Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -


faller

Posts recomendados

  • Membro VIP

Com esse título ai fica até difícil de imaginar do que se trata o tópico, entretanto vocês irão entender logo logo. Venho me debatendo há muito tempo sobre o quão danoso pode vir a ser um estabilizador em uma alimentação para nosso PC.. A maioria dos colegas leitores até conseguem me entender quando falo na substituição do estabilizador por um filtro, quando falo nas "benesses" de um bom filtro ou de um supressor de transientes..

O que eu tenho visto uma maior resistência dos leitores é sempre na questão... Mas um estabilizador faz mal mesmo??? Sempre fica aquele misto de dúvida no ar, associado com um apego à coisa, com um misto de medo da ruptura com aquele ente tão querido que nos deu tanta segurança de que nosso PC estava muito protegido na na sua gestão... Então resolvi tirar uma foto do Tlec...

Primeiramente vamos apresentar o Tlec para quem não o conhece, ou não o ouviu ainda. O Tlec é aquela batida de relé, de dentro do estabilizador, quando a sua lógica decide que está na hora de comutar a saída para uma nova posição, uma nova tomada de energia, cerca de 6 volts ou mais alta ou mais baixa do que aquela em que se está tirando energia nesse momento.

Sempre disse a todos que me ouviam, liam, que a comutação desses taps é uma proeza mais ou menos catastrófica, uma vez que esses contatos dos relés, dos quais não tenho (ainda) nenhuma foto, ficam ao longo do tempo iguais a uma galocha furada. O nível de "bouncing" ou repicar, de um contato desses é alguma coisa muito grande. Nesse repicar de contato nossa fonte está sendo estressada e espúrios de tensão alta estão sendo gerados na entrada. Ai seu PC tem tudo para entupir, congelar, quer por falta de corrente na entrada da fonte quer pela RFI/MFI gerada pelo faiscamento desse contato. Já mostrei no outro dia como é que fica uma chave de luz ao longo do tempo, imagine o relé do estabilizador, chaveando uma carga maior e com não linearidade de corrente.

Interruptor03.jpg

Interruptor02.jpg

Hoje tive tempo para montar um velho estabilizador abandonado, um Variac (dispositivo que através de um botão se ajusta a tensão de saída, como se fosse um potenciômetro de volume), e meu osciloscópio de memória..

Feito isso resolvi mostrar a vocês a foto do Tlec, penso até que em primeira mão...

Logo abaixo uma foto do Tlec em um momento em que o estabilizador estava chaveando, via relé, de uma tensão baixa para uma tensão cerca de 6 volts mais alta... ai está o Tlec de subida, podemos dizer..

Mudandoparacima.jpg

Logo logo, seu estabilizador resolveria baixar a tensão de saída, e chamaria de novo seu amigo Tlec, agora um Tlec de rebaixamento, de diminuição da tensão de saída em cerca de 6 Volts, para a inútil tarefa de escolher uma tensão mais próxima aos 115 Volts para sua fonte do PC, pois alguém desligou o chuveiro e a tensão da tomada subiu um pouco. Note que a fonte do PC já deu conta dessa correção há muito tempo.. Ai está o Tlec de descida..

Mudandoparabaixo.jpg

Mas esses Tlec´s estão muito longe, a gente quase que não consegue vê-los.. Vamos dar uma olhadinha mais de perto no Tlec... Vamos abrir a forma de onda um pouco...

Ai está um Tlec visto mais de perto. Esse é o comportamento da tensão, e conseqüentemente com reflexo na corrente de entrada de sua fonte, da presença do Tlec..

DetalhedoBouncing02.jpg

Vejam uma repetição muito parecida do comportamento de abertura desse relé. Ficou um Tlec irmão do outro...

DetalhedoBouncing03.jpg

Se ainda chegarmos mais perto desse Tlec, se pode ver a esculhambação que eles fazem ai na entrada de sua fonte... No visual, lá dentro do relé, aonde não tenho acesso, nessa hora dai nós veríamos umas chispas elétricas, faíscas de repicar de contato, e, na prática sua fonte estaria se ligando e desligando a cada subida e decida dessa tensão dai...

Observe mais de perto...

DetalhedoBouncing01.jpg

Então, agora vocês conhecem o Tlec, de fotografia, e sabem, com mais propriedade porque não quero essa coisa chamada estabilizador ai nem perto de meu PC...

Abraço meu e de meu amigo Tlec...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Faller, assim como você, estou em completo repúdio contra este objeto chamado, estabilizador. Posso dizer que até pouco tempo atrás, eu o usei, e nem por isso deixou de queimar a minha fonte várias vezes, e inclusive a minha motherboard, sem nenhuma explicação plausível, muito menos por um fenômeno da natureza.

Eu estava bem afim de comprar um no-break, mas levando aos fatos, q ele também é um estabilizador de 4 estágios, eu já não gostei muito, porque, não sei se estou certo, mas atrapalharia da mesma forma o trabalho da minha ZALMAN ZM460B-APS, ainda mais, observando q está bem difícil encontrar um no-break q forneça onda senoidal pura, e não, triangular, ou aproximada.

Bom, Faller, quero te parabenizar pela iniciativa, a algum tempo começada, e também por sua resistência à muitos cabeças-duras, que não querem entender.

MAS..., devo pedir uma ajuda a você, e também aos outros membros, entendidos sobre o assunto. Já fiz várias pesquisas, e não encontrei, um filtro de linha, e supressor, q eu depositasse confiança, com uma rara exceção, num modelo do site "atera", porém como é importado, possue tensão de 110V. Peço-lhes dicas sobre modelos confiáveis, e eficientes, q possam ser usados com segurança.

Última pergunta, "Faller", na minha casa, que possue tensão nominal de 220V, quando é ligado o chuveiro, ou torneira elétrica, a tensão cai para 188V. Essa tensão, pode ser considerada normal?, lembrando q a média é de 204V.

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem prefere comprar um ao invés de montar, indico alguns bons no mercado Brasileiro. Eu fui pelas duas opções, comprei um e monte um tb. :D

Espero que a oferta desses modelos aumentem daqui pra frente:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P8T3V

http://www.e-store.com.br/estore/index.cfm?fuseaction=Produto&CodProduto=HT23036&Origem=buscape&kw=HT23036&bsc=buscape&origem=buscape

O único pra 220V que é muito bom pelas suas caracteristicas técnicas, mas preço meio salgado, só que parcelando acho q vale á pena:

http://www.submarino.com.br/electronic_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=13&ProdId=1810054&franq=102414#javascript;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

MAS..., devo pedir uma ajuda a você, e também aos outros membros, entendidos sobre o assunto. Já fiz várias pesquisas, e não encontrei, um filtro de linha, e supressor, q eu depositasse confiança, com uma rara exceção, num modelo do site "atera", porém como é importado, possue tensão de 110V. Peço-lhes dicas sobre modelos confiáveis, e eficientes, q possam ser usados com segurança.

Última pergunta, "Faller", na minha casa, que possue tensão nominal de 220V, quando é ligado o chuveiro, ou torneira elétrica, a tensão cai para 188V. Essa tensão, pode ser considerada normal?, lembrando q a média é de 204V.

A Clamper, a Labramo, a Multicraft, a Audivision, a Integral, a MTM, e mais algumas que devo estar me esquecendo são bons exemplos de equipamentos sérios nessa questão de proteção e filtro de energia. Todos Nacionais e com proteções tanto para 110 Volts quanto para 220 Volts.

Essa queda para 188 Volts da tensão da rede, ao ligar o chuveiro, me parece muito alta. Se a rede sai de 220 e cai para 188, são ai cerca de 32 Volts de queda a uma corrente típica de 20 Amperes (perda de 640 Watts) na fiação que provavelmente é a sua de entrada ai de casa/do prédio. Linha individual de entrada para o chuveiro, circuito independente, reforço na fiação de entrada (bitola mais grossa) são parte da solução de seu problema...

Com uma fonte com PFC ativo isso ai não interfere em nada. ela vai continuar trabalhando com uma mão nas costas...

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danirava, já tem um topico ensinando isso, procura aqui nesse mesmo forum, mas se preferir comprar olhe nos links que indiquei ai acima.

ja tem um tópico ensinando a montar um flitro de linha a partir de um estabilizador antigo???

Que eu saiba, tem o tópico do AlmeidaFilho ensiando a fazer um filtro de linha....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A partir de um estabilizador não tem como monstar um filtro de linha, só se esse já tem um filtro de linha bom! O maximo que consegui de um estabilizador pra montar um filtro foi capacitores Y. O topico que você quer é justamente o do Almeida filho! O estabilizador só serve mesmo pra aproveitar a carcaça e quando tem, capacitores. Nunca vi um com indutores... varistores raramente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu amigo _rau_ Perceba que a intenção do colega danirava não é aproveitar nada, absolutamente nada do estabilizador a não ser uma boa carcaça, com 5 tomadas ótimas, não são como aquelas das réguas, e sim tomadas industriais, um cabo de rede bom, uma chave liga/desliga boa, um led de painel e um amplo espaço interno para acomodar um bom filtro de linha/supressor de surtos, como aquele de nosso colega Almeida Filho. Só isso, nada mais do que isso..

Ainda mais, esse filtro "escondido" na pele de um estabilizador poderá vir a ter até um apelo sentimental, saudosista, um apego à raíz, pois aqueles apaixonados pelo estabilizador poderiam até ficar mais a vontade sabendo que tem alí por perto um estabilizador (agora com uma função mais nobre e sem a função de estabilizar) a cuidar de seu PC..

Estarei fazendo um desses, aliás dois, logo no recesso de natal. Postarei as fotos..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas ele ta esperando um tutorial pra criar a partir de um estabilizador! Apenas dele! Foi o que eu entendi. E esse tutorial não existe nem vai existir, o tutorial que já tá pronto é esse ai do Almeid. Ou existe projeto de criar um outro tutorial pra fazer um tipo diferente de filtro??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, você havia comentado q não tinha nenhuma imagem de um relé pra mostrar, pois abri alguns aqui, inclusive gravei um video que mostra a pequena tempestade dentro de um relé semi-transparente que tem num estabilizador antigo aqui. Ai vai as fotos e no final o videozinho:

Relé em bom estado, desmantelado:

bomestadoabertobm4.jpg

Esse aqui desmantelado tb não funcionava mais. Ta cheio de oxidação e azinavre, nao sei o que causou isso, mas acho q nao se deve ao desgaste natural ja q outro de mesma idade nao tava assim.

mauestadoabertobw4.jpg

Relés sem cobertura na placa de um estabilizador de 1997 - me lembra um platinado de um carro velho... :)

73890681tl0.jpg

Relé em bom estado:

relefechadomt8.jpg

Video da pequena "tempestade":

http://www.4shared.com/file/30908258/4de654a8/rele.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas ele ta esperando um tutorial pra criar a partir de um estabilizador! Apenas dele! Foi o que eu entendi. E esse tutorial não existe nem vai existir, o tutorial que já tá pronto é esse ai do Almeid. Ou existe projeto de criar um outro tutorial pra fazer um tipo diferente de filtro??

Como o colega faller disse rau, só quero aproveitar as tomadas e carcaça do meu estabilizaador....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membro VIP
Se entendi bem, nobreaks com estabilizadores fazem mal para a fonte?

Qual seria a melhor opção de nobreak para um usuário médio?

O no-break dos sonhos seria algum que operasse on-line, ou seja, a geração de energia para seu PC seria sempre feita por ele, sendo driveado pela energia das baterias. Nunca pararia de gerar tensão AC para o PC, a partir das baterias. Desse modo não haveria tempo de comutação na hora da falta de energia na tomada da parede, não haveria também interferência da rede AC da concessionária, na rede AC gerada pelo no-break. As tensões poderiam ser mais estáveis, mais "limpas" e de melhor e maior confiabilidade.

Para que se gerasse tensão o tempo todo para seu PC, forçosamente a forma de onda a ser gerada seria a senoidal pura, como é na rede elétrica, (ou o mais parecida possível, mas não poderia ser a forma de onda retangular, pelo stress gerado)

Esse dai de cima é o no-break dos sonhos.. Porém muito caro (pode até custar mais do que o seu PC)

Existem variações mais baratas e quase tão boas:

1) No-break off-line mas com geração de forma de onda senoidal pura. A única variável ruim desse dai seria a não eliminação do tempo de comutação, pois o no-break iniciaria a geração somente após detectar a falta de energia. Pior do que o primeiro, mas nada tão dramático assim, perfeitamente possível de se conviver, inclusive com a característica de poder alimentar seu PC por horas, ou dias, assim consecutivamente, desde que houvesse energia suficiente nas baterias... Esse dai é significativamente mais barato do que o primeiro e pode custar em torno da metade do valor de um PC...

2) Finalmente, baixando e expremendo os custos e consequentemente os preços, um no-break off-line, com geração de forma de onda retangular, também chamada de semi-senoidal, ou quasi senoidal, ou senoidal por aproximação, mas que de senoidal pura nada ou muito pouco tem...

Ficaria-se com o ônus do chaveamento e também com o ônus da geração de forma de onda pobre, que stressa as fontes do PC e de outros dispositivos eletroeletrônicos. Nada tão catastrófico assim se o que você busca é tão somente alguns minutos para poder salvar seus trabalhos e bem desligar seu PC. Esses são os no-breaks que mais se encontra por ai nas lojas, variando seus preços desde R$200 até R$700...

Quanto aos estabilizadores, não fazem falta isoladamente nem tampouco dentro de no-breaks. Uma visão mais moderna de no-break já os coloca lá dentro mas com condições de somente reforçar a tensão de entrada e nunca reduzí-la. Seria como meio estabilizador, na minha visão dispensáveis mas melhor tolerados. (melhor que um inteiro).

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Mudei de opinião , nunca usei estabilizadores e sim no break ! Quero agradecer os amigos do forum , especialmente o faller por ajudar a tirar dúvidas . Agora passarei a usar o pc ligado diretamente a uma tomada com aterramento ( sempre usei aterramento ) e em dias que o tempo fecha e vem raios simplesmente tiramos tudo da tomada de energia e aguardamos voltar ao normal . Estou agora focado no filtro que os amigos sugerem , ou comprar um pronto ou montá-lo assim como nos esquemas .

Tenho uma fonte corsair tx 750 w , e tenho certeza que ela vai se comportar melhor or diretamente ligada na tomanda .

Valeu .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Mudei de opinião , nunca usei estabilizadores e sim no break ! Quero agradecer os amigos do forum , especialmente o faller por ajudar a tirar dúvidas . Agora passarei a usar o pc ligado diretamente a uma tomada com aterramento ( sempre usei aterramento ) e em dias que o tempo fecha e vem raios simplesmente tiramos tudo da tomada de energia e aguardamos voltar ao normal . Estou agora focado no filtro que os amigos sugerem , ou comprar um pronto ou montá-lo assim como nos esquemas .

Tenho uma fonte corsair tx 750 w , e tenho certeza que ela vai se comportar melhor or diretamente ligada na tomanda .

Valeu .

Eu recomendo comprar pronto se você achar um bom pra tensão da sua região. Se for 110V, de uma olhada nos APC em www.atera.com.br

vou parar de usar o estabilizador então.

Mas e como ficam os aparelhos 110V como modem, caixa de som do pc? (aqui em casa é 220V e sem aterramento)

Existe pequenos transformadores que encaixam direto na tomada da parede ou filtro, sem precisar de um fio entrando e outro saindo no outro lado do transformador. Geralmente desses que plugam direto na tomada aguentam até uns 50watts, mas existe maiores em outros formatos. Tenho um desses aqui que liga direto na tomada, depois posto uma foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

No-breaks também geram o tlec não geram ?

Pois eles tem estabilizador dentro, certo ?

Então eu com uma fonte com PFC ativo que nun precisa de jeito algum de estabilizador aqui e compro um no-break e aqui quase não caí a energia e o no-break é senoidal por aproximação (sei que isso é só quando tá funcionando a bateria)

Eu vou estar jogando grana fora e ainda atrapalhando o bom funcionamento da minha fonte ?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
No-breaks também geram o tlec não geram ?

Pois eles tem estabilizador dentro, certo ?

Então eu com uma fonte com PFC ativo que nun precisa de jeito algum de estabilizador aqui e compro um no-break e aqui quase não caí a energia e o no-break é senoidal por aproximação (sei que isso é só quando tá funcionando a bateria)

Eu vou estar jogando grana fora e ainda atrapalhando o bom funcionamento da minha fonte ?

Abraço.

É mais ou menos isso dai. E daqui a dois anos, quem sabe três, pode até ser, e tomara, sem nenhuma queda de energia, seu no-break não deverá ter entrado em operação nenhuma vez e você já terá que substituir suas baterias.

É por isso que eu não compro um no-break.

- Energia sempre presente;

- Não quero ter um estabilizador na minha config.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu com uma energia sempre presente estaria com o tlec e um estabilizador atrapalhando minha configuração sendo que poderia ficar bem sem ele.

Certo ?

E ainda, outro caso

Se eu compro um no-break e a energia cai ás vezes mas vou abusando dele e quando a energia caí e eu vou usando a nergia do no-break sem ter coisas que não podem ser perdidas, usar por usar.

Eu com uma fonte com PFC ativo eu estaria acabando com ela por causa do no-break não ser senoidal pura ?

valeu faller e abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo poque a fonte se acabaria, dessa forma dramática como é imaginada aqui, ao usar a onda senoidal por aproximação por alguns minutos pra salvar as coisas e desligar tudo, inclusive o nobreak. Enfatizo inclusive o nobreak porque esse quando com consumo baixo nas suas saidas causam uma elevação de tensão de corrente contínua nos capacitores de entrada das fontes. No caso das fontes com PFC ativo, não há problema, mas em fontes comuns sim. Só há problema se você usa um nobreak com saida em 220V em bateria e onda senoidal aproximada porque dessa forma esse fenomeno do aumento de tensão ultrapassa a capacidade maxima de 400VDC la no capacitor de entrada.

Tem um topico aqui no forum com detalhes sobre esse assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...