Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

lithium_ion

Membros Plenos
  • Total de itens

    180
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

20

Sobre lithium_ion

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Rio de Janeiro/RJ
  • Sexo
    Masculino
  1. O que significa GMHz ?

    Apostei que seria erro mesmo meu colega chegou falar que o dele nao perde sinal, é de 2,4GMHz kkkkkk, fazer o que. Obrigado!
  2. O que significa GMHz ?

    Meu amigo tem um rádio de aeromodelo, e no módulo de potência de transmissão está escrito 2,4GMHz. A antena parece muito a do meu, de 2,4GHz. Não sei o que esse "M" no meio do 2,4GHz significa.
  3. Estou querendo fazer uma espécie de freio de mão analógico, progressivo, para usar em um simulador de corrida, usando junto com um G27, da Logitech. Quero que um eixo seja reconhecido pelo computador, como se fosse um joystick, lá em "Controladores de jogos USB", no Windows. A parte mecânica está praticamente pronta, a alavanca já aciona um potenciômetro, pelo serial monitor da IDE do Arduino já funciona, variando de 0 a 255 (8 bits, do conversor AD do Arduino). Tenho Arduinos Nano, pro-mini e uno. Pretendo usar o Nano. Não faço a menor ideia de como fazer aparecer lá no "Controladores de jogos USB", nem por onde começar. Não sei se ficou claro o que pretendo fazer, podem a vontade perguntar para esclarecer, até porque eu que estou pedindo ajuda.
  4. Erro ao compilar sketch

    Acho que ficaria mais claro para todos criar um tópico do zero, mostrando o que pretendo fazer e como. Agradeço pelas tentativas de me ajudar nesse problema, o que entendo de programação ainda é básico, e de resolver problemas, mais básico ainda.
  5. Erro ao compilar sketch

    Cara... Você falou no bom português, mas eu ouvi em chinês kkkkkk, não entendi nada.
  6. Erro ao compilar sketch

    Aparentemente o que eu vi na internet e pelo próprio erro é que essa biblioteca Joystick.h só serve nos Arduinos Leonardo e Pro-micro. Alguém sabe o motivo disso? E mais, será que é possível alterar alguma coisa para funcionar em algum dos que eu tenho, pro-mini, nano e uno r3? adicionado 3 minutos depois Só funciona nos microcontroladores baseados no ATmega32u4, e não no 328p. E agora, tem como "enganar" a IDE ou algo assim? Não entendo muito dessa parte.
  7. Erro ao compilar sketch

    Estou tentando compilar um sketch para fazer um projeto, mas sempre dá o mesmo erro: Arduino: 1.6.9 (Windows 10), Placa:"Arduino/Genuino Uno" Opções de compilação alteradas, recompilando tudo In file included from C:\Users\Gabriel Velloso\Desktop\Analog-E-Brake-master\ANALOG_EBRAKE\ANALOG_EBRAKE.ino:8:0: C:\Program Files (x86)\Arduino\libraries\Joystick/Joystick.h:31:2: error: #error The Joystick library can only be used with a USB MCU (e.g. Arduino Leonardo, Arduino Micro, etc.). #error The Joystick library can only be used with a USB MCU (e.g. Arduino Leonardo, Arduino Micro, etc.). ^ exit status 1 Erro compilando para a placa Arduino/Genuino Uno Este relatório teria mais informações com "Mostrar a saida detalhada durante a compilação" opção pode ser ativada em "Arquivo -> Preferências" Já testei no Uno, Nano, pro mini, e nada. OBS: Eu sei que está escrito no erro que serve no Leonardo, e micro, mas quero saber o real motivo para isso, o motivo de só servir neles. O código é: // PIN A0 to 10k pot output - Throttle Axis #include <Joystick.h> void setup() {pinMode(A0, INPUT); Joystick.begin();} const int pinToButtonMap = A0; void loop() {int pot = analogRead(A0); int mapped = map(pot,0,1023,0,255); {Joystick.setThrottle(mapped);}} Já colei a biblioteca no local certo.
  8. dBi em antenas - Faz diferença? Adaptação de antena

    Só mais algumas dúvidas hehehe: 1- ACHEEEEI três cabos na antena de um notebook, na placa de rede, um com o SMA e outro com o UF.l, posso soldar eles emendando? Sei soldar, inclusive cabos coaxiais e blindados sem problema nenhum, mas não sei se esses cabos de UHF funcionam com solda normal. 2- A cor do cabo faz diferença, digo a respeito de resistência, reatância ou impedância? Tenho ele de tres cores, branco, cinza e preto, sendo que o original do rádio do aeromodelo é cinza.
  9. dBi em antenas - Faz diferença? Adaptação de antena

    Eu vi o link, mas não é bem o que eu pensava, queria não estão direcional, mas não queria jogar potência fora com sinal pegando na minha barriga, pernas e pés. Melhor deixar os 360 graus mesmo, vai que passa por cima de mim por descuido. Estou achando divergências na informação do ganho da antena, 2 (mais consistente), 3 e 5dBi.
  10. dBi em antenas - Faz diferença? Adaptação de antena

    Certo entendi. Não consegui descobrir quantos dBi tem a minha antena, mesmo já rodando tudo quanto foi ficha técnica do roteador. Já posto o modelo, talvez consigam mais uma vez me ajudar. Outra dúvida, preciso casar impedâncias ou algo assim? Não achei informações nos anúncios do Aliexpress, onde pretendo comprar o cabo, SMA para UF.L. adicionado 4 minutos depois D-link dl-524 rev G2, com o conector SMA soldado direto na placa. https://www.router-reset.com/en/reset-manuals/D-Link/DI-524-rev-G2#preparedl adicionado 14 minutos depois ACHEI!!! Nas especificações achei o que é requisitado, deve ser a antena dele: Antena 2dBi externa dipolar fixa. (Esse que eu achei, a antena é cinza, a minha é preta, não sei se tem diferença) Será que existe alguma maneira de pegar os 360 graus de transmissão omnidirecional e enviar para a frente (deixando 180 graus) dobrando assim a densidade de sinal no aeromodelo?
  11. Boa noite a todos! Tenho um rádio para aeromodelismo, FS-i6, da FlySky. Ele originalmente tem a antena internamente, e apontada para a frente. Por ser omnidirecional, para chegar a maior densidade de sinal para o aeromodelo, elas de veriam estar apontadas com a "borda" delas para o modelo, e não a ponta, certo? Por esse motivo eu estou querendo fazer uma adaptação de antena para colocar uma que seja móvel, igual as de roteador, para que assim eu possa direcionar ela da maneira que eu queira. Vi no youtube uma série de pessoas falando que colocaram antenas de 10dBi, 16dbi, mas não provam se realmente teve alguma melhora. Eu tenho uma antena pequena, que ficaria nas proporções do rádio. Não sei quantos dBi tem ela tem. Não pretendo colocar essas antenas desproporcionalmente gigantes de 16dBi, a menos que elas realmente façam diferença. Minha pergunta é: Mudar o dBi da antena iria de alguma forma atenuar o sinal? Meu rádio está escrito na caixa que a potência de transmissão é de 20dBm, logo 100mW.
  12. Fonte sem transformador

    @Isadora Ferraz 60w me parece pouco, isso claro, no máximo dela. Será que uma fonte de pc daria certo? Uma fonte dessas de CFTV, pelo menos onde eu comprei, custou 30 reais, de 10A 12v, deve ter de mais corrente.
  13. Fonte sem transformador

    Cara, parafusadeira consome DEMAIS, ainda mais essas com bateria. EU não vejo como usar uma fonte capacitiva, pelo que eu sei só da certo com cargas que consomem bem pouco, pois é basicamente um divisor resistivo, nesse "reatancitivo".. E sim, a maioria delas a carcaça do motor é aterrada no negativo da bateria, então você tomaria um baita choque ao conectar os bits nela. Espero outras respostas, irei acompanhar.
  14. Placa reinicia ao acionar um motor

    Gostei da ideia, mas aí não iria gerar a maldita indutância parasita? A corrente instantânea iria ainda reduzir, mas irei testar sim. Curti também, aí economiza o peso do encapamento, podendo compensar isso em puro cobre, irei arrumar alguns metros para testar. adicionado 18 minutos depois Bom, não encontrei nenhum fio esmaltado que de para ligar, somente uns pequenos pedaços, infelizmente. O cabo de rede estava uma b0st@, todo ressecado e é muito fino mesmo ligando os 4 pares deles, achei melhor nem testar, ainda tem o problema do peso. Achei um cabo, até meio fino, blindado, comprei para usar em um amplificador que eu fiz, dois polos e uma malha, liguei os dois polos em paralelo e a malha usei como o negativo. Ficou perfeito, usei para testar todo o cabo que eu tinha, uns 1,2 metros, e não falha, nem travando o motor com a mão. Claro, irei cortar para o tamanho que preciso, mas se funcionou com o fio bem maior, funcionará com o fio no tamanho certo. Bom que ainda blinda, não sei se irá mudar alguma coisa, acredito que no fio do motor mude, mas no do conector da bateria não. Obrigado pelo tempo dos Srs!!! até a próxima!
  15. Placa reinicia ao acionar um motor

    O driver do motor principal é um simples transistor pnp, onde os pulsos de pwm vem direto do ucontrolador, sem realimentação ou coisa do tipo. Quase hehehe, os servos na verdade comandam o paço do motor, o que faz a placa reiniciar mesmo é o motor principal que gira as hélices. Essa bateria LIPO aguenta o pico, até com sobra, parece ser problema nos cabos. É minha gente, peço até desculpas, mas o problema é realmente com os cabos. Soldei só um cotoco de fio com o conector para testar a bateria direto na placa, e o LED parece até estar em uma lanterna isolada do circuito, nem mexe, o motor funciona até segurando com a mão e não reinicia. É tudo muito compacto, não tem a menor possibilidade de fazer um circuito sem ser smd daqueles bem pequenos mesmo. Vou ver o que posso arrumar para reduzir essa resistência série dos cabos. Me recomendam algum "cabo especial" com baixa resistência? lembrando que o helicóptero tem 29g, qualquer grama a mais já faz uma bela diferença, aí que complica.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×