Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

mlegnari

Membros Plenos
  • Total de itens

    27
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

3

Sobre mlegnari

  • Data de Nascimento 04-11-1991

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Monte Sião/MG
  • Sexo
    Masculino

Meu Notebook

  • Marca
    DELL
  1. Descobrir a potência de um transformador

    @Isadora Ferraz Posso utilizar essa formula para determinar a potencia de uma bobina de um gerador eletrico Em que a tensão aumenta com a rotação? Poderia medir numa rotação fixa e aplicar essa fórmula?
  2. Preciso Aprender Coulomb Para Saber Eletrônica?

    @L.A É importante você ter uma noção básica sim, saber o basico sobre atração e repulsão, quanto as formulas só ira utilizar para vestibulares de medicina ou militar... @Bommu Perneta fiz segurança da informação mas toda grade de programação foi junto com o pessoal de engenharia e ciência da computação, decepção total, aprender c/c++ vb.net java e assembly bem basico mesmo, fazer led piscar em microcontroladores... porém andei olhando a grade de eletronica das etecs e fatecs, o conteudo de c/c++ assembly e microcontroladores pareceu excelentes!
  3. Kit mecânico CNC para fazer PCB

    @Sérgio Lembo também trabalhei com gráfica, imprimia nas velhas hamada 700cd e depois uma solna 4 cores, eu não sei como é o encaixe dessas cnc, mas acredito que na mesa de sacrifício se você colocar um esquadro ali, digitalmente seja simples alinhar. Se pintar a placa toda, pode correr as trilhas, desgastar a máscara e depois furar, sem mexer na placa, a diferença é que os espaços sem cobre riscados ficaria desprotegido, mas creio não ser tão crítico. @Bommu Perneta com dryfilm eu tive ótimos resultados, existe o dryfilm para mascara também, se você usar dryfilm comum pra mascara ele não gruda direito e descola aonde não tem cobre. Com dryfilm você pode esquecer no ácido que não estraga (claro tudo nos limites já deixei dois dias e corroeu) Por mais rápido que seja, um protótipo do 0 fazendo a impressão da arte no papel transparente, aplicar dryfilm, gravar, revelar, corroer, limpar e mascara levaria tranquilamente 1 hora e meia, tempo melhor do que mandar fazer fora, mas imagina ter que fazer 10 protótipos em seguida... Enquanto você esta fazendo a pcb fica travado, se vacilar numa etapa perde tudo, se conseguir fazer tudo na cnc e ficar livre.. Seria ótimo! Com o vídeo sabemos que é possível, agora tem que adaptar a nossa realidade do Brasil
  4. Kit mecânico CNC para fazer PCB

    @Sérgio Lembo @aphawk no YouTube tem um vídeo em que a ponta tem uma mola interna no mandril que deixa a ponta encolher quando encosta na placa, parece simples, mas não vejo como adaptar isso facilmente. Se for possível fazer a ponta dar passes pequenos em profundidade, talvez fosse possível tirar só a camada de tinta. Entendo que o método Serigráfico é relativamente simples e de boa qualidade, mas no meu caso eu gostaria de montar várias placas diferentes e eliminar ao máximo processos manuais, vou pesquisar isso e posteriormente posto aqui como fazer valeu pelas respostas vamos chegar lá! adicionado 4 minutos depois Veja o vídeo a partir dos 3:00
  5. Kit mecânico CNC para fazer PCB

    @aphawk Acabou montando sua cnc? Eu queria saber se é possivel fazer a mascara de solda na cnc também, eu faço a placa depois aplico a mascara e na cnc "abro" os contatos, seria possível isso com essas cnc comuns que usam dremel? Att.
  6. Indutores, como podemos projetar um?

    Da pra simular no Proteus também qualquer valor de indutor.
  7. Utilizar forma de onda no Proteus

    Muito obrigado, irei compartilhar com o pessoal do curso de eletrônica
  8. Utilizar forma de onda no Proteus

    Consegui ! importei pelo Audacity (áudio sem formato) então exportei como .wav funcionou perfeitamente! o csv gerado pelo meu osciloscópio tektronix fica fora de ordem, tem que selecionar a primeira coluna e organizar em ordem crescente de tempo, o arquivo sai organizado padrão em ordem de tensão.
  9. Utilizar forma de onda no Proteus

    É uma bobina captadora de pulsos magnéticos de motor a gasolina, e estou desenvolvendo uma ignição para esse tipo de motor, a bobina informa com uma senoide positiva +12v a 1000rpm e +80v a 10000 rpm, seguida por um ruido, que é 300mV a 1000 rpm e 3V a 10k rpm. Meu circuito dispara com 2v, poderia limitar isso, mas cada motor mesmo sendo da mesma marca, pela idade de uso apresenta tensões diferentes (ja peguei motor cansado com 2.5V de pico a 1000rpm) . Eu consigo simular uma forma de pulso simples, variar tensão etc, mas gostaria a partir dessa forma de onda já captada estudar filtros, indutores etc adicionado 3 minutos depois Um detalhe, o proteus tem uma ferramenta PWLIN e outra EasyHDL para gerar script de pulso, porém o pulso não se repete, acontece uma unica vez no inicio da simulação.
  10. Utilizar forma de onda no Proteus

    Bom dia pessoal, Fiz algumas medidas de um sensor de bobina magnética que gera duas senoides e um ruido bem pequeno no meio, capturei em. Csv pelo osciloscópio. Teria como importar essa onda para o proteus? Ja fiz o desenho dela no PWLIN do proteus mas ele nao repete a onda, preciso que ela seja continua. Grato
  11. Pessoal boa tarde, Recentemente adquiri um tektronix TBS1052 de 50Mhz o mais simples, e gostaria de saber se é possivel "capturar" uma medida que efetuei num sensor e jogar essa medida no protheus. Eu sei que o protheus aceita um arquivo .wav, mas é possivel gerar algo no osciloscopio assim e jogar? Estou medindo um sensor analogico e gostaria de jogar a saida dele no simulador para tratar o sinal. Desde ja grato!
  12. Dry-film ==>> mascara de solda

    Só complementando: dryfilm gruda bem no cobre, no fenolite não, onde aplicar a máscara se nao houver cobre vai ficar falhado, usei dryfilm azul,
  13. Qual osciloscópio comprar?

    Obrigado pela dica! Em comparação com o minipa 50mhz mvb-dso os dois são iguais, mas me interessei pela garantia de 5 anos da tektronix, conversei com meu professor de manutenção de ECU, e o mesmo disse que poucas partes a medir passam de algumas centenas de hertz, no caso dos microprocessadores para testar é usado frequencímetros, e que o mais simples osciloscópio de 2 canais atenderia minhas necessidades. Exceto a parte para analise de ruidos em altíssima frequência, mas nesse caso cabe analisar o projeto e aplicar filtros especiais .
  14. Qual osciloscópio comprar?

    Olá pessoal! Venho consulta-los mais uma vez.. Preciso de um osciloscópio para medir tensão e largura de pulso em bobinas automotivas, reparos de ECU etc, hoje o sinal mais rápido que meço é 200hz com 13,8ms de duração, meu osciloscópio de placa de som da conta, porém preciso ir além... Preciso medir a diferença entre a entrada do sinal e a saida do circuito que atrasa esse sinal (ignição com avanço), localizar interferências na elaboração de circuitos diversos (ruidos) para projetar filtros eficientes, e se possível criar programas para o osciloscópio (ouvi dizer que tem osciloscópio que permite isso, só nao sei qual) esse programa iria me mostrar a frequência em rpm e a defasagem de sinal de entrada e saida em milissegundos. Quanto a frequência 20-50-70-100 mhz, sei que quanto mais melhor, porém nessa area automotiva, e para encontrar ruidos em meu circuito é preciso qual frequência? Li que o digital seria ideal ser 5x mais que o clock máximo do circuito, no meu caso 8mhz x 5 = 40mhz seria isso? Nao existe nenhum acionamento no circuito que passe de 300hz e a duração mínima seja inferior que 500 micro segundos. Fiquei em duvida entre tektronix ou minipa mas a primeira marca da 5 anos de garantia e a segunda 2, as duas são passivas de upgrade de frequência Desde ja obrigado!
  15. Pilhas 18650 3,7v

    @aphawk Uma duvida, vamos supor que eu pegue uma "18650" de 1000mah, e use 4 em serie (14.8 volts cheia e 13.2 volts em limiteseguro pra recarga) quantos mah essas baterias iriam me oferecer nesse intervalo de tensão? ou os 1000mah seriam fornecidos drenando toda a bateria?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×