Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TUDO SOBRE : 1 - Displays Leds, Matrizes Leds, e Multiplex !


aphawk

Posts recomendados

Este é o primeiro artigo de uma série que pretendo publicar aqui no Fórum, que pretende fornecer respostas para a grande maioria das perguntas que sempre são repetidas de tempos em tempos.

 

Todos os conceitos aqui utilizados são universais, e valem para todas as famílias de microcontroladores.

 

Como hoje tenho mais facilidade com a família AVR, todos os exemplos de programas estão apresentados para eles, mas logo receberemos colaborações de outros usuários também para outras famílias, como os Pics.

 

O artigo é extenso, são 71 páginas, que pode ser visualizado diretamente, ou pode ser feito o Download para uma leitura off-line.

 

Sei que existem muitos erros de gramática, pois não é o meu forte, e pretendo atualizar o artigo conforme se constate alguma necessidade.

 

Este artigo trata sobre Leds, Displays de Leds, e Matrizes de Leds, e ensina como fazer os cálculos de resistores limitadores para uso direto com os microcontroladores, e como fazer o Multiplex, com várias alternativas de drivers de corrente para aumentar o brilho.

 

A teoria da Multiplexação está apresentada, bem como os conceitos de se utilizar um Timer para esse procedimento.

 

Explico também o uso de CIs populares para esses usos, como o 74HCT595 e o MAX7219, este último muito útil tanto para vários displays de 7 segmentos como para várias matrizes 8x8.

 

Apresento vários programas-exemplos, escritos em Basic, que podem ser portados fácilmente para outras linguagens. Todos os programas rodam com a versão FREE do Bascom.

 

E tem um uso interessante de como obter valores fracionários nos resultados, utilizando apenas números inteiros ! Este procedimento sempre nos dá mais velocidade nos cálculos, bem como programas menores.

 

Boas leituras a todos !

 

Paulo

 

SEGUE O LINK PARA O DOWNLOAD NO 4SHARED, COM OS ARQUIVOS PARA SIMULAR NO PROTEUS :

 

http://www.4shared.com/rar/h5W61eggba/como_funciona.html

 

 

COMO USAR DISPLAYS DE LEDS MULTIPLEXADOS.pdf

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio,

 

Opa, legal, deve ser isso, para mim não aparece mesmo talvez por que eu tenha postado,

 

Obrigado, Bcpetronzio !

 

 

@MatheusLPS

 

Obrigado, conto com vocês para isso, é só me passar e eu incluo no artigo !

 

Já estou pensando no próximo tópico ...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@paulosev,

 

Coloquei um link para o download enquanto não se resolve o bug aqui no fórum :

 

http://www.4shared.com/office/ENV5pCS8ba/COMO_USAR_DISPLAYS_DE_LEDS_MUL.html

 

Paulo

Boa saída Paulo! O Gabriel esta viajando e o problema pode se estender por mais uma semana!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...
  • Membro VIP

Paulão graças a uma dúvida de um garoto agora há pouco, pesquisei pra ele e achei seu tópico de qualidade! Mas não posso dizer o mesmo da qualidade da resolução do .pdf. 😁. Se achar que deve e ainda possuir o documento, gentileza republicar com melhor resolução que...

Antes...

712931624_Capturadetelade2021-12-3009-12-19.thumb.png.7c69047c7a9c01e3c5de6b0f57756cca.png

 

Depois...

192458084_Capturadetelade2021-12-3114-51-10.png.836e45b62f1cff75d25672b2ba61be45.png

 

 

Vai que mais alguém além do "finado" amigo @chacalgbi queira ter a "apostila imprimida".. não seria 'impressa'? 😁. Se o do 4shared estiver melhor não sei pois precisa logar nele pra baixar e to com preguiça dar cliques

 

Brunão @BCP mals aí pelo 'cheiro de mofo' mas acho que de fato pode não ser totalmente inútil ok? Principalmente pra quem tem visão embaçada = nói mesmo 😁

abç

 

 

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if ,

 

Sim, tenho os originais, só não sei em qual HD de backup eles estão , faz um tempinho kkkkkkk, vou pegar e refazer o PDF com mais resolução e posto novamente.

 

É muito bom ver quando alguém precisa de algo que fizemos fazem quase 8 anos né ....

 

Paulo

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...