Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

mlbbento

Membro Júnior
  • Posts

    9
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Olá amigos, Descobri o sensor de nível da Icos e gostaria de montar uma sequência com 10 sensores para determinar o nível de uma caixa d’água em um edifício que indicaria 10%, 20%, 30%.....até 100%, mas esse conjunto de sensores teriam 10 pares de fios que iriam até onde haveria a leitura, mas ficaria muito caro e volumoso 10 pares de cabos descendo por 12 andares, sendo assim gostaria de pedir a ajuda de vocês para montar um circuito que convertesse esses 10 pares em apenas 1 par utilizando variações de tensão e outro circuito que recebesse esses par de fios e “traduzisse” essa variação de tensão em uma leitura com escala de 10 Leds ou algum display (esse monitor ficaria na portaria do prédio) e/ou ainda algum circuito em que eu pudesse ativar um contator para ligar a bomba da cisterna, também pode ser Arduino. Lembrando que meu conhecimento é muito básico em termos de eletrônica e nenhum de Arduíno, mas com os esquemas, valores e nomes dos componentes eu me viro. Abaixo são os sensores que quero utilizar, são contatos normalmente abertos que conforme o nível da água sobre eles vão fechando. Ficarei muito grato a quem puder ajudar!
  2. @Sérgio Lembo Realmente o sensor de barreira já fazia parte da lógica de funcionamento do portão conectado a placa do motor, mas com contatos independentes, pois utilizei um relé auxiliar, mas me inspirei na sua sugestão de relés prontos e ontem mesmo procurei algo da Coel, pois já uso outros componentes como o timer e encontrei o Coel AEG (versão 0 a 3 segundos) que comprei por R$80,00 em uma loja física, instalei e funcionou perfeitamente como relé pulsador, ele somente repete o pulso quando a barreira abrir e fechar contato novamente fazendo com que a minuteria recomece a contagem de tempo, assim em uma situação atípica como a coleta de lixo, por exemplo, em quanto houver pessoas passando com os "containers" os refletores estarão ligados, quando o último passar dois minutos após eles desligarão. O desenho que postei é desmembrado de um maior do quadro de comando em que controla também a iluminação dos jardins internos, externos, entrada de garagem, refletores da calçada, área de lazer, etc. foi para simplificar. Muito obrigado a todos pela força! Abaixo segue o componente e como ele ficou conectado:
  3. Não posso colocar sensor de presença na entrada do condomínio, pois além de ficar exposto a intemperes, chuva, sol, etc pegaria o movimento das pessoas andando na calçada, já havia pensado nisso, mas descartei. O único jeito que encontrei para o local da instalação (entrada do condomínio) é já usar o sensor de barreira existente que também é usado para evitar o fechamento acidental do portão de garagem. O sensor de presença que está no meu desenho fica na garagem subterrânea que é para detectar a saída de veículos e acender os refletores. Gostei do seu esquema anterior, vou utilizá-lo, só preciso de uma lista dos componentes e vou comprar uma fonte de 220 para 12. Quantos amperes seu circuito utiliza? adicionado 4 minutos depois Ficaria muito grato se pudesse especificar os tipos de capacitores e a tensão.
  4. Estou usando o contato NA do relé do sensor de barreira, ele fecha contato enquanto o carro estiver passando e abre após um ou dois segundos depois que o carro passou. O que está acontecendo é que como ele fica por mais de dois segundos com o contato fechado a minuteria liga e logo em seguida desliga, isso não acontece quando o pulsador que fica na portaria é acionado, pois é apenas um toque rápido. Não posso substituir essa minuteria, pois ela tem algumas programações específicas como se pulsar três vezes seguidas a carga fica acionada por 45 min ao invés de 2 da programação normal para mudanças limpeza, etc.
  5. Muito obrigado Mestre88, esse circuito deve ser o que estou precisando, mas teria como adaptar para ser alimentado por 220v AC sem precisar adicionar uma fonte externa de 12v ou um esquema de fonte sem transformador? Qual a tensão dos capacitores? Se não for pedir muito, poderia fazer uma lista de materiais?
  6. Obrigado, mas esqueci de mencionar, O irá acionar o dispositivo é o contato NA do sensor de barreira. Infelizmente não tenho conhecimento técnico sobre componentes eletrônicos, apenas sei montar o circuito se tiver o esquema e a especificação dos componentes para poder comprá-los.
  7. Olá pessoal, Preciso de uma ajuda, estou usando o contato NA de um sensor de barreira posicionado na entrada de garagem de um condomínio para acionar uma minuteria que por sua vez aciona refletores para iluminar o caminho à noite por dois minutos, o problema é que esse sensor de barreira fica com o contato fechado tempo demais e faz com que a minuteria ligue e logo em seguida desligue. Preciso fazer com que esse contato fique fechado por apenas um segundo, ou melhor, que o circuito se abra em algum ponto até a minuteria um segundo após ser acionado e assim fique por uns 60 segundos depois retornando ao estado original, ou seja, preciso que ele se comporte como um pulsador. Existe algum equipamento auxiliar para executar nessa função ou algum circuito que eu possa montar para que isso seja feito? Muito obrigado antecipadamente.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...