Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Leandro Lemos Kallás

Membro Júnior
  • Posts

    4
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Olá @Bommu Perneta, realmente não há como gravar o bootloader pelo Rx Tx. Pesquisei muito a respeito e realmente tive que mudar meu projeto. Descobri que quando se grava um ATMEGA328 pela SPI do Arduino não é necessário gravar o bootloader primeiro, pode-se subir direto a sketch. Gostaria de compartilhar um problema que eu tive, pois talvez possa ajudar alguém. Estou usando um Arduíno Duemilanove para carregar os programas. Inicialmente eu estava tendo o seguinte problema ao carregar bootloader e sketch: avrdude: stk500_getparm(): (a) protocol error, expect=0x14, resp=0x14 avrdude: stk500_getparm(): (a) protocol error, expect=0x14, resp=0x01 avrdude: stk500 initialize(): (a) protocol error, expect=0x14, resp=0x10 avrdude: initialization failed, rc=-1 Double check connections and try again, or use -F to override this check. avrdude: stk500_disable(): unknown response=0x12 a porta serial avrdude: stk500_disable(): unknown response=0x12 selecionada não existe ou sua placa não está conectada Depois de 4 dias quebrando a cabeça eu descobri que o problema não era a comunicação da placa do meu projeto com o Arduíno, e sim do computador com o Arduíno. O lance é que o computador dava um reset no Arduíno quando eu solicitava para gravar pela SPI, e por isso dava esse erro de comunicação. Solução: Removi o ATMEGA328 da placa do meu gravador (Duemilanove), dobrei o pino 1 (referente ao reset), voltei ele pro gravador e pronto. Não há mais problemas de gravação, pois não há mais como a CPU resetar o Arduíno. Lembrando: Caso queiram gravar algo no ATMEGA do gravador, é necessário voltar o pino de reset. Caso tenham outra solução para este problema, por favor, compartilhem comigo.
  2. Me desculpe amigo. É isso mesmo, PCI é a placa de circuito impresso. O meu problema não é gravar o programa, e sim o bootloader. Gostaria de saber como eu faço isso direto na minha PCI. Como eu disse antes, terei duas vertentes, uma comunicando com a outra, porém a comunicação entre elas não será pelo Rx e Tx, logo, estes pinos ficarão exclusivamente para gravação.
  3. Olá, bom dia. Gostaria de saber se teria como eu gravar o bootloader no ATMEGA328P direto na PCI de um projeto que estou desenvolvendo, ou seja, sem utilizar, por exemplo, o arduino uno ou duemilanove. Alguém poderia me ajudar? O projeto terá duas vertentes, sendo que uma utilizará um cristal de 16Mhz e alimentada com 5VDC, e outra utilizará o clock interno de 8Mhz do próprio ATMEGA e alimentada com 3,3VDC . Grato da atenção de todos.
  4. Estou desenvolvendo um circuito onde, para alimentá-lo, eu preciso retirar energia da rede de MT(Meia Tensão). Para isso eu utilizarei um TC (Transformador de Corrente), onde ele me fornecerá uma variação de tensão no seu secundário e uma fonte chaveada será responsável por regular a tensão. Eu preciso saber qual a corrente de um Transformador Abaixador de MT trabalhando a vazio. Preciso dessa informação para projetar o TC.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...