Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Felipe_Mikel

Membro Júnior
  • Posts

    7
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. Acredito que uma no V+ e outra no V- não seria suficiente, uma vez que um curto entre V+ e V- a referência deixaria de ser o GND, e a princípio, não consigo ver uma forma de abranger este caso sem implementar uma proteção exclusiva. Além disso, no caso de V- ainda teria outro problema que ainda não havia me dado conta, que seria a tensão para acionar o gate do SCR, deve ser positiva, e neste caso seria negativa. Vou estudar um pouco mais e buscar outras alternativas de proteção, acho que, de fato, utilizar relés para proteger uma fonte simétrica não é uma boa ideia. Agradeço a ajuda, um abraço.
  2. Agradeço a sugestão, @Isadora Ferraz. Desculpe a ignorância, mas não entendi como eu poderia utilizar um fusível no primário para limitar com precisão a corrente na saída da fonte. No caso, eu já pretendia colocar dois fusíveis após a chave liga/desliga, um para 110 e outro para 220. Fiz o cálculo da corrente desses fusíveis considerando a potência no secundário, e a partir daí calculei a potencia no primário, considerando que o transformador não é ideal. Mas para isso, dei uma folga de 50% da corrente nominal. Cheguei nos valores de 531 mA para 127 V e 308 mA para 220 V. No caso o fusível rearmável seria complementar a estes ou o substituiria? Se não for pedir muito, poderia explicar um pouco melhor a sugestão?
  3. Boa tarde senhores, Estou fazendo circuito de proteção para uma fonte simétrica regulável de 24 V 1 A, imagem em anexo. O circuito está funcionando perfeitamente, conforme o esperado, mas queria fazer a proteção para: Curto entre V+ e GND; Curto entre V- e GND; Curto entre V+ e V-. Gostaria de saber se existe uma forma mais eficiente de implementar, sem ter que replicar o circuito três vezes (sem ter que utilizar um circuito como aquele para cada caso). Ah, eu tenho conhecimento de que os CI's que utilizei (LM317, LM337) já possuem proteção contra curto circuito e sobrecarga, no entanto, preciso implementar essa proteção por fins de aprendizado (e experiencia, sou iniciante).
  4. Obrigado @Ricardo S Ferreira! Entendi, @Mestre88, deve ser por conta disso que estou com dificuldade para encontra-la nas lojas onde pretendo comprar todos os componentes da fonte de uma vez, parece ser um componente mais antigo né, talvez pouco utilizado atualmente.. Com esta chave aqui, http://www.soldafria.com.br/chave-sk-23d07-90-graus-8-terminais-2-fixacao-p-3394.html é possível fazer essa ligação também, não é? Considerando que eu coloque os terminais do voltímetro na segunda "coluna" de terminais da chave (vide terceira foto do link), e nos outros terminais as outras ligações conforme eu preciso.
  5. Olá @Ricardo S Ferreira Nunca utilizei este tipo de chave, mas tenho a impressão que pode ser isso mesmo o que eu preciso. Vi que ela possui 8 pinos, poderia me confirmar, por favor, se o funcionamento dela seria algo semelhante ao que coloco abaixo? Seleção Saída Pos1 V+ fonte Voltímetro+ Terra Voltímetro- Pos2 V- fonte Voltímetro+ Terra Voltímetro- Pos3 V+ fonte Voltímetro+ V- fonte Voltímetro- Obrigado pela ajuda!
  6. Boa tarde pessoal! Estou montando uma fonte simétrica regulável 12 V 1 A e estou precisando de ajuda para encontrar alguma chave seletora que seja adequada para o que eu preciso. Seguinte, minha fonte tem as seguintes saídas: V+, V- e terra. Vou colocar um voltímetro digital integrado à fonte, e gostaria de colocar um chave seletora para selecionar qual diferença de potencial o voltímetro irá mostrar, seriam três os casos possíveis: 1) Diferença de potencial entre V+ e terra; 2) Diferença de potencial entre V- e terra; 3) Diferença de potencial entre V+ e V-. Estou simulando o projeto no Proteus, e verifiquei toda a biblioteca de switches mas não encontrei nenhuma que fosse adequada. Uma chave tripla simples não funciona por conta do terceiro caso. Vocês conhecem alguma que poderia servir? Ou ainda uma forma alternativa que eu poderia fazer isso utilizando apenas um voltímetro? Muito obrigado!!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...