou, a partir da ponta: o áudio esquerdo no primeiro anel o áudio direito no segundo anel o terra no terceiro anel caso o fio do microfone esteja presente (por se tratar do mesmo cabo) ele deve ser ligado no terceiro anel ou ficar solto No jack dos alto-falantes, a ligação é a mesma. No lado do reprodutor de áudio, teremos um plugue com 4 anéis. A partir da ponta, teremos: o áudio esquerdo no primeiro anel o áudio direito no segundo anel o terra no terceiro anel o microfone no quarto anel No botão do microfone teremos: O microfone em paralelo com o botão Os dois áudios passando direto O terra ligado no botão do lado do alto-falante e passando direto O microfone ligado no botão do lado do reprodutor e solto do outro lado Geralmente, os fios seguem o seguinte padrão de cores: Vermelho: áudio esquerdo Azul: áudio direito Cobre: terra Verde: microfone Contudo, no meu caso, as cores estavam trocadas, então recomendo testar os fios com multímetro antes de mais nada. Segue abaixo, o esquema da ligação:
  2. Provavelmente o problema está na BIOS, então. Procure instruções para regravação de BIOS. É processo simples mas muito delicado (nunca fiz isso, então não tenho como te ajudar). Não sei se posso fazer isso, mas tem um fórum chamado EletrônicaBR que tem bastante informação sobre isso, caso não encontre nada por aqui. P.S: O bipe serve para avisar se há algum problema com os componentes do pc. Quando você tira a memória, ele bipa para avisar que tem está sem memória. Se não bipa com a memória, então a memória deve estar ok.
  3. Amigos, novamente tive o problema de pensar ter postado uma resposta e somente depois ver que ela não havia sido postada. O circuito do Sérgio soluciona em 100% meu problema e minha dúvida. Agora sei que é possível sim e como fazer isso por hardware. Talvez, se tivesse me dedicado um pouco mais, tivesse encontrado uma solução semelhante antes, mas acabei optando pela solução via software mesmo, já que estava mais acessível. Por curiosidade, deixo abaixo a minha última resposta que não foi postada, contendo alguns detalhes do projeto. Ressalto que minha dúvida foi sanada e agradeço a todos que participaram. Eis a minha resposta anterior (que não foi postada): Estou utilizando o módulo HG7881 que é baseado no CI L9110: Datasheet L9110 (Ponte H HG7881).pdf 2 portas pra cada motor. Um para o sentido e outro para o PWM. Quando quero inverter o sentido, basta inverter o sinal no sentido. De fato, o motor vai girar no sentido contrário, mas o duty cicle vai ser o complemento do duty cicle que eu jogar no PWM, e não o duty cile em si. Por exemplo: se meu duty cicle for de 70%, quando eu inverter o sentido, ele vai ficar com 100% - 70% = 30% apenas. Isso acontece porque a corrente vai passar agora somente quando pulso no PWM for baixo, pois o outro polo vai estar sempre em HIGH.
  4. Primeiramente, obrigado pela atenção. Segundamente, desculpe pela ausência, não recebi notificação de suas respostas. Terceiramente, eu havia postado uma resposta aqui mas agora que vi que ela não foi. Então aqui vai um esclarecimento da minha dúvida. ***OBS: Ressalto que consegui contornar minha dúvida, mas ainda não a sanei. O duty cicle seria inverso pra cada sentido de rotação, certo? Por exemplo: pino A = PWM 70% pino B = 0 Efeito: roda no sentido com horário com 70% da velocidade máxima pino A = PWM 70% pino B = 1 Efeito: roda no sentido anti-horário com 30% da velocidade máxima (pois é o pulso baixo que vai permitir a passagem de corrente) Minhas pesquisas não resultam em nada que realmente foque na minha dúvida. Na maioria dos lugares há apenas um motor e nos que há dois, não é explicado a utilização de PWM, só da ponte H. adicionado 26 minutos depois Resolvi o problema utilizando um algoritmo simples: 1. Ler velocidade desejada 2. Verificar se a velocidade é positiva (>=0) 3. Se sim, então: a. Limpar pino de controle de sentido (sentido = 0) b. Aplicar PWM com a velocidade desejada 4. Senão, então: a. Setar pino de controle de sentido (sentido = 1) b. Trocar o valor da velocidade pelo seu complemento (velocidade = 255 - velocidade) c. Aplicar PWM com a velocidade calculada FIM Esse algoritmo resolve meu problema. Contudo, gostaria de saber como fazer isso por hardware, da maneira como todos estão falando. Por isso, vou manter o tópico aberto. Obrigado a todos que participaram.
  5. Bom dia, Não encontrei os dados do fabricante e nem do modelo deste fone. Algumas características importantes: - cabo removível (o fone tem um jack p2) - cabo p2/p2 stereo (uma ponta tem uma anel a mais para o microfone e a outra não) - no meio do cabo tem um botão para acionar o microfone) O defeito descrito pelo dono era simples: não sai som. De fato, ao conectar os dois plugues do fone completamente, não saia nem um sonzinho sequer. Mas quando conectava completamente no reprodutor de áudio e parcialmente no fone, saia um som distorcido (baixo e com muito ruido, estourado). Ainda nessa situação, quando eu apertava o botão do microfone, o som ficava normal. Ao testar o cabo com o teste de continuidade do multímetro observei que as pontas dos dois plugues davam sinal, o anel intermediário do plugue normal com o que tem uma anel a mais davam sinal, e a malha só dava sinal com o segundo anel intermediário do outro plugue quando pressionava o botão do microfone. Me pergunto se o botão não foi montado no fio errado. Contudo, não mexi no cabo ainda. Abrindo o headphone, re-soldei todos fios no jack e nos falantes. Não obtive resultados. Então, analisei o circuito e observei o seguinte: - no jack: cobre no pino comum, azul no pino central e vermelho no pino da ponta - no falante esquerdo: malhas juntas em um lado, vermelho e azul juntos no outro - falante direito: malha de um lado e azul no outro Achei bastante estranho o vermelho e azul estarem juntos, então os separei, deixando o azul passando direto para o lado direito, e testei o fone. O fone continuou sem som com os plugues conectados completamente. Com os plugues conectados parcialmente, obtive um som vazio, como se estivesse faltando uma parte da música (consegui ouvir a guitarra base e os backing vocals, mas não ouvia a voz, nem guitarra solo, nem baixo). Novamente, quando apertava o botão do microfone, o som ficava normal, mas apenas de um lado. Emfim, decidi trocar o jack. Então, obtive o mesmo resultado, mas, desse vez, quando aperto o botão do microfone, o som fica normal dos dois lados. Obs: Todos os testes foram realizado tanto com o cabo original do fone como com outro cabo que está em funcionamento pleno. Isso contribui para minha confusão: o cabo original parece estar montado errado, mas outro cabo que está funcionando apresenta os mesmos sintomas. Não consegui concluir nada desses testes. Nada parece fazer sentido. Procurei bastante no google sobre cabos de áudio p2 e sobre headphones, mas não encontrei nada que sanasse minhas dúvidas. Alguma luz?
  6. Bom dia. Meu objetivo é simples: controlar a direção e a velocidade de rotação de dois motores DC de forma independente para implementá-lo em um carrinho. Estou utilizando o PIC 18F4620 e programando no mikroBASIC. Gostaria de utilizar a biblioteca PWM, mas esse PIC possui apenas 2 módulos de PWM. Dessa forma, só consigo ou controlar a velocidade dos dois motores sem a possiblidade de inverter o sentido. Alguém conhece algum método que permita que eu controle o sentido de rotação dos dois motores de forma independente utilizando essa biblioteca?
  7. Bom dia. Recentemente, minha irmã decidiu voltar a usar um aparelho celular Razr D3 que ela não usava há quase 1 ano, mas o celular não pegava carga de jeito nenhum. Pesquisando na internet, ela se deparou com diversas pessoas que tiveram o mesmo problema e com a seguinte solução: superaquecer o celular com um secador e depois liga-lo à tomada. Para minha surpresa, a técnica funcionou, e o celular da minha irmã está carregando normalmente agora. Gostaria de saber se existe algum fundamento teórico por trás disso, isto é, por que essa técnica funciona. Agradeço desde já.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...