• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Picco

Membros Plenos
  • Total de itens

    93
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D

Reputação

38

Sobre Picco

Informações gerais

  • Cidade e Estado Boituva/SP
  • Sexo Masculino

Meu PC

  • Sistema Operacional Linux
  1. No esquema da fonte não tem nada de errado aparentemente, é para funcionar do jeito que está a menos que o capacitor de filtro tenha um valor menor do que 1000uF/A. Baixe o datasheet desse regulador que você está usando, tem que ser do mesmo fabricante também, procure pela tensão "dropout" se marcar 3V o motivo dela não estar estabilizando pode ser esse.
  2. Posto sim, mas vai demorar um pouco.
  3. Você não falou sobre o problema que está tendo, a fonte não estabiliza é isso?
  4. Pode experimentar também, o consumo da memória é muito pouco talvez dure bastante tempo. Eu não sei qual é a capacidade de cada pilha dessas, mas acho que uma bateria tem maior capacidade e vai durar mais, tem que ver também a questão do custo, se as três pilhas for mais caro do que a bateria acredito que seja melhor a bateria.
  5. Quando eu trabalhava instalando som de carro e ia colocar uma gaveta num toca fitas que tinha memória usava uma bateria 9V para manter as memórias e a configuração do rádio, se seu rádio tiver um fio independente para a memória poderia experimentar ligar a bateria de 9V.
  6. Consegui instalar o konqueror, mas não adiantou nada, ainda continua carregando e não acesso meus arquivos, alguma outra sugestão?
  7. Para você consertar um aparelho deve conhecer como ele funciona, todas as etapas do circuito, só assim você vai conseguir identificar o problema sem usar o "chutômetro". Só mais uma coisa, transistores mosfets são sensíveis a estática, tome esse cuidado se não você pode ter queimado ele na hora da retirada do circuito ou no teste. Para testar capacitores o melhor é usar um multímetro analógico, capacitores de fontes chaveadas podem ter problema no esr e no teste aparentar tudo bem então é bom comprar um medidor de esr também.
  8. Esse problema não é exatamente um problema e sim uma proteção do próprio aparelho, sabendo que na hora da partida a tensão cai abaixo dos 12V o fabricante adotou esse recurso para proteger seu aparelho. O conselho que dou é, não tente mexer nisso, deixe como está e se você não quer que isso aconteça ligue o rádio após dar a partida. Foi falado aqui para colocar um banco de capacitores para evitar isso, no carro, um banco de capacitores é usado para prover corrente na hora do pico de corrente quando tem grave, nada mais. Lembrando que ripple é para fontes e não bateria, se deseja projetar uma fonte e não sabe como calcular o capacitor pode usar 2000uF/A sem problema.
  9. Verdade, os componentes são bem simples e fáceis de achar, a maioria eu já tinha, a única coisa que gastei dinheiro foi nos eletrolíticos, alguns resistores e dois dissipadores para os transistores de saída, como eu enrolei o trafo para uma tensão de 25V eu vou usar só dois transistores(2N3716) na saída reaproveitados de sucata. Também tive que fazer alguns ajustes no layout da placa para usar as pontes ret. que tinha e os eletrolíticos radiais, eu achei o eletrolítico de filtro axial que coloquei na placa, mas acertei a trilha para usar radial também. Tem os terminais que preciso fazer adaptação pois as ilhas são bem próximas dos resistores e muito pequenas. A foto da placa. O endereço do blog é https://blogdopicco.blogspot.com.br/
  10. Conheço esse esquema da elektor, conheci gente que montou e falou que ela é praticamente indestrutível, eu estou montando uma também, mas parei a montagem por falta de recurso para terminar a caixa pois a placa já está montada. Eu tenho a coleção completa dessas revistas no meu blog, tem muito esquema bom lá.
  11. A última vez que achei um LM338K na Santa Ifigênia estava mais de 150 reais, acredito ser original pelo preço, até porque comprei dois deles por 18 reais cada quando morava em Santo André para fazer uma fonte de 10A e eram falsos. Acho que a melhor opção é comprar um LM350 e usar na fonte, se desejar mais corrente tem que adicionar um transistor externo e um limitador de corrente. Eu tenho um LM350 que comprei e nunca usei, nem sei se é original.
  12. Tem um amigo meu que costuma fazer as montagens assim, talvez você até conheça ele, é vizinho seu de cidade, o Miguel, é radioamador, mora em São Bernardo.
  13. Com certeza são capacitores cerâmicos de alta tensão, provavelmente ligados entre fase e terra e entre neutro e terra, mas não parecem estar com problemas até porque se estivessem estariam chamuscados.
  14. Se você vai precisar fazer mais circuitos futuramente acho melhor comprar o percloreto e a caneta que são bem baratos, a caneta você acha pra comprar em lojas de material escolar, é aquela caneta para retroprojetor. Essa ideia que você está pensando vai dar muito trabalho e quando você estanhar o lado cobreado, o estanho vai espalhar.
  15. Sim com certeza pois a resistência dessa bobina será menor, como consequência terá um consumo maior.