Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gravar um arquivo mkv em uma midia de DVD-4 ou 9


Posts recomendados

Esse google é dose, tem hora que irrita, coloquei a seguinte frase parra pesquisa: "Como gravar um arquivo mkv em midia dvd?" ai ao invés de achar respostas a essa pergunta, ele retorna apenas com todos os resultados com soluções que levam a conversão usando esse ou aquele programa. Isso eu seu fazer, e se fosse esse o tema colocaria na caixa de busca "Como converter mkv em Dvd?".

Já fiz isso no passado, não lembro que programa usei, mas pelo que sei basta gravar como dvd de dados, foi o que eu fiz com o CDBurner XP, escolhendo justamente essa opção: gravar DVD de dados, e usei uma mídia Dvd-rw.

O aparelho em questão é o Reprodutor de Disco Blu-ray/DVD BDP-S370 Sony, abaixo páginas do manual demonstrando a compatibilidade com DVD-RW e arquivo .mkv

 

 

post-486197-0-84985600-1406412723_thumb.

post-486197-0-09816400-1406412739_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei muito esse programa, talvez até tenha sido ele que usei, como tenho 3 players, um Sony de 2004, um Sony BD de 2010 (este reproduz mkv) e um Philips que comprei apenas para um formato (DivX) e acabei não usando, e desisti de gravar mkv porque só um player suportava, mas como perde muito na conversão para DVD, mesmo usando o TMPGEnc Authoring Works que é muito competente, resolvi ficar só com DVD e Blu ray.

Vou testar amanhã antes de te dar o 10...

Obs: Façam esse teste que falei, dá impressão que estou "falando grego" com o google.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do Nero é que ele é muito conflitante com o windows xp por isso que desisti de usá-lo, depois que troquei para o windows 7 nunca usei ele para saber; além disso ele cria um menú que é muito ruim e eu não gosto de menús, em um filme para mim só interessa os capítulos para poder retornar em alguma cena.

Falando em capítulos o Nero, que eu saiba, é o ou um dos poucos onde se pode criar capítulos na posição que quiser, um a um, já o TMPGEnc Authoring Works e o ConvertTXToDvd, que eu saiba e uso, só dá para criar por tempo.

Se tiver um shown musical e quiser colocar capítulos separando as músicas só o Nero mesmo, aproveitando a ocasião, se esses programas mencionados acima fazem isso, por favor me digam como, e se há alguma incompatibilidade com o Nero X Windows 7 favor informar assim não perco tempo instalando ele.

Quanto ao Ashampoo ainda não testei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Denis, instalei o Ashampoo 2013, 2014 e eles realmente tem a opção "gravar filmes" mas apenas para DVD e eu não quero DVD, minha tv é 47" full hd e prefiro ver os filmes em mkv com definição superior a DVD, inclusive comprei DVD-DL de ponta para isso e não quero perder mídia.

post-486197-0-51425300-1406476158_thumb.

post-486197-0-04650700-1406476195_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que nunca ninguém gravou e assistiu um filme no formato mkv???? O manual diz que executa esse formato mas não consigo de forma nenhuma êxito nessa empreitada :confused: .

Mandei um e-mail para a Sony para ver se eles me ensinam como fazer isso. Não acho nada no google referente a isso, por mais que eu digite certo ele só retorna com resultados de conversão, mas repetindo, isso eu não quero, isso eu sei fazer com o TMPGEnc Authoring Works ou o ConvertXtoDvd...QUERO GRAVAR NO FORMATO MKV...... :mad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não obtive resposta, apelei para o fabricante do player sabendo de antemão que ele não tem obrigação de fornecer essa informação, ainda mais por um produto comprado há quase 5 anos, mas custava alguma coisa dar um "help" sobre o assunto?

Prezado senhor

Bem vindo ao Suporte Sony Brasil.

A Sony não possui o procedimento, de fornecer orientações de gravações, de filmes para pendrive ou mídia de dvd.

A Sony agradece sua preferência.

Atenciosamente.

Sonia Cury.

Obrigado por entrar em contato com a Sony, permanecemos a disposição para auxiliá-lo.

È possível também nos contatar através de um de nossos outros canais:

Chat, através do link http://esupport.sony.com/BR/p/support-contacts.pl

Central de atendimento Sony pelos telefones:11- 4003-7669 ou 0800 880 7669, de segunda a sexta feira, das 08:00 as 20:00 e aos sábados das 08:00 as 14:00.

================= Original Message ========================

Sent: Thu Aug 07 08:30:25 EDT 2014

Received: Wed Jul 30 17:38:18 EDT 2014

From: xxxxxxxxx.COM.BR

To: [email protected]

Subject: Processo: Informação de Produtos

________________________________________________________________

Tenho um player de mesa modelo BDP-S370 da Sony e em seu manual consta a reprodução do formato de vídeo .mkv e da mídia DVD-RW. Como faço a gravação nessa mídia para executar tal arquivo nele?

________________________________________________________________

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

 

 

Dê uma lida neste tópico aqui com atenção: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1003758-resolvido-v%C3%ADdeos-em-mkv-n%C3%A3o-s%C3%A3o-reproduzidos-na-tv-lg/

 

 

Provavelmente você deve estar esbarrando em um problema similar/análogo. Eventualmente aparece gente por aqui com o mesmo problema.

 

 

Lembrando que .mkv trata-se apenas de um contêiner --tal como o .avi--, e não de um formato de vídeo. Exemplos de formatos de vídeos: MPEG-2 Part 2, MPEG-4 ASP, H.264/MPEG-4 AVC, H.263, você-1, Dirac. O que está em negrito é o formato aceito pelo seu aparelho.

 

 

Espero que tenha iluminado essa questão.

 

 

 

LNW

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola LNW

voce é o primeiro que fala sobre o assunto com propriedade, e pelo que entendi parcilamente, o problema do rapaz era o tal [email protected] e segundo ele, após constatar isso reencodouo vídeo e ficou tudo certo.

Como é um tópico antigo e encerrado, não vou reabrir mesmo porque tem esse aqui, mas alí não esclarece se a tal conversão alterou o formato do arquivo.

dwatachi citou que: "Não é velho problema de compactação de header?"

O que seria isso e como identificar essa questão?

O manual informa que o formato mkv é aceito pelo aparelho, e voce cita como aceito o formato H.264/MPEG-4 AVC, mas se mkv não é aceito porque consta no manual na lista dos compatíveis?

Abaixo os dados do arquivo, você poderia por favor analisar os dados

General

Unique ID : 223071417139273428563010015304873986655 (0xA7D1FE00DAD026A991396C8A1EC0CA5F)

Complete name : E:\Filmes\Mkv\720p.BRRip.x264-DUAL.mkv

Format : Matroska

Format version : Version 2

File size : 945 MiB

Duration : 1h 38mn

Overall bit rate : 1 346 Kbps

Encoded date : UTC 2014-04-30 23:42:45

Writing application : mkvmerge v4.0.0 ('The Stars were mine') built on Jun 5 2010 17:44:09

Writing library : libebml v1.0.0 + libmatroska v1.0.0

TITLE : BluRayRip by alesimba_20 1080p

Video

ID : 1

Format : AVC

Format/Info : Advanced Video Codec

Format profile : [email protected]

Format settings, CABAC : Yes

Format settings, ReFrames : 4 frames

Codec ID : V_MPEG4/ISO/AVC

Duration : 1h 38mn

Nominal bit rate : 1 024 Kbps

Width : 1 280 pixels

Height : 544 pixels

Display aspect ratio : 2.35:1

Frame rate mode : Constant

Frame rate : 23.976 fps

Color space : YUV

Chroma subsampling : 4:2:0

Bit depth : 8 bits

Scan type : Progressive

Bits/(Pixel*Frame) : 0.061

Title : GuiVGA

Writing library : x264 core 130 r2273 b3065e6

Encoding settings : cabac=1 / ref=3 / deblock=1:0:0 / analyse=0x3:0x113 / me=hex / subme=7 / psy=1 / psy_rd=1.00:0.00 / mixed_ref=1 / me_range=16 / chroma_me=1 / trellis=1 / 8x8dct=1 / cqm=0 / deadzone=21,11 / fast_pskip=1 / chroma_qp_offset=-2 / threads=6 / lookahead_threads=1 / sliced_threads=0 / nr=0 / decimate=1 / interlaced=0 / bluray_compat=0 / constrained_intra=0 / bframes=3 / b_pyramid=2 / b_adapt=1 / b_bias=0 / direct=1 / weightb=1 / open_gop=0 / weightp=2 / keyint=240 / keyint_min=24 / scenecut=40 / intra_refresh=0 / rc_lookahead=40 / rc=2pass / mbtree=1 / bitrate=1024 / ratetol=1.0 / qcomp=0.60 / qpmin=0 / qpmax=69 / qpstep=4 / cplxblur=20.0 / qblur=0.5 / ip_ratio=1.40 / aq=1:1.00

Default : Yes

Forced : Yes

Color primaries : BT.709

Transfer characteristics : BT.709

Matrix coefficients : BT.709

Audio #1

ID : 2

Format : AAC

Format/Info : Advanced Audio Codec

Format profile : LC

Codec ID : A_AAC

Duration : 1h 38mn

Channel(s) : 2 channels

Channel positions : Front: L R

Sampling rate : 48.0 KHz

Compression mode : Lossy

Title : GuiVGA

Language : Portuguese

Default : Yes

Forced : Yes

Audio #2

ID : 3

Format : AAC

Format/Info : Advanced Audio Codec

Format profile : LC

Codec ID : A_AAC

Duration : 1h 38mn

Channel(s) : 2 channels

Channel positions : Front: L R

Sampling rate : 48.0 KHz

Compression mode : Lossy

Title : GuiVGA

Language : English

Default : No

Forced : No

Text

ID : 4

Format : UTF-8

Codec ID : S_TEXT/UTF8

Codec ID/Info : UTF-8 Plain Text

Title : GuiVGA

Language : Portuguese

Default : Yes

Forced : Yes

Menu

00:00:00.000 : en:Chapter 1

00:09:28.651 : en:Chapter 2

00:17:01.896 : en:Chapter 3

00:25:25.649 : en:Chapter 4

00:33:32.594 : en:Chapter 5

00:41:11.594 : en:Chapter 6

00:59:38.116 : en:Chapter 8

01:05:58.079 : en:Chapter 9

01:13:33.242 : en:Chapter 10

01:21:55.327 : en:Chapter 11

01:31:43.790 : en:Chapter 12

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

 

 

dwatachi citou que: "Não é velho problema de compactação de header?"

O que seria isso e como identificar essa questão?

O manual informa que o formato mkv é aceito pelo aparelho, e voce cita como aceito o formato H.264/MPEG-4 AVC, mas se mkv não é aceito porque consta no manual na lista dos compatíveis?

 

 

Sobre a questão da compactação, em resumo, é um recurso que permitiria eliminar bytes redundantes que ocorreriam no início de cada frame de vídeo, mantendo-os no cabeçalho de cada trilha. Isso reduziria o tamanho total da trilha. Mas nem convém considerar, já que esse recurso começa a ser usado a partir da versão 4.2.0 do mkvmerge. O seu vídeo usou a versão 4.0.0:

 

Writing application : mkvmerge v4.0.0 ('The Stars were mine') built on Jun 5 2010 17:44:09

 

 

2010-07-12  Moritz Bunkus

 

* mkvmerge: enhancement: Header removal compression has been
enabled by default for MPEG-4 part 10 (AVC/h.264) video tracks
with a NALU size field length of four bytes.

 

https://www.bunkus.org/videotools/mkvtoolnix/doc/ChangeLog

 

 

Poderia sim ser a fonte de incompatibilidade com o seu player, mas não se aplica no seu caso.

 

 

Sobre a outra questão, o formato. Como disse anteriormente, .mkv é apenas um contêiner, ele não define o formato de vídeo por si só. Ele apenas contém as streams (de áudio e vídeo, por exemplo. O seu .mkv possui uma de vídeo, duas de áudio e uma legenda). Claro que o manual de um aparelho não vai entrar nessas questões técnicas e vai mostrar o que é mais comum, ou seja, vai dizer que um arquivo .mkv trata-se de um vídeo H.264 mais áudio ACC.

 

 

Cara, sobre esse teu caso. Não sei precisar onde poderia estar acontecendo essa incompatibilidade. Cada aparelho vai apresentar uma particularidade. A primeira coisa que eu faria seria baixar arquivos pequenos .mkv (samples) para testar no seu aparelho e ir estreitando o problema. Se o arquivo funciona bem, anote as informações do arquivo para comparação posteriormente.

 

Não tenho outra sugestão por hora.

 

 

 

 

LNW

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivos mkv possuem definição bem superior ao dvd que se limita nos 720 x 480 por isso que comecei a optar por gravar o mkv direto sem converter. Pelo que sei basta gravar o mkv como dados e irá rodar no player, inclusive já fiz isso, não estou lembrando qual programa utilizei.
Sei que o mkv é um container, cansei de substituir áudios ou incluir áudios neles e tornar a muxar com o mkvmerge GUI ou então converter em dvd com o TMPGEnc Authoring Works incluindo o mkv e áudio wav, aac, etc., mas isso está me dando canseira.
Qual seria realmente o meio de fazer isso sem converter o arquivo em dvd, avi ou qualquer outro formato?????

Obs: Este arquivo já é o segundo que tentei sem resultado positivo, vou tentar com outro para ver se existe essa incompatibilidade ocasionada pela conversão original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consigo entender porque por mais que eu faça não consigo encontrar nada no google sobre esse assunto, todos posts e materiais falam apenas em conversão; não quero converter, quero gravar o arquivo em mkv se o player da sony dá suporte a esse formato tem que ter um jeito de fazer.

Encontrei hoje os artigos abaixo e vou tentar implantar no meu caso e ver no que dá, já que minha tv é lg:

"Uma coisa ruim é que as TVs LG so lêem arquivos MKV com o IDC até 4.1, sempre rode os mkv em algum player e observe as propriedades do arquivo qual é o IDC. Se estiver acima disso, voce pode tentar baixar o IDC para 4.1 usando o programa IDC MULTI CHANGER, em alguns casos, resolve, mas em outros a TV exibe o arquivo com varios erros."

"Baixei o H264 Level Editor, e editei o tal do indice IDC de 5.1 para 4.1 e voilá! Funcionou perfeitamente FIKADIKA"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Encontrei no google várias postagens sobre esse assunto e nenhuma solução, mas hoje acabei descobrindo. Temos o costume de colocar a mídia na gaveta do player e ela se auto inicia ou então damos um play, é que eu estava fazendo mas o filme não executava.

É que pelo menos no caso do meu aparelho, ao colocar o disco, a midia é carregada e surge a palavra "Home".

O modo de gravação é esse mesmo, disco de dados, mas o segredo e na hora de executa-lá.

Nos DVDs, se não inciar automaticamente, basta acionar o play mas no caso de disco de dados nada acontece; tem que navegar no menu dado player que aparece na televisão e setar "disco de dados" ai sim dar o play e a reprodução é iniciada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha alegria durou pouco, após esse teste com midia DVD-5(RW) usando um arquivo mkv de 800 mb achei que estava resolvido!!!

Peguei um arquivo mkv de 7 GB inseri no CDBurnerXP (programa usado no teste) mas este recusou com mensagem de tamanho máxio de 4 GB.

Então tentei com o Ashampoo Burning, gravando da mesma forma, disco de dados, usando desta vez a midia DVD-9 Verbatim (não é rw) e perdi o disco, funcionou no pc mas na hora de colocar no player da sala, reconheceu o disco, o nome do arquivo, mas ao acionar o play aparece rapidamente o formato do aúdio na parte superior da tela, lado direito e a execução para retornando o nome home no display.

O manual do player não menciona tamanho, que será que houve de errado?

O jeito é comprar uma midia rw e ir testando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei o BurnAware com um arquivo de 4,3 GB porque ainda não comprei o DVD-9 RW e também não funcionou, o disco é reconhecido mas o player não le, o único que funcionou até agora foi o CDBurnerXp mas só permite a gravação de até 4 GB, com isso perdi uma midia.

Qual seria o motivo dessa restrição, será que foi concebido para a falecida FAT32, e o que será que ele tem integrado que faz a gravação funcionar e os demais não se foram todos gravados como dvd de dados?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

 

Usando uma coisita de nada da pesquisa "booleana" (enfim, avançada) é fácil evitar o que não se queira que apareça. Costuma funcionar em mais browsers, e não apenas no google.

A propósito, este curso ajudou-me muito (mas, modéstia à parte, já "googleava" bastante bem antes): 

http://www.google.com/insidesearch/landing/powersearching.html

 

https://www.google.com.br/search?q=salvar+mkv+em+dvd+-converter

ou

https://www.google.com.br/search?q=gravar+mkv+em+dvd+-converter

 

O sinal "menos" ("-"), remove o que não se queira que apareça nos resultados.

 

Cumprimentos a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro link está em inglês, o segundo e o terceiro localizou tópicos que já havia visto no "google comum", não para esse caso, mas para outros já usei pesquisa avançada, mas acho que não é o caso de ser simples ou avançada, se você digita banana e retorna laranja alguma coisa está errada, se bananas não foram achadas, não deveria retornar com laranjas para não fazer uma salada de frutas, o certo era exibir a mensagem de que "nada foi localizado".

Eu digitar: programa para gravar arquivo mkv em dvd e a pesquisa retorna: programa para converter mkv em mkv e você vem me dizer que é o método de busca, tá de brincadeira, o Buscapé também é parcial, você digita uma coisa ele lista outras totalmente diferente, isso se chama "jabá", os caras pagam para aparecerem nas buscas mesmo sendo laranja quando você quer banana (isso nos buscadores comerciais como buscapé, bom de faro), vou lhe dar um exemplo, qualquer coisa que você quiser, basta digitar no campo de busca de um site localizador de torrentes que ele acha, mesmo que não exista, um deles é esse, faça o teste, coloque seu nome como se fosse um arquivo ou inventa um que ele acha, na real, fabrica, assim como esse, tem muitos outros:

http://www.nowtorrents.com/

Te faço um desafio, estou com problemas para gravar mkv em mídia DVD-DL considerando que já fiz testes com alguns, inclusive o CDburnerXP só aceita até 4 GB, usa sua busca personalizada, se achar te agradecerei muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei, mas ainda sem resultados válidos, por exemplo relativamente ao seu post abaixo.

 

[EDIT]

E já tinha referido, mas repito. Você pode facilmente pôr em português seja que link for

Basta aceder ao tradutor automático de texto (e de links/páginas) do bing ou do google.

Bing: http://www.bing.com/translator/

Google: https://translate.google.pt/

[/EDIT]

 

Cumprimentos.

 

PS: não poderei ajudar mais, pois deixei de seguir este tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gravei uma imagem de um arquivo dvd com 4.36 Gb com o CDburnerXP, usando uma mídia DVD 4,7 GB; agora tentei gravar um arquivo de dados com o mesmo programa, com um arquivo de dados de 6,43 Gb usando mídia DVD-9 (Dual Layer) e vejam a mensagem do programa, é de imediato, repare que o programa rejeita sequer consulta a midia ou o driver para ver se estão em acordo:

Obs: Fui trocar a imagem porque não havia colocado um disco virgem no gravador, agora sim, dá para ver no rodapé da imagem que acusa o mesmo, portanto não há razão lógica para recusa do arquivo, o Ashampoo aceitou esse arquivo de 6,43 GV, gravou e me ferrou, como não existe DVD-DL RW o jeito foi testar com um DVD-RW onde o mesmo programa gravou tambem o arquivo de 4,36 Gb mas sem sucesso como no arquivo maior.

Alguém poderia me indicar um programa que grave sem problemas, testado e aprovado?

 

 

CdburnerXP(1).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o porque dessa restrição, li em outros fóruns pessoas alegando que instalaram com sem problemas, então eu fui premiado ou o programa é outro?? No primeiro link o cara disse que gravou, no segundo, outro disse que o Ashampoo gravou, também gravei só que não leu. Já o terceiro, o cidadão alega que usou o imgburn mas não explica como já que esse programa não existe a opção "dvd de dados".

Considerando a hardware envolvido, um gravador de blu ray Pionner ano 2013 e mídias Verbatin gravado com baixa velocidade, fica difícil entender porque tanta dificuldade.

De certo modo eu fiz uma tentativa bem sucedida com o imgburn, não havia tentado antes por falta da opção como dito acima, então criei um isso do arquivo mkv de 4,3 Gb  com o IsoPower, carreguei essa imagem no imgburn, escolhi a opção "gravar imagem em um disco", ocorreu tudo certo, foi colocar no player e funcionou no ato, ou seja o equipamento começou a reproduzir mkv gravado em mídia de dvd como arquivo de dados, agora vou "sacrificar" mais uma mídia Verbatin para ver se com arquivos maiores também dará certo, acho que não tem porque não dar, o CDburnerXp funciona mas tem restrição de tamanho, como o imgburn é um programa inteligente que avisa quando a configuração de gravação não está correta, creio que se não for possível ele não irá gravar como o Ashampoo fez, gravou e não funcionou.

Agora o mais pitoresco disso é que o Imgburn tem a opção "criar imagem a partir de um arquivo ou pasta" mas não reconhece mkv, no entanto se criar imagem do mkv com "terceiros" ele aceita, alguém explica isso?????

 

 

http://adrenaline.uol.com.br/forum/area-windows/249161-qual-melhor-programa-para-gravar-dados-em-dvd-dual-layer.html

 

http://www.hardware.com.br/comunidade/gravar-dls/1144731/

 

http://forum.zwame.pt/threads/gravador-dvd-nao-grava-dual-layer.525861/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inseri um arquivo .mkv com 3,95 Gb no programa UltraIso, converti em imagem, gravei essa imagem com o Imgburn e o fime foi reconhecido e executado; ao colocar outro outro mkv com 4,24 Gb surge uma mensagem: "Tamanho do arquivo filme.mkv excede 4 Gb. Deseja transformar DVD no formato UDF?"; se escolho sim, o arquivo é convertido, gravo a imagem e o player reconhece e não executa, se clico em não, é criado um arquivo iso de apenas 50 K.

Esse é o procedimento certo ou devo considerar como regra que imagem de filmes em mkv só pode ter 4 GB ou menos?

A mídia não é o problema, gravei como bd de dados, em midia bd-rw já que não existe DVD-9 RW, o comportamento foi o mesmo de quando perdi uma mídia dvd dl, ao inserir o disco no player, que tem suporte a execução de mkv, aparece o nome do arquivo seguido da extensão mkv e no disply do aparelho house, ao dar o play há uma tentativa de execução, aparece o idioma gravado, no caso português e caracteristicas e para como se tivesse apertado o stop.

Tenho buscado uma solução na internet há muito tempo, coloco para gravar mkv a busca retorna com itens mencionando conversão, será que não tem jeito mesmo de fazer isso? Se eu puder assistir um vídeo em mkv no formato 1920 x 1080 ou menos mas superior a um dvd porque fazer a conversão e diminuir a qualidade?

Não é possível que só eu queira fazer isso ou então que não tenha solução.

Aceito qualquer sugestão porque não sei mas o que pensar nem tentar.

O programa CDburnerxp até grava direto e executa o dvd como arquivo de dados, mas não aceita arquivos maiores de 4 GB, será que não é possível mesmo? Porque com essa conversão para UDF o arquivo não é executado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...