Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Paulo012

Membro Pleno
  • Posts

    28
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Olá pessoal, vim aqui pra ver se consigo ajuda depois de passar umas 9+ horas tentando saber o por que não consigo formatar esse PC... Vou deixar a config. dele aqui logo, antes de começar a falar sobre o caso. PS: Core Reactor 650 GOLD XPG MB: GIGABYTE GA-AX370-Gaming K7 CPU: Ryzen 7 1800 X MEM: Corsair VEGEANCE LPX 8GB (x2) SSD: XPG SX8100 1Tb Pra vídeo eu tô usando uma 1050ti só pra dar vídeo, enquanto a placa dele não chega... Então... negócio é o seguinte, PC liga normal, entro na BIOS e tudo ta sendo reconhecido (processador, memórias, SSD, drive de DVD)... mas o problema ta sendo na instalação do Windows... já baixei no pendrive por MediaCreation Tool, por Rufus e até gravei uma mídia nova por DVD e em todas as ocasiões a mesma coisa acontece... ele boota, aparece a logo do W10 por um tempo, depois o computador simplesmente reinicia. Já testei por outro modo que aparece a mensagem de "apertar qualquer tecla pra bootar a mídia" e da no mesmo (só que vai pro logo da Aorus e depois reinicia) Já não sei mais o que fazer, até porque não entendo muito dessas BIOS de placa-mãe nova cheia dos treco enfeitado... mas dando load no default presset e configurando boot eu não sei porque ta acontecendo isso dele travar na logo e depois reiniciar (não existe sinal algum de carregamento, como os pontinhos do Windows carregando os arquivos). no momento estou fazendo teste de limpeza com as memórias e usando 1 por 1 individualmente nos 4 slots da placa.... até agora nada. Alguém conhece tal sintoma? alguma solução?
  2. Borrachinha de leve, só pra limpar os contatos mesmo, e depois ainda passei o isopropanol... seilá desencargo só mesmo.... acho que vou sim com as 2 memórias ligadas e deixar rolar pra postar o resultado aqui. Bom vamos lá, meu último teste (com relação a troca de slots) foi usar somente o novo pente no slot que 'aparentava dar problemas', não sei se ele tem algum problema... o congelamento total do sistema só ta ocorrendo com os dois pentes conectados. Como fiz o teste: - 1 único pente de 8gb (o novo, pra teste de funcionamento já que o meu está OK) - Genshin Impact no máximo dos gráficos no fundo - 10 abas do Chrome rodando lives na Twitch - HWiNFO (sensors only) rodando pra monitorar algum possível problema. O objetivo do teste, era usar o máximo de memória possível (e eu nem tava fazendo isso com os 16gb), pra ver se o Windows ia congelar... ficou rodando todas as lives + jogo por 1hr e 10 min... o sistema não travou.... Qual será o problema de eu não poder usar os 2 pentes ao mesmo tempo? As soluções que tentei da internet da vida, não funcionaram... as memórias estão funcionando (as duas)... acho que o que me resta é postar aqui uma foto da BIOS, com as configs que usei lá... Segue abaixo os resultados do teste: HWiNFO só pra resumo dessa última hora de teste:
  3. Bom vamos lá, aqui eu consegui ter os resultados que citei acima, a placa-mãe finalmente mostra o Dual channel, e também altereimanualmente as memóriasna BIOS pra rodar em 800-1600Mhz. Eu ainda não pude fazer nenhum teste de memória, pois o único que achei foi um chamado MemTest86, e deu uma certa preguiça de gravar ele e ver por boot os resultados, mas acredito não ter nada de errado com meus pentes. Como é de praxe, arrumar um problema e ter outro acaba acontecendo... fiz uma limpeza completa ontem no PC (fisicamente), com álcool isopropílico e etc. PC brilhando, passei borracha com cuidado nos contatos das memórias e placa de vídeo pra complementar a limpeza, até aí tudo certo. O problema é... por algum motivo que eu não faço a mínima ideia do que seja, usar 1 pente de memória não afeta em nada meu computador (sempre em 1 slot) mas quando eu ligo as 2 eu tô presenciando congelamento total do Windows tendo que forçar o PC a desligar... Tô postando isso antes de fazer o último teste já que no momento eu tô usando o novo pente que comprei pra testar problemas (single), o teste de deixar esse mesmo pente sozinho no outro slot e ver se esse é o problema... a placa não tem sinal de nada, oxidação e etc... mas por algum motivo os 2 pentes em conjunto simplesmente não funcionam depois de um X período de PC ligado. Voltarei logo pra postar o resultado da memória usando o segundo slot.
  4. @WOZ Dods então moço, no caso a minha é a R2.0 Então acredito que ela tem suporte sim... da uma olhada: https://www.ASRock.com/mb/NVIDIA/N68-GS4 FX R2.0/index.br.asp#CPU Sobre ser recente o PC, não é não... é bem velhinho já, fora que todo meu kit veio de placa/cpu da Intel, aí devido a problemas tive que trocar esses 2 pra manter memórias pro estrago não ser maior do que foi na época. Só para adicionar algo sobre a frequência delas... são de 1600 MHz, e essa é a informação mostrada pelo Gerenciador sobre elas:
  5. Sobre a frequência que elas estão trabalhando eu realmente não entendo nada. Mas cá estão os prints das abas do CPU-Z Slot #1 Slot #2 O modelo das memórias é: Kingston BLU KHX 1600C10D3/8GX Como assim essa placa-mãe não aguenta esse processador? Foi literalmente comprado num kitzinho de Placa + CPU
  6. Opa, então... depois de um bom tempo muito tempo usando só 8gb de RAM, resolvi comprar um outro pente de memória idêntico ao meu, tanto pra funcionar em Dual Channel quanto pra aumentar a memória do Windows. Problema é que... primeiramente o Windows 10 não tava reconhecendo os 16gb após instalação (reconhecia os 2 pentes, mas não os 16gb no Gerenciador de Tarefas), então eu fiz o procedimento de ir no msconfig ajustar a RAM máxima, confirmei... reiniciei... e nada de mostrar os 16gb no Gerenciador... A solução foi remover os 2 pentes, remover a bateria da placa-mãe (BIOS já atualizada pra mais atual) esperar um tempo e depois de enfim resetada, o Windows 10 reconheceu os 16gb de ram no Gerenciador. Até aí beleza, espero ajudar quem teve algum problema de reconhecimento acima até agora, acontece que desde os fatos do início desse post, o CPU-Z também estava reconhecendo os 2 pentes... mas na aba Memory ele não reconhece o Dual Channel... na BIOS da placa-mãe ela reconhece os 2 pentes... reconhece os 16gb, mas mostra que estão trabalhando em Single Channel. Resumo da história, agora tô com 16gb de RAM, aparentemente funcionando em Single Channel, como eu faço pra fazer a placa-mãe/Windows e CPU-Z ativarem o Dual Channel das memórias? Vou deixar uns prints no post caso ajude em algo, desculpem por ser leigo. OPA, então... talvez meio precipitado não sei... mas acredito que os procedimentos que citei a cima, resolveram o caso do Windows e da placa-mãe reconhecer o Dual Channel... o CPU-Z continua não reconhecendo isso, e continua mostrando o Single... mas pode ser um possível bug, já que a própria BIOS da placa-mãe reconheceu... Cá estão os procedimentos adicionais que fiz que (acredito eu) que resolveu o problema: - Atualizei o Windows pra última versão, e fiquei sem mais atualizações pendentes. - Deixei desmarcada a opção de memória máxima do msconfig. - Acredito que reinicializações devem ter colaborado pro hardware entender que 'precisa habilitar o dual channel'. Abaixo uma foto (meio zoada) com a BIOS da placa-mãe finalmente reconhecendo o Dual Channel. Sobre o CPU-Z não reconhecer ele ligado, eu realmente não sei... Espero que minha experiência ajude alguém, pois foi bem ruim de achar alguma solução pela internet da vida. ✌
  7. @Ill_be_back triste... talvez mais pra frente eu compre uma placa de som normal, por agora o que resolveu meu problema foi uma placa de som USB.
  8. @Ill_be_back na verdade a mídia que eu tenho de formatação é da 1803... e o Windows não quer buscar a atualização 1809, já faz um bom tempo e os drivers continuam não reproduzindo som. Já baixei as 3 versões 64bits do site da placa-mãe, nenhuma delas funcionou... (inclusive umas delas é a versão que está no CD da placa-mãe) Estranho é se a placa de som onboard está queimada... é possível que ela reconheça os dispositivos? Porque é isso que ta acontecendo... reconhece... diz que sai som... mas não sai nada.
  9. Olá... então eu não sei muito bem o que houve mas vou culpar a remoção momentânea da placa de vídeo que eu fiz. Meu sistema estava normal com som on-board funcionando perfeitamente com os drivers da Realtek, resolvi tirar a placa de vídeo (GTX 1050Ti) pra ligar o VGA direto na on-board e depois voltei com o mesmo pra placa de vídeo. Após isso o som sumiu... O Windows detecta a placa mas não sai som, fones e caixas estão funcionando corretamente... Aqui vão alguns testes que eu já fiz: Desinstalei todos drivers de som do Gerenciador de Dispositivos e reinstalei o genérico do Windows/também reinstalei os da Realtek com o CD da placa-mãe (GA-H77-DS3H). Já formatei o PC umas 3x sem a placa de vídeo tentando usar somente a placa on-board (com e sem os drivers do CD) Já segui todos os tutoriais que achei na internet sobre desativar X dispositivo... desinstalar driver da placa de vídeo, fazer um Clean Install dos drivers da nvidia... Como o PC pode estar brigando tanto depois de formatado 3x e ainda não ter som? PS: não instalei minha placa de vídeo de volta pós formatação, pois quero entender porque não tenho som sem nem "ter existido uma placa de vídeo com saída HDMI no PC". A Bios da placa já foi corrompida quando eu segurei o power pra ela "resetar?" mas ela mesmo se recuperou, e foi atualizada pelo próprio programa da Gigabyte (@bios) Ambos detectados também com Headset (mic e fone)... Ambos sem som. No momento se encontra assim quando eu clico em Testar (PC está zerado, sem drivers da placa-mãe) ----------------------------------- Edit:Pós instalação dos Drivers originais: Alguma solução?
  10. Verdade Agora que vi que livre tem 2,71Tb... Obrigado a todos pelo esclarecimento sobre a "possível vida útil" dos HDs, até me espantei pelas horas dele ligado mas né... agora que eu sei ficarei de olho nos detalhes e futuras marcas/instalações.
  11. @Arutha Entendi, vou ficar de olho sim... E o sistema ta particionado assim: O estranho (ou não) é que na hora da instalação do Windows ele já aparecia com o volume do disco (C:) não tinham outras partições, só cliquem em avançar e o resto "se partiu" assim. Eu não sei pra que serve a Partição de Recuperação nem a de Sistema EFI, mas ficarei de oho no CrystalDisk em relação a isso. Obrigado!
  12. @Clebert Coimbra Entendi. Obrigado pela explicação! @Erso Entendi, e essas ferramentas de reparo resolvem esses setores com problemas ou como você explicou "o HD tem um desgaste natural" e uma hora ele vai pedir pra ser trocado? Você disse que esse valor de 140/200 está normal pras 27k horas... o que seria um valor baixo e preocupante caso eu precise fazer backup pra me livrar desse HD? Sobre o espaço dele, por que eu nunca consigo ter os 3Tb na partição do Windows? Ele "come" esses 300gb como reserva do sistema e deixa 2.7Tb pra mim usar?
  13. Então... fui atrás de baixar um programa que analisa possíveis problemas no HD, e acabei baixando o CrystalDiskInfo. Ele apresentou o seguinte problema... Eu baixei a ferramenta da WD Data LifeGuard e usei o Rufus pra fazer o procedimento de zero fill Durou exatamente 7hrs 8min para completar o procedimento completo. Instalei o Windows 10 e fiz de novo o teste no programa e ele apresentou o mesmo problema com a mesma numeração que estava antes de ser zerado 200 | 200 | 140 | 000000000003 Isso foi algum erro na ferramenta? o HD está com algum problema grave? Sou meio leigo nisso mas quando comprei ele nunca lia os 3Tb, agora que pesquisei e formatei do W7 (atualizado pro 10) para o W10 novamente (limpo) eu queria que os 3 Tb ficassem em uma única partição, pra isso eu alterei o HD de MBR para GPT e ele finalmente leu os 3 Tb... ou quase isso... Afinal... por que o programa continua apresentando o mesmo erro depois do zero fill/formatar o HD? Devo me preocupar com isso, ou somente se esse número 000000000003 crescer? Obrigado.
  14. @Atretador Sim, obrigado. Eu vi que rola meio que um prefixo entre os 2 primeiros números de modelo e os 2 ultimos números de performance, não sei se tem a ver mas faz sentido... 9 vs 10, 70 vs 50... a sucessora no caso seria a 1070? Acredito que sim, e acho que vou na monstrona mesmo, não ligo muito pra estética do PC não, porque tudo fica escondido mesmo Mas como não vou trocar tão cedo e a diferença de preço ta bem baixa, um desempenho pouco a mais sempre conta quando você não vai trocar de placa nem tão cedo :x
  15. @Atretador então... a questão é a disponibilidade mesmo onde eu posso comprar, não vende mais o modelo e como a viagem ta meio em cima da hora vai ser ou a monstrona ou a menorzinha mesmo. Para de me mostrar essas coisas desanimadoras Vou me sentir castrado agora com a 1050 Ti sabendo que uma irmã menor ta mais forte que ela

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...