Dia 16/10/2017 liguei meu notebook Dell Vostro 5470 com windows 10 x64 Pro e não saia som algum. (conectado ou não um fone de ouvido)
Nenhuma atualização ou instalação foi feita (manualmente) nesse dia.
Desliguei o notebook e realizei a avaliação de pré-boot do sistema, onde foram reproduzidos 8 bips que eu ouvi. (os bips foram reproduzidos com e sem fone de ouvido)
O problema não deve ser de hardware, deve ser algum driver ou afim.
Realizei algumas tentativas de resolver, reinicializando o notebook quando necessário:
1- Abrir o mixer de volume e verificar que não esta no mudo.
2- Abrir dispositivos de reprodução -> propriedades do dispositivo de reprodução -> desativar efeitos, mudar frequência, desativar e ativar o dispositivo. Não funcionou.
3- Reinstalei o driver de áudio Realtek usando a última versão disponibilizada no site. Não funcionou.
4- Solução de problemas do windows para áudio, o windows reinstalou o driver umas 3x usando genéricos diferentes. Não funcionou. (fiz isso várias vezes, nenhuma deu algum resultado)
5- Voltar ponto de restauração pra quando o problema não existia. Não funcionou
6- Instalar a ultima versão disponível do driver de som no site da dell (mesmo não sendo a última versão do driver realtek). Não funcionou.
7- Gerenciador de dispositivos -> desinstalar o dispositivo (marcando a caixa para desinstalar o driver) -> Verificar se há alterações de hardware. Não funcionou.