Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

APitt

Membro Pleno
  • Posts

    24
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

15
  1. @Luan0811 O teu equipamento atual é um equipamento focado em ser de baixo custo e de baixo consumo de energia. Assim como o @NIGHT FALL falou aí em cima, não vale a pena você tentar "upar" esse equipamento (são peças relativamente já antigas, praticamente tudo que é compatível aí, além de mais lento do que uma peça atual, vai ter quase o mesmo preço de uma de geração atual) . No fim vai sobrar tanta peça que talvez fosse melhor você tentar negociar esse aí inteiro logo após montar um novo "do zero". Se você optar em substituir peças, a sobra você só vai conseguir vender para um técnico, que irá revender (e acredite, só irão comprar se o valor ficar lá no chão, talvez você fique até com peças que sobraram do upgrade encalhadas)... Logo você tem a chance de conseguir um valor um pouco melhor vendendo o teu micro atual inteiro para um usuário final, tem muita gente querendo comprar micro básico para o filho poder estudar à distância para o Enem. Se você ainda não tiver com toda a grana necessária para montar um novo, o que dá para upar e aproveitar depois no micro novo, seria um SSD como unidade para rodar o sistema operacional e programas que você usa mais. Mesmo no teu sistema atual, ele já vai dar outra vida para o teu computador. No fim você vai ver que vale mais a pena você ter um computador novo para mais 5 anos do que fazer um "puxadinho" para já estar passando raiva daqui a pouco tempo com esse aí.
  2. @Lorenzzo Santos Então, fonte pode dar um monte de problema em outros componentes, mas, na minha opinião, não tá com cara de ser isso não. adicionado 8 minutos depois @Lorenzzo Santos Melhor usar uma escova de dentes macia, cotonete pode soltar fiapos minúsculos. Use álcool isopropílico (alcool comum contém água e vai estragar a placa). Escove sem forçar, o álcool vai fazer o trabalho de soltar a sujeira, então não é uma questão de força e sim de você conseguir passar por todos "dentes" do slot. O álcool evapora rápido, coisa de uns 5 minutos já são mais que suficientes para você descobrir se funcionou. Faça a mesma coisa em ambos os pentes. Fazendo isso e pondo o bios no padrão de fábrica (optimal settings) mesmo que não funcione, você já vai ter eliminado alguns bons candidatos ao defeito. Na sequencia, se não funcionar, sugiro a fazer o "diagnostico de memória do windows", ele vai resetar e fazer o teste de endereçamento completo, para você poder descartar mais uma causa provável.
  3. Provavelmente é contato sujo pois funciona e as vezes não. Isso explicaria também o dual channel as vezes não funcionar (mesmo detectando 2 pentes) pois para que ele funcione as memórias têm de estar trabalhando 100% no mesmo ritmo, mesmo que para isso tenha que se reduzir a velocidade de um eventual pente mais rápido. Sugiro você dar uma limpeza nos pentes de memória e em seus slots, obviamente com muito cuidado e usando produtos específicos para não danificá-los. Outra sugestão é que você citou não manjar muito de bios mas vale a pena ao menos você entrar lá e botar o famoso "BIOS Optimal Default Settings" (já deve ter uma legenda e uma tecla de atalho para isso, basta ler o rodapé, normalmente vai ser um "F9", saia tendo certeza que salvou "save and exit" em vez de sair com a tecla ESC). É possível que alguém tenha feito uma configuração personalizada das memórias, você botando no Optimal e salvando, vai poder descartar essa hipótese. Dando tudo certo, depois você tenta habilitar o XMP se tua memória aceitar mais que os 1600 que ela tá dando atualmente, teu problema agora é fazer funcionar direito primeiro.
  4. @rafapebio Que bom que você já está avançando. O código de 5 bipes é problema com processador mas ele é apenas um norte na solução do problema. A placa de vídeo "conversa" intimamente com o processador através das trilhas PCI-Express, talvez esses dois componentes tenham se arrebentado mutuamente ainda por motivo desconhecido (tomara que o prejuízo tenha se limitado somente à placa de vídeo). Agora respondendo a tua pergunta, deixar o micro sem dispositivo de vídeo, daria os bipes de erro de vídeo (os tais oito bips curtos ou um longo e dois curtos) mas como eu disse, é só um norte na busca do problema (fora que existe uma ordem de erros a serem apresentados, se não me engano CPU é um dos primeiros na hierarquia. As vezes você resolve um e depois vem outro bip de erro. Eu já até liguei um micro com vídeo onboard uma vez sem as memórias para ver se ele apresentaria o erro de memória ou se insistiria na mesma sequência de bipes pois eram duas coisas interligadas, video onboard e pentes de memória RAM). No teu caso, você colocando uma outra placa de vídeo aí realmente deve te dar a conclusão do problema. E, finalmente, não querendo botar a pulga atrás da tua orelha mas, às vezes, uma fonte de alimentação consegue trabalhar com pouca carga e somente demonstra o defeito quando se tenta extrair mais energia dela. Se não funcionar, aproveita que vai estar tudo meio desmontado e dá uma inspeção visual na placa-mãe, por baixo de onde fica o processador (sem tirar ele) para ver se o socket está ok. Finalmente, se a placa-mãe estiver boa e processador e placa de vídeo queimados, por eliminação, teria sido tua fonte que causou (ou deixou passar algum surto) provocando a queima desses componentes.
  5. @rafapebio Para vídeo o código de erro são oito bips curtos ou um longo e dois curtos. O ideal realmente é você conseguir outra fonte e outra placa de vídeo então para testar. Lembre-se de tirar tudo que não for essencial (já peguei uma vez um cliente com um mouse em curto! o computador não ligava por causa de um mouse rsrs), ficando só o essencial para ele dar vídeo, trocando bancos de memória e usando um pente só como o outro usuário aí em cima sugeriu, inclusive soltando os cabos do gabinete que estão conectados à placa-mãe (deixa só o Pwr). A probabilidade é que seja realmente algo ligado ao processador ou a seu Socket físico (o ideal seria ter alguém com uma placa-mãe compatível com teu processador, aí você já testaria o componente suspeito de uma vez só). Como imagino que vai ser difícil para você conseguir uma placa-mãe compatível para testar, tenta ao menos descobrir o que "não é" para você avançar, ainda que devagar, na solução do problema.
  6. @rafapebio Normalmente esse erro de 5 bips é processador danificado (talvez por conta da temperatura durante o jogo), fora que pelo seu relato ele nem travou, apagou direto. Sugiro a soltar tudo que não for essencial, deixando apenas o suficiente para abrir o vídeo onboard (se disponível) e que teste com uma outra fonte emprestada também para que possa eliminar a possibilidade de um falso erro de processador por este estar sendo alimentado com tensão incorreta pela fonte. Eu não cravaria direto que teu processador queimou pois nos últimos anos eles têm ficado bem parrudos, normalmente defeitos assim você só vai conseguir achar por eliminação, podendo ser problema de chipset de placa-mãe ferrado, bios ou soquete de processador derretido para dar erro de processador sem que ele esteja realmente com problema.
  7. Ué, então devia ter funcionado. A hora do relógio é uma das configurações que estavam no Bios, era para ele ter voltado para o setup de fábrica. Sugiro tentar uma vez mais, retirando a bateria antes e demorando ao menos uns 15 segundos no curto para eliminarmos essa solução e partirmos para uma outra (Se não funcionar, significa que o problema não está em alguma configuração de seu BIOS ou ele está corrompido, pois ela necessariamente tem que ir para o setup de fábrica ao perder as configurações salvas e mantidas pelo CMOS). As vezes a solução é algo mais simples como botar o teclado em outra porta ou usar outro teclado. Se o Bios estiver corrompido o melhor seria tentar trocar a placa (se ela foi recentemente adquirida), se não der para trocá-la e o BIOS estiver com problemas e não estiver aceitando o reset, teria de correr pelo lado que sua placa tem Dual BIOS mas o manual que encontrei em PDF é pobre neste sentido. Tenta aí e relata para ao menos já ir eliminando alguma coisa. Boa sorte.
  8. Boa tarde! Segundo o manual do proprietário da sua placa-mãe, o local para dar o "clear CMOS" é logo abaixo do Sata 4 e acima do F_Panel (basta fechar o curto ali com a ponta de uma chave de fenda por alguns segundos, obviamente com o equipamento desligado).
  9. Desculpe a demora em resposta. Não tenho nenhuma loja para indicar, sugiro dar uma pesquisada em adaptador displayport/hdmi 4k (o que certamente você já deve ter feito rsrs). Dei uma olhada rápida e achei de tudo quanto é preço (de R$ 60,00 até R$ 250,00)... Até me deu uma animada, vou ver se compro um para mim também (eu já tinha desistido do adaptador 4k).
  10. Só fica atento na qualidade do adaptador. Eu acabei comprando um que só chega à 1080p quando a intenção era usar numa TV 4k (testei depois em outros dispositivos e realmente o meu não passa de FullHd). Existem alguns modelos que aceitam maior resolução, se seu caso for parecido, fica atento com isso na hora de adquirir.
  11. @Sâmella Na minha opinião, a única temperatura que está alta é da Geforce 9800. Mesmo coluna de "mínimo", ela já abre à 84ºC, temperatura essa que só seria normal em caso de de uso médio/severo da GPU, o que não parece ser o caso. Sugiro a usar um software específico para monitorar GPU (eu uso o Afterburner, que é excelente pois funciona com qualquer placa), e conferir a temperatura dela, velocidade do cooler dela bem como as frequências e cargas que a placa de vídeo deve estar suportando para chegar nessa temperatura (nos últimos anos até algumas páginas web têm rodado scripts maliciosos que começam a "minerar" criptomoedas sorrateiramente enquanto você inocentemente navega na internet). Ou ela está com problemas de refrigeração ou existe algum processo oculto puxando sua placa de vídeo (e consequentemente sua conta de luz). Em caso de uso severo, essa temperatura está dentro do que o fabricante considera como normal, embora por questão de vida útil, os usuários normalmente limitam como corte uma temperatura mais baixa, na casa dos 75ºC (pelo Afterburner você consegue facilmente "setar" a temperatura máxima aceitável. Ao chegar nessa temperatura o programa reduz o clock da placa para que ela fique dentro da faixa definida pelo usuário, em vez de seguir o que o bios dela diz).
  12. Bom, então já restringiu à saída do roteador até teu micro (configuração/saída do roteador, cabo de rede, tua placa de rede e configuração do teu micro). Se quiser resolver em definitivo, você vai ter que plugar um outro dispositivo no mesmo cabo (pega um notebook com alguém) e refaz os testes. Assim você vai conseguir ir restringindo até descobrir onde está o problema. Se não tiver paciência para fazer isso agora, sugiro como paliativo, você comprar um adaptador de rede wifi usb. Alguns modelos usam antena convencional e devem dar mais velocidade que teu celular e nem são tão caros face a aporrinhação de ficar com uma internet capenga no micro.
  13. Bom, pode ser um mundo de coisas... Sugiro testar com outro dispositivo (para ver se realmente o problema é do teu micro) e em outros horários/sites de velocímetro. Pode ser que embora você tenha contratado um serviço de 100Mb, o provedor só esteja conseguindo cumprir 10% do contratado. Na pior das hipóteses reclama com o provedor que eles não estão cumprindo a velocidade que eles vão mandar um técnico verificar. Dependendo do tipo de conexão que o provedor use, pode ser que o problema esteja literalmente no poste em frente à tua casa.
  14. Se você pudesse postar sua configuração dava para ter uma ideia melhor. Tomando por base que as únicas alterações foram as relatadas, imagino que seja relacionado às memórias. Por ser rápido de fazer, sugiro retirar o pente novo, retornando à configuração anterior para testar. Vale a pena verificar também se elas estão em dual channel (tem placas com 4 slots de memória que em alguns modelos o dual são bancos 0 e 2 em outras se usa o 0 e 1) e se o XMP está ativo. Imagino que o mais provável é que as memórias não estejam trabalhando bem em conjunto, forçando o controlador de memória a trabalhar num regime de contingência. Sugiro fazer também um benchmarking de memória com cada pente separadamente e os dois. As vezes baixar um pouco a frequência pode fazer elas darem menos erro e ter um resultado final melhor. É comum em overclock, antes de se chegar na parte que o micro trava, se entrar numa zona que a frequência nominal está alta mas o desempenho começa a cair. Pode ser que o lote dessa memória nova não seja tão bom quanto a anterior que conseguia levar os 3GHz de boa.
  15. Esses defeitos intermitentes são os piores... minha sugestão, se você já não o tiver feito, é deixar somente o mínimo para que a placa-mãe ligue (mesmo que vá parar na tela de erro do bios por falta de hd... eu deixaria somente a fonte e a placa-mãe com seu cooler e no vídeo onboard (sem hd, ssd, placa de vídeo). Acho que valeria a pena até soltar fios de power e reset do gabinete. Há alguns anos peguei um micro que não ligava devido a um mouse usb com problemas, daí a importância de tirar tudo que não é vital, mesmo que aparentemente inofensivo. Você reduziria suas dúvidas à fonte e placa-mãe apenas e com segurança voltaria a ir adicionando os itens até identificar onde está esse problema que por ser intermitente, vai lhe tomar muito mais tempo que um defeito "comum".

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...