Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review Nobreak (UPS) APC Back-UPS BE600N-BR


rau

Posts recomendados

Review do Nobreak (UPS) APC Back-UPS BE600N-BR:

Sem entrar no mérito da necessidade ou não do uso de um nobreak, venho aqui postar um mini review desse lançamento recente da APC. Pra quem sofre com quedas de energia e possui uma configuração simples ou mediana, considero atualmente esse um nobreak de ótimo custo x benefício. É o único nobreak no país pelo valor de R$ 231,00 que possui comunicação via software com o PC, pode procurar de outra marca, que não tem por menos de R$ 300,00.

Antes desse novo nobreak eu já possui mais quatro outros APC diferentes, dois deles ainda em uso, agora três com esse novo. Os dois que eu adquiri primeiro foram dois de 325VA, que parte do tempo passaram alimentando meu PC, de 2005 à 2006, depois passaram a alimentar equipamentos Wi-fi, modem, etc, num ponto remoto. O primeiro de 325VA eu queimei ao fazer umas "gambiarras" pra aumentar a capacidade das baterias, acidentalmente os polos da bateria se tocaram e puff, já era, até um CI da placa se foi... Adquiri então um segundo que durou 2 anos apenas, acredito que devido ao ambiente quente que ele estava o e ao funcionamento com mais baterias, que aumentavam sua autonomia. Como era um nobreak que não foi feito pra operar por horas e horas, sendo que chegavam a operar mais de 3 horas em bateria, esse deve ter sido o problema da pouca vida útil.

O terceiro, que na verdade foi o segundo, foi um Back-UPS ES 600-LM monovolt (120V) que funciona até hoje através de um transformador no PC do meu pai. Na época (início de 2007) como custava bem mais barato que a versão bi-volt (BE600-BR), comprei-o e liguei-o num transformador e tá assim até hoje, com bateria original ainda segurando quase 15 min. O terceiro adquirido (em meados de 2008) foi o mesmo modelo só que agora bi-volt e que alimentava minha máquina até óntem, junto com impressora, 2 roteadores wi-fi, modem ADSL, HD externo, caixas de som, etc.

Então veio esse quarto, o APC Back-UPS BE600N-BR que a APC lançou não tem 2 meses. A razão de eu ter adquirido esse modelo na verdade foram duas. A primeira é que eu compartilho minha Internet de casa com parentes e amigos através de um link wi-fi, devido problemas de disponibilidade de portas na região já fazem anos, como consegui uma porta pra mim, retirei os equipamentos do ponto remoto e coloquei em casa... Esses equipamentos estavam sendo alimentados até óntem pelo meu nobreak, mas se eu precisasse desligar a energia pra alguma coisa ou se faltasse energia (as vezes não falta geral, as vezes cai em minha casa e numa outra casa não cai) eu tinha que desligar meu PC logo pra não esgotar a bateria que alimenta os equipamentos de Internet também pra evitar derrubar a Internet pros outros que poderiam estar usando, um de meus colegas que usa a internet compartilhada usa nobreak tb... A segunda razão é que o BE600-BR tem um "defeito", ele comuta pro modo bateria num valor muito conservador, 190V em subtensão ou 240V em sobretensão, sem opção de alteração. Tive e ainda tenho esporadicamente, problemas com a tensão ir em 190V. Isso melhorou muito depois de mudanças que a CIA Elétrica fez na rede, mas ainda acontece. Esse novo APC BE600N-BR me permite alterar via software um valor que vai de 176 até 204V pro limite inferior e 252 até 264V pro limite superior. A APC parece ter ouvido minhas reclamações e fez essas mudanças que no meu ver eram necessárias, já que todos fabricantes adotam esses valores aí, mesmo a APC da Europa adota valores semelhantes.

Caso ele seja alimentado em 115/120V, ele opera de 88-143V sem entrar no modo bateria.

Uma diferença que percebi nesse nobreak atual é que ele marca a tensão de forma mais exata no seu software. Talvez seja uma calibragem errada internamente no modelo anterior. O modelo BE600-BR indicava uma tensão cerca de 3 volts acima do medido com vários multimetros, estranho porque o modelo BE600-LM mais velho que tenho, mede corretamente.

O medidor de consumo em Watts também apresentou uma diferença grande nos valores medidos. Na versão BE600-BR indicava um consumo em torno de 85W apenas navegando na Internet, já o BE600N-BR tá indicando em torno de 120-130W, sendo que agora tá só PC e monitor ligado nesse nobreak. A autonomia estimada caiu de 30min pra 18min. Entretanto, na prática provavelmente eu teria valores semelhantes de autonomia, ou talvez agora terei autonomia maior, com menos coisa pendurada no nobreak. Com certeza um dos dois nobreaks tá mentindo no valor. Pode ser também porque não reinstalei o software, apenas pluguei o novo nobreak, que foi reconhecido. Vou realizar uma reinstalação depois...

O resto das melhorias nessa nova versão mencionarei abaixo junto com as fotos.

Foto da visão superior do nobreak, já com tomadas no padrão NBR14136:

vistageral.jpg

Adaptadores SMS para eu poder ligar o PC + Monitor:

DSC02816.jpg

Melhorias consideráveis na ventilação interna do produto. Anteriormente os Back-UPS só tinham aletas de ventilação em um dos lados e bem pequenas. Agora em três laterais há boas aletas de ventilação e com um detalhe muito importante, agora ele tá vindo com cooler ativo que entra em ação quando entra em modo bateria. O ruído do ventilador é bem aceitável, não é muito alto, mas também não é baixo, se parece mais ou menos com um PC típico ligado:

DSC02814-1.jpg

DSC02813.jpg

Um outro detalhe muito importante, agora a bateria é carregada com compensação térmica, notem abaixo um termistor dentro do compartimento da bateria. Antes a APC só incluia isso nos modelos mais tops ou da linha Smart-UPS. Isso ajuda expremer algum tempo a mais de vida útil da bateria:

DSC02810.jpg

Detalhe do termistor:

DSC02809.jpg

Novo plugue NBR14136:

DSC02817.jpg

Visão geral da placa de circuito:

visointernageral.jpg

Continua na próxima mensagem devido limitação do forum na quantidade de imagens:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visão detalhada do filtro de entrada.

detalhedofiltrodelinha.jpg

DSC02797.jpg

DSC02802.jpg

Nas fotos acima vemos o circuito de filtragem e proteção contra transitório (picos), nele vemos 3 varistores de 14mm, 1 Capacitor X1 330v, 4 capacitores Y, dois Y2 (azuis) e 2 Y1 (amarelos), além de bobinas indutoras bem construídas.

Antes do capacitor X1 de 330V temos um varistor TVR14821. Esse varistor está entre Fase/Neutro e possui valor de serviço de 510V - valor esse em primeira análise exagerado. O valor de clamping se situa em 1355V, mas temos três atenuadores para isso. O primeiro é o valor de 1500V dado como suportável pela maioria dos equipamentos informáticos em picos de tensão. O segundo atenuador é que o valor de 1355V passa por um transformador antes de chegar no equipamento, o que teoricamente reduziria esse valor pra 677V, bem abaixo do valor de suportabilidade e o terceiro atenuador é que após o transformador e relés, temos um outro varistor de 150V, que jogaria a tensão de clamping pra valores residuais menores ainda. Entre Fase-Terra também tem um varistor, esse é de 420V com tensão de clamping em 1120V. Já entre neutro-terra, nesse modelo de nobreak é o primeiro que vejo a APC adotar não varistor, mas sim um centelhador bipolar. De um lado recebe o neutro e do outro o terra e em série com o neutro há um fusível 5A e do lado há outros fusíveis que não procurei saber para que serviam. Os valores do centelhador eu não sei dizer, mas anotei os dados pra quem quiser pesquisar:

C80A 2500L C203 - Foto em detalhe do centelhador e do varistor entre Fase-Terra (TVR14681)

Atualização: A especificação do centelhador é de 2500V para a tensão de centelhamento nominal. Valores esses também em primeira análise elevado, mas levando em consideração a supostabilidade de picos em modo comum das fontes atuais, que é acima desse valor, tá tudo certo. A APC tem um "White paper" que fala de surtos em modo comum, e lá ela diz que a capacidade de rompimento de isolação de uma fonte típica diante de surtos em modo comum, está em torno de 4000V.

DSC02801.jpg

Na minha opinião a APC usa o mesmo raciocínio dos projetistas de para-raios de óxido de zinco para redes de média/alta tensão, analisar a suportabilidade do isolamento dos componentes a ser protegido para que se possa aumentar a durabilidade da proteção em si ao mesmo tempo que se dá proteção efetiva aos equipamentos. Os para-raios adotados nas redes elétricas geralmente estão no limite da suportabilidade dada aos equipamentos da rede a serem protegidos, justamente para dar uma vida útil longa à proteção. Um varistor queimado dentro de um nobreak, é nobreak inteiro parado sendo que com esses valores adotados pela APC, a vida útil desses varistores que estão de cara com a rede AC será muito longa e suportará muito bem qualquer descarga atmosférica. A topologia adotada pela APC mesmo assim permite valores residuais muito baixos devido o transformador no meio do caminho e um varistor na saída, além de não atrapalhar com a coordenação de nenhum DPS a montade do nobreak. Sim, ela poderia ter adotado valores menores nesses varistores, 320V por exemplo, mas na prática não haverá prejuízos aos equipamentos protegidos e à própria eletrônica do nobreak, ou então a APC não escolheria valores tão elevados dando uma garantia total de 2 anos ainda.

Ventilador:

ventilador.jpg

O transformador dessa versão está visivelmente maior em relação à versão anterior:

transformador.jpg

Visão de um dos 4 relés. Em relação à versão anterior, os 4 relés são de outro fabricante e aparentemente mais robustos e pelo que percebi, um pouco mais silenciosos. Os da versão anterior são da marca SongChuan quadradinhos e esses são Omron retangulares:

DSC02800.jpg

Proteção telefônica. Contra com aparentemente 3 varistores, mas os vermelhos não tenho certeza se são. Tem um GNR 10D271K e dois com numeração IE9 P320L 0948, além de dois PTC's:

DSC02798.jpg

Fotos dos dissipadores dos transistores:

DSC02807-1.jpg

Continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma foto da placa de outro ângulo:

DSC02808.jpg

Nos Back-UPS ES anteriores não existia esse recursos, agora tem:

pontodetransferencia.jpg

Concluindo, a APC fez diversas melhorias num projeto já antigo, de 2003, como era do BE600-BR. Agora emm 2009/2010 as melhorias nesse novo modelo vieram bem a calhar. Antes eu tava evitando indicar o BE600-BR devido principalmente ao ponto de transferencia pro modo bateria ser muito restrito. Hoje posso indicar esse nobreak para aqueles que de fato necessitam um.

Valor atraente e vários recursos só encontrados em m odelos mais caros. Para quem tem problema com cortes e micro-cortes de energia, vale a pena!

Atualização:

Uma coisa que esqueci de mencionar, é que a carcaça externa desse nobreak, principalmente a parte de cima, fica bem fria com carga em torno de 130W. A versão anterior aquecia notavelmente na parte superior. Provavelmente essa melhora tem haver com as várias aletas de ventilação adotadas.

Atualização 2:

Uma coisa que to percebendo é a atuação dos relés de estabilização em relação ao nobreak anterior. Desde que eu liguei o novo os seus relés de estabilização ainda não atuaram. A energia oscilou de 212 até 220V e a tensão de saida se manteve entre 110 e 116V, sem atuação de relés, enquanto no outro nobreak mais velho, o relé atuou umas 4 vezes nessas oscilações. Tá bem óbvio pra mim que a APC deu um espaçamento maior entre as atuações pra evitar os cliques desnecessários.

Atualização 3:

A APC provavelmente tentando ser mais ecológica diminui consideravelmente o tamanho da caixa do produto, tá bem mais fina. Economia de recursos naturais...

Atualização 4:

A diferença nos valores de medição de energia entre a versão BE600-BR e BE600N-BR provavelmente se explica por um fato. Suspeito que a versão anterior não fazia uma medição TRUE RMS e agora essa nova faz. Considerando um fator de potência de 0,65 a medição de energia daria os 130W e sem considerar o fator de potência daria justamente 85W que era indicado anteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo review, estou de olho nesse nobreak para ligar alguns equipamentos de laboratório.

A única dúvida que ficou é se ele oferece o recurso de desligar o nobreak automaticamente que alguns Microsol oferecem, para economizar energia e preservar a bateria.

Não sei se te entendi, mas a APC chama esse recurso de Master Outlet na qual você liga o seu PC nessa tomada e ela comandará outras que estão atreladas a ela ou seja, quando você desliga o PC, ela detecta o baixo consumo e desliga as outras tomadas, deixando apenas ligadas aquelas especificas que estão fora do grupo de desligamento. A APC tem outros modelos com esse recurso. Se não é essa recurso, ele tem desligamento automático quando acaba a energia, o software comanda a hibernação do PC e pelo menos na versão anterior, quando o PC desligava, depois de algum tempo o nobreak desligava tb, não testei nesse modelo ainda.

Na Atera tem dele, foi lá que comprei. Ficou fora de estoque alguns dias, mas já voltou:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=BE600N-BR

----------

Faller, obrigado!

Ficou faltando falar sobre autonomia, e outros detalhes que creio que não tenha importância porque é de praxe em qualquer nobreak e autonomia varia com o que você vai ligar nele, mas a média é de 15min.

Sobre os varistores, a APC é a única a utilizar valores bem elevados de tensão em seus nobreaks e na minha opinião isso só pode ser para aumentar a durabilidade do produto, ela não quer mesmo ver varistor pegando fogo dentro de nobreak.

Meu primeiro APC monovolt 115V, de 325VA tinha varistores de 230V, depois outro monovolt de 600VA tinha varistores de 300V, ai comprei um bi-volt que vinha com varistores de 385V e agora esse com varistores de 420 e 510V com cetelhador em 2500V pra sua tensão de centelhamento! Não sei onde isso vai parar, só posso crer na questão da suportabilidade dos equipamentos. Sites e documentos mostram que esse valor pode exceder 1500V pra um pico de 8/20us, até aqui tudo certo até pra um varistor de 510V, em modo comum a própria APC diz que as fontes suportam 4000V, quem sou eu pra discutir com ela e de fato os capacitores Y lá nas fontes passam por testes neses valores ou maiores. Como um nobreak faz a vez da proteção contra sobretensões, o varistor não precisa atuar nesses caso, como seria tendo valores muito baixos. Acho que essa escolha dela tem até outra razão também, ao passar dos anos, com o varistor recebendo surtos, com seu desgaste natural sua tensão de clamping costuma ir decaindo, ou eu estou errado nesse ponto? Já li relatos de nobreaks com mais de 10 anos de vida útil, só troca de baterias, daí talvez a razão dos varistores sobredimensionados.

Atualização 2: Eu tirei conclusões antecipadas nesse tópico dos varistores. Esqueço sempre de dois fatos, toda carga do nobreak está depois de um transformador, logo o transformador irá atenuar parte da tensão residual deixada pelos varistores e o segundo fato é que em todos esses nobreaks há um varistor de 150V depois do transformador ou seja, esse projeto adotado pela APC em praticamente todos seus nobreaks não deixa dúvidas quanto a proteção contra surtos. Os varistores de alto valor irão pegar o primeiro baque de uma descarga e o varistor após o transformador, que já terá atenuado boa parte do surto, aparará o restante, deixando pra carga uma tensão residual bem baixa. Ainda nem to levando em consideração o indutor e capacitor depois do primeiro varistor, que já atenua o surto um pouco tb. Sendo assim, os varistores que tão em contato direto com a rede externa tão bem dimensionados pra durarem muito tempo e na saída o varistor está protegido de sobretensões temporárias na rede, estando ali pra aparar apenas uma tensão residual e possiveis picos gerados pelos relés.

Faltou a APC lançar no Brasil a série Back-UPS LCD 1500G e 1300G que permite desligar o estabilizador pra quem preferir assim. Ela chama essa função de "Green" - ecológico.

Atualização:

Do dia que liguei esse nobreak pra cá, não houve um click de relé sequer, enquanto eu tava por perto pelo menos. As tensões têm oscilado de 209 até 223V e os relés não entram em ação. Só se tão com defeito. Como não tenho um Variac pra testar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se te entendi, mas a APC chama esse recurso de Master Outlet na qual você liga o seu PC nessa tomada e ela comandará outras que estão atreladas a ela ou seja, quando você desliga o PC, ela detecta o baixo consumo e desliga as outras tomadas, deixando apenas ligadas aquelas especificas que estão fora do grupo de desligamento. A APC tem outros modelos com esse recurso. Se não é essa recurso, ele tem desligamento automático quando acaba a energia, o software comanda a hibernação do PC e pelo menos na versão anterior, quando o PC desligava, depois de algum tempo o nobreak desligava tb, não testei nesse modelo ainda.

Alguns modelos da Microsol quando estão sem receber alimentação da rede desligam o nobreak se não tiver nenhum equipamento puxando carga, p/ preservar a bateria.

Na Atera tem dele, foi lá que comprei. Ficou fora de estoque alguns dias, mas já voltou:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=BE600N-BR

Eu moro perto da Atera, daria até p/ retirar, mas achei mais barato nesse site:

http://www.pccomputadores.com.br/comprar/no-break_apc_be600n-br_600va-360w_bivolt-120v_usb_6_tomad.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia comprar nessa loja, mas como eu não conhecia e já tinha comprado na Atera, preferi pagar lá.

É, esse recurso aí esse não tem, eu pessoalmente não faço questão. Eu tb acho o recurso implementado pela APC, em alguns modelos, não esse, mais inteligente. Ele não desliga todo nobreak, mas apenas as tomadas que você quiser, porque imagina que você alimenta além do PC, um modem e um roteador sem fio para outras pessoas usarem a Internet dentro de casa, ao desligar seu PC, o consumo cai bastante, as vezes abaixo de 10W, aí o nobreak desliga tudo, nesse caso não é uma vantagem e se for impossível de desligar esse recurso, pioraria a situação. Esse recurso nos Microsol só desliga o nobreak quando em modo bateria ou em modo normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, pelo menos em modo bateria... Se fosse mesmo em modo normal, ficaria complicado em alguns casos.

É que eu não quero simular agora uma queda de energia, mas meu APC anterior desligava poucos segundos depois que o computador hibernava através do software Powerchute. No software você pode definir por exemplo pro PC ficar ligado só 1min e hibernar em seguida ou ficar ligado até sobrar 5min de energia da bateria, que é o máximo que ele permite, esse cuidado dos 5min é porque alguns PC's pode demorar muito pra hibernar, ai a APC decidiu deixar uma reserva de 5min pro Windows hibernar, mas confesso que ela poderia deixar o usuário mais livre pra escolher isso, porque tem PC que hiberna rapidinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Excelento artigo, Rau, tb estou querendo abandonar o estabilizador de vez e comprar um nobreak básico, este apc parece ser uma ótima pedida.

Não encontrei ainda, especificamente, em minha cidade, o modelo BE600N-BR, achei o BE600D-BR (R$ 212,00). Por este preço, R$ 212,00, tb encontrei o modelo 600 VA SMS Net Station uST600BiFX, além de achar o 600 VA Enermax YUP-E por um preço menor, R$ 200,00.

esses vários modelos do apc BE600 é que me queimam os neuronios, será que o BE600d é tão bom qto o BE600N, tb vi o BE600G, uma confusão

Excelente post, parabéns :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo 600D-BR fui informado que é igual ao 600BR com a diferença que o D é fabricado em outra fábrica, se não me engano o BR é fabricado fora do pais e o D dentro do pais. Ambos são Bi-volt e com tomadas da norma antiga. Não recomendo nenhum desses dois porque sua faixa de trabalho antes de entrar em modo bateria é muito restrita.

O 600G-BR tem potência ligeiramente menor, 330W ao invés de 360W. As tomadas são da nova norma e é monovolt, não serve pra você que mora em Goiânia.

O 600N-BR é o mais novo de todos, com várias melhorias e é bi-volt, além das tomadas novas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
eu poderia usar ele junto a um filtro de linha ?

Até pode, mas não há necessidade alguma para isso, há certas teorias, ainda sem comprovação, de que não é bom ligar vários filtros um após o outro. Boas fontes já possuem ótima filtragem, o nobreak APC tb já possui, colocar mais um filtro antes é redundante e teoricamente não é o ideal a se fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei hoje o BE600N-BR e fiquei com uma dúvida.

Ele tem dois botões chamados de "Circuit Breacker", um de 5A e o outro de 8A. Qual deles eu uso em caso de desarmar o nobreak ?

Minha rede é de 110V.

E outra coisa, eu tenho que deixar carregando a bateria por 24h antes de poder usar o aparelho ?

_rau_ esse teu review ficou um show.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ele desarmar algum dia, será o de 8A. O de 8A é para 110-127V e o de 5A quando você usa numa rede 220-230V. Quando ele desarmar vai ficar claro porque o botão salta pra fora um pouco, aí é só apertar para rearmar. Circuit Breaker = Disjuntor.

Não precisa deixar 24 horas não. A APC recomenda 12 horas, mas geralmente só é necessário quando o nobreak fica muito tempo parado em estoque, coisa de 6 meses à 1 ano. Como esse nobreak chegou no mercado esse ano, pode chegar e já usar direto. Instale o software que vem com ele e verá o nível de carga...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...