Introdução
A Corsair HX1000W é uma fonte de alimentação de 1.000 W com seis cabos de alimentação auxiliares de 6/8 pinos para placas de vídeo (quatro no sistema de cabeamento modular e dois provenientes de dentro da fonte), sistema de cabeamento modular, capacitores sólidos de alumínio, projeto com dois transformadores e com o fabricante afirmando que ela é capaz de fornecer 1.000 W a 50°C. Vamos ver se tudo isto é verdade e se a Corsair HX1000W é realmente uma boa fonte de alimentação.
Figura 1: Fonte de alimentação Corsair HX1000W.
Com você pode ver na Figura 1, esta fonte usa uma ventoinha de 140 mm em sua parte inferior e uma grade em sua parte traseira, onde tradicionalmente há uma ventoinha de 80 mm. Esta solução de refrigeração oferece um melhor fluxo de ar e um baixo nível de ruído, já que ventoinhas maiores podem girar a uma velocidade de rotação menor para gerar o mesmo fluxo de ar do que uma ventoinha de 80 mm.
Por causa do seu projeto interno com dois transformadores em vez de apenas um (internamente existem duas fontes completas e independentes dentro deste produto) a Corsair HX1000W é maior do que fontes de alimentação convencionais, com profundidade de 20 cm em vez de 14 cm.
Este fonte de alimentação tem PFC ativo (ou seja, pode ser vendida na Europa) e por causa disto também tem seleção automática de tensão. A Corsair diz que esta fonte tem eficiência mínima de 80%. Claro que mediremos a eficiência durante nossos testes.
O cabo principal da placa-mãe usa um conector de 20/24 pinos e parte de dentro da carcaça da fonte. O conector EPS12V (que pode ser separado em dois conectores ATX12V) e os cabos de alimentação auxiliares de 6/8 pinos para placas de vídeo também partem de dentro da carcaça da fonte.
Figura 2: Sistema de cabeamento modular.
Figura 3: Cabos do sistema de cabeamento modular.
Esta fonte de alimentação vem com 13 cabos para serem usados no sistema de cabeamento modular acondicionados em um estojo: um cabo adicional EPS12V/ATX12V (não pode ser usado caso todos os quatro cabos de alimentação auxiliares para placas de vídeo estiverem sendo usados), quatro cabos de alimentação auxiliares de 6/8 pinos para placas de vídeo (todos com anel de ferrite em uma das pontas para ajudar a reduzir o ruído elétrico), dois cabos com quatro conectores de alimentação SATA cada, dois cabos com dois conectores de alimentação SATA cada, dois cabos com quatro conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para unidade de disquete cada e dois cabos com dois conectores de alimentação para periféricos cada.
Preste atenção porque esta fonte vem com um total de oito cabos SATA e para periféricos, mas o sistema de cabeamento modular tem apenas seis conectores para eles.
Nesta fonte todos os fios são 18 AWG.
Assim como em outras fontes de alimentação da Corsair com sistema de cabeamento modular, os fios usados em cada cabo estão presos uns aos outros, o que ajuda na organização dos cabos dentro do micro para uma melhor estética e também no fluxo de ar. Os cabos que partem de dentro da carcaça da fonte usam acabamento de nylon, mas a proteção não parte de dentro da carcaça da fonte.
É importante notar que a HX1000W usa um projeto completamente diferente de outras fontes de alimentação da série HX da Corsair. A HX1000W não apenas uma um projeto com dois transformadores, mas também é fabricada por uma empresa diferente, a CWT. Outros modelos da série HX são fabricados pela Seasonic, que também fabrica as fontes da série VX da Corsair. A CWT também é a responsável pelas fontes da série TX da Corsair. As fontes de alimentação da Thermaltake também são fabricadas pela CWT e a Toughpower 1.000 W e outros modelos superiores utilizam o mesmo projeto interno da Corsair HX1000W. Na verdade internamente a Corsair HX1000W é idêntica à Thermaltake Toughpower 1.500 W – um modelo rotulado com 50% a mais de potência da fonte testada. A única diferença entre elas é o uso de um projeto com múltiplos barramentos no modelo da Thermaltake. Nós falaremos mais sobre isto depois.
Agora vamos dar uma olhada no interior desta fonte.
Respostas recomendadas