Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fernando137

Membro Júnior
  • Posts

    3
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Verdade, Naldo. Eu já faço tudo isso, e ainda uso a função Mac Filter que impede de outros dispositivos se conectarem ao roteador, ainda que saibam a senha. Eu mesmo já tentei me conectar de um Notebook Dell de um cliente meu e mesmo inserindo a senha correta, não houve jeito. Tive que desabilitar temporariamente a função Mac Filter para poder usar meu wifi. Também criei e baixei uma imagem de backup do roteador e a restauro sempre que suspeito de algum comportamento estranho na rede. Este citado modem (Humax e outros) tem a função "WPS" que é uma maneira de adicionar rapidamente outros dispositivos ao roteador. E já tive meu sinal de wifi roubado por vizinhos por causa desta função que descobri e desativei. No Windows 7 eu uso a "SandBoxie" no navegador, que o deixa isolado em um ambiente virtual. Também uso Toolwiz Time Freeze para congelar o sistema e ainda tenho imagens criadas pelo Norton Ghost em uma partição de dados para caso de algum dano, eu possa recuperar o Windows e todos os programas instalados em minutos. No Ubuntu eu uso o "TimeShift" que cria Snapshots da máquina (como nas máquinas virtuais). E ainda assim não me sinto tão seguro. Estou pensando em ligar um outro roteador que tenho (um TP-LINK 300 Mbps em Bridge, desativando o servidor DHCP do Humax. Talvez seja mais seguro.
  2. Olá Naldo Volpe. Obrigado por responder. Mas fica uma questão: Se um login feito onde não existe proteção (criptografia) contra vazamento de informações, não é suscetível à alguém descobrir a senha do meu wifi ou de administrador do roteador e a partir daí, ter aceso à tudo que acontece em meu PC, enviar comandos silenciosos à distância, se fazer passar por mim na internet, roubar dados confidenciais e inclusive me adicionar à uma Botnet? O modem é a porta de entrada para a internet, que por sua vez está presente em todos os meus dispositivos. Não seria mais que obrigatório o provedor de internet junto com os fabricantes destes aparelhos fornecerem equipamentos com software atualizado e criptografado para prevenir uma série de acontecimentos desagradáveis para o internauta? adicionado 3 minutos depois Olá Ciro-Mota. Obrigado por responder. Gostaria de compartilhar contigo uma resposta que enviei à outro participante (Naldo Volpe): Se um login feito onde não existe proteção (criptografia) contra vazamento de informações, não é suscetível à alguém descobrir a senha do meu wifi ou de administrador do roteador e a partir daí, ter aceso à tudo que acontece em meu PC, enviar comandos silenciosos à distância, se fazer passar por mim na internet, roubar dados confidenciais e inclusive me adicionar à uma Botnet? O modem é a porta de entrada para a internet, que por sua vez está presente em todos os meus dispositivos. Não seria mais que obrigatório o provedor de internet junto com os fabricantes destes aparelhos fornecerem equipamentos com software atualizado e criptografado para prevenir uma série de acontecimentos desagradáveis para o internauta?
  3. Estou com este referido modem há mais de um ano e recentemente prestei atenção à um detalhe muito importante: Ao lado da barra de endereços do navegador onde se digita o endereço: http://192.168.0.1/ existe um aviso de "Login não seguro", em vez de aparecer um cadeado verde. Ao clicar no botão, aparece uma janela explicando que "Sua conexão com este site não é segura" e explica que não se deve inserir qualquer tipo de informação como dados de login e senha pois poderão ser roubadas por invasores. Este fato acontece com qualquer navegador que eu estiver usando no Windows 7 e inclusive no Ubuntu Mate que uso em dual boot. Também acontece em meu Smartphone Motorola 4G Play e com um Tablet Samsung que eu tenho. Ao ligar pra Net, um atendente sugeriu que poderia ser algum problema em meu PC, como defeito na placa de rede ou alguma configuração errada. Se isso fosse verdade, este problema apareceria apenas no meu PC e provavelmente no Windows, mas também aparece no Ubuntu, no telefone e no tablet. Aí o atendente veio com aquele papo de que se um técnico vier na minha casa e não encontrar qualquer problema no modem, vai cobrar a consulta. Pra mim, tá claro que o problema deve ser nesse modem da Net. Só que a questão é eles admitirem isso. Gostaria de saber se posso ser hackeado por algum invasor ao inserir dados de login e senha nesse roteador, e o que eu devo fazer. Obrigado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...