Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

EVGA Hadron Air ITX Build Gamer - Análise e impressões


Posts recomendados

Eae galera!

Seguinte, sou novo no fórum como inscrito, mas sempre acompanhei e li inúmeros tópicos e notícias. Realmente é o mais completo site/fórum sobre hardware no Brasil  :aplausos:

Vou postar aqui as experiências positivas e negativas com  minha primeira build.

Não sou "da área", ou seja, fiz e pesquisei tudo que precisei sem estudo, apenas como hobby, já que minha formação não tem nada a ver com informática.

Vamos lá.

Estava na dúvida se fazia o upgrade do meu PS3 para a nova geração (xbox one ou ps4) mas comecei a me inteirar sobre o assunto "steam machine" e percebi que, após quase 10 anos afastado de desktops, existiam agora modelos mais compactos e de alta performance. Fiquei mais de cara ainda quando descobri que poderia ter um desktop MUITO mais potente e modificável (upgrade de peças separadas) com praticamente o mesmo tamanho de um console de jogo.

Foi então que decidi "abandonar" os consoles e voltar para o bom e velho PC  :D

Após muito pesquisar, cheguei à conclusão de que minha case seria a EVGA Hadron Air, modelo ITX extremamente compacta (30cm x 30cm x 17cm), bonita e que já vinha com uma excelente fonte de 500W 80+ gold.

Como queria montar algo de primeira, fui comprando as peças aos poucos. Pesquisando quase que diariamente em vários sites, tais como Ebay, Mercado Livre e lojas varejistas e nacionais e internacionais.

De início ia pegar uma GTX 760, mas como estava conseguindo achar as outras peças com preços ótimos (peguei algumas peças usadas e/ou recondicionadas "refurbish"), resolvi partir pra apelação e peguei uma EVGA GTX 780 SC com ACX Cooler  :wub:

Optei pela EVGA principalmente porque a case é extremamente compacta, e tinha limitações no tamanho das placas que poderiam caber nela (e dá-lhe foruns internacionais e youtube na veia!).

Pois bem, após meses de longas esperas de entregas internacionais, poucas tributações (aleluia) e os achados no mercado livre e lojas, havia chegado a hora da verdade!

Teria que montar este monstrinho:

 

  • Gabinete: Hadron Air (PSU 500W Gold +) - EBAY
  • Placa mãe: AsRock Z87e ITX + WiFi 802.11ac - MERCADO LIVRE
  • Processador: Intel core i7 4770 - MERCADO LIVRE
  • Cooler: ThermalRight AXP 100 - FROZEN CPU (varejo internacional)
  • Pasta térmica: Artic MX-4 - EBAY
  • GPU: EVGA GeForce GTX 780 SC + ACX cooler - ENCOMENDADO DE FORA (CONHECIDO)
  • Memória RAM: Corsair Vengeance Pro 2400mhz 2x4GB - MERCADO LIVRE
  • SSD: Samsung 840 Pro 512GB - MERCADO LIVRE (Usado, 1 ano e meio de uso)
  • Drive Mídia: PANASONIC UJ235A Gravador/Leitor BD BluRay/DVD/CD - EBAY (Recondicionado/Refurbished)
  • Monitor: AOC IPS LED 21.5pol i2269 Slim - WALLMART (promoção)
  • Áudio: Edifier MP300 Plus 22W RMS (1x Grave 15W + 2x satélites 3,5W) - EBAY
  • Teclado: Microsoft Wireless 800 - CTIS (varejo nacional)
  • Mouse: Microsoft Wireless 4000 - CITS (varejo nacional)
  • Filtro Linha/DPS: Clamper Energia - CONTATO PRO e SITE DA CLAMPER (varejos nacionais)
 
Mesmo após ter adiantado e lido antecipadamente os manuais de vários destes produtos na internet, na hora do vamo ver é outros 500...
Como já tinha uma caixa com boas ferramentas, tive que tomar mais cuidade na hora da montagem do processador com o dissipador da thermalright. O macete que tinha visto inicialmente em vídeos era para montar processador e dissipador na placa mãe antes de coloca-la dentro da gabinete, e foi o que eu fiz.
Ai começou o desenrola fio daqui, arruma dali, organiza, presta atenção, cuidado...  :muro:
Enfim, após conseguir colocar tudo lá dentro, foi hora de apanhar colocando a GPU... put* m*erda cara, pensa num negócio difícil!! A placa tem 26,7cm de comprimento, e a case tem 30,8cm de comprimento total. Mas consegui encontrar um ângulo correto após tirar os fios da fonte para um canto da gabinete (só apanhando pra aprender mesmo).
Bom, até aqui tudo OK, tudo dentro da gabinete. Verifiquei todas as vontagens para não ter erro de "ligar 110 em 220".
Hora de ligar... Power Button - NADA!  :confused:
Comecei a pensar "C*aralho, f*udeu".
Fiz alguns testes e mesmo assim nada. Desmontei...  :mad:
Comecei a pesquisar sobre builds para tentar ver se tinha errado a instalação em algo ou se tinha comprado coisa queimada... Graças a Deus eu que errei!
Como o dissipador da Thermalright é um tanto maior que o dissipador "stock" da intel, 1 dos 4 cantos da placa mãe para colocar o parafuso não era alcançável, portanto tinha achado por bem colocar apenas 3 dos 4 que a placa estaria bem sustentada... BUUURRROOOOOOOOO!!
Do jeito que fiz a placa estava em curto/isolada (não sei o termo correto). E estes modelos ITX não vem com aquele famoso parafusinho dourado, mas sim com uma solda ao redor dos 4 buracos para colocar os parafusos diretamente na gabinete.
Bom, corrigi o erro, coloquei tudo de volta, re-verifiquei tudo, tentei ligar... e ligou!
Mas não apareceu nada no monitor.
Após quebrar mais um pouco a cabeça (mas desta vez não desmontei) percebi que havia ligado o cabo DVI na entrada DVI da placa mãe, e não na placa de vídeo.
Após mudar a entrada e conectar na entrada DVI da GTX... beleza!! Urruuuuuuuuuuuu!! Tudo ok!  :lol:
Ai foi moleza. Entrei na BIOS UEFI, setei os módulos da RAM pra XMP 1.3 e pronto.
 
O MONSTRINHO ESTAVA VIVO  :D  e poderoso =)
 
É isso galera. Seguem abaixo um vídeo que eu fiz e fotos antes e após a montagem (não tirei durante...).
Qualquer dica que queiram me dar, crítica etc... estou aqui para lê-los.
 
Abraço!
 
 
post-718501-0-94586500-1396924338_thumb.
post-718501-0-81321600-1396924343_thumb.
post-718501-0-55478400-1396924347_thumb.
post-718501-0-32134000-1396924351_thumb.
post-718501-0-17929500-1396924357_thumb.
post-718501-0-38965900-1396924361_thumb.
post-718501-0-35035700-1396924364_thumb.
post-718501-0-50868100-1396924369_thumb.
post-718501-0-41045800-1396924374_thumb.
post-718501-0-89396700-1396924378_thumb.
 
Update na arrumação dos cabos internos e também arranjei outro SSD (840 EVO 500GB) usado pelo ebay  :lol:  :D
 
7f7e7abf_2014-05-2522.32.13.jpeg786a9cf1_2014-05-2522.32.38.jpeg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pretendo montar um pc parecido com esse que você montou.

 

Porém, pretendo comprar o gabinete Aerocool Dead Silence.

 

Por enquanto, tenho os seguintes componentes:

 

SSD 250 GB Kingstom.

Fonte Corsair HX 650.

Watercooler: Corsair H80i.

 

Minha dúvida está no gabinete, mas tenho quase certeza que comprarei o Aerocool DS.

 

Ótima configuração, irei pesquisar sobre seu sistema de som, fiquei interessado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa cara muito TOP o pc! E pelo que li, foi muito bem pesquisado, você deve ter passado um belo de um tempo pesquisando tudo pra achar um preço bom.  :D

 

Mas a pergunta que não quer calar é: Quanto você gastou no total? Fiquei curioso pra saber kkkkk

Valeu cara  :lol:

Realmente pesquisei muito para comprar cada peça da build.

Quanto ao preço, só a máquina em si, ou seja, a gabinete Hadron Air com tudo dentro saiu R$ 4.160,00

Somando o monitor, sistema de som, teclado/mouse e protetor DPS/filtro de linha, vai para R$ 4.960,00

 

Abraço!

Pretendo montar um pc parecido com esse que você montou.

 

Porém, pretendo comprar o gabinete Aerocool Dead Silence.

 

Por enquanto, tenho os seguintes componentes:

 

SSD 250 GB Kingstom.

Fonte Corsair HX 650.

Watercooler: Corsair H80i.

 

Minha dúvida está no gabinete, mas tenho quase certeza que comprarei o Aerocool DS.

 

Ótima configuração, irei pesquisar sobre seu sistema de som, fiquei interessado.

Cara esse case da Aerocool é excelente.

Dei uma espiada nela na época, as especificações são boas e ela é muito bonita:

 

http://www.aerocool.com.tw/chassis/ds/1022.html

 

Quanto ao sistema de som, vou confessar que ele me impressionou.

Nas fotos não dá para ver, mas o grave eu coloquei na parte de trás do monitor, ficando apenas as 2 caixinhas satélites à mostra.

O grave é realmente ANIMAL! E as caixinhas também soltam um som de primeira. Som cristalino  :D

Elas são relativamente "pesadinhas" pois os ímãs dentro delas são maiores, diferente destas caixinhas vendidas normalmente em lojas por aqui.

Tem elas pra vender no ML e em algumas poucas lojas virtuais, pelo preço médio de R$ 300,00

Encontrei elas no ebay por R$ 196,00 (já convertido).

Elas são vendidas mais como "som para notebook" mas te garanto que fazem jus à máquina que montei.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara você n teve nenhum problema com compras no Ebay?...com taxas e tudo mais?..

Cara tive apenas com a gabinete Hadron air, mas o valor declarado era baixo, portanto a tributação veio menor.

Mas reconheço que desta vez tive mais sorte do que o normal, pois os demais itens não foram tributados. A placa de vídeo foi um amigo meu que viajou pros EUA e trouxe.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Jogando Watch Dogs com essa build... PENSA NUM JOGO PESADO!

 

Seguem dados coletados durante a jogatina:

 

HWINFO64 dados (MÉDIAS):
 
USO CPU: 72,3%
TEMPERATURA CPU: 80ºC
GPU USO MEMÓRIA: 98,9% (PRATICAMENTE TODOS OS 3GB DA PLACA!!)
TEMPERATURA GPU: 80ºC
RAM USADA: 4,93GB (SÓ PARA O JOGO! O SISTEMA FICOU COM CARGA DE 6,2GB DO TOTAL DE 8GB).
 
DADOS FRAPS:
MÍNIMO: 31fps
MÁXIMO: 78fps
MÉDIA: 51fps (SEM SHADOWPLAY, COM SHADOWPLAY 45fps)
 
Gravado com Nvidia ShadowPlay.
 
13bd7e41_watchdogshwinfo64.png
Segue também link do gameplay que eu fiz:
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Nossa ficou muito louco mesmo, mais se fosse toda comprada no brasil o preço seria muito difente né?!!

 

Eae cara!
Fui montando aos poucos, peça por peça.
Com certeza! Montar uma máquina dessas comprando as peças em lojas normais e todas novas sairia pelo menor o dobro do que paguei  :eek:
Abraço!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Fiz algumas medições de ruído emitido pela gabinete.

Para o teste, utilizei o aplicativo DB Noise Meter.

Consegui realizar o teste em um ambiente 100% silencioso (difícil de se conseguir!), em diferentes posições de medição.

Estes foram os resultados (médias após 10 minutos de medição):

 

Em Idle (desktop windows)

 

1 metro de distância da gabinete (linha reta): 28,4db

Ao lado da gabinete (parte inferior): 35,9db

Em cima da gabinete: 36,2db

2 metros de distância da gabinete (linha reta): 27,1db

 

Jogando Watch Dogs (Ultra + Mod gráfico, medição com início após 30min de jogo):

 

1 metro de distância da gabinete (linha reta): 37,3db

Ao lado da gabinete (parte inferior): 46,4db

Em cima da gabinete: 53,5db

2 metros de distância da gabinete (linha reta): 35,1db

 

5e521933_Dadosmediorudo.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma arrumação nos cabos, melhorou um pouco.

Ainda estou aprendendo e dando uma olhada nas opções de sleeving para esta case, talvez até com a possibilidade de sleevar os cabos da fonte.

 

802970a0_2014-06-2522.47.31.jpeg

 

ce0ecbaf_2014-06-2522.47.38.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá lindão hein, show de bola!

 

To pensando numa fita de Led azul dessa pro meu Cougar Archon, só que azul... Vou dar mais uma pesquisada e acho que vou por uma também porque ficar a noite no PC com tudo escuro é horrível. kkk

Valeu cara!

Quando fui escolher a cor da fita de led fiquei em dúvida entre esta branca e a azul.

Azul deve ficou lindo demais  :D

E ajuda muito mesmo pra mexer de noite.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

***** cara, ficou tudo muito bonito, e ainda melhor é que você pesquisou autodidaticamente (como todos deveriam fazer)sobre os componentes, e a paciência de procurar os produtos em vários sites em variados momentos uma bela conquista, essa ultima foto com o uso do cablemanagement ficou realmente ótimo, parabéns :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

***** cara, ficou tudo muito bonito, e ainda melhor é que você pesquisou autodidaticamente (como todos deveriam fazer)sobre os componentes, e a paciência de procurar os produtos em vários sites em variados momentos uma bela conquista, essa ultima foto com o uso do cablemanagement ficou realmente ótimo, parabéns :)

 

Obrigado Caio  :lol:

Realmente tive que dedicar um bom tempo para ler, pesquisar e estudar muita coisa sobre hardware para poder montar esta máquina e deixá-la do jeito que eu queria e sem problemas, mas é meu hobbie então faço porque gosto mesmo  :D

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Upgrade Humble Hadron Air versão 2.0 =P

Troquei as 2 fitas de LED brancas por uma fita padrão RGB com controlador.

Por algum motivo, quando primeiramente instalei a fita de LED ligada diretamente na saída MOLEX de 12v da fonte da gabinete, a fita ficou em "meia-fase", ou seja, não iluminava direito, muito fraquinha (vale lembrar que esta fita de LED RGB que instalei tem um comprimento total de 80cm e consumo estimado em apenas 3,4w). Desta forma, tive que fazer modificações (solda de cabos de energia e da fita de LED com controlador) e adaptar a saída de energia do controlador da fita de LED para ser ligada na tomada de energia da minha casa, por meio de uma fonte de 12v (essas que alimentam a energia para roteadores, modem, celulares etc...) e funcionou. Bom que posso ligar e desligar a fita independente do computador estar ligado ou não, ficou até melhor assim!

Também arranjei uma backplate da EVGA para minha GTX 780.

Esta Backplate serve basicamente para duas coisas: proteção dos componentes eletrônicos expostos da GPU e melhorar a estética/visual da máquina.

Segue vídeo demonstrativo de como ficou esta versão 2.0


 


 

51b8e30d_2014-07-0823.03.17.jpeg1fadd3b1_2014-07-0823.41.18.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Prezados colegas, este é meu último post no Clube do Hardware.

Já fiz várias modificações e tenho outras análises e observações sobre minha máquina, mas não posso postar elas aqui, a não ser que eu pague para fazer isto.

Infelizmente os responsáveis pelo clube me proibiram de acessar este forum pelo meu computador caso eu não desabilite o programa anti propaganda que uso (USO KASPERSKY, no caso eles falam do genérico "ADBLOCK PLUS).

Como NUNCA tive este tipo de restrição em outros foruns, coloco aqui um forum muito melhor que participo e que nao faz este tipo de "solicitação":

www.overclock.net/t/1465848/official-evga-hadron-air-owners-club/510

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...