Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Tutorial]Nvidia Optimus e AMD PowerXpress 4.0, como efetuar a troca manualmente.


Jean Américo

Posts recomendados

Introdução

Bom pessoal, todos sabem que a indústria da tecnologia cresce em uma velocidade incrível, sempre criando produtos melhores, menores e mais rápidos, sempre avaliando a necessidade dos usuários. Percebeu-se então que havia a necessidade de um melhor controlamento gráfico, mas sem um hardware dedicado para isso, já que a ideia era ganhar espaço nos portáteis, e que necessite de menos energia, já que você fará uso da bateria, e criaram os gráficos integrados ao processador, que possuem um desempenho relativamente bom comparado com as gerações passadas, onde o chipset fazia esse papel.

Mas, alguns portáteis, já possuem um chip para os gráficos dedicados, e então, como ficou?

O resultado foi em 2 controladores gráficos em um mesmo equipamento, um dedicado e um integrado. E como os fabricantes pensam em como aproveitar o máximo suas tecnologias, a Nvidia criou a tecnologia Optimus e a Radeon criou a sua concorrente PowerXpress 4.0.

E como funcionam essas tecnologias?

Simples, elas fazem a intercalação automática entre as placas, para um melhor aproveitamento da bateria do seu portátil, visto que nem sempre terá uma tomada por perto esperando o seu carregador.

E como eu disse anteriormente, os gráficos integrados são relativamente bons, e para os aplicativos simples, fazem o seu trabalho muito bem e consomem muito menos energia.

Mas por que estou tendo dificuldades para jogar?

Como essa é uma tecnologia relativamente nova, nem sempre ela “acerta” na escolha, e as vezes coloca os gráficos integrados para os games –o que nem sempre é suficiente-, causando lentidões e travamentos.

E como faço essa troca manualmente?

Essa é uma duvida que intriga muita gente, e faz com que muitos usuários criem tópicos para procurar a resposta. Por isso, vou fazer aqui um pequeno tutorial mostrando alguns métodos para se fazer essa troca manualmente, com as placas da Nvidia e da Radeon, afim de auxiliar as pessoas.

Nvidia

Método 1 (mais simples):

Basta clicar com o botão direito no game, ir em “Executar com o processador gráfico”, “Processador Nvidia de alto desempenho”, como na imagem abaixo.

nvidiay.th.png

Método 2:

Abra o painel de controle e clique em painel de controle da Nvidia.

nvidia2i.th.png

Em seguida, clique em “Gerenciar as configurações 3D”, e vá em “Processador gráfico preferido” e escolha “Processador Nvidia de alto desempenho”.

nvidia7.png

Repare que quando você passa o mouse em cima da caixa de seleção, as definições e vantagens de cada uma das suas aparece abaixo:

nvidia3s.th.png

E pronto, está configurado.

Método 3:

Como não é recomendado que se use o tempo todo a placa de vídeo dedicada pois irá diminuir consideravelmente a duração da bateria, vou por aqui um método de configurar qual será utilizada para cada programa:

Na aba ao lado, clique em “Configurações do programa”.

nvidia4.png

Em seguida, clique na caixa de seleção que se refere a “Selecionar programas a serem personalizados”, irá aparecer uma lista com todos os programas instalados no computador que utilizam algum tipo recurso 3D, e escolha ali o seu game/programa. Caso não aparece nessa lista, clique em “Adicionar” e abra o diretório até onde esta o inicializador do programa (aaa.exe por exemplo). E logo abaixo, selecione “Processador Nvidia de alto desempenho”.

nvidia5.th.png

Pronto, você configurou perfeitamente, basta clicar em aplicar agora

Radeon

Parte feita pelo usuário wzinho, que cedeu um pouco do seu tempo para me ajudar nessa boa causa. Sou muito grato a ele pelo feito.

1.

Abra o Catalyst Control Center e cline na abara "Vídeo", em seguida, selecione a primeira opção como na imagem abaixo.

s33srb.jpg

2.

Vá na aba "Energia", "Métodos de gráficos alternáveis" e coloque na segunda opção, como na imagem abaixo.

9qaeiv.jpg

Com isso, quando utilizar o note ligado na fonte CA vai alternar automaticamente para o vídeo dedicado, e quando utilizar na bateria, fará o contrário.

3. (Extra)

Esse método faz com que seja utilizado o vídeo dedicado na hora de converter vídeos no equipamento, melhorando o desempenho/velocidade.

Basta ir na aba "Vídeo", "Conversor de vídeo AMD" e marcar a seleção como na imagem abaixo.

e7x829.jpg

Pronto.

Bom pessoal, é isso, espero que essas informações sejam uteis para vocês, e mais uma vez, agredeço ao usuário wzinho pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...