Ola amigos! Nos últimos dias venho pesquisando e preciso tomar uma decisão a respeito do armazenamento de arquivos da minha empresa. Tenho hoje 7 máquinas que trafegam arquivos diariamente entre si.
Trata-se de uma empresa de produtos gráficos. Então são arquivos pesados e que preciso que sejam armazenados com segurança e que estejam sempre acessíveis de qualquer um dos 7 computadores e eventualmente de fora da empresa.
Hoje tenho um desktop comum, i5, 4gb de ram, 1tb de hd, windows e antivirus. Ele faz o papel de armazenar os arquivos etc. Só que obviamente sofro porque um desktop não foi feito para a função de ficar ligado 24/7, alem de as vezes reiniciar sozinho e nao consigo ter acesso de fora da empresa, riscos de perder arquivos (nao fiz RAID ainda), etc.
Então decidi dar o proximo passo.
Mas servidor não é um passo grande demais? Contando que são somente "jpg" e "pdf" indo de la pra ca? Uma storage com duas HDs em Raid ja nao daria conta? Se sim, qual recomendam?
Outra opção que pensei foi em servidor na nuvem. Só que preciso que os computadores compartilhem de uma mesma pasta, e não que sincronizem arquivos. De modo que duas pessoas não consigam "salvar dois arquivos .doc ao mesmo tempo" por exemplo. Por isso google drive e dropbox concencionais estão fora de cogitação.
FTP? Funcionaria?
Me perdoem por tantas perguntas. Sou leigo no assunto
Obrigado pela ajuda!!!