Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Sérgio Lembo

Membros Plenos
  • Total de itens

    909
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D
  1. Luminária Led Cree para aquário

    2) não precisa. 3) para responder essa pergunta, preciso que me responda esta:
  2. Circuito para reconhecer uma resistência e gerar um pulso negativo

    Com pequenas adaptações, este circuito para bargraph de áudio te serve. adicionado 3 minutos depois Note a observação no canto inferior direito: tanto pode operar como sensor de nível como em bargraph. adicionado 5 minutos depois É uma solução que traz pronta a 2ª alternativa citada pelo @Mestre88 .
  3. Inversor 12v para 220v

    Cara, mantenha sua ideia de prestação de serviço mas desista dessa conversa de ter energia própria. Use a do cliente, ele não vai se importar. Compre suas máquinas em 220V e tenha vários transformadores de 127x220V. Se pretende oferecer serviços em locais onde pontos de energia são escassos, tais locais costumam ser a céu aberto. Nesse caso, gerador a gasolina será a sua solução. Baterias para esse montante de consumo são caras, volumosas, pesadas e muito caras, inviabilizam o custo e dificultam a logística de tanta tralha. Como exemplo, uma bateria estacionária de 12V x 100Ah mal aguenta o aparelho de 1200W por 40 minutos é pesadíssima e leva meio dia para recarregar.
  4. Luminária Led Cree para aquário

    1) Vai arriar a fonte, vai forçar a barra, não inventa moda. 2) Drive led é a fonte mais adequada para o led. Sem os leds é uma inutilidade. 3) Nos fale de quantos volts e da corrente desse seu led. Fica mais fácil para responder. 4) Depende do item 3. 5) Sem dissipador torra. Antes de iniciar o projeto, tem ideia do que representa 150W de iluminação por led? Isso vai gerar aproximadamente 15000 lumens, é muita luz, chega a ser um pouco mais forte que as luminárias de posto de gasolina. Dissipador não é barato, mas reduz bastante o custo se adicionar ventilação forçada. Por ser impossível disfarçar o dissipador em grandes potências (são naturalmente grandes), a solução é torná-lo parte do visual.
  5. Alter circuito eletrônico Chuveiro Duo Shower Lorenzet

    Faça a engenharia reversa (levantamento do circuito eletrônico) e publique aqui para discussão.
  6. Lorenzetti muda resistência para pior...

    Se for com disparo a zero grau, beleza. Um pwm sobre um período de 50ms já te dá uma boa regulação, mas se for por corte da onda senoidal é muita sacanagem contra a qualidade do sistema elétrico.
  7. Projeto gerador elétrico eólico 12v 500 watts

    Fazendo um paralelo com turbinas de água para geração de energia: temos turbinas para grandes colunas d'água, turbinas para fio de água, etc. Acredito que na captação de ventos tb exista isso, mas por se tratar de transformação de energia, numa baixa velocidade teremos que ter um enorme aparelho. Vai ser muita grana pra pouca potência, só se economiza no alternador.
  8. Projetando amplificador com Tda7375

    Considere ter um amplificador operacional junto ao eletreto para ter uma saida de uns 10V ou mais com baixa impedância. sugiro utilizar a tensão que irá alimentar seu amplificador. Vai melhorar tua vida bastante, apenas um cabinho de 3 vias pra fazer isso. Na entrada do amplificador, basta reduzir a tensão para um valor adequado, não é difícil. Tem uns operacionais especializados em áudio, baixa distorção, não são muito difíceis de serem encontrados.
  9. Projeto gerador elétrico eólico 12v 500 watts

    Fui no teu link. Se ler com atenção, vai notar que a potencia nominal é alcançada aos 12m/s. Em Terra Brasillis só em topo de morro ou no NE para ter um vento desses.
  10. Medidor de Frequência ATmega32 - Resolvido

    Na frequencia de 60Hz qualquer tranqueira funciona. Temos apenas que olhar as curvas de transferência e selecionar resistores o mais alto possível na entrada para ter pouco aquecimento. Coloquei o 4N25 por estar disponível no Proteus, apenas isso. No seu caso, selecione pelo que tem na sua sucata/gaveta ou pelo preço mais baixo. O mais vagabundo já suporta 600V de isolação. No catálogo diz a corrente máxima do led interno mas na sua aplicação tem que olhar nas curvas e procurar trabalhar perto da corrente mínima para não ter um circuito rabo quente. Selecionada a corrente de excitação, ver a curva onde se tem o comportamento do transistor (tensão ode saturação) em função da corrente do led e da corrente do emissor (multi curvas). Vai aprender mais se fizer isso do que ficar decorando valores de respostas prontas. adicionado 28 minutos depois Continuando a aulinha: - 50nA de fuga de corrente num resistor máximo de 50k resulta em 2,5mv de queda no pull-up. Não compromete o nível 1. Sua ideia pode ser utilizada. - 20k de resistor mínimo corresponde a 250uA em 5V quando o opto-acoplador tiver que comutar. A comutação tem que garantir uma saturação inferior aos 0,8V para termos um bom nivel 0. - Com esses valores, vamos procurar o gráfico onde aparece o comportamento do transistor em função da corrente do led e da corrente do coletor. No 4N25 o gráfico começa em 10mA para corrente de coletor (muito mais que os 250uA necessários) com 500uA de corrente de led. Não me sinto confortável em trabalhar na borda inferior de qq gráfico. Vamos adotar 700uA de corrente de led. Supondo um contador que vá de 100Vac a 240Vac, em 100Vac teremos uma tensão de pico de 141V, o que resulta em 200k. em 240V essa corrente será de 2,4mA, tudo bem para quem suporta 16mA.
  11. Medidor de Frequência ATmega32 - Resolvido

    De quantos Ohms é esse resistor? Temos umas coisinhas a considerar: - Não existe componente ideal, todos tem corrente de fuga. Se esse resistor for muito alto e a corrente de fuga resultar numa tensão inferior ao início do nível 1 tu tá na roça. Nos opto-acopladores essa corrente pode chegar a 50nA (pior caso).
  12. Medidor de Frequência ATmega32 - Resolvido

    Em 220Vac vai dissipar 120mW em cada resistor. Em 110Vac ainda terá corrente para acionar o componente. Usei 2 para dividir a tensão e evitar problemas de rigidez dielétrica do componente. Sobre ser pulsada ou não, considere no programa a borda de transição.
  13. Desligamento automatico de Bomba dágua por pressão

    Este é o esquema mais simples e barato. 3 boias elétricas, uma em cada caixa dágua.
  14. Medidor de Frequência ATmega32 - Resolvido

    prefiro com o opto na parte de cima.
  15. Desligamento automatico de Bomba dágua por pressão

    Pressostato mede pressão. Considere que quando a sua bomba estiver puxando da rede pública talvez a pressão de entrada vá a zero por conta da sucção. O uso de uma chave de fluxo associado a um temporizador me parece mais adequado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×