Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Benjamin Breeg

Membros Plenos
  • Total de itens

    118
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D

Reputação

112

2 Seguidores

Sobre Benjamin Breeg

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Rio de Janeiro/RJ
  • Sexo
    Masculino
  1. C++ Usar servidor MMOSG no Allegro, se Allegro suporta C++

    Como bem disse o TYSQUARE89 no outro tópico é um jogo que vai exigir varias técnicas de programação e conhecimentos específicos mas veja se isso te ajuda a dar um pontapé inicial. Ele da uma ideia de como os socket funcionam, ai depois de entender bem essa parte, você pode tentar iniciar a programação do jogo propriamente dita, eu recomendaria ler um bom livro de programação C++ para redes. Um bom livro que é bem aclamado é o C++ Network Programming Volume I e II.
  2. C++ Usar imagens vetoriais no Allegro

    Você teria que estudar as funções para gráficos primitivos do Allegro para desenhar pontos, linhas, curvas a partir de cálculos matemáticos. http://liballeg.org/stabledocs/en/alleg013.html Não estudei nada a respeito mas aqui tem um exemplo das curvas de Bezier em Allegro 4, essas curvas são exemplo de gráfico vetorial usado por muitos programas gráficos. Acho que pode te ajudar a começar algo. //================================================================ // Nome do Arquivo: random_arcs.c // Filename: random_arcs.c // // Descrição: O programa exibe curvas de bezier em posições e // cores aleatórias usando a função arc da biblioteca allegro //================================================================ #include <cstdlib> #include <ctime> #include <allegro.h> int main(int argc, char *argv[]) { // Coordenadas dos 4 pontos de controle da curva int points[8]; // Cor da curva int color; // Contador int i; // Inicializa a biblioteca Allegro allegro_init(); // Inicializa o módulo do relógio install_timer(); // Inicializa o teclado install_keyboard(); // Define a profundidade de cores para 32 bits set_color_depth(32); // Define a resolução de 640x480 no modo janela set_gfx_mode(GFX_AUTODETECT_WINDOWED,640, 480, 0, 0); // Muda o título da janela set_window_title("Curvas de Bezier"); // Inicia o gerador de números aleatórios srand(time(NULL)); // Fica em loop até pressionar a tecla ESC while(!key[KEY_ESC]) { // Configura os atributos da curva for(i = 0; i < 4; i++) { points[i*2] = rand() % 640; points[i*2 + 1] = rand() % 480; } color = makecol(rand() % 256, rand() % 256, rand() % 256); // Desenha uma curva de bezier em posição e cor aleatória spline(screen, points, color); // Espera 300 milisegundos para economizar processamento rest(300); // Espera a sincronização vertical vsync(); } // Sai do programa allegro_exit(); return 0; } // Esta macro converte o main para WinMain() END_OF_MAIN(); Exemplo retirado do site: http://www.programasprontos.com/tag/computacao-grafica/
  3. C Calculo C alguem faz a descrição pra mim

    Você tem que se ligar na ordem de precedência dos operadores e o sentido da execução das expressões, estude bem isso. http://en.cppreference.com/w/c/language/operator_precedence Como diria Bjarne Stroustrup (criador do C++) quando houver duvidas use os parênteses. Seguindo a ordem: (a += (b % (c++)));
  4. C++ Melhor IDE para C++

    Para ambiente Windows não tem muito pra onde correr, Vs 2017 e Code::Blocks são excelentes, você pode tentar o NetBeans com suporte a C++, nunca testei mas tem uma galera que gosta. Agora se nenhuma IDE te satisfaz resta usar algum editor de código tipo NotePad++ ou Sublime Text e compilar os programas pela linha de comando.
  5. C++ Meu problema com Code::Blocks

    Tente instalar a ultima versão do CodeBlocks do site oficial, provavelmente esse instalador do livro já deve estar desatualizado e isso pode estar causando alguma incompatibilidade com os sistemas de segurança presentes no Windows: Anti vírus, UAC etc etc. http://www.codeblocks.org/downloads/26 Baixe a versão "codeblocks-16.01mingw-setup.exe" Porque como você alega que o programa esta compilando, se não esta gerando o executável ou se gera e apaga logo depois pode ser seu Anti vírus ou outro sistema de segurança deletando o executável.
  6. C Maze Escape - Sprite Personagem Allegro

    Na verdade você so define a posicao do canto superior esquerdo. se são por ex.. 2 sprites na horizontal e 4 na vertical #define baixo 0 #define esquerda 20 #define direita 40 #define cima 60 Esse espaço da animação você define na própria função masked_blit como no exemplo do mario multiplicando x pela largura e y pela altura a cada iteração do loop ou na função de controle como no exemplo daquele personagem de rpg if (!key[KEY_RIGHT] && !key[KEY_LEFT] && !key[KEY_UP] && !key[KEY_DOWN]){ spriteX = 20; } else { spriteX += 20; } if (spriteX > 40){ // limite do sprite spriteX = 0; } heroi_varios.zip Eu lembrei que tinha as animações desse personagem naquele jogo da princesa, veja se você consegue fazer uma folha com aquela mesma disposição, preciso aprender como aprender os sprites separados porque não é obrigatório estar na folha.
  7. C Maze Escape - Sprite Personagem Allegro

    Sim e também é interessante frisar que a disposição dos sprites na folha segue o mesmo sentido. BAIXO ESQUERDA DIREITA CIMA na sequencia pelas colunas. Eu estou vendo uma forma melhor de fazer isso, algo que seja mais eficiente e não muito confuso, na pratica tem muitas formas de fazer.
  8. C Maze Escape - Sprite Personagem Allegro

    Essas definições nao tem relação com a colisão, elas são responsáveis pelas coordenadas para definir a orientação do boneco dentro da folha de sprites, se você reparar nessa folha de sprites pode ver que numa faixa o boneco esta olhando para frente (baixo), esquerda, direita e de costas (cima) portanto quando você aperta seta pra baixo (boneco de frente) ele vai para a coordenada 0 do canto superior esquerdo da folha que corresponde a animação do boneco andando pra baixo, se selecionar seta para cima ele vai para a coordenada 96 que corresponde a animação do boneco andando pra cima e por ai vai. Se você mudar a folha vai ter que mudar os valores, o ideal é pegar folhas que dividindo a largura pela quantidade de sprites na horizontal e a altura pela quantidade de sprites na vertical de valores iguais, isso facilita muito na hora de trabalhar com sprites animados. Ex. 288 / 3 e 384 / 4 = sprites de 96x96.
  9. C Maze Escape - Sprite Personagem Allegro

    Então o problema é que para esse tipo de colisão precisa que o sprites sejam da mesma dimensão, para não ter que usar sprites pequenos pra fazer labirintos grandes a solução seria usar a camera, um recurso que você pode rolar a tela e assim poder usar mapas realmente grandes. Esse fim de semana eu vou ter um tempo de mexer ai tento implementar a camera para ver como fica, uma solução é tentar achar folhas de sprites com sprites 20x20.
  10. C# Motivo de conversão para UTF32 ?

    Bom nunca tentei fazer nada de criptografia e nem entendo de C# mas pelo que entendi esse algoritmo de Cesar é um algoritmo que troca as letras do alfabeto, na teoria ele usaria apenas 52 caracteres que corresponde a 26 letras do alfabeto em minúsculo e 26 letras do alfabeto em maiúsculo o que poderia ser feito tranquilamente usando a codificação UTF8 que é compatível com a tabela ascii padrão. O tipo char pode representar apenas os 256 números ou 256 caracteres codificados da tabela ascii ocupando 1 byte de memória ( 1 byte = 8 bits). porém na pratica o tipo char não consegue representar todos os caracteres existentes atualmente, esse teu algoritmo deve usar muito mais caracteres que os suportados pela tabela ascii padrão mas como eu disse não conheço o C#, teria que ver se a Microsoft segue o padrão da tabela ascii para o tipo char. UTF-32 ocupa 4 bytes ( 4 bytes = 32 bits) e com essa quantidade de bytes é possível representar mais de 4 bilhões de valores diferentes. Porque uma codificação tão grande num algoritmo que em tese é simples não sei te explicar.
  11. C Maze Escape - Sprite Personagem Allegro

    Sim por padrão o tamanho é uma potencia de 2 mas não saberia te dizer porque os computadores trabalham dessa forma. Ex. 2 elevado a quinta = 32 2 elevado a sexta = 64 2 elevado a setima = 128 e por ai vai... Atualmente as API graficas estão mais relaxadas quanto a esse padrão, porém você sabendo o tamanho certo de cada sprite facilita muito, o ideal é pegar as folhas de sprites com imagens 32x32, 64x64 etc etc. Essa do Mario teria que trabalhar ela pra ficar certinha e ai pegar as medias como o cara fez no vídeo. Tente isso. #include <allegro.h> #define baixo 0 #define esquerda 32 #define direita 64 #define cima 96 int x = 0; int y = 400; int spriteX = 32; int spriteY = baixo; int main() { allegro_init(); install_keyboard(); set_color_depth(32); set_gfx_mode(GFX_AUTODETECT_WINDOWED, 800, 600, 0, 0); BITMAP* buffer = create_bitmap(800, 600); BITMAP* heroi = load_bitmap("heroi.bmp", NULL); while(!key[KEY_ESC]) { if (key[KEY_RIGHT]){ spriteY = direita; x += 5; } else if (key[KEY_LEFT]){ spriteY = esquerda; x -= 5; } else if (key[KEY_UP]){ spriteY = cima; y -= 5; } else if (key[KEY_DOWN]){ spriteY = baixo; y += 5; } if (!key[KEY_RIGHT] && !key[KEY_LEFT] && !key[KEY_UP] && !key[KEY_DOWN]){ spriteX = 32; } else { spriteX += 32; } if (spriteX > 64){ // limite do sprite spriteX = 0; } masked_blit(heroi, buffer, spriteX, spriteY, x, y, 32, 32); draw_sprite(screen, buffer, 0, 0); rest(80); clear(buffer); } destroy_bitmap(buffer); destroy_bitmap(heroi); return 0; } END_OF_MAIN() Folha de Sprite. heroi.zip Seguindo o exemplo do Mario que ele fez, editei um bitmap com as mesmas características ou quase... A imagem tem 593x314, se os sprites estiverem distribuídos corretamente é so fazer uma continha basica: São 6 sprites na horizontal portanto 593 / 6 que eu arredondei para 100 ja que tem uma sobra ali e 2 sprites na vertical portando 314 / 2 = 157. Então cada sprite na folha ficou tem 100x157 Agora fica fácil colocar os dados ali no programa, usei o exemplo dele sem a parte do cenário, também coloquei alguns comentários. #include <allegro.h> void control(); // x e y é onde o frame esta localizado no buffer (posicao da imagem na tela) // wx e wy são as coordenadas do canto superior esquerdo do sprite // w e h é a largura e altura de cada frame // 0 é o canto superior esquerdo da fileira de sprites de cima // 157 é o canto superior esquerdo da fileira de sprites de baixo // wx faz a animacao do mario andar pra direita // wy faz a animacao do mario andar pra esquerda struct obj {int x, y, wx, wy, w, h;}; struct obj p {300, 370, 0, 157, 100, 157}; int nTile = 0, dir = 0, i; int main() { allegro_init(); install_keyboard(); set_color_depth(32); set_gfx_mode(GFX_AUTODETECT_WINDOWED, 800, 600, 0, 0); BITMAP* buffer = create_bitmap(800, 600); BITMAP* mario = load_bitmap("mario.bmp", NULL); while(!key[KEY_ESC]) { control(); masked_blit(mario, buffer, p.wx + nTile*100, p.wy - dir*157, p.x, p.y, p.w,p.h); draw_sprite(screen, buffer, 0, 0); rest(80); clear(buffer); } destroy_bitmap(buffer); destroy_bitmap(mario); return 0; } END_OF_MAIN() void control() { if (key[KEY_LEFT]) { p.x -= 20; dir = 0; nTile--; } else if (key[KEY_RIGHT]) { p.x += 20; dir = 1; nTile++; } else { nTile = 5; } if (nTile < 0) { // sprite 0,1,2... e repete o ciclo nTile = 2; } if (nTile > 2 && nTile != 5) { //seleciona sprite n 5 quando personagem esta parado nTile = 0; } } Folha de sprite: mario.zip
  12. C++ Pra que serve #include <string>?

    Funciona porque se não me engano o c++ tem 2 modos de usar a função getline, o da classe string onde a função é sobrecarregada para manipular os objetos e outro modo que funciona como o char primitivo do C. string v1; getline(cin, v1); Seria o equivalente no C char v1[50]; scanf("%s",v1);
  13. C Como fechar somente a janela do allegro 4

    Falha minha para C coloque: #include <stdbool.h>
  14. C PacMan em C | por onde começar o código??

    Da uma estudada no tutorial de pacman do deividcoptero, ele usou Allegro mas não ser muito difícil converter para console depois que você entender a lógica por trás do jogo. Por exemplo a função que desenha o mapa você pode usar tabela ascii para fazer as paredes etc etc. #include <stdio.h> #define LINHA 20 #define COLUNA 31 void desenha_mapa(); int mapa[LINHA][COLUNA] = { {1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1}, {1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1}, {1,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,0,1,1,1,0,1}, {1,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,0,1,1,1,0,1}, {1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1}, {1,0,1,1,1,0,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,0,1,1,1,0,1}, {1,0,0,0,0,0,1,1,0,0,0,0,0,1,1,1,0,0,0,0,0,1,1,0,0,0,0,0,1}, {1,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,0,1}, {1,0,1,1,1,0,1,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,0,1,1,1,0,1}, {1,0,0,0,0,0,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,0,0,0,0,0,1}, {1,0,1,1,1,0,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,0,1,1,1,0,1}, {1,0,1,1,1,0,1,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,0,1,1,1,0,1}, {1,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,0,1}, {1,0,0,0,0,0,1,1,0,0,0,0,0,1,1,1,0,0,0,0,0,1,1,0,0,0,0,0,1}, {1,0,1,1,1,0,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,0,1,1,1,0,1}, {1,0,1,1,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,0,1}, {1,0,1,1,1,0,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,0,1,1,1,0,1}, {1,0,1,1,1,0,1,1,1,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,0,1,1,1,0,1}, {1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1}, {1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1} }; int main() { desenha_mapa(); return 0; } void desenha_mapa() { int l,c; for(l=0;l<LINHA;l++) { for(c=0;c<COLUNA;c++) { switch(mapa[l][c]) { case 0: printf(" "); break; case 1: printf("%c", 219); break; } } printf("\n"); } }
  15. C Como fechar somente a janela do allegro 4

    Acho que não funciona chamando uma função do C++, tem que usar as próprias callback do Allegro para fechar no X. Algo mais ou menos assim: #include <allegro.h> volatile int saiu = false; void fechar() { saiu = true; } END_OF_FUNCTION(fechar) int main() { allegro_init(); install_keyboard(); set_color_depth(32); set_gfx_mode(GFX_AUTODETECT_WINDOWED, 800, 600, 0, 0); set_window_title("Teste"); LOCK_FUNCTION(fechar); set_close_button_callback(fechar); while (!saiu) {} } END_OF_MAIN();

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×