Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 7990 - Tópico Oficial


Vioto

Posts recomendados

ubyr.jpg

3xrq.jpg

Alguns reviews:

http://www.bit-tech.net/hardware/graphics/2012/12/07/club-3d-radeon-hd-7990-6gb-review/1

http://www.techpowerup.com/reviews/Powercolor/HD_7990_Devil_13/

http://www.overclockersclub.com/reviews/powercolor_devil_13/

http://www.tomshardware.com/reviews/radeon-hd-7990-devil13-7970-x2,3329.html

Especificações:

PowerColor DEVIL13

Graphics Engine RADEON HD7990

Video Memory 6GB GDDR5

Engine Clock 925MHz / 1000MHz

Memory Clock 1375MHz x 4 (5.5Gbps)

Memory Interface 384bit X2

DirectX® Support 11.1

Bus Standard PCIE 3.0

Standard Display Connecors DL DVI-I / SL DVI-D / HDMI / 2 X mini DisplayPort

Club 3D

GPU Chipset: 2xTahiti XT

GPU Clock: 2x900 MHz

OC clock: 2x925 MHz

Stream Processors: 2x2048

Memory Size: 6144MB (2x3072MB)

Memory Interface: 2x384BIT

Memory Type: GDDR5

Memory Clock: 5500 MHz (4x1375MHz)

Preços

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814131483

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Gostaria de saber se posso limpar a placa de vídeo com um spray desengripa

marca JIMO EcoPenetril

Fala que faz várias limpezas:

Protege contra ferrugem,umidade e oxidação, libera peças travadas,Dielétrico-não conduz eletricidade penetra e lubrifica elimina rangidos....

Bem na realidade só queria tirar uma poeira grossa que fica acumulando em cima da placa e deixa-la com carinha de nova, por que mesmo retirando poeira dela fica camada fraca ainda, pois ainda não tem necessidade para troca pasta térmica, só limpei 3 coolers retirei poeira das hélices com pincel... ainda não usei esse produto pois gostaria de saber se posso passa em placas...

Achei que aqui é a melhor forma de tirar essa dúvida...

PS Se não der, vou usar compreensor de ar no nível médio, que nunca foi usado água ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não usaria esse tipo de produto nas minhas peças. Tempos atrás comprei uma lata de CorrosionX para aplicar em um PC que tinha aqui. Fiz o teste em uma área do cooler do processador e lá grudou muito mais poeira que no resto do cooler.

Se for utilizar o compressor, tenha muito cuidado, pois vez ou outra, eles liberam uns vestígios de água condensada. O que não seria nada bom pra componentes eletrônicos.

Dê uma lida: http://forum.clubedohardware.com.br/limpeza-gabinetes-seus/966345

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não usaria esse tipo de produto nas minhas peças. Tempos atrás comprei uma lata de CorrosionX para aplicar em um PC que tinha aqui. Fiz o teste em uma área do cooler do processador e lá grudou muito mais poeira que no resto do cooler.

Se for utilizar o compressor, tenha muito cuidado, pois vez ou outra, eles liberam uns vestígios de água condensada. O que não seria nada bom pra componentes eletrônicos.

Dê uma lida: http://forum.clubedohardware.com.br/limpeza-gabinetes-seus/966345

Obrigado pela orientação, levei a placa a uma assistência mesmo, volto novinha como era antes *-*, ele falo pra mim que se for limpa usar limpador de contatos se for muito necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Procurei na net e não conseguir achar essa informação. Qual o tamanho desta placa? O meu gabinete suporta placas de até 320mm e preciso saber se mesmo apertado cabe.

http://br.thermaltake.com/products-model_Specification.aspx?id=C_00001998

Depende do modelo da placa, basta ver qual modelo voce pensa em comprar e conferir no site da manufaturadora.

Exemplo: http://www.powercolor.com/Global/products_features.asp?id=429#Specification

Agora, acho difícil nao caber. =)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Fala galera, preciso de uma ajuda com relação a placa Radeon HD 7990, comprei da marca Gigabyte e gostaria de saber se é normal ela fazer um ruído quando abro qualquer jogo, não é o ruído dos coolers, é um ruído como se um capacitor estivesse para estourar, o ruido fica perto dos conectores de energia.

Será que vou precisar trocar ou é normal? Agradeço desde já a ajuda.

Segue a configuração do PC:

Mobo:P8Z77-V PRO - Asus

Core i7 2600k 3.8 (turbo)

Fonte: Asus 750w U 75ha

2 Hds de 1 Tera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste básico, reinstalei o sistema operacional do zero, win 7 64, instalei o ultimo driver da AMD amd_catalyst_13.11_betav9.5, ao fazer o teste do índice de experiência do próprio windows, na hora que aparecia testando Directx 9/10..., o sistema simplesmente reiniciou.

Apesar de eu ter comprado essa fonte em 2009, pelo menos para testar acho que deveria aguentar, estou com mais dúvidas se é a placa ou a fonte.

De qualquer maneira vou comprar uma fonte melhor, meu medo é esse ruído na placa é normal ou se ela está com defeito. Assim que trocar a fonte farei novos testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Comprei a fonte de 1250W (Sapphire), novamente fiz alguns testes, com o 3Dmark 11, 13 er a placa não desligou, fiz os testes por 30min. Como estava meio sem tempo, agora em janeiro retomei os testes, mas infelizmente o ruido continua (Coil Whine). Preciso fazer mais testes, acho que umas 2 horas no minimo.

E já adiantando, estou fazendo uma mega modificação na placa de video, fiz um pequeno estudo dos possíveis coolers que caberiam nesse placa ou seja não vou usar o cooler padrão, vocês que tem a 7990 aguardem porque em breve vou postar aqui. Precisa de muita coragem para modificar ela do modo que vou fazer. Aguardem.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
    
Radeon HD 7990  (modificada)
 
     O desafio, modificar a Radeon HD 7990 da Gigabyte, adquiri essa placa e conforme os testes básicos feitos por min não fiquei nada satisfeito com as temperaturas dela, muito alta em full 85º (a minha fica...) e o cooler barulhento em plena carga como de praxe comecei a procurar coolers que possivelmente caberiam nessa placa, praticamente fiquei com ela parada um mês pesquisando coolers.
     Cheguei a tentar colocar o Zalman VF2000 que é um excelente cooler, no primeiro chip gráfico dela, que fica do lado das conexões de vídeo, o Zalman VF2000 cabe perfeitamente, porém no outo chip gráfico, o dissipador do Zalman não entra por causa das conexões de energia, mesmo virando o cooler sem sucesso.
     Novamente fiz pesquisas em fóruns nacionais e internacionais, comecei a pesquisar em sites de fabricantes, e vi que não existe nenhum cooler a ar para a 7990, a unica coisa que encontrei foi uma solução via Watercooling, como não curto muito Watercooling, não me interessei.
     Em minhas pesquisas, observei que o fabricante Arctic (http://www.arctic.ac) possui uma solução para a HD 6990 antecessora da HD 7990, mas não tem uma solução para a HD 7990, talvez nem tenha, olhando em detalhes a solução para a HD 6990 no caso o "Accelero Twin Turbo 6990", na verdade parece que são dois "Accelero Mono PLUS" ligados um no outro "http://www.arctic.ac/worldwide_en/products/cooling/vga/accelero-twin-turbo-6990.html" claro que projetado adequadamente para a HD 6990, a partir dai eu pensei e se colocar 2 Accelero Mono PLUS na HD 7990? Será que vai?
    Resolvi comprar um e arriscar, obvio que tinha outras placas aqui e sempre vendo minhas placas antigas, qualquer coisa iria usar em outra VGAs.
    Desmontei a HD 7990 e para minha felicidade, descobri que o cooler pode ser adapatado sim, porém é preciso fazer algumas modificações e ter alguns acessórios separados. 
    Itens usados na modificação:
 
(2) Accelero Mono PLUS
(1) Kit Arctic Cooling VR001
(1) Dissipador de chipset
(3) Dissipador de memória Zalman ZM-RHS1
(1) Radeon HD 7990
(1) Arctic Silver 5
 
Agora vamos lá:

   Primeiro passo, tive que separar os componentes e ver qual seria a melhor posição para colocar cada um na placa.
   Como tinha esse dissipador de chipset (verde) sobrando, que tinha comprado em um kit na Mtek a um tempo atrás, tive a ideia de colocar ele em cima do chip PLX PCIe 3.0 que fornece a conectividade entre as GPUs e o conector PCIex, mas você pode colocar um dissipador de memória também caso não tenha esse verde.
   Na ponta da placa, ao lado dos conectadores de energia, tem 3 dissipadores da Zalman, mesma história tinha sobrando aqui, coloquei eles pois são pequenos, mas não coloquei à toa, porque os heatpipe do Accelero fica quase encostando na memória, poderia colocar outros iguais que vem no Accelero, mas teria muito trabalho para cortar.
 
20ivthe.jpg
 
 
Tive que cortar esses pedaços dos encaixes pois estavam atrapalhando colocar os dissipadores de memória na placa, claro que vai fazer diferença, pois foi projetado com isso, a placa fica com uma leve envergada sem esses pedaços na hora de parafusar.
2epspl0.jpg
 
 
 
  Precisei retirar um pedaço desses dissipadores e lixar um pouco, para colocar os encaixes por cima deles.
2m4r3ts.jpg
 
 
  E por "segurança", não sei de fiz certo, coloquei papel contact transparente nos encaixes para "tentar" isolar o contato na placa, pois percebi que na carcaça original da placa antes de ter contato com ela tem um plástico projetado para isso.
wtbm78.jpg
 
  Também coloquei fita isolante nesse pedaço do encaixe, pois fica bem perto dos conectores de energia, não chega a encostar, mas acho que vai ajudar a proteger.
25ivlh0.jpg
 
   
  Agora vem a parte mais trabalhosa, colar os dissipadores de memória e reguladores de tensão.. Essa parte eu tive vários problemas, pois no Acelero vem com duas colas, um saquinho com uma branca e o outro com uma cinza e tem que misturar para formar uma pasta só a G-1, tem que ficar mexendo por 5 minutos essas colas, depois tem 15 minutos para colar tudo na placa.
  Na primeira tentativa fiz todos os procedimentos, porém alguma coisa tinha dado errado, pois no outro dia um dissipador de memória e 3 dissipadores no regulador de tensão mais o chipset (verde) não estavam bem firmes e os reguladores de tensão saíram com muita facilidade, nem parece que tinha sido colado.
16krpjt.jpg
 
 
  Por segurança tinha comprado o "Arctic Cooling VR001", se trata de um acessório da Arctic aonde vem uns dissipadores e uma
bisnaga com a cola G-1 pronta, na verdade quando estava pesquisando em fóruns americanos, já tinha visto reclamação dessa pasta que vem no Accelero para misturar, comprei o VR001 mais por causa dessa bisnaga pronta.
 
24n4ubn.jpg
 
    Essa parte deu muito trabalho, pois tive que retirar todos esses dissipadores que aparecem da foto acima, até o verde, pois não estavam firme, tive que o usar a bisnaga de cola que veio no VR001, bem melhor. Outra coisa, o fabricante diz que precisa segurar o dissipador por 10 segundos depois de colado (não confiei muito..) quando aplica a cola na VGA, no caso eu fiquei segurando por uns 2 minutos dessa vez, cada peça que colocava.
 
Esses dissipadores que ficam no regulador de tensão, tive que colar um no outro também para fixar melhor, na foto mostra aonde coloquei a cola.
2d960s9.jpg
 
 
Depois de 24 horas, verifiquei que estava tudo bem colado, mesmo assim esperei mais 3 dias para colocar os coolers.
264i4uu.jpg
 
 
Antes de colocar os coolers, apliquei a Arctic silver 5 cuidadosamente em cada chip, depois virei a placa de cabeça para baixo e coloquei os coolers um de cada vez, foi a melhor forma que encontrei, colocar aos poucos, tinha que colocar algo na outra ponta para a placa não envergar muito na hora da montagem, poderia ser um livro em baixo para ajudar.
 
Em fim o resultado da montagem:
 
Radeon HD 7990 Dual Accelero Mono PLUS
 
mi0ydk.jpg
 
 
Vou continuar em baixo o tópico, a programação do fórum diz que eu cheguei no limite para colocar fotos.
 
Continua...
 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando...

 

 

Mais fotos:

 

 

4r6gaq.jpg

 

2194bjq.jpg

 

1h2stj.jpg

 

z86t.jpg

 

Platicamente ela ficou bem apertdada no gabinete (CM advanced 690):

105868p.jpg

 

 

  Agora os testes, quando liguei o micro, confesso que era tudo ou nada, não sabia o que iria acontecer mas estava pensando positivamente que iria dar certo, deixei o gabinete aberto, liguei!, deu video!!! Ufa!

  Quando o sistema iniciou, a primeira coisa foi ver a temperatura com o GPU-Z, AIDA e etc, colocando a mão no headpipe do 

Accelero, estava frio, no GPU-Z tinha uma divergência de valores na temperatura, um núcleo estava a 39º e o outro a 42º

dai pensei que tinha excesso de pasta térmica em um dos núcleos ou um dos coolers não estava fixado adequadamente, outra

coisa que observei era a RPM do coooler estava trabalhando meio maluca, tipo pulava de 800rpm para 100rpm ou ficava com - 

em meio segundo.

  Inicialmente uma coisa me chamou a atenção, antes de desmontar a placa novamente para ver a pasta térmica, os coolers

estavam ligados diretamente na VGA, dai executei o 3D Mark, percebi que aquele ruído (Coil Whine) caiu um pouco.

  Ao desmontar a placa novamente vi que não tinha excesso de pasta e montei tudo novamente, só que resolvi ligar os 

coolers diretamente na fonte com os adaptadores e não na VGA.

  Ligando o micro novamente, vi que as temperaturas não mudaram nada, pensei em deixar assim, pois um cooler fica na

vertical e outro na horizontal da placa, acho que é a posição dos coolers, afinal é uma gambiarra.

  Nos testes, liguei um monitor de 24´ na primeira porta DVI e um outro monitor menor na segunda conexão, para ver a

temperatura durante os testes do 3D Mark.

  Novamente uma coisa me chamou a atenção, agora com os coolers do Accelero ligados na fonte, o ruído (Coil Whine) diminuiu mais ainda..inicialmente era minha dúvida no fórum.."matei"um outro problema, não sei explicar.

 

Essa era a temperatura com o cooler original:

 

Idle 41 ~ 45º (cooler a 20%)

Full 80º~ 85º (cooler a 100%)

 

 

Testes:

 

3d mark 2006  61º FUll 1920x 1080 (SEM FOTO)

 

 

3d marK 2011  68º Full 1920x 1080

 

Teste:

k9gb4w.jpg

 

 

 

3d marK 2013  68º Full 1920x 1080 (ice Storm)

 

2r5b0a1.jpg

 

test - Ice Storm -  Texture filtering mode - Anisotropic

                    Max anisotropy 16

                    MSSAA sample count 8

                    Shadow map size 2048

 

 

 

3d marK 2013  61º Full 1920x 1080 (Fire Strike)

 

 

test - Fire Strike - Texture filtering mode - Anisotropic

                     Max anisotropy 16

                     MSSAA sample count 8

                     Shadow map size 2048

 

Configuração:

34rxe15.jpg

 

Teste:

33ud7o4.jpg

 

 

  Durante os testes com o 3D Mark, a temperatura não passou de 70º Graus no geral e com a rotação

do cooler no máximo e praticamente muito silêncio, futuramente vou testar alguns jogos, como o Crysis 3.

  Esse teste vai gerar muita polemica, pois o teste do Fire Strike que é bem pesado, a temperatura não passava de 61º, já

o Ice Storm a temperatura máxima da placa foi de 68º. Infelizmente não sei explicar isso. A unica coisa que posso dizer

é que fiz a modificação na placa, fiz o teste, e não estou ganhando nada com isso, além da minha VGA ficar com a temperatura baixa e o cooler silencioso que era o objetivo.

 

 

Com relação a minha avaliação da "HD 7990 Dual Accelero" modificada:

 

Ponto positivo:

 

Cooler silencioso.

Temperatura baixa em full load.

 

Ponto negativo:

 

Custo muito alto.

Cooler tem um peso grande na placa.

Muito trabalhoso modificar.

Risco de queimar ou quebrar a placa.

 

Ponto de atenção:

 

Não sei até quando o papel contact vai durar.

Não sei o que pode acontecer com a placa (rs)

 

 

  Minhas considerações, muita gente está pensando que o cara é louco (rsrs), em uma placa cara dessa fazer isso, na verdade não paguei o valor praticado no Brasil, que todos sabem que é um absurdo, bom isso é outra história..

  Claro que foi uma coisa muito arriscada e ousada, pois a placa poderia queimar, ou nem ligar, tendo em vista que foi uma adaptação (gambiarra) digamos "bem feita", o objetivo consegui, a temperatura não passou de 70º em Full em um dia de 34º Graus em São Paulo e o cooler não faz quase nada de barulho, deixando claro que não tinha ar condicionado no ambiente de testes, só para deixar claro.

  Agora o tempo que a placa poderá ficar com esses coolers, eu não sei, vou arriscar.

  Muita gente fala que a solução de refrigeração da AMD é boa, sim é boa, mas e o barulho??? E isso varia de placa 

para placa, pois a 7990 da Power Color tem uma solação melhor, mais o barulho é o mesmo...

  Fico no aguardo das opiniões, sugestões, dicas, erros de português (rs) e as clíticas, principalmente, por incrível que 

pareça, acredito que tenha alguma forma de fazer isso melhor, filmando e etc, tanto na placa como os testes, me considero um usuário intermediário apenas, caso alguém queira arriscar em fazer a modificação por conta própria, fica ai a dica, mas cada um responsabilize se, pela sua placa.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Novamente parabéns pelo trabalho e dedicação.

 

Como você cita o peso exercido sobre o PCB da placa, eu pensaria em algum tipo de calço ou até mesmo um backplate para segurar esse peso todo e evitar que a placa empene e possa danificar alguma trilha ou dar mal contato em algum componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
 

Pessoal,

 

Boa Noite !

 

Fiz a atualização p/ o driver mais novo que a AMD lançou : 14-4-win7-win8-win8.1-64-dd-ccc-whql.exe

 

Porém, não consigo mais usar minhas 3 TV's 32"LG que usava normalmente. Antes de atualizar o drive, tinha as 3 telas funcionando normalmente e com Eyefinity.

 

Elas estão ligadas numa HD7990. Saindo da placa 3 mini-displayport e ligando nas HDMI's das TV's em FULL HD.

 

Após a atualização do driver, só consigo usar 2 telas simuntaneamente. A 3a. fica sempre desabilitada. Se eu quiser utilizá-la, tenho que desabilitar alguma das 2 que estão em funcionamento. Mas nunca consigo utilizar as 3 telas ao mesmo tempo tal qual usava antes de atulizar o driver.

 

Já desinstalei, já instalei tudo de novo ... já fui em tudo quanto é lugar no Catalyst tentando achar alguma coisa, algum ajuste, mas nada ... O DRIVER NÃO CONSEGUE DETECTAR A 3a. TELA.

 

Se eu voltar uma imagen do sistema (com o driver antigo), tudo funciona normalmente, ou seja, as 3 telas funcionando OK. Inclusive com o EYEFINITY funcionando também.

 

Por favor, alguém pode me ajudar ?

 

 

Grato,

 

Bruno

Belo Horizonte / MG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola, comprei uma hd 7990 e quando ligo o pc a tela fica como na imagem abaixo (rosa, falhando ate chegar o momento em que trava)

 

http://postimg.org/image/fhhenblp3/

 

Ja usei o driver mais recente do catalyst, beta e nao beta

Reinstalei o sistema e tambem nao funcionou

Troquei o cabo hdmi e nao deu certo

 

Fatos

 

1 - Se o driver de video nao estiver instalado a placa funciona normal (logicamente nao tem um desempenho maravilhoso por estar sem os drivers proprios)

 

2 - Com a tela rosa se eu fizer o seguinte caminho Painel de controles>Sistema>Gerenciador de dispositivos>adapatadores de video e desabilitar um dos dois núcleos (que o sistema reconhece como duas placas) a imagem automaticamente volta ao normal, mas tambem surge uma mensagem dizendo que nao estou usando drivers proprios para minha placa

 

3 - Se entro em modo de segurança fica tudo normal (mas ele reconhece como uma Standard VGA)

 

Meu pc

 

Asus m4a89gtd pro

2x 4gb 1333mhz

Hd seagate sata 3

Fonte Corsair cx750

Ati Radeon HD 7990 Sapphire (no site da sapphire diz que o recomendado para esta placa ~e uma fonte de 750w http://www.sapphiretech.com/presentation/product/?cid=1&gid=3&sgid=1157&pid=1914&psn=&lid=1&leg=0# )

1100t BE 3.3ghz

Combo lg dvd e cd

3 fans ligados no gabinete

Win 7 64 Bits

 

Alguem pode me socorrer? Estou acordado a muito tempo tentando resolver isso pois tenho ate domingo para descobrir o que esta acontecendo, porque domingo tb é o prazo para eu reaver meu dinheiro e minha placa que dei em troca, quero muito ficar com a placa, estou realmente desesperado!!! Vou tentar dormir um pouco e daqui umas horas volto, muito obrigado.

post-339483-0-50183600-1401525457_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Deu isso aqui comigo com o 14.4 WHQL. Tenta colocar o 14.6 ou o 14.3 beta que dev lhe resolver o problema.

 

 

 Lembre-se de usar a desinstalação expressa, usar um limpador de registro e apagar as pastas onde os drivers foram instalados(C:\AMD e C:\Arquivos de Programas\AMD) antes de instalar o novo driver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

El Etro tentei as versões 14.6, 14.4, 14.3 e 13.12 e em todas tive problemas, na 13 o roseado sumiu mas a tela continua a falhar, fiz um video e subi para o youtube para entender melhor o que esta acontecendo, preciso muito saber se esse problema ~e da placa ou do meu pc.

 


Suspeito que tenha algo a ver com as cores, pois a tela falha mais quando tenho imagens coloridas na tela, e sem os drivers posso abiri o que for que nao trava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dae beleza? Que chato isso cara, eu tenho uma R9 270X, também passei sufoco com ela, primeiro o driver 13.001, se não me engano deu problema de às vezes a tela piscar 1 seg e voltar ao normal, aí instalei o 14.4 e deu uns cortes no meio da tela quando jogava, aí reinstalei o 13.001, aí piscou uma vez e até agora nada, reinstalei anteontem.

É muito chato quando isso acontece, na minha acho que resolveu, mas se tu fez instalação limpa dos drivers,e fica mudando os problemas, acho que é na vga, e não no seu pc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é chato demais, to começando a achar que é a vga mesmo, agora a tarde vou levar na casa de um amigo para testar la, tem chance de ser minha tv? Ou driver da bios desatualizado sei la

Sempre existe chance de ser uns problemas assim, mas faz o que tu disse, testa em outro pc, pois att bios é um pouco extremo sem ter certeza que resolveria, já a tv acho difícil ser pois muda com os drivers.

Essa vga é quase nova? Tenta limpar os contatos, eu limpo aqui com álcool isopropílico e cotonete, mas toma muito cuidado, e não encosta os dedos nos contatos. 

Depois posta se no outro pc o problema aparece.

valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...