Olá, tenho tido problemas com meu roteador (Link One L1-RW332).
Comumente, o sinal simplesmente cai.
O celular se desconecta por uns 2 minutos. Percebo que assim que cai, a rede some das disponíveis, quando reaparece ele fica tentando até conseguir a reconexão. Geralmente leva de 2 a 3 minutos, mas, as vezes, demora muito mais. Pode demorar tanto que tenho que desligar e ligar o roteador e modem.
No notebook não chega a se desconectar, mas também fica o mesmo tempo como conexão limitada e nem o roteador consigo acessar (192.168.0.1).
Eu sei que o problema não é com a internet, pois se eu conectar um cabo de rede do modem ao notebook ou do roteador mesmo ao notebook, a internet funciona perfeitamente sem interrupções. E ainda cai para quem estiver conectado pelo wifi.
Não tenho muito conhecimento sobre, mas imagino que o problema está na quantidade de dispositivos conectados (4 celulares, 2/3 notebooks, SmarTV...), pois quando estou sozinho em casa é muito difícil o roteador cair. E sei que não é devido a minha banda de 10Mb porque consigo ver o quanto de banda os dispositivos estão usando (limitando a banda também não adianta) e mesmo de madrugada, quando ninguém usa, a conexão cai. Ela pode cair nenhuma vez ao dia, quando estou sozinho, ou várias vezes, quando estão todos em casa.
Outro problema é que quando que o telefone sem fio toca, o wifi simplesmente desaparece. Entretanto, esse problema imagino que seja devido a interferência por o telefone trabalhar em 2.4GHz.
Minhas dúvidas são: Posso resolver a questão de cair esporadicamente configurando? E principalmente, vale a pena eu comprar um outro roteador e um telefone de 1.9GHz?
Pensei em comprar um roteador dual band (5GHz e 2.4GHz), mas como nenhum dispositivo aqui suporta 5GHz, seria mais um investimento para o futuro.