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Watts e VA's.. Porque isso é tão confuso???


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  • Membro VIP

Seja na especificação de transformadores, de estabilizadores (os quais recomendo evitar) ou no-breaks, a definição da potência dos mesmos é feita hora em Watts hora em VA's, hora são quase equivalentes e hora são um a metade do outro. Como sair dessa confusão???

Inicialmente um conceito extremamente básico mas necessário para o entendimento da questão..

Quando falamos em potência em corrente contínua, no dimensionamentfo de um farol de automóvel por exemplo, a gente sempre fala em Watts, jamais em VA's e a explicação é única..

Em corrente contínua a tensão aplicada a uma carga qualquer sempre estará presente ao mesmo tempo em que a corrente passa por essa carga...

Desse modo a potência desenvolvida será dependente do produto da tensão aplicada a carga x a corrente através da carga. Como ambas estão presentes ao mesmo tempo esse produto é uma constante e expressa em Watts

Quando estivermos trabalhando com corrente alternada algumas cargas por sua natureza e algumas situações fazem com que a corrente que atravessa a carga não o faça em um mesmo tempo, com o mesmo formato, da tensão aplicada a essa carga.. Dizemos então que a tensão e a corrente estão defasadas uma em relação a outra.

Como potência é o produto das duas (tensão e corrente) aparece o que chamamos de potência reativa e potência ativa. A combinação de ambas se dá o nome de potência aparente..

Duas principais maneiras da tensão não se apresentar do exato modo da corrente acontecem quando:

1) O comportamento da carga não for puramente resistivo e tiver componente indutivo, como por exemplo transformadores,motores, indutores etc.. (o mesmo vale para cargas com comportamento capacitivo, de exemplos menos comuns)..

Figura02.jpg

2) O comportamento da carga for não linear, como por exemplo a retificação em uma fonte

Figura06.jpg

Em qualquer um desses casos a tensão aplicada a carga não acontecerá no mesmo exato tempo em que a corrente nessa carga circula..

Nessa hora se começa a ter de falar em Watts e em VA's...

Não existe uma constante que possa relacionar Watts com VA's, embora possa se observar na Internet uma série de dicas dizendo que 1 Watt = 0,6 VA, chamando esse 0,6 de FP natural e típico das fontes sem PFC e coisas do tipo. Essa relação só vai depender da natureza da carga, ou do que chamamos de fator de potência, ou FP, que nada mais é do que a relação entre essas duas potências, ou seja, Potência Útil [Watts] / Potência Aparente [VA's]

Falcatruas: Como a potência aparente é sempre maior do que a potência útil, às vezes alguns fabricantes de no-break classificam seus equipamentos (os no-breaks) pela sua capacidade em VA's e não em Watts (com isso eles pressupõem uma carga bem como seu comportamento).

Desse modo é comum se observar por ai no-breaks de 700 VA's que na verdade toleram fornecer somente 350 Watts. Dizem desse modo os fabricantes que esses no-breaks tem um FP de 0,5.

Seria menos danoso e mais sincero de parte desses fabricantes se eles fizessem ao contrário, que seria classificar seus no-breaks com capacidade de oferta de 350 Watts e com condições de segurar cargas com um FP de 0,5 ou maior... Seria mais honesto e evitaria um sem número de casos de no-breaks erroneamente dimensionados..

Desse modo se você quiser saber do FP de uma determinada carga, ou de seu consumo em Watts ou VA's, use um medidor como o Kill-a-Watt que opera em 120 Volts e tolera correntes de até 15 Amperes.

Kill-a-Wattmedidor.jpg

exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-178361138-medidor-de-consumo-de-energia-modelo-kill-a-watt-p4400-_JM

Não tente transformar VA's em Watts sem ter uma mínima ideia da carga e de seu comportamenmto. Não existe fator de conversão para tal que independa da carga..

Esse assunto é relativamente complexo e de difícil explanação. Espero ter dado uma visão minimamente esclarecedora sobre o mesmo..

Abraço...

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  • 2 semanas depois...

Resumindo pra ver se eu entendi. Quer dizer que um no-break adequado não existe a um preço baixo? Me parece que a maioria dos no-breaks de R$200-400 são do jeito que você disse.

Eu desconfio que os no-breaks que temos atualmente (os de baixo custo) são para as fontes genéricas presentes na grande maioria dos computadores dos brasileiros. Quem tem fontes mais parrudas devem sacrificar um olho, é isso?

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  • Membro VIP
Resumindo pra ver se eu entendi. Quer dizer que um no-break adequado não existe a um preço baixo? Me parece que a maioria dos no-breaks de R$200-400 são do jeito que você disse.

Eu desconfio que os no-breaks que temos atualmente (os de baixo custo) são para as fontes genéricas presentes na grande maioria dos computadores dos brasileiros. Quem tem fontes mais parrudas devem sacrificar um olho, é isso?

Usar no-break não é condenável não, mas deve ser decidido com clareza..

- Grande parte dos usuários, preocupados com o desembolso inicial da compra, adotam um short-break, sub-dimensionado, para resolver problemas que eles acham que tem, de oscilação da tensão de rede.. Depois de 2 anos a bateria se vai, sem que sequer o short-break tenha sido usado na verdade uma ou duas vezes, uma relação custo benefício totalmente ruim... Desestimulados sequer repõem a bateria e deixam ele operando como estabilizador por anos a fio .... E ele, por subdimensionado, aquecendo a ponto de quase pegar fogo...

Cansei de ver esse quadro dai...

Se por causa de constantes e frequentes faltas de energia, e por causa da perda de seu trabalho nessas quedas de energia, você tiver de adotar alguma solução para prover energia alternativa, pondere:

- Se tiveres que ter alguma autonomia de operação de seus equipamentos mesmo sem energia comercial maior que 5 minutos, adote um no-break de dupla conversão, on-line, de geração senoidal..

- Se for somente para poder desligar seu PC após salvar seus trabalhos, numa queda de energia, podes adotar um short-break, ciente de que é um remédio tarja preta e estressa os equipamentos que alimenta..

Em ambos os casos, evidentemente, o bom dimensionamento da solução é obrigatório...

Abraço...

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Usar no-break não é condenável não, mas deve ser decidido com clareza..

- Grande parte dos usuários, preocupados com o desembolso inicial da compra, adotam um short-break, sub-dimensionado, para resolver problemas que eles acham que tem, de oscilação da tensão de rede.. Depois de 2 anos a bateria se vai, sem que sequer o short-break tenha sido usado na verdade uma ou duas vezes, uma relação custo benefício totalmente ruim... Desestimulados sequer repõem a bateria e deixam ele operando como estabilizador por anos a fio .... E ele, por subdimensionado, aquecendo a ponto de quase pegar fogo...

Cansei de ver esse quadro dai...

Se por causa de constantes e frequentes faltas de energia, e por causa da perda de seu trabalho nessas quedas de energia, você tiver de adotar alguma solução para prover energia alternativa, pondere:

- Se tiveres que ter alguma autonomia de operação de seus equipamentos mesmo sem energia comercial maior que 5 minutos, adote um no-break de dupla conversão, on-line, de geração senoidal..

- Se for somente para poder desligar seu PC após salvar seus trabalhos, numa queda de energia, podes adotar um short-break, ciente de que é um remédio tarja preta e estressa os equipamentos que alimenta..

Em ambos os casos, evidentemente, o bom dimensionamento da solução é obrigatório...

Abraço...

Mas até onde eu sei, o short-break só entra em operação no caso de queda de energia. Ou ele também opera como um estabilizador, tentando retificar as varições de tensão?

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  • Membro VIP
Mas até onde eu sei, o short-break só entra em operação no caso de queda de energia. Ou ele também opera como um estabilizador, tentando retificar as varições de tensão?

Os short-breaks operam como se estabilizador fossem durante o tempo em que a eneria comercial estiver presente. É o que eles chamam de "interativo"..

Leia esse tópico dai e entenderás, espero... No-break realmente é a salvação???

Abraço...

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  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

hole galera beleza,sou novo da turma ,e tenho uma duvida.

não desviando do topico.

eu tenho uma fonte da positivo ,e não sei quantos wts ela tem.

estou querendo liga 3 cooler fan com LED.

mas eutou com medo de sobregarregar a minha fonte,mas eu acho que a minha fonte é de 250 Wats .sera que ele aguenta liga esse 3 cooler fan?

fico no aguardo.

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  • Membro VIP
hole galera beleza,sou novo da turma ,e tenho uma duvida.

não desviando do topico.

eu tenho uma fonte da positivo ,e não sei quantos wts ela tem.

estou querendo liga 3 cooler fan com LED.

mas eutou com medo de sobregarregar a minha fonte,mas eu acho que a minha fonte é de 250 Wats .sera que ele aguenta liga esse 3 cooler fan?

fico no aguardo.

Bem vindo amigo, mas não posso me furtar de comentar...

- Completamente off topic sua pergunta..

- Mesmo que sua pergunta estivesse no local correto, sobrecarregar significa carregamento a maior.. Como saber se sequer dissestes o que a fonte já está alimentando???

Só adivinho para imaginar essa demanda que já exuiste ai, a sua config portanto..

Coloque sua pergunta em tópicos adequados, será melhor para ti, melhor para quem vai lhe ajudar.

Sua pergunta se refere a fontes x configurações.

Leia ai nesse vermelho piscante para fazer a coisa certa..

Leia ai, as regras locais, no vermelho piscante: http://forum.clubedohardware.com.br/fontes-energia/f206

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  • 6 meses depois...

Ainda me resta uma dúvida...

Não existe uma constante que possa relacionar Watts com VA's, embora possa se observar na Internet uma série de dicas dizendo que 1 Watt = 0,6 VA, chamando esse 0,6 de FP natural e típico das fontes sem PFC e coisas do tipo. Essa relação só vai depender da natureza da carga, ou do que chamamos de fator de potência, ou FP, que nada mais é do que a relação entre essas duas potências, ou seja, Potência Útil [Watts] / Potência Aparente [VA's]

Em um dimensionamento de um nobreak, o que vai entrar na conta seria a potência da fonte do PC dividida pela sua eficiẽncia. Se a fonte tiver PFC ativo, qual seria a necessidade de se preocupar com o fator de potência do nobreak? Suponho aqui que basta observar a potência do nobreak em VA.

E se a fonte tiver PFC passivo ou não tiver PFC, não bastaria depois de dividir o a potência da fonte pela eficiência, dividir pelo seu fator de potência?

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  • Membro VIP
... Se a fonte tiver PFC ativo, qual seria a necessidade de se preocupar com o fator de potência do nobreak? Suponho aqui que basta observar a potência do nobreak em VA...

Errado.. Se preocupe com que o no-break consiga entregar a potência útil pedida pela fonte, em Watts portanto..

Vou te dar um exemplo..

Imagine uma fonte de 400 Watts, com eficiência de 80% e com FP que acerta o fator de potência da mesma deixando o mesmo em FP=99%.

A potência útil que o no-break deverá poder oferecer é de 400/0,80 = 500 Watts e deverá poder ser capaz de entregar uma potência aparente da ordem de 500Watts/0,99 = 505 VA's..

Isso não significa que um no-break que possa entregar 600VA's e com FP de 0,5 consiga atender essa fonte pois sim consegue suportar a carga aparente da fonte mas não a potência útil exigida pois 600VA x 0,5 = 300 Watts somente e a fonte pede 500 Watts..

A referência do dimensionamento deve ser sempre a potência útil, em Watts, e logo se deve conferir se o no-break é capaz de suportar a potência aparente que a fonte exige... Nunca ao contrário...

No entanto para os vendedores de no-break não é interessante vender Watts e sim vender VA's uma medida que sempre será mais alta e mais atrativa para venda...

Como comprador, se raciocinares sempre em Watts não vai dar problema nunca..

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Fala aí faller, simplificando poderíamos dizer que tanto os estabilizadores quanto os nobreak de modo geral conseguem entregar em watts apenas a metade da sua potência rotulada que é em VA, ou seja configurações que exijam 500w, necessitariam destes monstrengos com no mínimo 1200VA, levando em conta fontes com 80% de eficiência? É isso?

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Errado.. Se preocupe com que o no-break consiga entregar a potência útil pedida pela fonte, em Watts portanto..

Vou te dar um exemplo..

Imagine uma fonte de 400 Watts, com eficiência de 80% e com FP que acerta o fator de potência da mesma deixando o mesmo em FP=99%.

A potência útil que o no-break deverá poder oferecer é de 400/0,80 = 500 Watts e deverá poder ser capaz de entregar uma potência aparente da ordem de 500Watts/0,99 = 505 VA's..

Isso não significa que um no-break que possa entregar 600VA's e com FP de 0,5 consiga atender essa fonte pois sim consegue suportar a carga aparente da fonte mas não a potência útil exigida pois 600VA x 0,5 = 300 Watts somente e a fonte pede 500 Watts..

A referência do dimensionamento deve ser sempre a potência útil, em Watts, e logo se deve conferir se o no-break é capaz de suportar a potência aparente que a fonte exige... Nunca ao contrário...

No entanto para os vendedores de no-break não é interessante vender Watts e sim vender VA's uma medida que sempre será mais alta e mais atrativa para venda...

Como comprador, se raciocinares sempre em Watts não vai dar problema nunca..

Tanto VA então só para atender à potência aparente das fontes sem PFC? Que decepção...

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  • Membro VIP
Tanto VA então só para atender à potência aparente das fontes sem PFC? Que decepção...

Exatamente..

Serve para isso e para "vender"uma potência maior do no-break..

Pena que o fabricante não coloque o nome correto da potência ao declarar a mesma... Potência aparente... Talvez o comprador se desse conta de que as aparências enganam...

Se naquele mesmo exemplo a fonte de 400 Watts e 80% de eficiência, não tivesse PFC, fosse de retificação normal, tradicional, o exemplo viraria esse..

400 Watts / 0,80 faz com que a fonte exija algo como 500 Watts do no-break

Sem PFC a fonte vai ter um FP típico da ordem de 65%

Desse modo esse no-break terá de suportar oferecer uma potência aparente da ordem de 500Watts / 0,65 = 770 VA's...

Um nobreak que conseguisse entregar 500 Watts de potência útil e 770 VA's de potência aparente, seria o limite mínimo para atender a essa fonte..

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Exatamente..

Serve para isso e para "vender"uma potência maior do no-break..

Pena que o fabricante não coloque o nome correto da potência ao declarar a mesma... Potência aparente... Talvez o comprador se desse conta de que as aparências enganam...

Se naquele mesmo exemplo a fonte de 400 Watts e 80% de eficiência, não tivesse PFC, fosse de retificação normal, tradicional, o exemplo viraria esse..

400 Watts / 0,80 faz com que a fonte exija algo como 500 Watts do no-break

Sem PFC a fonte vai ter um FP típico da ordem de 65%

Desse modo esse no-break terá de suportar oferecer uma potência aparente da ordem de 500Watts / 0,65 = 770 VA's...

Um nobreak que conseguisse entregar 500 Watts de potência útil e 770 VA's de potência aparente, seria o limite mínimo para atender a essa fonte..

Desculpe Faller, mas confundi de vez. Neste seu exemplo acima, o nobreak de 770VA, como ele conseguiria entregar 500w, se o FP dele for de, 0,5?

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  • Membro VIP
Desculpe Faller, mas confundi de vez. Neste seu exemplo acima, o nobreak de 770VA, como ele conseguiria entregar 500w, se o FP dele for de, 0,5?

Esse é exatamente o erro que 98% das pessoas cometem, pensar o no-break pelo sua capacidade de entrega de potência aparente.

O correto é pensar (e dimensiobnar o mesmo) em cima da potência útil que ele é capaz de entregar..

No exemplo citado, uma fonte de 400 Watts com eficiência da oerdem de 80%, sem PFC...

Para dimensionar o no-break pela sua potência útill

A fonte deverá exigir 400 Watts /0,80 = 500 Watts

- Primeira dedução: O no-break deverá ser capaz de entregar 500 Watts...

Dimensionando ele, o no-break, pela potência aparente: Sabedor que a carga, no caso a fonte, por não ter PFC, vai apresentar um FP da ordem de 65% (note... Cargas é que tem a catracterística de apresentar fator de potência, nunca a fonte de energia, no caso o no-break. Quando se fala em FP de um no-break significa sua capacidade máxima de enfrentar cargas com FP diferente da unidade..

Voltando.Para checar se o no-break tem condições de enfrentar a fonte com FP de 0,65 fazemos

Potência aparente que esse no-break terá de oferecer a fonte sem PFC = 500Watts /0,65 = 770VA's..

- Segunda dedução: Nesse caso deve ser escoilhido um no-break que consiga entregar 500 Watts e no mínimo 770 VA's de potência aparente.

Acostumados com o modo estranho dos fabricantes vender no-break, se pegares um que tem as seguintes características:

PA=800VA (Potência Aparente)

FP=0,5

deduzes que sua PU=400Watts (Potência Útil)

Esse não serviria pois só consegue entregar 400Watts quando a fonte necessita de 500 Watts. Embora esse no-break possa entregar potência aparente até maior que aquela necessária para atender a fonte em questão..De nada adianta, o que toca sua fonte é a potência útil, em Watts. Até por isso ela leva esse nome.. A outra se chama potência aparente...

Raciocine sempre em Watts (potência útil) e não errarás... (99% dos compradores, vendedores e ditos entendidos, erram ai. Ai fica o monstrengo, subdimensionado, apitando até quando seu usuário joga paciência no Windows)

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  • 4 semanas depois...

******* faller dei aplausos para o tamanho do seu conhecimento e claro pela suas explicações que até mesmo eu um leigo na areá aprendi... Parabéns mesmo cara show de bola sua explicação...

Bem faller um amigo meu comprou um desses nobreaks (short-break) de 700va, não me recordo a potencia dele se é 0,5 ou 0,6. Ele me disse que do nada o nobreak dele parou de funcionar... Sei que o topico nao é sobre o assunto, mas você poderia indicar um local que eu possa ler sobre testes de peças de nobreak, para que as eletronicas daqui nao darem uma furada no olho dele rsrsr...??

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  • Membro VIP
******* faller dei aplausos para o tamanho do seu conhecimento e claro pela suas explicações que até mesmo eu um leigo na areá aprendi... Parabéns mesmo cara show de bola sua explicação...

Bem faller um amigo meu comprou um desses nobreaks (short-break) de 700va, não me recordo a potencia dele se é 0,5 ou 0,6. Ele me disse que do nada o nobreak dele parou de funcionar... Sei que o topico não é sobre o assunto, mas você poderia indicar um local que eu possa ler sobre testes de peças de nobreak, para que as eletronicas daqui não darem uma furada no olho dele rsrsr...??

É uma indicação de muita responsabilidade meu amigo... As peças que se usa em um no-break são as mesmas que se usa no seu televisor, quem sabe na fonte de seu PC, no seu micro-ondas, no home theater e bem poderiam ser usadas numa sonda atmosférica ou no controlador das sinaleiras da Av Paulista. Av eletrônica não dispôe de mais de 100 a 200 diferentes componentes básicos e na combinação desses, com diferentes valores, diferente dimensionamento, na topologia aplicada, é satisfeita uma função..

Um resistor de seu radinho de pilha de escutar o jogo, vai poder estar presente também no satélite lá no espaço, ou no seu celular. Só vai mudar de tamanho, de valor, etc, mas será exatamente um resistor..

Mads seu amigo não está fora dos parâmetros normais. Acredito que a imensa maioria que comprta um no-break comete um ou mais erros.

Ou relativo a real necessidade de adotar um deles;

Ou relativo a topologia escolhida

E na maioria absoluta das vezes, no dimensionamento dos mesmos..

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É uma indicação de muita responsabilidade meu amigo... As peças que se usa em um no-break são as mesmas que se usa no seu televisor, quem sabe na fonte de seu PC, no seu micro-ondas, no home theater e bem poderiam ser usadas numa sonda atmosférica ou no controlador das sinaleiras da Av Paulista. Av eletrônica não dispôe de mais de 100 a 200 diferentes componentes básicos e na combinação desses, com diferentes valores, diferente dimensionamento, na topologia aplicada, é satisfeita uma função..

Um resistor de seu radinho de pilha de escutar o jogo, vai poder estar presente também no satélite lá no espaço, ou no seu celular. Só vai mudar de tamanho, de valor, etc, mas será exatamente um resistor..

Mads seu amigo não está fora dos parâmetros normais. Acredito que a imensa maioria que comprta um no-break comete um ou mais erros.

Ou relativo a real necessidade de adotar um deles;

Ou relativo a topologia escolhida

E na maioria absoluta das vezes, no dimensionamento dos mesmos..

Kkkkk... po faller eu boiei aqui um pouco mas acho que entendi onde você quis chegar rsrsr...

Valeu ai!! E Deus te abençoe cara!!

A fonte do pc dele é dessas genericas que creio eu de no maximo seus 200w sem o PFC... Pois é um pc extremamente basico para escritorio, ai ele diz ter ligado apenas un monitor lcd e uma impressora... Mas vou fuçar na net... Hoje em dia so nao aprende quem nao quer.... Pois graças a Deus existem pessoas como você nesse nosso mundo virtual! Valeu!!!

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  • 2 meses depois...
Exatamente..

Serve para isso e para "vender"uma potência maior do no-break..

Pena que o fabricante não coloque o nome correto da potência ao declarar a mesma... Potência aparente... Talvez o comprador se desse conta de que as aparências enganam...

Se naquele mesmo exemplo a fonte de 400 Watts e 80% de eficiência, não tivesse PFC, fosse de retificação normal, tradicional, o exemplo viraria esse..

400 Watts / 0,80 faz com que a fonte exija algo como 500 Watts do no-break

Sem PFC a fonte vai ter um FP típico da ordem de 65%

Desse modo esse no-break terá de suportar oferecer uma potência aparente da ordem de 500Watts / 0,65 = 770 VA's...

Um nobreak que conseguisse entregar 500 Watts de potência útil e 770 VA's de potência aparente, seria o limite mínimo para atender a essa fonte..

Meu Deus! :eek:Tô perdido aqui no fórum. Li tanta coisa que me deixou confuso e ainda nao achei resposta pro meu problema. Se não for aqui a postagem correta, por favor,:confused: me dá o link de onde seja.

Tenho um nobreak Stay700 e um módulo isolador Microsol 440VA.

O pc que vou ligar tem:

Intel Quad Core Q6600 2.4 (cooler Akasa A70)

Gigabyte G41MT-ES2L

08GB DDR3 Kingston 1333

GT9400 01GB 128 bits

01TB Seagate Barracda 7200

500GB Samsung 7200

Fonte XFX 750 PRO

Por favor, em práticas palavras, qual a melhor forma de ligar isso? Esqueço meus dois equipamentos e compro um filtro bom? Ou posso ligar o módulo na tomada e o nobreak nele?

Sou de Sampa, moro numa vila de pescadores (Prainha, Aquiraz, CE) e aqui aterramento é artigo de luxo. Não rola aterramento no momento, no apartamento onde moro. A energia não cai, mas oscila, segundo os eletricistas locais.

Agradeço a ajuda. :D

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  • Membro VIP
Meu Deus! :eek:Tô perdido aqui no fórum. Li tanta coisa que me deixou confuso e ainda não achei resposta pro meu problema. Se não for aqui a postagem correta, por favor,:confused: me dá o link de onde seja.

Tenho um nobreak Stay700 e um módulo isolador Microsol 440VA.

O pc que vou ligar tem:

Intel Quad Core Q6600 2.4 (cooler Akasa A70)

Gigabyte G41MT-ES2L

08GB DDR3 Kingston 1333

GT9400 01GB 128 bits

01TB Seagate Barracda 7200

500GB Samsung 7200

Fonte XFX 750 PRO

Por favor, em práticas palavras, qual a melhor forma de ligar isso? Esqueço meus dois equipamentos e compro um filtro bom? Ou posso ligar o módulo na tomada e o nobreak nele?

Sou de Sampa, moro numa vila de pescadores (Prainha, Aquiraz, CE) e aqui aterramento é artigo de luxo. Não rola aterramento no momento, no apartamento onde moro. A energia não cai, mas oscila, segundo os eletricistas locais.

Agradeço a ajuda. :D

Simples que é para que entendas:

O no-break de 700VA pode entregar apenas 385 Watts

Seu módulo isolador de 440 VA não consegue muito mais do que isso não

Se tens uma fonte de 750 Watts e com uma eficiência maior que 80% ela poderá chegar a pedir até mesmo 750/0,8 = 940 Watts, mais o monitor, digamos 1.000 Watts

Como alimentar 1000 Watts com um no-break que pode entregar 385 Watts somente ou um módulo isolador co pouco mais de 440 VA`s????

É fria, tremendo gargalo...

Aposente ambos, e adote um bom filtro de linha e deu..

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Simples que é para que entendas:

O no-break de 700VA pode entregar apenas 385 Watts

Seu módulo isolador de 440 VA não consegue muito mais do que isso não

Se tens uma fonte de 750 Watts e com uma eficiência maior que 80% ela poderá chegar a pedir até mesmo 750/0,8 = 940 Watts, mais o monitor, digamos 1.000 Watts

Como alimentar 1000 Watts com um no-break que pode entregar 385 Watts somente ou um módulo isolador co pouco mais de 440 VA`s????

É fria, tremendo gargalo...

Aposente ambos, e adote um bom filtro de linha e deu..

Wlw, cara. Era essa resposta que eu queria: simples e direta hehe...então, será que meu pc às vezes nao reconhece a placa de vídeo porque to usando uma fonte Akasa 350W AK-P350G BK e ela talvez nao esteja suportando o pc + o monitor? A configuração é a mesma que postei, somente com a fonte Akasa. A XFX ainda está chegando...

Concluindo, a melhor solução pra mim é esse filtro que você recomendou em outro post? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230527889-filtro-de-linha-profissional-upsai-fht1200-120-ou-220volts-_JM#questionText

Muito obrigado, Deus abençõe e lhe continue dando paciência com os novatos hehe...

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Wlw, cara. Era essa resposta que eu queria: simples e direta hehe...então, será que meu pc às vezes nao reconhece a placa de vídeo porque to usando uma fonte Akasa 350W AK-P350G BK e ela talvez nao esteja suportando o pc + o monitor? A configuração é a mesma que postei, somente com a fonte Akasa. A XFX ainda está chegando...

Concluindo, a melhor solução pra mim é esse filtro que você recomendou em outro post? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230527889-filtro-de-linha-profissional-upsai-fht1200-120-ou-220volts-_JM#questionText

Muito obrigado, Deus abençõe e lhe continue dando paciência com os novatos hehe...

Monitor não é alimentado pela fonte do computador e sua placa de vídeo tem um consumo minúsculo.

A Akasa 350W só não aguentaria seu pc se estivesse com defeito, pois 350W são mais que suficientes para seu computador. (750W seriam mais que suficientes para três iguais ao seu)

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Monitor não é alimentado pela fonte do computador e sua placa de vídeo tem um consumo minúsculo.

A Akasa 350W só não aguentaria seu pc se estivesse com defeito, pois 350W são mais que suficientes para seu computador. (750W seriam mais que suficientes para três iguais ao seu)

Então, eu fiz o cálculo no site http://www.extreme.outervision.com/index.jsp e realmente deu 311W para meu pc.

Porém, no manual da minha placa mãe pede para usar fonte de 500W no mínimo e me recomendaram aqui no fórum usar uma fonte de no mínimo 600W ou 650W para meu futuro upgrade que será:

i5 2500K + Asrock Extreme 3http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-229566135-kit-asrock-z68-ext3-gen3-2500k-8gb-gskill-corsair-a70-_JM

+ Placa de video Quadro 600 ou GTX550 ti.

Como achei uma fonte de 750W num preço bom e recomendada aqui no fórum, comprei ela: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232052357-fonte-xfx-750w-core-bronze-p1-750s-nlb9-pronta-entrega-_JM

agora só falta o filtro, que o amigo faller recomendou num post seu: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230527889-filtro-de-linha-profissional-upsai-fht1200-120-ou-220volts-_JM#questionText

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