Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pino da Fonte Derreteu


Nohara

Posts recomendados

Salve pessoal!

Alguém já se deparou com esse problema?

Bom, o que aconteceu, foi que um três pinos de conexao do cabo de energia (rede elétrica --> Fonte) esquentou tanto, aponto de derreter o ponto onde ele se encontra fixado na fonte e junto o cabo de energia, portanto, com muita força consegui puxar o cabo da fonte.

Troquei a fonte e a placa-mãe, e funcionou tudo muito bem (aqui em casa), mas quando o computador foi para o dono, ele me relatou que pouco tempo depois de ligado o computador, sentiu cheiro de plástico queimado e desligou o computador, e para nossa surpresa novamente o pino da fonte estava derretido, assim como o cabo.

Imagino que seja algum problema na rede elétrica, pois a fonte é nova, o cabo está bem justo na entrada da fonte e mesmo assim o problema ocorreu.

De parte elétrica eu medi a tensão, normal 113+-. Só não medi a corrente, pois nao tenho aqueles alicates, mas acredito que ela não me daria informação de relevância para o caso.

A configuração do local é um régua com fusível, com 4 entradas, mas ligadas somente o PC e o monitor LCD de 15.

Se alguém puder dar uma luz, do que pode ser a causa desse problema, fico no aguardo, pois pelo jeito quando eu entregar o PC para o dono novamente, apesar da fonte nova, é provável que o problema ocorra novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cabo utilizado na nova fonte foi o mesmo que estava em uso quando ocorreu o problema com a primeira fonte?

Se o PC funcionou perfeitamente na tua casa e quando chegou na casa do cliente ele apresentou os problemas logo após tê-lo ligado, com certeza o problema não é na fonte, e pode ser no cabo ou até mesmo nessa régua de proteção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cabo utilizado na nova fonte foi o mesmo que estava em uso quando ocorreu o problema com a primeira fonte?

Se o PC funcionou perfeitamente na tua casa e quando chegou na casa do cliente ele apresentou os problemas logo após tê-lo ligado, com certeza o problema não é na fonte, e pode ser no cabo ou até mesmo nessa régua de proteção.

Olá Root! Obrigado pela pronta resposta.

O cabo utilizado é um novo, o que estava anteriormente derreteu junto com o pino da fonte, portanto ficou inutilizável.

Você mencionou que pode ser o cabo ou a régua, o cabo acredito que podemos descartar, pois ele é novo e está bem justo, tanto na fonte, como na régua de energia.

Agora, com relação a régua, bom eu testei apenas a tensão, e ela está a mesma que a da parede (113 +-), não seria necessário testar o fusível, afinal, se passa tensão, ele não está queimado, mas por desencargo, também testei, e ele está ok (0).

Mas ainda assim, não acho que seja esse o problema, o problema é que não faço ideia do que pode estar provocando esse super aquecimento no pino da fonte,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo. Raciocinando com a cabeça... Se algum dia o pino do Plug AC aquecer a ponto de fundir o plástico da isolação será sinal de que o contato mecânico e elétrico entre esse pino e o terminal correspondente da régua, da tomada, do T, do que seja, AMBOS estarão a perigo, oxidados, chamuscados, com alta resistência.

Visto isso há que substituir ambos senão vais ter que usar um novo cabo por semana..

Um contato quando é mal feito (ficando um mau contato portanto) afeta ambos os lados, pino e tomada. O contato elétrico passa a ficar com alta resistência, e desse modo esquenta.. Por aquecer o mau contato aumenta e assim vira bola de neve. É o que chamamos de efeito avalanche...

Há que trocar também o elemento no qual é ligado esse plug AC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, então só o que me resta a acreditar é que esse seu cliente não está sabendo ligar esse cabo corretamente na fonte e/ou na tomada da régua de proteção. Pra isso acontecer de novo com uma fonte nova, um cabo novo, certamente não é contato enferrujado e sim mal contato por culpa de quem ligou esse cabo aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, então, pelo visto a impressão que se pode ter da situação é de que um mal contato (resistência) sei que isso em geral se dá por sujeira, oxidação.

Como a fonte e o cabo são novos, só pode ser a régua do cliente que deve estar muito suja, cheia de poeira por dentro.

O que me estranha, é que se essa é a condição, o correto seria esquentar/derretar a ponta do cabo de energia conectada na régua e não na fonte, pois a resistência, se houver por sujeira, está nessa ponta e não na fonte.

Mas enfim, amanhã vou entregar e montar a máquina, levar um aspirador e uma lixa e apertar os contatos internos da régua com alicate, para que a folga seja miníma.

Vamos ver se resolve, se eu tiver novidades, posto aqui.

att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ok, então, pelo visto a impressão que se pode ter da situação é de que um mal contato (resistência) sei que isso em geral se dá por sujeira, oxidação.

Como a fonte e o cabo são novos, só pode ser a régua do cliente que deve estar muito suja, cheia de poeira por dentro.

O que me estranha, é que se essa é a condição, o correto seria esquentar/derretar a ponta do cabo de energia conectada na régua e não na fonte, pois a resistência, se houver por sujeira, está nessa ponta e não na fonte.

Mas enfim, amanhã vou entregar e montar a máquina, levar um aspirador e uma lixa e apertar os contatos internos da régua com alicate, para que a folga seja miníma.

Vamos ver se resolve, se eu tiver novidades, posto aqui.

att.

Me desculpe Nohara. Quando escreveste lá atrás, no primeiro post, que o que estava estragado era:

"um três pinos de conexao do cabo de energia"

isso me confundiu e me fez pensar no plug da fonte, que vai na tomada, ou na régua...

Se realmente foi o jack do cabo de força que fundiu na conexão com os pinos para receber esse jack, isso na fonte, e se trocaste o cabo e também a fonte, a única explicação que vejo só pode ser a de cabo ruim de baixa qualidade, com pouca pressão mecânica sobre os pinos que ficam na fonte..

Reveja esses itens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal, apenas para dar uma posição a todos.

Fui entregar o PC hoje, no meu cenário ele esta funcionando perfeitamente, mas na casa do dono não, só pode ser algo na parte elétrica.

A fonte é nova, assim como o cabo preto padrão, descartei-os como possível causa.

A régua do cliente foi medida, a tensão está normal 113+-, corrente não medida, pois não tenho alicate.

Com o computador conectado à régua, o PC nem ligou, chequei nos contatos e tinha tensão passando.

Bom substitui imediatamente a régua por um estabilizador, e o computador ainda assim, não ligou, como eu tinha passado por isso no dia anterior e depois quando testei em casa ele funcionou, o único raciocio que tive era de aguardar um tempinho para os capacitores eletroliticos liberarem a carga.

Pronto, dito e feito, três minutos depois apertei o botão de ligar e pronto, o SO subindo.

Por curiosidade abri a régua, e vi o que já esperava, construção de baixo custo, com fios muito finos e solda mal feita. Dentro dela havia apenas um capacitor de cerâmica e um de poliester, além claro do fusível, não me detive em ver os valores dele, pois não iria trocá-los.

Mas a dúvida persiste, do que pode ter gerado esse derretimento, mesmo que os capacitores do filtro de linha estivessem alterados, isso não poderia gerar esse super aquecimento.

Mas, enfim!

Segue uma foto do ponto onde foi derretido, esse foto é da segunda vez em que ocorreu, a energia foi desligada rapidamente nesse caso.

4385550075_7f20c079ee_b.jpg

4385550075_7f20c079ee_b.jpghttp://farm5.static.flickr.com/4015/4385550075_7f20c079ee_b.jpg

Agradeço a todos pela ajuda.

att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está na cara que o problema é a fonte porcaria, experimenta colocar uma com PFC ativo de boa qualidade e eliminar esses filtros de linha bagaceiros que são vendidos sem aprovação de algum órgão competente.

Este tipo de fonte coloca em risco todo equipamento dentro do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na minha opinião, depois de entender melhor o problema dai, se trata da conjunção de 3 fatores, um contribuindo mais ou menos que o outro...

Fator 1) Fontes sem PFC ativo tem correntes na linha de entrada muito, mas muito maiores que as correntes envolvidas na entrada de uma boa fonte com PFC ativo. Essas fontes, sem PFC ativo, trabalham aos surtos de corrente, exigindo um desempenho muito maior das conexões de entrada (no caso o macho e fêmea desse conector envolvido;

Fator 2) Fontes baratas, genéricas, de baixo custo, usam de materiais de 5ª categoria, terminais feitos com lata de azeite, e claro, sem nenhum banho de proteção e/ou aumento de condutividade. O resultado é que mesmo numa conexão desse tipo ai já nasce com resistência elétrica do contato muito elevada...

Fator 3) Fontes genéricas quando importadas ou vem sem o cabo de rede elétrica ou às vezes vem da pior qualidade, com folha muito fina, com pouca pressão de contato.. Isso pode levar ao faiscamento e consequente corrosão e queda de condutividade por parte desses conectores.. Cabos e conectores também são importantes para o conjunto da config..

Ou seja, para resumir diria que economizar é comprar bem... Só isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fator 1) Fontes sem PFC ativo tem correntes na linha de entrada muito, mas muito maiores que as correntes envolvidas na entrada de uma boa fonte com PFC ativo. Essas fontes, sem PFC ativo, trabalham aos surtos de corrente, exigindo um desempenho muito maior das conexões de entrada (no caso o macho e fêmea desse conector envolvido;

Faller, só não entendi bem essa tua citação. Se as correntes na entrada de fontes sem PFC ativo são muito, muito maiores, então o consumo elétrico com essas fontes deveria ser aburdamente maior também, correto? Até porque 1A a mais em 127V é relativamente muita potência a mais também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, só não entendi bem essa tua citação. Se as correntes na entrada de fontes sem PFC ativo são muito, muito maiores, então o consumo elétrico com essas fontes deveria ser aburdamente maior também, correto? Até porque 1A a mais em 127V é relativamente muita potência a mais também.

Veja que eu não falei que a corrente média na entrada era maior e sim que a corrente era maior. As fontes sem PFC ativo trabalham com admissão de picos de corrente e esses picos podem chegar a ser de cinco a dez vezes ou mais vezes maiores (instantaneamente) que o maior pico em regime de uma fonte com PFC ativo..

Veja ai a distribuição de corrente de entrada em uma fonte sem PFC ativo e em uma fonte com PFC ativo.. É só você imaginar que as áreas por debaixo das curvas em vermelho (corrente de entrada) devem ter o mesmo valor para sacar o quanto os picos de corrente de uma fonte sem PFC ativo são maiores... Nota: O conector do cabo deve poder segurar, manter, fazer passar essa corrente de entrada..

SemPFCeComPFC.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um defeito que já presenciei e que ocasionava isto. Dependendo da config. dos cabos dentro da fonte e principalmente da tomada da parede, pode estar ocorrendo fuga de corrente. Como todos sabem as ligações dos fios das tomadas de três pinos tem que ser seguidas corretamente (fase, neutro, terra). Caso o fio fase esteja ligado de forma errada, no lugar do neutro, e este esteja conectado de forma errada dentro da fonte ocorrerá que a corrente passará pelo cabo, entrará pela fonte e conseqüentemente irá fugir pelo gabinete que, provavelmente está no chão, dando contato com a terra. É como se pegássemos um fio, ligássemos na tomada e a outra ponta enfiarmos no chão. Assim, a corrente fluirá livremente, logo o conector da fonte abrirá o bico.

Té +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja que eu não falei que a corrente média na entrada era maior e sim que a corrente era maior. As fontes sem PFC ativo trabalham com admissão de picos de corrente e esses picos podem chegar a ser de cinco a dez vezes ou mais vezes maiores (instantaneamente) que o maior pico em regime de uma fonte com PFC ativo..

Veja ai a distribuição de corrente de entrada em uma fonte sem PFC ativo e em uma fonte com PFC ativo.. É só você imaginar que as áreas por debaixo das curvas em vermelho (corrente de entrada) devem ter o mesmo valor para sacar o quanto os picos de corrente de uma fonte sem PFC ativo são maiores... Nota: O conector do cabo deve poder segurar, manter, fazer passar essa corrente de entrada..

SemPFCeComPFC.jpg

Abraço...

Entendi, lembrando que esses cabos de força de fontes suportam até 10A nas especificações e de acordo com esse gráfico esses picos são bem próximos disso!

Porém não entendi essa curva Vcap, em azul escuro. Que capacitor gera ela, antes do primário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Entendi, lembrando que esses cabos de força de fontes suportam até 10A nas especificações e de acordo com esse gráfico esses picos são bem próximos disso!

Porém não entendi essa curva Vcap, em azul escuro. Que capacitor gera ela, antes do primário?

De um lado do retificador de entrada aparecerá a tensão de rede elétrica, ai mostrada em azul claro, já rebatida para cima de modo a se ter dois semiciclos acima do zero.. Do outro lado do retificador se encontrará a tensão mostrada em azul mais escuro, chamada Vcap, justo por essa tensão contínua estar sobre o capacitor eletrolítico de entrada da fonte. É fácil de entender que o retificador somente estará ativo se a tensão antes dele estiver maior que a tensão após o mesmo (o diodo só conduz nessa condição). Desse modo, e durante sei lá, 10% do tempo de todo um semiciclo, o diodo estará conduzindo e a corrente que deverá passar nessa hora por esse diodo deverá ser tão maior que a corrente média que os picos terão que acontecer. Numa fonte com PFC ativo a corrente de entrada acontece durante todo o semiciclo, tal fosse essa carga uma carga com comportamento resistivo. Claro que a corrente de pico nesse caso será muito mais baixa que aquela de uma fonte convencional...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...