Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MurilloFCL

Membro Júnior
  • Posts

    11
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Boa tarde a todos, Passando por aqui só para agradecer a todos que ajudaram e postar algumas fotos do inversor de frequência (tcc) concluído. As dicas que obtive aqui me auxiliaram muito. O tópico já pode ser fechado. Obrigado.
  2. Olá, estou precisando de capacitores de 10uF com mais de 350V para atuar em um filtro LC. Porém a forma de onda a que este ficará exposto é um pwm senoidal de 20kHz, com "frequencia fundamental" variando de 5Hz a 120Hz. O capacitor da figura é utilizado em partida de motores e está em sua especificação a frequência de trabalho 50/60Hz, além do fato de ser utilizado talvez em curtos periodos de tempo . Gostaria que alguém me confirmasse se esse capacitor de partida realmente não consegue trabalhar na frequencia da minha onda de saída... ou se a especificação 50/60Hz é apenas uma menção às frequencias utilizadas por motores... Meu problema consiste em encontrar capacitores comuns de poliester deste tamanho... Aguardo e agradeço desde já.
  3. Falando agora da modulação PWM, estou com uma frequência de PWM de 20 kHz e de acordo com o tempo de interrupção de timer0 o duty cycle é alterado segundo uma Look Up Table senoidal variando de 10 em 10 graus. O controle do tempo de estouro do timer0 está relacionado ao controle da frequencia das senoides de saida. Ou seja o tempo do timer0 depende de um valor recebido em um canal AD. O resumo é: o duty cycle é dependendente da frequencia desejada e dos valores da tabela senoidal. Porém para manter a relação V/f constante, conforme a frequencia(valor lido pelo ADC) diminui, diminui-se também os duty cycles com o objetivo de diminuir a tensão eficaz na saida. Mas com isso os duty cycles do canal de PWM complementar se tornam maiores. A questão é: estou diminuido o valor eficaz da tensão de saída ou apenas dando um offset negativo na mesma?
  4. Que isso, não há necessidade. Apenas compartilhei um pouco mais sobre mim. De forma alguma. Sugestões são sempre vindas, e esta que me destes é uma outra boa opção e que seguirei caso a outra não for possível.
  5. kkkkkkk na verdade tens uma visão errônea sobre mim, estou acostumado a manipular furadeiras, serras, formões, talhadeiras e varios tipos de ferramentas ditas "pesadas"... Apenas não tenho experiência com circuitos eletrônicos na prática e não tinha certeza se o parafuso/porca iria realmente entre as aletas, ou a conexão com o dissipador era feita de alguma outra forma (nunca se sabe, quando não tens a prática). Além disso estava receoso quanto ao fato de entrar roçando as aletas caso não encontrasse um parafuso pequeninho por aqui.... Agradeço novamente a atenção e o auxílio Abç
  6. Agradeço muito a ajuda de todos, e se me permitem, segue mais uma duvida que também considero bem elementar. Segundo alguns cálculos cheguei em um dissipador como este da imagem, porém este possui largura entre aletas de 6,6 mm e a dúvida é se a porca/parafuso para o encapsulamento TO-3P ira encaixar neste espaço de 6,6mm.... (A verdade é que nem sei se esse dissipador com 8mm de largura na base será adequado...)
  7. Mais uma dúvida que me surgiu, considerando a ponte trifásica de IGBTs da figura, posso ligar um unico dissipador(mas bem grande) nos 3 IGBTs superiores mas não posso utilizar um unico dissipador nos 3 IGBTs inferiores, é isso?
  8. Realmente. Estava vendo há pouco algumas applications notes da Fairchild e IR e me parece que o uso do circuito de bootstrap dispensa o uso de várias fontes, porêm há a limitação de que o duty cycle do igbt superior não seja grande (maior que 50%), pois neste caso o tempo em ON do igbt inferior pode ser insuficiente para carregar o capacitor de bootstrap prejudicando com isso o disparo do igbt superior no próximo ciclo. Em meu projeto os duty cycles variam senoidalmente e assim apresentam duty grande em parte do tempo... não sei como o circuito bootstrap reagiria nesse caso.
  9. Olá pessoal, estou desenvolvendo um projeto de inversor de frequência trifásico, e fiquei com dúvidas na parte de níveis de corrente necessários pelo IGBT. O que estou usando é um FGA25N120ANTDTU, e havia pensado em enviar os sinais do PIC a um TLP250 (para fins de isolamento) e depois do TLP250 enviar o sinal a drivers IR21094 (com circuitos de bootstrap) que tenho disponíveis, estes são capazes de fornecer o PWM complementar e incluir um Dead Time. Porém não consegui obter informações sobre corrente necessária para o gate do IGBT, e com isso surgiu a duvida uma fonte de 15V 1A será suficiente para todos IGBTs? ou preciso de mais corrente ? Ou ainda 3 fontes separadas? A saída do TLP é capaz de fornecer até 2 A, porém o IR21094 fornece na saída até 250 mA. Mais um ponto em que fiquei confuso.... Bastaria apenas o TLP250 para guiar os IGBTs (é claro que neste caso o PIC teria que fornecer os 6 PWM e o dead time)? Outra questão ainda é de como deve ser o circuito de entrada do gate do IGBT, basta um resistor ou um circuito maior é necessário? São várias dúvidas e espero que alguém possa me ajudar... Obrigado por enquanto.
  10. Olá amigos, também estou tentando desenvolver um projeto de inversor para controle de motores até 5CV, achei muito bacana a dica dada para setar o PWM, porém uma duvida que tenho é quanto a ativação dos IGBTS, nesse caso voce apresenta as tres saidas pwm e essas saidas são destribuidas aos IGBTs corretos a cada certo tempo estimado ativando sempre 3 IGTBTs por vez com os 3 PWM formados, é isto..? Obrigado por enquanto

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...