Antes de mais nada, gostaria de agradecer quem dedicar algum tempo nesta questão e me desculpar, por ter em minha primeira participação uma duvida.
Pois bem.
Do começo desde mês até agora, comecei a ter problemas com a minha conexão. O problema consiste em, sem que a internet caia (Afinal algumas paginas continuam acessiveis normalmente) programas em que eu estou conectado perdem a conexão (Skype, battlenet, steam, ts etc etc etc). Leva em torno de 1 a 5 minutos para recuperar a conexão e neste tempo, a navegação na internet comum nao é interrompida. Youtube, sites nacionais, meu email. Tudo funciona, com exceção dos programas sitados e seus sites oficiais (nenhum site da blizzard com battlenet por exemplo funciona neste meio tempo)
Os tecnicos do provedor da internet - que é uma internet de provedor de cidade do interior - vieram até a minha casa, fizeram simples, como testar o cabo diretamente no computador (O que continuou apresentando o problema) e testes de ping entre o provedor e meu computador e ao ver que "ainda esta pingando" (nao perdia pacotes) quando todos os programas são desconectados, não foram capazes de identificar o problema, sugerindo que seja o meu computador (Apesar de que mesmo no celular, os mesmos aplicativos e paginas ficam indisponiveis quando o problema acontece)
A minha pergunta pra vocês é: O problema pode estar sendo causado pelo meu computador ou é o provedor?
Não houve alterações no meu computador do ultimo mês para o atual. Ontem restaurei o sistema operacional a configurações de fabrica, apesar de inicialmente aparentar ter resolvido (Por 3 horas nao presenciei desconexoes) depois de um tempo, aleatoriamente como sempre, tudo voltou a acontecer.
em anexo imagens do monitor de recursos do windows 10 (Teste que o suporte tecnico do provedor não chegou a acompanhar) de três momentos: A internet normal com os programas funcionando. O momento da desconexão apenas dos programas e a hora que todos voltam a se reconectar.
Estou aberto a sugestões quanto a outros testes que eu possa fazer ou configurações, mas lembrando que não houveram alterações no windows além de suas atualizações, mas eu restaurei o mesmo. O meu computador e modem não aparentam defeitos uma vez que a conexão basica não é interrompida, como eu disse paginas ainda funcionam.
Imagino que provando que o problema não é o meu computador, eu consiga ressarcimento do valor pago ou manutenção que resolva o problema.
Mas preciso de conhecimento tecnico especifico que não tenho.