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  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Helen Fernanda de Souza

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Sobre Helen Fernanda de Souza

  1. VisualG Construção algoritmo de numeração

    Boa noite, obrigada pela ajuda e a resposta, como você disse só vou poder ir mais afundo nos estudos, dia 04 do més que vem ferias ;D agradeço pela ajuda, e mais uma vez obrigada trabalho completo e encerrado.
  2. VisualG Construção algoritmo de numeração

    essa parte aqui do código nao esta funcionando olha eu ja to ficando louca, ajeita esse código para min //Sorteia os primeiro 50 números do vetor de 90 posições escreval("Vamos Escolher Aleatoriamente Os Primeiros 20 Números Dos 90") para i de 1 ate 20 faca // serão 90 números repita // repite se precisar ok := verdadeiro p:=randi(200)+1 // gera um número aleatorio se vetor_90_1[p]=0 ENTÃO//numero foi deletado ok := falso fimse para j de 1 ate 20 faca//verifica os trinta numeros no vetor_30_1 se ok = verdadeiro ENTÃO //se o número não houver sido deletado se vetor_20_1[j] = vetor_90_1[p] ENTÃO//se no vetor já haver o numero gerado ok := falso// b recebe o valor 2 para repetir e escolher outro numero interrompa fimse fimse fimpara se ok = verdadeiro ENTÃO vetor_20_1[i] := vetor_90_1[p] //vetor_3 armazena o numero gerado fimse ate ok fimpara escreval("Os Primeiros 20 Números Foram Gerados Com Sucesso") //escrevando os primeiros números gerados aleatórios escreval("Aqui Estão Os primeiros 20 Números Gerados Aleatórios") p:=1 para i de 1 ate 10 faca para j de 1 ate 2 faca escreva(vetor_20_1[p]," - ") p := p+1 fimpara escreval//para pular para a linha de baixo fimpara escreval("Tecle Enter") leia(aguardar) fimalgoritmo
  3. VisualG Construção algoritmo de numeração

    Boa noite, então tentei sortear 20 números dos 90 e não funcionou, da erro no visualG ai tem que abrir novamente o programa. eu acho que não estou conseguindo fazer a conexão dos vetores estou tendo dificuldade para entender. se eu não conseguir resolver isso vou parar por aqui aqui está o código algoritmo "Algoritmo exercicio de numeracao3" var vetor_200 :vetor [1..200] de inteiro //vetor armazena 200 posiçoes vetor_90_1 :vetor [1..90] de inteiro //vetor armazena 200 posições vetor_20_1 :vetor [1..20] de inteiro //vetor armazena 25 posições p :inteiro //auxiliar para posicionar o vetor i,j :inteiro //auxiliar para percorrer o vetor OK :logico //flag para verificar se a etapa foi realizada com sucesso excluir :inteiro //número a ser excluído do vetor aguardar:caracter //variável criada apenas para aguardar um ENTER na interação com o usuário Inicio //gera os 200 números do vetor inicial escreval("GERANDO OS 200 NÚMEROS INICIAIS...") para p de 1 ate 200 faca vetor_200[p]:=p fimpara escreval("Tecle Enter") leia(aguardar) escreval("NÚMEROS GERADOS COM SUCESSO!") //exibe os 200 números gerados escreval() escreval("Aqui estão os 200 números iniciais") p:=1 para i de 1 ate 20 faca //cada linha para j de 1 ate 10 faca //cada coluna escreva(vetor_200[p]:2," - ") p:=p+1 fimpara escreval//para pular para a linha de baixo fimpara //"Remove" 10 números do vetor inicial escreval() escreval("REMOVENDO 10 NÚMEROS DO VETOR INICIAL...") para i de 1 ate 10 faca repita OK:=verdadeiro //inicializa a flag como OK escreva("Digite o ",i:2," número de 1 a 200 para deletar: ") //ALEATORIO ON //HABILITA O RECURSO DE GERAR VALORES ALEATÓRIOS //aleatorio -20,80 //DEFINIE A FAIXA DE NÚMERO QUE PODEM SER GERADOS leia(excluir) //ALEATORIO OFF //DESABILITA O RECURSO //OBS.: para faltar a ler pelo teclado, basta remover essas linhas se (excluir<1) ou (excluir>200) ENTÃO //se o número está fora da faixa válida escreval("Só pode ser número de 1 a 200") OK:=falso //marca como inválido {escreva("Digite ENTER para retornar")} //acho que não é necessário {leia(aguardar) //apenas para aguarda um ENTER} senao se vetor_200[excluir]=0 ENTÃO //se posição já está removida escreval("Esse número ja foi removido, escolha outro") OK:=falso //marca como inválido {escreva("Digite ENTER para retornar")} //acho que não é necessário {leia(aguardar) //apenas para aguarda um ENTER} senao vetor_200[excluir]:=0 //remove o número do vetor fimse fimse ate OK fimpara escreval("NÚMEROS REMOVIDOS COM SUCESSO") //exibe os 10 números que foram removidos escreval() escreval("Aqui estão os 10 números removidos") para p de 1 ate 200 faca se vetor_200[p]=0 ENTÃO //se tiver zero ENTÃO o número foi removido escreva(p:2," - ") //exibe a posição do número (que representa o próprio número) fimse fimpara escreval() escreval("Tecle Enter") leia(aguardar) //exibe os 190 números que sobraram após ser removido os 10 escreval() escreval("Aqui estão os 190 números que sobraram") p:=1 para i de 1 ate 20 faca para j de 1 ate 10 faca se vetor_200[p] <> 0 ENTÃO escreva(vetor_200[p]:2," - ") senao escreva(" "," - ") fimse p:=p+1 fimpara escreval() fimpara escreval("Tecle Enter") leia(aguardar) //Sorteia os primeiro 90 números do vetor de 200 posições que agora tem 190 escreval("Vamos Escolher Aleatoriamente Os Primeiros 90 Números Dos 190") para i de 1 ate 90 faca // serão 90 números repita // repite se precisar ok := verdadeiro p:=randi(200)+1 // gera um número aleatorio se vetor_200[p]=0 ENTÃO//numero foi deletado ok := falso fimse para j de 1 ate 90 faca//verifica os trinta numeros no vetor_30_1 se ok = verdadeiro ENTÃO //se o número não houver sido deletado se vetor_90_1[j] = vetor_200[p] ENTÃO//se no vetor já haver o numero gerado ok := falso// b recebe o valor 2 para repetir e escolher outro numero interrompa fimse fimse fimpara se ok = verdadeiro ENTÃO vetor_90_1[i] := vetor_200[p] //vetor_3 armazena o numero gerado fimse ate ok fimpara escreval("Os Primeiros 90 Números Foram Gerados Com Sucesso") //escrevando os primeiros números gerados aleatórios escreval("Aqui Estão Os primeiros 90 Números Gerados Aleatórios") p:=1 para i de 1 ate 10 faca para j de 1 ate 9 faca escreva(vetor_90_1[p]," - ") p := p+1 fimpara escreval//para pular para a linha de baixo fimpara escreval("Tecle Enter") leia(aguardar) //Sorteia os primeiro 50 números do vetor de 90 posições escreval("Vamos Escolher Aleatoriamente Os Primeiros 20 Números Dos 90") para i de 1 ate 20 faca // serão 90 números repita // repite se precisar ok := verdadeiro p:=randi(200)+1 // gera um número aleatorio se vetor_90_1[p]=0 ENTÃO//numero foi deletado ok := falso fimse para j de 1 ate 20 faca//verifica os trinta numeros no vetor_30_1 se ok = verdadeiro ENTÃO //se o número não houver sido deletado se vetor_20_1[j] = vetor_90_1[p] ENTÃO//se no vetor já haver o numero gerado ok := falso// b recebe o valor 2 para repetir e escolher outro numero interrompa fimse fimse fimpara se ok = verdadeiro ENTÃO vetor_20_1[i] := vetor_90_1[p] //vetor_3 armazena o numero gerado fimse ate ok fimpara escreval("Os Primeiros 20 Números Foram Gerados Com Sucesso") //escrevando os primeiros números gerados aleatórios escreval("Aqui Estão Os primeiros 20 Números Gerados Aleatórios") p:=1 para i de 1 ate 10 faca para j de 1 ate 2 faca escreva(vetor_20_1[p]," - ") p := p+1 fimpara escreval//para pular para a linha de baixo fimpara escreval("Tecle Enter") leia(aguardar) fimalgoritmo
  4. VisualG Construção algoritmo de numeração

    Boa tarde obrigada @Simon Viegas pela resposta e ajuda, me de alguns exemplos de como faço para uma duvida quero gerar 20 números aleatorio dos 90 aleatório e possível isso ? poderia me dar exemplos. Obrigada pela sua ajuda de fato você é um grande Moderador e um "Grande Sábio"
  5. VisualG Construção algoritmo de numeração

    Boa noite, obrigada pela resposta @Simon Viegas mais ainda continuo não entender muito o que quis dizer mais eu tentei colocar 200 posição no vetor, e acima dos 90 ele continua a dar a mensagem de erro "esse numero foi removido escolha outro" todo numero acima de 90 ele da essa mensagem, e pensei se podia ser que o vetor ele conta de 1,2,3,4,5 e o comando "randi" só embaralha os números dentro do vetor não sei se pode estar ligado a isso o erro mais qual seria a correção.
  6. VisualG Construção algoritmo de numeração

    Olá Boa noite, estive ontem analisando os exemplos e fiz uma pequena modificação no código só para ver como iria agir mais notei que alguns erros porém o código corre de forma correta, mais ao fixar os números dos que gerou aleatório ocorre erro. estranho também que alguns números que tem no vetor que gerou aleatório ao fixar eles da a mensagem de que foi removido sendo que eu removi do 1 ate 10 pelo meu observar erro no vetor algo como espaço !!! ou posso estar errada. me ajudem a corrigir esse problema ele não fixa números altos acima de 90 só abaixo dele coloquei mais espaço no vetor para completa 200 não funcionou também, aqui algumas imagem dos erros o código aqui algoritmo "Algoritmo exercicio de numeracao3" var vetor_200 :vetor [1..200] de inteiro //vetor armazena 200 posiçoes vetor_90_1 :vetor [1..200] de inteiro //vetor armazena 200 posições vetor_10_1 :vetor [1..25] de inteiro //vetor armazena 25 posições p :inteiro //auxiliar para posicionar o vetor i,j :inteiro //auxiliar para percorrer o vetor OK :logico //flag para verificar se a etapa foi realizada com sucesso excluir :inteiro //número a ser excluído do vetor aguardar:caracter //variável criada apenas para aguardar um ENTER na interação com o usuário Inicio //gera os 200 números do vetor inicial escreval("GERANDO OS 200 NÚMEROS INICIAIS...") para p de 1 ate 200 faca vetor_200[p]:=p fimpara escreval("Tecle Enter") leia(aguardar) escreval("NÚMEROS GERADOS COM SUCESSO!") //exibe os 200 números gerados escreval() escreval("Aqui estão os 200 números iniciais") p:=1 para i de 1 ate 20 faca //cada linha para j de 1 ate 10 faca //cada coluna escreva(vetor_200[p]:2," - ") p:=p+1 fimpara escreval//para pular para a linha de baixo fimpara //"Remove" 10 números do vetor inicial escreval() escreval("REMOVENDO 10 NÚMEROS DO VETOR INICIAL...") para i de 1 ate 10 faca repita OK:=verdadeiro //inicializa a flag como OK escreva("Digite o ",i:2," número de 1 a 200 para deletar: ") //ALEATORIO ON //HABILITA O RECURSO DE GERAR VALORES ALEATÓRIOS //aleatorio -20,80 //DEFINIE A FAIXA DE NÚMERO QUE PODEM SER GERADOS leia(excluir) //ALEATORIO OFF //DESABILITA O RECURSO //OBS.: para faltar a ler pelo teclado, basta remover essas linhas se (excluir<1) ou (excluir>200) ENTÃO //se o número está fora da faixa válida escreval("Só pode ser número de 1 a 200") OK:=falso //marca como inválido {escreva("Digite ENTER para retornar")} //acho que não é necessário {leia(aguardar) //apenas para aguarda um ENTER} senao se vetor_200[excluir]=0 ENTÃO //se posição já está removida escreval("Esse número ja foi removido, escolha outro") OK:=falso //marca como inválido {escreva("Digite ENTER para retornar")} //acho que não é necessário {leia(aguardar) //apenas para aguarda um ENTER} senao vetor_200[excluir]:=0 //remove o número do vetor fimse fimse ate OK fimpara escreval("NÚMEROS REMOVIDOS COM SUCESSO") //exibe os 10 números que foram removidos escreval() escreval("Aqui estão os 10 números removidos") para p de 1 ate 200 faca se vetor_200[p]=0 ENTÃO //se tiver zero ENTÃO o número foi removido escreva(p:2," - ") //exibe a posição do número (que representa o próprio número) fimse fimpara escreval() escreval("Tecle Enter") leia(aguardar) //exibe os 190 números que sobraram após ser removido os 10 escreval() escreval("Aqui estão os 190 números que sobraram") p:=1 para i de 1 ate 20 faca para j de 1 ate 10 faca se vetor_200[p] <> 0 ENTÃO escreva(vetor_200[p]:2," - ") senao escreva(" "," - ") fimse p:=p+1 fimpara escreval() fimpara escreval("Tecle Enter") leia(aguardar) //Sorteia os primeiro 90 números do vetor de 200 posições que agora tem 85 escreval("Vamos Escolher Aleatoriamente Os Primeiros 90 Números Dos 190") para i de 1 ate 90 faca // serão 90 números repita // repite se precisar ok := verdadeiro p:=randi(200)+1 // gera um número aleatorio se vetor_200[p]=0 ENTÃO//numero foi deletado ok := falso fimse para j de 1 ate 90 faca//verifica os trinta numeros no vetor_30_1 se ok = verdadeiro ENTÃO //se o número não houver sido deletado se vetor_90_1[j] = vetor_200[p] ENTÃO//se no vetor já haver o numero gerado ok := falso// b recebe o valor 2 para repetir e escolher outro numero interrompa fimse fimse fimpara se ok = verdadeiro ENTÃO vetor_90_1[i] := vetor_200[p] //vetor_3 armazena o numero gerado fimse ate ok fimpara escreval("Os Primeiros 90 Números Foram Gerados Com Sucesso") //escrevando os primeiros números gerados aleatórios escreval("Aqui Estão Os primeiros 90 Números Gerados Aleatórios") p:=1 para i de 1 ate 10 faca para j de 1 ate 9 faca escreva(vetor_90_1[p]," - ") p := p+1 fimpara escreval//para pular para a linha de baixo fimpara escreval("Tecle Enter") leia(aguardar) // fixando 25 numeros do vetor 90 escreval() escreval("FIXANDO 25 NÚMEROS DO VETOR INICIAL...") para i de 1 ate 25 faca repita OK:=verdadeiro //inicializa a flag como OK escreva("Digite o ",i:2," número de 1 a 25 para fixar: ") //ALEATORIO ON //HABILITA O RECURSO DE GERAR VALORES ALEATÓRIOS //aleatorio -20,80 //DEFINIE A FAIXA DE NÚMERO QUE PODEM SER GERADOS leia(excluir) //ALEATORIO OFF //DESABILITA O RECURSO //OBS.: para faltar a ler pelo teclado, basta remover essas linhas se (excluir<1) ou (excluir>200) ENTÃO //se o número está fora da faixa válida escreval("Só pode ser número de 1 a 200 ") OK:=falso //marca como inválido {escreva("Digite ENTER para retornar")} //acho que não é necessário {leia(aguardar) //apenas para aguarda um ENTER} senao se vetor_90_1[excluir]=0 ENTÃO //se posição já está removida escreval("Esse número ja foi removido, escolha outro") OK:=falso //marca como inválido {escreva("Digite ENTER para retornar")} //acho que não é necessário {leia(aguardar) //apenas para aguarda um ENTER} senao vetor_90_1[excluir]:=0 //remove o número do vetor fimse fimse ate OK fimpara escreval("NÚMEROS FIXADO COM SUCESSO") //exibe os 100 números que sobraram após ser removido os 25 escreval() escreval("Aqui estão os 65 números que sobraram") p:=1 para i de 1 ate 65 faca se vetor_90_1[p] <> 0 ENTÃO escreva(vetor_90_1[p]:2," - ") senao escreva(" "," - ") fimse p:=p+1 fimpara escreval() escreval("Tecle Enter") leia(aguardar) fimalgoritmo
  7. VisualG Construção algoritmo de numeração

    Boa noite obrigada pela ajuda @Simon Viegas realmente é o que disse só que falta essa parte para ele ficar completo e eu não sei fazer me ajude com ele por favor, inclusive ele esta completo assim!!! - Gera 60 números para o vetor_60; - Exclui 10 número do vetor_60; - Sorteia 30 números para o vetor_30_1 do vetor_60; - Sorteia 30 números para o vetor_30_2 do vetor_60; - Sorteia 30 números para o vetor_30_3 do vetor_60; - Exclui 10 número do vetor_30_1; - Exclui 10 número do vetor_30_2; - Exclui 10 número do vetor_30_3; - Sorteia 10 números para o vetor_10_1 do vetor_30; - Sorteia 10 números para o vetor_10_1 do vetor_30; - Sorteia 10 números para o vetor_10_1 do vetor_30; o que esta faltando e a parte que não sei fazer e a parte do excluir 10 dos vetores que gerou 30 e lembrando e removido pelo usuário os 10 então sobraria 20 números ainda do vetor 30_1 certo agora desses 20 que sobrou vou gerar ele aleatorio 10 numero entendeu ele completo e dessa forma que fez! eu tentei mais nem funciona parece que nao conecta com o resto do codigo olha a caca que fiz esse é o codigo antigo tentando criar o passo de excluir 10 dos 30 e gerar aleatorio mais 10 dos 20 que sobram do 30 //fixando 10 Numeros dos 30 aleatorio escreval("vamos fixar 10 numeros dos 30 gerados") para excluir de 1 ate 10 faca // comando para fazer de 1 ate 10 repita b := 1 escreva("Digite O",excluir," Número de 1 a 30 Para Deletar ") leia(c) //ler entrada teclado se (c<1) ou (c>60)então // so vale de 1 ate 60 escreval("so pode ser numero de 1 a 30 escolha outro tecle enter") b := 2 leia(c) senao se vetor_3[c] = 0 então escreval("o numero ja foi deletado , escolha outro tecle enter") b := 2 leia(c) senao vetor_3[ c ] := 0 fimse // aqui estão os 20 numeros que sobraram escreval("Aqui Estão Os 20 Números Que Sobraram") d := 1 para a de 1 ate 20 faca se vetor_3[d] <> 0 então escreva(vetor_3[d]," - ") senao escreva(" - ") fimse d := d+1 fimpara escreval //gerando 10 numeros aleatorio dos 20 que sobraram escreval("Vamos Escolher Aleatoriamente 10 Números Dos 20") para a de 1 ate 10 faca // serão 10 números repita // repite se precisar b:=1 // com valor 1 ele não repete g:=randi(60)+1 // gera um número aleatorio se vetor_normal[g]=0 então//numero foi deletado b:=2//b recebe valor 2 para repetir e escolher outro fimse fimpara para c de 1 ate 10 faca//verifica os dez numeros no vetor_3 se b <> 2 então// se o número não houver sido deletado se vetor_aleatorio[c] = vetor_normal[g] então//se no vetor já haver o numero gerado b:=2// b recebe o valor 2 para repetir e escolher outro numero interrompa fimse fimse fimpara se b <> 2 então vetor_aleatorio[a]:= vetor_normal[g] //vetor_3 armazena o numero gerado fimse b:=b-1 // b recebe b menos 1 ate b=0 // se b igual zero ele passa fimpara //mostrar os 10 numeros escolhido aleatorio em tela para a de 1 ate 10 faca escreva(vetor_aleatorio[a]," - ") fimpara para melhor compreensão o que falta para completar e essa parte - Exclui 10 número do vetor_30_1; - Exclui 10 número do vetor_30_2; - Exclui 10 número do vetor_30_3; - Sorteia 10 números para o vetor_10_1 do vetor_30; - Sorteia 10 números para o vetor_10_1 do vetor_30; - Sorteia 10 números para o vetor_10_1 do vetor_30; Obrigada pela ajuda e desculpa por não saber programar ainda to indo aos pouco.
  8. VisualG Construção algoritmo de numeração

    Muito obrigada pela ajuda sim , eu quero fixar 10 numero de cada 30 pelo usuario e de cada 30 sobraria 20 e gerar aleatorio de cada 20 10 numeros so falta essa parte. queria utilizar esse processo nos dois codigo e ja tentei nao consigo fazer ou pensar como chegar la me ajuda com esse codigo feito nos 2 exemplos para estudar estou quase desistindo ja disso e a parte final do programa tentei fazer com o modo que disse e nao deu obrigada. e complicado agora que to aprendendo os comando ate la tem uma luta.
  9. VisualG Construção algoritmo de numeração

    Bom dia hoje tentei fazer o que me disse não funcionou, parece que não conecta com a o vetor e joga os números que sobrou em outro vetor para o processo randi e ao tentar ler e fixar 10 números dos 30 não acontece onde estou fazendo errado estou quebrando a cabeça e refazendo do zero mais não vai adicionei mais 2 vetores um para os 20 que sobram dos 30 e outro e para 10 aleatórios ajuda com essa dor de cabeça. Algoritmo "Algoritmo exercicio de numeracao2" Var excluir,fixar,a,b,c,d,g : inteiro //variaves vetor_normal : vetor[1..60] de inteiro // vetor armazena 60 posiçoes vetor_3 : vetor[1..30] de inteiro // vetor armazena 30 posições vetor_s : vetor[1..20] de inteiro // vetor armazena 20 posições vetor_aleatorio : vetor[1..10] de inteiro // vetor armazena 10 posições //inicio do codigo Inicio // vamos armazenar os 60 numeros na variavel a e dentro do vetor_normal para a de 1 ate 60 faca vetor_normal[a] := a // armazena 60 numeros dentro do vetor_normal fimpara // deletando 10 numeros escreval("vamos excluir 10 numeros de 1 a 60") para excluir de 1 ate 10 faca // comando para fazer de 1 ate 10 repita b := 1 escreva("Digite O",excluir," Número de 1 a 60 Para Deletar ") leia(c) //ler entrada teclado se (c<1) ou (c>60)então // so vale de 1 ate 60 escreval("so pode ser numero de 1 a 60 escolha outro tecle enter") b := 2 leia(c) senao se vetor_normal[c] = 0 então escreval("o numero ja foi deletado , escolha outro tecle enter") b := 2 leia(c) senao vetor_normal[ c ] := 0 fimse fimse b := b-1 // nao entendi essa parte o do por que ate 0 ate b = 0 fimpara escreval("Aqui Estão Os 10 Números Deletados") para a de 1 ate 60 faca // comando de 1 ate 60 armazena variavel a se vetor_normal[a] = 0 então// se for zero então o número foi deletado escreva(a," - ") fimse fimpara escreval escreval("Aqui Estão Os 50 Números Que Sobraram") d := 1 para a de 1 ate 50 faca se vetor_normal[d] <> 0 então escreva(vetor_normal[d]," - ") senao escreva(" - ") fimse d := d+1 fimpara escreval escreval("Vamos Escolher Aleatoriamente 30 Números Dos 50") //aqui é onde gera os numeros aleatórios para a de 1 ate 30 faca // serão 30 números repita // repite se precisar b:=1 // com valor 1 ele não repete g:=randi(60)+1 // gera um número aleatorio se vetor_normal[g]=0 então//numero foi deletado b:=2//b recebe valor 2 para repetir e escolher outro fimse para c de 1 ate 30 faca//verifica os trinta numeros no vetor_3 se b <> 2 então// se o número não houver sido deletado se vetor_3[c] = vetor_normal[g] então//se no vetor já haver o numero gerado b:=2// b recebe o valor 2 para repetir e escolher outro numero interrompa fimse fimse fimpara se b <> 2 então vetor_3[a]:= vetor_normal[g] //vetor_3 armazena o numero gerado fimse b:=b-1 // b recebe b menos 1 ate b=0 // se b igual zero ele passa fimpara //aqui é onde termina a geração dos números aleatórios //escrevando os números gerados aleatórios escreval("Aqui Estão Os 30 Números Gerados Aleatórios") d:=1 para a de 1 ate 3 faca para c de 1 ate 10 faca escreva(vetor_3[d]," - ") d := d+1 fimpara escreval//para pular para a linha de baixo fimpara //fixando 10 Numeros dos 30 aleatorio escreval("vamos fixar 10 numeros dos 30 gerados") para excluir de 1 ate 10 faca // comando para fazer de 1 ate 10 repita b := 1 escreva("Digite O",excluir," Número de 1 a 30 Para Deletar ") leia(c) //ler entrada teclado se (c<1) ou (c>60)então // so vale de 1 ate 60 escreval("so pode ser numero de 1 a 30 escolha outro tecle enter") b := 2 leia(c) senao se vetor_3[c] = 0 então escreval("o numero ja foi deletado , escolha outro tecle enter") b := 2 leia(c) senao vetor_3[ c ] := 0 fimse // aqui estão os 20 numeros que sobraram escreval("Aqui Estão Os 20 Números Que Sobraram") d := 1 para a de 1 ate 20 faca se vetor_3[d] <> 0 então escreva(vetor_3[d]," - ") senao escreva(" - ") fimse d := d+1 fimpara escreval //gerando 10 numeros aleatorio dos 20 que sobraram escreval("Vamos Escolher Aleatoriamente 10 Números Dos 20") para a de 1 ate 10 faca // serão 10 números repita // repite se precisar b:=1 // com valor 1 ele não repete g:=randi(60)+1 // gera um número aleatorio se vetor_normal[g]=0 então//numero foi deletado b:=2//b recebe valor 2 para repetir e escolher outro fimse fimpara para c de 1 ate 10 faca//verifica os dez numeros no vetor_3 se b <> 2 então// se o número não houver sido deletado se vetor_aleatorio[c] = vetor_normal[g] então//se no vetor já haver o numero gerado b:=2// b recebe o valor 2 para repetir e escolher outro numero interrompa fimse fimse fimpara se b <> 2 então vetor_aleatorio[a]:= vetor_normal[g] //vetor_3 armazena o numero gerado fimse b:=b-1 // b recebe b menos 1 ate b=0 // se b igual zero ele passa fimpara //mostrar os 10 numeros escolhido aleatorio em tela para a de 1 ate 10 faca escreva(vetor_aleatorio[a]," - ") fimpara Fimalgoritmo
  10. VisualG Construção algoritmo de numeração

    Boa noite e obrigada pelos exemplos, devido ao trabalho não tive tempo para ver o código mais próximo sábado, vou estudar eles e já pra adiantar o raciocínio. @devair1010 os 10 números devem ser fixado pelo usuário dos 30 que gerou @devair1010só uma pergunta nesses 30 que ele gerou para fazer esse processo vou ter que fazer algo parecido com excluir do vetor e mandar ele escrever em tela e os que sobrou, e a outra parte eu tentei pensar de qual forma seria talvez tentando chegar a conclusão resposta final mandar excluir 10 desse vetor que ele gerou os 30 sobraria 20 então jogo esses 20 em outro vetor etc ... desses vetor de 20 faço um randi 3x ? e isso ? Obrigada @Simon Viegas pelos seus exemplos sábado irei estudar esse novo código eu percebi que e diferente e vou trabalhar no seu exemplo e no código do @devair1010
  11. VisualG Construção algoritmo de numeração

    Boa noite muito obrigada pela ajuda e os exemplos, eu estava analisando o código e esta certo sim e dessa forma eu coloquei ele para fazer o mesmo processo 3 vezes, eu adicionei mais 3 vetores com o nome de vetor_f1, vetor_f2, vetor_f3 para fixar de cada 30 que gerou 10 números escolhido por min restaria então 20 números de cada um, então eu adicionei mais 3 vetores com o nome de vetor_sob1, vetor_sob2, vetor_sob3 agora desses 20 que sobrou de cada um quero gerar agora +10 números aleatorio por 3 vezes de cada 20 essa e a parte final do programa e do que quero chegar me ajuda como chegar ate o final e so no visualG ele aceita salvar os dados como log para compara no arquivo texto o resultados de toda essa operacao e terminando ele vou estudar mais a fundo e reescrever nas linguagem C++ e C# me ajuda com essa parte final do sistema e muita obrigada. a parte do sistema se resumi a isso caso alguma duvida no explicar //fixar agora 10 numeros de cada 30 que gerou //gerar aleatorio agora +10 de cada dos 20 que soubrou Algoritmo "Algoritmo exercicio de numeracao2" Var excluir,fixar,a,b,c,d,g : inteiro //variaves vetor_normal : vetor[1..60] de inteiro // vetor armazena 60 posiçoes vetor_excluir : vetor[1..10] de inteiro // vetor armazena 10 posiçoes vetor_3 : vetor[1..30] de inteiro // vetor armazena 30 posições vetor_4 : vetor[1..30] de inteiro // vetor armazena 30 posições vetor_5 : vetor[1..30] de inteiro // vetor armazena 30 posições vetor_f1 : vetor[1..10] de inteiro // vetor armazena 10 posicões vetor_f2 : vetor[1..10] de inteiro // vetor armazena 10 posicões vetor_f3 : vetor[1..10] de inteiro // vetor armazena 10 posicões vetor_sob1 : vetor[1..20] de inteiro // vetor armazena 10 posicões vetor_sob2 : vetor[1..20] de inteiro // vetor armazena 10 posicões vetor_sob3 : vetor[1..20] de inteiro // vetor armazena 10 posicões //inicio do codigo Inicio // vamos armazenar os 60 numeros na variavel a e dentro do vetor_normal para a de 1 ate 60 faca vetor_normal[a] := a // armazena 60 numeros dentro do vetor_normal fimpara // deletando 10 numeros escreval("vamos excluir 10 numeros de 1 a 60") para excluir de 1 ate 10 faca // comando para fazer de 1 ate 10 repita b := 1 escreva("Digite O",excluir," Número de 1 a 60 Para Deletar ") leia(c) //ler entrada teclado se (c<1) ou (c>60)então // so vale de 1 ate 60 escreval("so pode ser numero de 1 a 60 escolha outro tecle enter") b := 2 leia(c) senao se vetor_normal[c] = 0 então escreval("o numero ja foi deletado , escolha outro tecle enter") b := 2 leia(c) senao vetor_normal[ c ] := 0 fimse fimse b := b-1 // nao entendi essa parte o do por que ate 0 ate b = 0 fimpara escreval("Aqui Estão Os 10 Números Deletados") para a de 1 ate 60 faca // comando de 1 ate 60 armazena variavel a se vetor_normal[a] = 0 então// se for zero então o número foi deletado escreva(a," - ") fimse fimpara escreval escreval("Aqui Estão Os 50 Números Que Sobraram") d := 1 para a de 1 ate 6 faca para c de 1 ate 10 faca se vetor_normal[d] <> 0 então escreva(vetor_normal[d]," - ") senao escreva(" - ") fimse d := d+1 fimpara escreval fimpara escreval("Vamos Escolher Aleatoriamente 30 Números Dos 50") //aqui é onde gera os numeros aleatórios para a de 1 ate 30 faca // serão 30 números repita // repite se precisar b:=1 // com valor 1 ele não repete g:=randi(60)+1 // gera um número aleatorio se vetor_normal[g]=0 então//numero foi deletado b:=2//b recebe valor 2 para repetir e escolher outro fimse para c de 1 ate 30 faca//verifica os trinta numeros no vetor_3 se b <> 2 então// se o número não houver sido deletado se vetor_3[c] = vetor_normal[g] então//se no vetor já haver o numero gerado b:=2// b recebe o valor 2 para repetir e escolher outro numero interrompa fimse fimse fimpara se b <> 2 então vetor_3[a]:= vetor_normal[g] //vetor_3 armazena o numero gerado fimse b:=b-1 // b recebe b menos 1 ate b=0 // se b igual zero ele passa fimpara //aqui é onde termina a geração dos números aleatórios //escrevando os números gerados aleatórios escreval("Aqui Estão Os 30 Números Gerados Aleatórios") d:=1 para a de 1 ate 3 faca para c de 1 ate 10 faca escreva(vetor_3[d]," - ") d := d+1 fimpara escreval//para pular para a linha de baixo fimpara escreval("Vamos Escolher Aleatoriamente 30 Números Dos 50") //aqui é onde gera os numeros aleatórios para a de 1 ate 30 faca // serão 30 números repita // repite se precisar b:=1 // com valor 1 ele não repete g:=randi(60)+1 // gera um número aleatorio se vetor_normal[g]=0 então//numero foi deletado b:=2//b recebe valor 2 para repetir e escolher outro fimse para c de 1 ate 30 faca//verifica os trinta numeros no vetor_3 se b <> 2 então// se o número não houver sido deletado se vetor_4[c] = vetor_normal[g] então//se no vetor já haver o numero gerado b:=2// b recebe o valor 2 para repetir e escolher outro numero interrompa fimse fimse fimpara se b <> 2 então vetor_4[a]:= vetor_normal[g] //vetor_3 armazena o numero gerado fimse b:=b-1 // b recebe b menos 1 ate b=0 // se b igual zero ele passa fimpara //aqui é onde termina a geração dos números aleatórios escreval("Aqui Estão Os 30 Números Gerados Aleatórios") d:=1 para a de 1 ate 3 faca para c de 1 ate 10 faca escreva(vetor_4[d]," - ") d := d+1 fimpara escreval//para pular para a linha de baixo fimpara escreval("Vamos Escolher Aleatoriamente 30 Números Dos 50") //aqui é onde gera os numeros aleatórios para a de 1 ate 30 faca // serão 30 números repita // repite se precisar b:=1 // com valor 1 ele não repete g:=randi(60)+1 // gera um número aleatorio se vetor_normal[g]=0 então//numero foi deletado b:=2//b recebe valor 2 para repetir e escolher outro fimse para c de 1 ate 30 faca//verifica os trinta numeros no vetor_3 se b <> 2 então// se o número não houver sido deletado se vetor_5[c] = vetor_normal[g] então//se no vetor já haver o numero gerado b:=2// b recebe o valor 2 para repetir e escolher outro numero interrompa fimse fimse fimpara se b <> 2 então vetor_5[a]:= vetor_normal[g] //vetor_3 armazena o numero gerado fimse b:=b-1 // b recebe b menos 1 ate b=0 // se b igual zero ele passa fimpara //aqui é onde termina a geração dos números aleatórios escreval("Aqui Estão Os 30 Números Gerados Aleatórios") d:=1 para a de 1 ate 3 faca para c de 1 ate 10 faca escreva(vetor_5[d]," - ") d := d+1 fimpara escreval//para pular para a linha de baixo fimpara //fixar agora 10 numeros de cada 30 que gerou //gerar aleatorio agora +10 de cada dos 20 que soubrou Fimalgoritmo
  12. VisualG Construção algoritmo de numeração

    Bom dia usei todos os comando de "OPERADORES RELACIONAIS" e ainda nao consegui avanca o programa estava quase na parte final e agora travei nisso poderia postar com o codigo corrigido ou vou ter que esperar o Devair1010 voltar para reavaliar o codigo fornecido por ele e me desculpe por nao entender sou iniciante no assunto mais eu me esforco quando tenho tempo para estudar obrigada pela sua ajuda e explicacao mais nao consegui arrumar o erro e avancar se tiver alguns exemplos.
  13. VisualG Construção algoritmo de numeração

    Boa noite tentei achar o erro fiz o que disse e ainda continuou o mesmo erro na mesma linha o erro pode estar sera nas declarações de variavel ? Algoritmo "Algoritmo exercicio de numeracao" Var excluir,fixar,a,b,c,d,g : inteiro //variaves vetor_normal : vetor[1..60] de inteiro // vetor armazena 60 posiçoes vetor_excluir : vetor[1..10] de inteiro // vetor armazena 10 posiçoes vetor_3 : vetor[1..30] de inteiro // vetor armazena 30 posições vetor_4 : vetor[1..30] de inteiro // vetor armazena 30 posições vetor_5 : vetor[1..30] de inteiro // vetor armazena 30 posições //inicio do codigo Inicio // vamos armazenar os 60 numeros na variavel a e dentro do vetor_normal para a de 1 ate 60 faca vetor_normal[a] := a // armazena 60 numeros dentro do vetor_normal fimpara // deletando 10 numeros escreval("vamos excluir 10 numeros de 1 a 60") para excluir de 1 ate 10 faca // comando para fazer de 1 ate 10 repita b := 1 escreval("delete 10 numeros de 1 a 60") leia(c) //ler entrada teclado se (c<1) ou (c>60)então // so vale de 1 ate 60 escreval("so pode ser numero de 1 a 60 escolha outro tecle enter") b := 2 leia(c) senao se vetor_normal[c] = 0 então escreval("o numero ja foi deletado , escolha outro tecle enter") b := 2 leia(c) senao vetor_normal[ c ] := 0 fimse fimse b := b-1 // nao entendi essa parte o do por que ate 0 ate b = 0 fimpara escreva("numeros deletados") para a de 1 ate 60 faca // comando de 1 ate 60 armazena variavel a se vetor_normal[a] = 0 então escreva(a," - ") fimse fimpara escreval escreval("50 Números Que Sobraram") d := 1 para a de 1 ate 6 faca para c de 1 ate 10 faca se vetor_normal[d] <> 0 então escreva(vetor_normal[d]," - ") senao escreva(" - ") fimse d := d+1 fimpara escreval fimpara escreval("Vamos Escolher 30 Números Dos 50") para a de 1 ate 30 faca // serão 30 números repita // repite se precisar b:=1 // com valor 1 ele não repete g:=randi(60)+1 // gera um número aleatorio se vetor_normal[g]=0 então//numero foi deletado b:=2//b recebe valor 2 para repetir e escolher outro fimse para c de 1 ate 30 faca//verifica os trinta numeros no vetor_3 se vetor_3[c]:= vetor_normal[g] então//se no vetor já haver o numero gerado b:=2// b recebe o valor 2 para repetir e escolher outro numero fimse fimpara vetor_3[a]:= vetor_normal[g] //vetor_3 armazena o numero gerado b:=b-1//b recebe b menos 1 ate b=0 // se b igual zero ele passa fimpara Fimalgoritmo
  14. VisualG Construção algoritmo de numeração

    Boa noite estive testando seu exemplo e da um erro de sintaxe e estou confusa antes tinha dado erro de variavel G coloquei no inicio do programa funcionou depois ao final do codigo da esse erro olha
  15. VisualG Construção algoritmo de numeração

    Boa tarde estou tendo dificuldade nao consigo aplicar a funcao randi e trabalhar dentro dos 50 que sobraram olha como ficou Algoritmo "Algoritmo exercicio de numeracao" Var excluir,fixar,a,b,c,d,g : inteiro //variaves vetor_normal : vetor[1..60] de inteiro // vetor armazena 60 posiçoes vetor_excluir : vetor[1..10] de inteiro // vetor armazena 10 posiçoes vetor_3 : vetor[1..30] de inteiro // vetor armazena 30 posições vetor_4 : vetor[1..30] de inteiro // vetor armazena 30 posições vetor_5 : vetor[1..30] de inteiro // vetor armazena 30 posições //inicio do codigo Inicio // vamos armazenar os 60 numeros na variavel a e dentro do vetor_normal para a de 1 ate 60 faca vetor_normal[a] := a // armazena 60 numeros dentro do vetor_normal fimpara // deletando 10 numeros escreval("vamos excluir 10 numeros de 1 a 60") para excluir de 1 ate 10 faca // comando para fazer de 1 ate 10 repita b := 1 escreval("delete 10 numeros de 1 a 60") leia(c) //ler entrada teclado se (c<1) ou (c>60)então // so vale de 1 ate 60 escreval("so pode ser numero de 1 a 60 escolha outro tecle enter") b := 2 leia(c) senao se vetor_normal[c] = 0 então escreval("o numero ja foi deletado , escolha outro tecle enter") b := 2 leia(c) senao vetor_normal[ c ] := 0 fimse fimse b := b-1 // nao entendi essa parte o do por que ate 0 ate b = 0 fimpara escreva("numeros deletados") para a de 1 ate 60 faca // comando de 1 ate 60 armazena variavel a se vetor_normal[a] = 0 então escreva(a," - ") fimse fimpara escreval escreval("50 Números Que Sobraram") d := 1 para a de 1 ate 6 faca para c de 1 ate 10 faca se vetor_normal[d] <> 0 então escreva(vetor_normal[d]," - ") senao escreva(" - ") fimse d := d+1 fimpara escreval fimpara // ***************************************// escreval escreval("vamos escolher 30 numeros aleatorios dos 50") g := randi(60)+1 para a de 1 ate 30 faca escreva(vetor_3[a]," - ") fimpara Fimalgoritmo

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