Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

HenriSp

Membros Juniores
  • Total de itens

    12
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D
  1. C Como exibir uma imagem bitmap com opengl?

    @Benjamin Breeg Obrigadoooooooo!! Era essa informação que eu estava precisando, valeu mesmo!
  2. C Como exibir uma imagem bitmap com opengl?

    @Benjamin Breeg Obrigado por responder Sim, o código está compilando, e eu incluí a biblioteca windows.h no código, só esqueci de colocar quando botei o código aqui no fórum. (Já atualizei). Eu tenho que usar Glut mesmo. A imagem não abre porque eu não incluí nada no código para ela abrir, e o problema é esse, não sei o que eu tenho que incluir no código para que o programa exiba a imagem. É dúvida de lógica de programação mesmo, pois não sei usar opengl ainda.
  3. C Como exibir uma imagem bitmap com opengl?

    @vangodp Obrigado por responder Eu já estou usando a biblioteca windows.h, só esqueci de colocar quando botei o código no post. Estou usando o codeblocks, com windows 7 o opengl tá configurado todo direitinho, compila normal e abre os programas normalmente. Minha dúvida é de programação mesmo, não sei o que eu devo botar no código para que a imagem apareça na janela criada Att.
  4. Estou aprendendo opengl, mas com uma dificuldade tremenda. Preciso abrir uma imagem, mas não consegui encontrar nenhuma informação que me ajude Eu tenho o seguinte código: #include <GL/gl.h> #include <GL/glut.h> #include <windows.h> #include <stdlib.h> #include <stdio.h> int channels = 3; unsigned char header[54]; unsigned int dataPos; unsigned int width, height; unsigned int imageSize; unsigned char* data; int loadBMP( const char * imagepath){ FILE * file = fopen(imagepath,"rb"); if (!file){printf("Image could not be opened\n"); return 0;} if ( fread(header, 1, 54, file)!=54 ){ printf("Not a correct BMP file\n"); return 0; } if ( header[0]!='B' || header[1]!='M' ){ printf("Not a correct BMP file\n"); return 0; } dataPos = *(int*)&(header[0x0A]); imageSize = *(int*)&(header[0x22]); width = *(int*)&(header[0x12]); height = *(int*)&(header[0x16]); if (imageSize==0) imageSize=width*height*channels; if (dataPos==0) dataPos=54; data = (unsigned char *)malloc(imageSize); fread(data,1,imageSize,file); int i; for(i = 0; i < width * height ; ++i){ int index = i*3; unsigned char B,R; B = data[index]; R = data[index+2]; data[index] = R; data[index+2] = B; } fclose(file); } void init(void) { glClearColor (0.0, 0.0, 0.0, 0.0); } void display(void) { glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); glRasterPos2i (0, 0); glDrawPixels(width, height, GL_RGB, GL_UNSIGNED_BYTE, data); glRasterPos2i (width, 0); glDrawPixels(width, height, GL_RGB, GL_UNSIGNED_BYTE, data); glFlush(); } void reshape(int w, int h) { glViewport(0, 0, (GLsizei) w, (GLsizei) h); glMatrixMode(GL_PROJECTION); glLoadIdentity(); glOrtho (0, w, 0, h, -1.0, 1.0); glMatrixMode(GL_MODELVIEW); } void keyboard(unsigned char key, int x, int y) { switch (key) { case 27: exit(0); } } int main(int argc, char** argv) { loadBMP(argv[1]); glutInit(&argc, argv); glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE | GLUT_RGB); glutInitWindowSize(width*2, height); glutInitWindowPosition(100, 100); glutCreateWindow(argv[0]); init(); glutReshapeFunc(reshape); glutKeyboardFunc(keyboard); glutDisplayFunc(display); glutMainLoop(); return 0; } Eu preciso que exiba uma imagem bitmap nessa janela que é aberta, o problema é que eu não faço a mínima ideia do que é que eu tenho que incluir no código para que o programa exiba a imagem. PS: Eu não posso incluir nenhuma outra biblioteca, e a imagem tem que estar no mesmo diretório do arquivo .c , ou seja eu não posso indicar o caminho direto da imagem, tipo: C:\\desktop\\...., tem que ser só, NomeDaImagem.bmp Alguém pode me ajudar?
  5. @ViniciusKruz Muito obrigado, me ajudou bastante. Teve um detalhe que eu esqueci de mencionar, eu comprei um potenciômetro e testei com a montagem sem o drive da imagem abaixo, e o problema persistiu, liga tudo direitinho só o texto que não aparece, então estou quase 100% certo de que o display está mesmo com defeito. Muito grato pela ajuda
  6. @aphawk @ViniciusKruz Vixe, então acabo de perceber que eu nem sabia o que era pinagem. Eu estava achando que era uma sequência numérica, e essa sequência usaria no código. Se pinagem é o nome dos pinos então é idêntico à imagem que @aphawk postou. e o fundo tirei uma foto. Então se meu tá com pinagem padrão só pode estar como defeito mesmo para o texto não aparecer, pois não aparece nada, só a luz azul.
  7. @ViniciusKruz Infelizmente o meu não veio com adesivo atrás. Não sei o datasheet dele. O jeito é comprar outro mesmo. Obrigado pela ajuda.
  8. @aphawk Obrigado por responder. Quando você fala inverter o Rs com o Rw você quer dizer no código? No código está assim: ... LiquidCrystal_I2C lcd(0x3F,2,1,0,4,5,6,7,3, POSITIVE); ... Inverter seria fazer isso? ... LiquidCrystal_I2C lcd(0x3F,2,0,1,4,5,6,7,3, POSITIVE); ... Porque se for eu fiz e não funcionou. Como eu faço pra saber qual é a pinagem certa do meu display? Muito grato. adicionado 6 minutos depois @ViniciusKruz Obrigado por responder Eu já testei o I2C scanner, o endereço é 0x3F , é o único que aparece no scanneamento. A plaquinha é de 5v mesmo, se eu botar em 3v o LCD fica com a luz bem fraquinha. E como eu saberia para quais pinos do arduino iriam? Eu só conheço essa montagem da imagem que eu postei. Desde já agradeço.
  9. Olá, Estou tentando fazer um lcd 16x2 funcionar em um arduino, mas não consigo fazer o texto aparecer. Não sei se o LCD está com algum defeito por isso queria ter certeza se não é problema de montagem antes de comprar outro. Os materiais são: Um arduino Uno R3 Smd Atmega 328p , um lcd 16x2 QAPASS, um drive I2C. Fiz a montagem exatamente como a imagem em anexo. Já testei vários códigos diferentes (O desta página por exemplo), eles compilam normalmente, coisas como o LCD piscar sem parar ou por alguns segundos, a luz apagar depois de um tempo, tudo isso funciona normalmente. Agora o texto não aparece de jeito nenhum, testei tudo que foi código. Qual são as saidas do drive I2C e entradas do arduino responsáveis pelo texto do lcd? PS: No código do link o endereço do módulo i2c é 0x27 o do meu é 0x3F, eu coloco o endereço certo no código antes de compilar, mesmo assim o texto não aparece só pisca o lcd.
  10. Muito obrigado! adicionado 0 minutos depois Obrigado, me ajudou bastante!
  11. @Fervolt Obrigado. O jeito é comprar um arduino então. mas além do arduino precisaria de mais o que? Fios,cabos, um teclado? grato
  12. Olá pessoal, preciso fazer uma calculadora com microcontroladores utilizando o Proteus e não faço muita ideia de como proceder. Eu aprendi a fazer uma calculadora simples no Proteus com as 4 operações fundamentais, mas precisa calcular outras coisas como área, volume etc, e não sei como fazer isso no Proteus. Mas a minha principal dúvida é, qual material eu preciso para fazer a parte física? E depois de feita a calculadora no Proteus como eu faço pra passar os códigos/comandos do computador para calcula física? PS: Eu não possuo arduino. Qualquer ajuda será bem vida

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×