Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ricardo Laurini

Membro Pleno
  • Posts

    92
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Ricardo Laurini postou

  1. Boa noite amigos, gostaria de pegar carona nesse topico para tirar uma duvida, estou com model 1560 que aparentemente é a mesma placa de saida do 366. Estou tentando realizar o ajuste de corrente seguindo o procedimento do manual de serviço postado nesse mesmo topico, porém ao conectar o multimetro como orientado no manual o multimetro não indica tensão nenhuma, mas a saida esta funcionando pois se conectar o alto falante sai som nos dois canais. allguém do grupo ja se deparou com esse problema?
  2. Boa tarde amigos, desde já quero agradecer o auxilio de todos. Como o cliente não quis aguardar e não estava disposto a gastar com o equipamento, montei-o e devolvi, porém antes de devolve-lo só para testes coloquei um cooler refrigerando a placa e o system funcionou por horas. Quero aproveitar e disponibilizar um documento que achei num fórum de eletrônica sobre o funcionamento dessa fonte, pode ser que ajude muitos colegas que se encontram com dificuldade para o reparar essas fontes. Por favor podem dar o tópico como encerrado. MCD-502 funcionamento da fonte.docx
  3. Boa tarde BC, a principio não, porém se deixar em funcionamento com volume moderado ele aquece bastante, inclusive a própria placa esta com a fenolite amarelada em função da temperatura.
  4. Boa tarde amigos, os capacitores que comprei ainda não chegaram, porém, fiz a troca dos componentes do lado positivo - que esta funcionando- para o lado negativo que esta aquecendo e não deu nenhuma diferença o str-x continua aquecendo mais que o lado positivo.
  5. Bom dia BCP, nesse caso seria todos os eletrolíticos do primário e secundário o ideal seria medir a esr desses capacitores ok?
  6. Boa noite, estou com esse micro system que a principio estava entrando em proteção, verifiquei a fonte e estava faltando a tensão negativa (-65v no esquema, aqui na bancada esta -53v) que alimenta o amplificador, parti para troca do IC931 (STR-X6759, coloquei o STR-X6757, pois IC921 ja é o SRT-X6757), o equipamento ligou e esta funcionando normalmente exceto pelo fato do IC931 estar aquecendo muito mais que o IC921 da linha de tensão positiva, liguei a fonte sem a saída de som e aquece do mesmo jeito e acredito que se deixar assim o STR queimara novamente. O que poderia estar causando esse aquecimento, é normal o c.i de um das linhas de alimentação aquecer mais que a outra? adicionado 3 minutos depois Segue anexo esquema da fonte MCD502 fonte.pdf
  7. Boa noite BCP, realmente é um aparelho que requer ferramentas adequadas e caras...kk, há algo a mais para tentar fazer nesse caso?
  8. Boa noite BC, infelizmente não tenho osciloscópio, tenho apenas um gerador de rf Heatkit antigo a válvula e um seguidor de sinais.
  9. Boa noite amigos, estou com esse sansui que a principio não sintonizava nenhuma emissora de radio tanto em AM como em FM, apos uma rápida inspeção visual no circuito reparei que já houve tentativa de reparo sendo que todas as bobinas de FI já foram alteradas e estava faltando o resistor R10 (22R) que alimenta o pino 06 do front end, coloquei o resistor e a tensão foi restabelecida, foi ate possível sintonizar algumas poucas estacoes em Am porém o FM não sintoniza nenhuma. Ai vem a pergunta é possivel reparar esse equipamento sem os instrumentos de medição e ajuste citador no manual de serviço?
  10. Boa noite Bc, infelizmente a fonte do cdj parou de vez sem que fosse possivel testar a linha da tensão sugerida, sendo assim o cliente conseguiu outro cdj com problema no jog e fizemos o transplante da fonte e display e o problema foi resolvido.
  11. Bom dia, estou com esse cdj pioneer com o display quase apagado, este cdj usa o display tipo vfd. Analisando o esquema verifiquei que a alimentação dos filamentos são provenientes da linha Flac1 e Flac2 da fonte de alimentação, inclusive essas linhas de alimentação possuem alguns fusíveis, sendo que alguns fusíveis foram jampeados por alguma assistência que já tenha reparado esse equipamento anteriormente. Agora minha duvida é a seguinte essas tensões Flac1/ Flac2 são de corrente continua ou alternada e como testar esse tipo de display?
  12. Bom dia, quero agradecer a todos pela colaboração, refiz os testes e a corrente medida nos transistor de saídas estão estáveis em 35ma e como o amplificador esta funcionando normalmente sem distorção e aquecimento excessivo, vou liberar o equipamento, sendo assim, por favor podem colocar o tópico como resolvido. Valeu!
  13. Boa tarde, como mencionei, acredito que esses 35ma são a tensão de repouso e sempre que for efetuado a troca dos transistores de saída é muito importante ajustar, pois se essa corrente ficar muito baixa ocorre distorção na reprodução de áudio e muito alta pode aquecer demais os transistores levando-os a queima , alguns amplificadores não possuem esse ajuste.
  14. Bom pessoal, estou com este PA-400, com a saída queimada, inclusive já fiz a troca dos transistores de saída e já esta funcionando, porém de posse do esquema me surgiram algumas dúvidas em relação aos componentes que constam no esquema e como realizar o ajuste de corrente de repouso desse amplificador. O dilema é o seguinte, no esquema os transistores Q111 é o 2sd401a, Q11-2sb546a, esta com Q111-tip31 e q112-tip32, na saída o esquema informa Q113-2sc2838, Q114-2sa1187, pelo que pude constatar este amplificador já passou por outras assistências técnicas e as saídas estão usando os transistores 2sc3281 e 2sa1302, como não tenho os transistores que estão no circuito substitui pelos 2sc5200 e 2sa1943, o próprio esquema sugere dois transistores equivalente para cada um dos transistores de saída, porém, acredito que seja muito difícil de achar mesmo os equivalente sem serem remarcados, por esse motivo adotei os 2sc5200 / 2sa1943, em relação a isso gostaria de saber se posso manter esses transistores ou haveria algum outro par que substituiria melhor os originais atualmente? Agora em relação a corrente de repouso é o seguinte, o esquema indica na linha do coletor de q111 15ma e na linha de q113 35ma (acredito que seja essa a corrente de repouso), o procedimento que adotei foi o seguinte, soltei o coletor de q113, coloquei o amperímetro, conectei um carga de 6 ohms e ajustei a corrente em 35ma como no esquema, esta correto meu procedimento, a carga de 6 ohms pode ser usada ou o ideal seria 8 ohms e essa corrente de 15ma o que seria? Outro fato que me chamou a atenção é o resistor R117 de 330R, no lugar desse resistor tem um trimpot 470R, seria esse trimpot o ajuste de 0v?
  15. Bom dia a todos os amigos, demorei um tempo para dar o retorno porque estava aguardando a chegada do capacitor que veio junto com outros componente que comprei. O procedimento da quebra do capacitor interno da bobina e a colocação do capacitor externo por baixo da placa funcionou perfeitamente, quero desde já agradecer mais uma vez todos que contribuirão de alguma forma para a descoberta do defeito. Gostaria de pedir gentilmente para que algum administrador do fórum coloque o tópico como "Resolvido". Valeu!
  16. Bom dia, já eliminei o capacitor da bobina vou tentar colocar o capacitor pra ver se resolve. Olá @Ricardo S Ferreira a marca da bobina é Toko RCL , estou anexando um pdf com a foto da mesma. Bobina.pdf
  17. Bom dia pessoal, pois é Bc graças a ajuda dos amigos do fórum consegui isolar o defeito. Agora o maior problema esta sendo conseguir achar os dados dessa bobina, aberta pelo menos ela não esta, medindo com o multímetro ela apresenta continuidade, vou ver se consigo um capacitor para colocar por baixo da placa para ver o resultado, achei também um artigo do Newton C. ensinando a descobrir a frequência de uma bobina, será que esse método é valido para essa bobina que tenho aqui? (http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/3652-ins0154)
  18. Trago boas noticias pessoal, decidi trocar o circuito integrado IC4 CA3189E por um CA3089E que achei numa sucata de um receptor de parabólica, mesmo assim ficou na mesma, aí decidi trocar a bobina L11 - como o Bc havia sugerido - e eis que o som do FM normalizou, voltei o CA3189E no lugar e voltou o problema, sendo assim creio que o ci e a bobina estão com defeito. Essa bobina tem um capacitor dentro, consegui na internet um tabela que tem o valor do capacitor das duas bobinas, vou tentar eliminar o capacitor da L11 e colocar um capacitor (82pf) por fora pra ver se recupero ela.
  19. Boa tarde pessoal, olá Ricardo tudo bom, essa tensão que você se refere é medida sobre o capacitor C96 certo, medindo com o multímetro ele permanece com aproximadamente 5v, sintonizado ou não.
  20. Boa tarde Bc, outros detalhes que me esqueci de mencionar é que: quando aciono a tecla stereo ele corta quase que totalmente o som, dando pra ouvir o áudio da emissora bem de fundo e em máximo volume e outro comportamento interessante é que quando a sintonia esta forte inclusive com os leds do s-meter quase que completamente acesos o sinal fica baixo, se mudar o dial para um ponto fora da frequência da emissora o áudio da a com chiado porém aumenta de intensidade. Estou baixando material da internet e dando uma estuda pra tentar entender melhor esse tipo de circuito.
  21. Boa tarde pessoal, caro amigo Bc efetuei a troca do varicap e arrisquei "fuçar" nas bobinas L11 e L12 ao atuar na L11 a sintonia melhorou ao atuar na L12 não há diferença nenhuma, cheguei até retira-la do circuito e não houve nenhum diferença, o som continua baixo. Os pontos TP8 e TP9 marcam no esquema o "áudio do fm" que sai do pino 6 do IC4 CA3189E, injetei um sinal de áudio no tp8 e tp9 e o som do toca cd saiu com intensidade normal. No mercado livre achei um cidadão que - segundo ele - vende um esquema desse receiver com o roteiro de testes do circuito de sintonia, estou pensando em comprar pra ver se facilita na busca do culpado pelo problema. *Obs. O outro receiver que tenho aqui funcionando normalmente tem o circuito semelhante a esse, é o Gradiente RCII.
  22. Bom dia Ricardo, esse conjunto eu adquiri de segunda mão e aparentemente não foi mexido. A sintonia das estações parece estar normal, pois em alguns pontos o áudio parece normal, o esquema possui varias medidas de tensão, tem os ajustes de stereo, mute de fm e etc, o problema é que sou bastante leigo no entendimento do funcionamento destes circuito o que dificulta bastante a analise do mesmo.
  23. Bom dia Bc tudo bom, o T2 que esta no receiver é o BF494 que segundo o site eletronica-pt substitui o bf254, como não tinha nenhum dos dois achei em um outro receiver um 2sc1809, inclusive por se tratar de um receiver gradiente RC-II estava fazendo a mesma função, mas continua do mesmo jeito, o estranho é que o som abaixa quando coloco a antena (estou usando uma antena interna comum de tv 300ohms), quando retiro a antena e coloco o dial numa frequência que não há estação de radio aparece aquele famoso ruido de radio fora de sintonia , porém com volume normal.
  24. Boa tarde, estou com esse receiver que esta sintonizando fm com som baixo, verifiquei algumas tensões nos ci´s de fm e estão próximas do especificado no esquema. Quando aproximo um pedaço de fio do pino 1 do CI CA-3189E o som aumenta., troquei os dois filtros cerâmicos de 10.7mhz, circuito integtado CA-3189E, mas não resolveu. DS20 gradiente receiver.pdf

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...