Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Niell

Membros Juniores
  • Total de itens

    7
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D
  1. Potência de som automotivo

    Tenho um amigo que me disse que havia comprado um som para o carro com 2000 W de potência (e no corpo do som estava realmente escrito "2000W") ... eu pirei na hora... Quis ver a bateria e tava escrito lá: "12V-60A". Fazendo uma conta rápida, 60*12=720W, ou seja, essa deveria ser a potência máxima pra um som de carro... De onde saem esses 2000W?
  2. Tenho aqui um transformador com saída 6-0-6 retirado de sucata e gostaria de saber a potência dele (não tem inscrição nenhuma no corpo dele). Procurando na net achei esse post desse blog:https://eletronicagambiarra.blogspot.com.br/2017/10/como-descobrir-as-especificacoes-de-um.html Mas não tenho indutímetro, alguém poderia me dizer se existe algum outro modo de fazer isso?
  3. Olá pessoal. Boa noite! Eu to aqui com uma raquete de matar mosquitos que não tá funcionando, então resolvi tentar concertá-la mas estou com algumas dificuldades. O primeiro teste que fiz foi funcionar a raquete perto de um rádio AM em funcionamento, pois se o oscilador dela estivesse funcionando haveria interferência no rádio, como sempre há quando ela está funcionando normalmente. Entretanto o rádio AM não "notou" a presença da raquete, então concluí que o problema estava no oscilador. (esse teste foi inventado por mim e por favor me corrijam se meu raciocínio estiver errado... kk) Quando a abri não achei nada de anormal (fio soltos ou coisa assim...), imaginei então que o transistor (um D882P) pudesse estar com defeito e o retirei para testá-lo mas ele estava bom. A bateria está legal, marcando 4,3 volts quando no corpo da mesma está escrito "4V 250mA". Não sei qual pode ser o problema, alguém poderia me ajudar?
  4. É vdd @Isadora Ferraz. Eu não havia pensado por esse lado...
  5. Associe 4 pilhas de 1,5 volt e assim você terá 6 volts e depois coloque todos os leds em paralelo. Suponhamos que a tensão do led seja de 3 volts e você quer passe por cada um deles uma corrente de 0,02 A. Como são doze leds a corrente total que passará pelo circuito será 0,02*12=0,24A. O resistor do led seria 3/0,24=12,5 que arredondamos para 15 ohms. A capacidade, por exemplo, das pilhas AA alcalinas é de 2500 mAh. Então, teoricamente, elas aguentariam 2,5/0,25=10 horas!!! Um outro cálculo importante a se fazer é a potência de dissipação mínima que o resistor deve ter. P=V*I. Como a tensão sobre o resistor será de 3 volts (os outros 3 vão pros leds). então: 3*0,24=0,72W. Ou seja, o resistor deverá ser de 15 ohms e 1 watt ou mais. O circuito ficaria assim: Se você quiser evitar o resistor de grande potência o resistor deve ser aumentado, pois 3/0,02=150 ohms. E ficaria dessa forma: Desta forma os resistores poderão ser de qualquer potência. Se você utilizar pilhas tipo D (1,5V) alcalinas, o circuito vai durar, em tese, 54 horas ligado pois a capacidade dessas pilhas é de 14000mAh, a desvantagem delas é o tamanho... É só uma sugestão. Espero ter contribuído.
  6. Ligação em paralelo

  7. Medição de CA com multímetro

    Olá pessoal! Eu sou iniciante em eletrônica e estive pesquisando a respeito de um multímetro pra comprar. Obviamente procuro qualidade aliada a bom preço. Nessa pesquisa achei um me pareceu bastante interessante pois além de tensão CA, ele também mede corrente CA, o que eu não achei em quase nenhum outro vi. Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito dele. Se vale a pena ou não. Gostaria também de saber se ele mede corrente CA de qualquer frequência ou se mede somente corrente a 60Hz? Uma outra dúvida, ele mede corrente CA de qualquer forma de onda ou somente de correntes senoidais?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×