Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Sérgio Lembo

Membros Plenos
  • Total de itens

    600
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D

Reputação

399

1 Seguidor

Sobre Sérgio Lembo

  1. Ponte h com sg 3525 e drive ir2110

    Estava vendo um video sobre fonte LLC e quando falava sobre topologia foi comentado que ponte H dobra a tensão, ou entendi errado.
  2. Como economizar energia sem danificar a bomba

    Se procurar, tem bomba submersa de 3" já pensada para poço artesiano. Um sistema de temporização para evitar de puxar barro não é difícil de ser construido.
  3. Amplificador Operacional com tensão de saída menor

    Tá querendo que o operacional te dê uma tensão maior que o máximo dele? Existe uma tensão mínima e máxima de saida do operacional, isso varia de acordo com o modelo e com a tensão de alimentação tb. Respeitados esses limites, então ele te dará a saida calculada.
  4. Como economizar energia sem danificar a bomba

    Independente do tempo que irá ficar ligada, procure não ligar mais que 6X por hora. Máximo de 6 partidas/hora é o padrão dos motores, mais que isso somente por especificação (já tive contato com motores de 600 partidas/hora, era um monstro por conta do regime).
  5. Amplificador Operacional com tensão de saída menor

    Poste o circuito. Não se esqueça de mostrar as tensões que alimentam o operacional.
  6. Sistema led com comparador

    Corrige essa ligação, tá errada:
  7. Pendrive com defeito windows não reconhece

    Tem muita coisa falsificada por aí, se comprou esse pendrive por preço imbatível, foste premiado. Os falsificados até funcionam, mas tem uma taxa de defeitos elevada. Conheço pessoas que perderam meio dia de trabalho por conta dessas tranqueiras.
  8. Inversor de frequencia ageon e motor spindle

    Frequencia máxima e mínima: A máxima não pode ultrapassar o máximo permitido pelo motor. A mínima é você quem decide, vai de cada aplicação. Tem pessoas que querem ter velocidade variável e outras que desejam velocidade fixa. Tensão nominal, frequência nominal, corrente nominal, corrente de sobrecarga: O inversor não foi fabricado sob encomenda para esse motor, vai ter que informar tudo isso para não torrar seu motor. Dou como exemplo um motor de indução comum, 220V, 3F, 60Hz. Vamos supor que se deseje operar até 90Hz. De 0 a 60Hz a tensão sobe de forma linear, isto é, em 30Hz será fornecido 110V. De 60Hz a 90Hz a tensão se mantém nos 220V.
  9. Projeto Inversor de frequência

    Sobre a dissipação de calor: aproveite que tem uma fonte de 12V e coloque um ventilador nos dissipadores. Isso daí vai gerar calor e não será pouco, o uso de ventilação melhora a performance dos dissipadores em várias vezes, dá até para diminuir o tamanho deles. Se tiver um comparador que gere interrupção sobrando no PIC dá até para fazer um alarme de aquecimento com LM35.
  10. Sistema led com comparador

    Que transistor você está usando?
  11. Projeto Inversor de frequência

    Encontrei isso agora, até eu quero estudar melhor isso.
  12. Ponte h com sg 3525 e drive ir2110

    Tb, mas principalmente porque o gate é mais chato na descarga do que na carga, tanto é que nos integrados de PFC é comum no driver do mosfet a corrente de sink ser entre 150% e 200% da corrente de source.
  13. Sistema led com comparador

    Quando o falante estiver presente, Q1 chaveia, acende led D1 e tem que cortar a excitação de Q2, certo? Saturação de Q1: 0,2V Vf de D3 em baixa corrente: 0,6V total: 0,8V, por consequencia Q2 tb chaveia e fica com os 2 leds acesos. Com a colocação de D4, para comutar Q2 é necessário uma tensão igual a Vf de D4 + Vbe de Q2 = 0,7 + 0,6 = 1,3V. Dessa forma, quando Q1 estiver saturado Q2 não consegue comutar. Foi um truque para aumentar o Vbe de Q2. adicionado 7 minutos depois Sugestão: ao invés de 12v, uma pilha de 9V com um botão de pressão entre a pilha e o circuito. Isso te deixa livre de fios, fica portátil que nem celular. Operação: conecta o aparelho no ponto de teste, pressiona o botão e confere os leds. Ao soltar o botão, o circuito para de consumir a bateria, uma bateria vai aguentar meses de trabalho.
  14. Projeto Inversor de frequência

    Não tem como escapar: ou usa fonte com 4 saidas isoladas ou usa transformador. Transformador pode acarretar alguns problemas quando o duty é diferente de 50%, aumenta a complexidade do circuito. O uso de fonte com 4 saidas facilita e muito.
  15. Projeto Inversor de frequência

    No mesmo raciocínio do post da @Isadora Ferraz, acho que serão 4 fontes de 15V, pois o sistema é trifásico: Veeh1 Veeh2 Veeh3 Veel (é o mesmo nas 3 fases) Se fizer uma fonte flyback com 4 secundários, deu. Tb pode fazer o acionamento com uso de transformadores. Não são caros, são chatos de construir.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×