Introdução
A Mtek é uma tradicional marca “brasileira”, presente no mercado há séculos. Hoje testaremos o modelo de baixo custo de 250 W deles, chamado LC-8270BTX. Vamos ver se esta fonte é uma opção viável.
Esta fonte é fabricada pela Solytech (que no passado era conhecida por outros nomes, como L&C, Deer, Allied, etc). Só para constar, apesar de a Jitek de 250 W também ser fabricada pela Solytech, ela usa um projeto diferente.
Figura 1: Fonte de alimentação Mtek LC-8270BTX de 250 W.
Figura 2: Fonte de alimentação Mtek LC-8270BTX de 250 W.
Sendo um produto de baixo custo, a Mtek LC-8270BTX de 250 W não possui circuito PFC e é baseada na obsoleta topologia meia-ponte, mas surpreendentemente ela tem uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior em vez de usar uma ventoinha de 80 mm em sua parte traseira, como é o mais usual em fontes de baixo custo. Ela tem 14 cm de profundidade.
Obviamente por ser um produto de baixo custo nenhum cabo tem proteção de nylon. A maioria dos fios tem a bitola correta (18 AWG), mas os fios usados no conector ATX12V são mais finos do que o recomendado (20 AWG). A Mtek LC-8270BTX de 250 W vem com os seguintes cabos e conectores:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos (33 cm).
- Um cabo com um conector ATX12V (34 cm).
- Um cabo com dois conectores SATA (33 cm até o primeiro conector, 15 cm entre conectores).
- Dois cabos de alimentação para periféricos com dois plugues padrão e um conector de alimentação para unidades de disquete (32 cm até o primeiro conector, 15 cm entre conectores).
Como você pode ver, não há cabo para alimentar placas de vídeo e todos os cabos são extremamente curtos. Apesar de esta fonte ter dois conectores de alimentação SATA, só há 15 cm entre eles, dificultando a instalação de uma unidade óptica SATA e de um disco rígido SATA.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas