Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Ricardo Laurini

Membros Plenos
  • Total de itens

    77
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

8

Sobre Ricardo Laurini

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Cabreuva - SP
  • Sexo
    Masculino
  1. Bom dia a todos os amigos, demorei um tempo para dar o retorno porque estava aguardando a chegada do capacitor que veio junto com outros componente que comprei. O procedimento da quebra do capacitor interno da bobina e a colocação do capacitor externo por baixo da placa funcionou perfeitamente, quero desde já agradecer mais uma vez todos que contribuirão de alguma forma para a descoberta do defeito. Gostaria de pedir gentilmente para que algum administrador do fórum coloque o tópico como "Resolvido". Valeu!
  2. Bom dia, já eliminei o capacitor da bobina vou tentar colocar o capacitor pra ver se resolve. Olá @Ricardo S Ferreira a marca da bobina é Toko RCL , estou anexando um pdf com a foto da mesma. Bobina.pdf
  3. Bom dia pessoal, pois é Bc graças a ajuda dos amigos do fórum consegui isolar o defeito. Agora o maior problema esta sendo conseguir achar os dados dessa bobina, aberta pelo menos ela não esta, medindo com o multímetro ela apresenta continuidade, vou ver se consigo um capacitor para colocar por baixo da placa para ver o resultado, achei também um artigo do Newton C. ensinando a descobrir a frequência de uma bobina, será que esse método é valido para essa bobina que tenho aqui? (http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/3652-ins0154)
  4. Trago boas noticias pessoal, decidi trocar o circuito integrado IC4 CA3189E por um CA3089E que achei numa sucata de um receptor de parabólica, mesmo assim ficou na mesma, aí decidi trocar a bobina L11 - como o Bc havia sugerido - e eis que o som do FM normalizou, voltei o CA3189E no lugar e voltou o problema, sendo assim creio que o ci e a bobina estão com defeito. Essa bobina tem um capacitor dentro, consegui na internet um tabela que tem o valor do capacitor das duas bobinas, vou tentar eliminar o capacitor da L11 e colocar um capacitor (82pf) por fora pra ver se recupero ela.
  5. Boa tarde pessoal, olá Ricardo tudo bom, essa tensão que você se refere é medida sobre o capacitor C96 certo, medindo com o multímetro ele permanece com aproximadamente 5v, sintonizado ou não.
  6. Boa tarde Bc, outros detalhes que me esqueci de mencionar é que: quando aciono a tecla stereo ele corta quase que totalmente o som, dando pra ouvir o áudio da emissora bem de fundo e em máximo volume e outro comportamento interessante é que quando a sintonia esta forte inclusive com os leds do s-meter quase que completamente acesos o sinal fica baixo, se mudar o dial para um ponto fora da frequência da emissora o áudio da a com chiado porém aumenta de intensidade. Estou baixando material da internet e dando uma estuda pra tentar entender melhor esse tipo de circuito.
  7. Boa tarde pessoal, caro amigo Bc efetuei a troca do varicap e arrisquei "fuçar" nas bobinas L11 e L12 ao atuar na L11 a sintonia melhorou ao atuar na L12 não há diferença nenhuma, cheguei até retira-la do circuito e não houve nenhum diferença, o som continua baixo. Os pontos TP8 e TP9 marcam no esquema o "áudio do fm" que sai do pino 6 do IC4 CA3189E, injetei um sinal de áudio no tp8 e tp9 e o som do toca cd saiu com intensidade normal. No mercado livre achei um cidadão que - segundo ele - vende um esquema desse receiver com o roteiro de testes do circuito de sintonia, estou pensando em comprar pra ver se facilita na busca do culpado pelo problema. *Obs. O outro receiver que tenho aqui funcionando normalmente tem o circuito semelhante a esse, é o Gradiente RCII.
  8. Bom dia Ricardo, esse conjunto eu adquiri de segunda mão e aparentemente não foi mexido. A sintonia das estações parece estar normal, pois em alguns pontos o áudio parece normal, o esquema possui varias medidas de tensão, tem os ajustes de stereo, mute de fm e etc, o problema é que sou bastante leigo no entendimento do funcionamento destes circuito o que dificulta bastante a analise do mesmo.
  9. Bom dia Bc tudo bom, o T2 que esta no receiver é o BF494 que segundo o site eletronica-pt substitui o bf254, como não tinha nenhum dos dois achei em um outro receiver um 2sc1809, inclusive por se tratar de um receiver gradiente RC-II estava fazendo a mesma função, mas continua do mesmo jeito, o estranho é que o som abaixa quando coloco a antena (estou usando uma antena interna comum de tv 300ohms), quando retiro a antena e coloco o dial numa frequência que não há estação de radio aparece aquele famoso ruido de radio fora de sintonia , porém com volume normal.
  10. Boa tarde, estou com esse receiver que esta sintonizando fm com som baixo, verifiquei algumas tensões nos ci´s de fm e estão próximas do especificado no esquema. Quando aproximo um pedaço de fio do pino 1 do CI CA-3189E o som aumenta., troquei os dois filtros cerâmicos de 10.7mhz, circuito integtado CA-3189E, mas não resolveu. DS20 gradiente receiver.pdf
  11. Boa tarde, recebi esta impressora com cabeça jumpeada e cartuchos recarregáveis, ela apresenta o erro de cabeça ausente, testei a cabeça em outra impressora e a cabeça esta funcionando normalmente, gostaria de saber se esse erro esta relacionado a atualização de firmware ou alguma peça defeituosa, o problema é que não tenho cartchos originais para verificar se ele desbloqueia a impressora.
  12. Osciloscopio Elenco MO-1252 Aumentando foco e intensidade descontroladamente

    Boa dia, desculpe a demora pelo retorno, depois de algum tempo consegui comprar um transistor que acredito eu substitua o 2sc1885 que no caso é o 2sc3423. Efetuei a substituição e o osciloscópio continua na mesma, sendo assim, darei o tópico como encerrado e gostaria de saber se algum membro do fórum conhece alguém que faça manutenção em osciloscópio?
  13. Osciloscopio Elenco MO-1252 Aumentando foco e intensidade descontroladamente

    Boa tarde Bc, sabia que você iria prestar um auxílio, vou providenciar os transistores para ver no que dá. Agora vem a pergunta, vale a pena a empreitada?
  14. Osciloscopio Elenco MO-1252 Aumentando foco e intensidade descontroladamente

    Boa tarde, alguém teria alguma dica a respeito desse defeito?
  15. Boa tarde, ganhei esse osciloscópio de um amigo que ia joga-lo por estar parado. Inicialmente esta ligando porém aquecia e queimava o fusível F1, fiz uma geral na placa da fonte, troquei os capacitores e não apresentou mais o problema de aquecer e queimar o fusível, porém, para que fosse possível visualizar com definição o traço era necessário trabalhar com o foco praticamente no máximo. Decidi verificar como estavam as tensões da fonte com o auxilio do manual de serviço, mas fiz uma barbeiragem coma ponta de prova e acabei queimando um transistor Q4 2sc1885, como não encontrei o transistor original coloquei um 2sc2482 , agora ele liga porém o Foco e a Intensidade aumentam descontroladamente sendo necessário desliga-lo para que não ocorram mais avarias. Sera que o 2sc2482 não serve como equivalente ou terá queimado mais alguma coisa. Postarei o esquema original e outro do Meguro que ao meu ver são idênticos mudando apenas a posição de Q4 que no Meguro é Q8, porém o Meguro esta mais legivel. mo1251(meguro).pdf mo1252(elenco).pdf

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×