Índice
Índice
- Introdução
- Por Dentro da SilverStone Strider Plus 600 W (ST60F-PS)
- Estágio de Filtragem de Transientes
- Análise do Primário
- Análise do Secundário
- A Fonte de Alimentação +5VSB
- Distribuição da Potência
- Testes de Carga
- Testes de Regulação de Tensão
- Testes de Oscilação e Ruído
- Testes de Sobrecarga
- Principais Especificações
- Conclusões
Introdução
A série de fontes de alimentação Strider Plus da SilverStone apresenta modelos de 500 W, 600 W, 750 W, 850 W, 1.000 W e 1.500 W, todos com sistema de cabeamento modular completo. O modelo de 500 W tem certificação 80 Plus Bronze. Existem duas versões para o modelo de 600 W: com a certificação 80 Plus Bronze (ST-60F-P) ou com a certificação 80 Plus Silver (ST60F-PS), que é o modelo que testaremos. Os demais modelos vêm com a certificação 80 Plus Silver.
Na verdade, a ST60F-PS recebeu a certificação 80 Plus Gold. No entanto, como a SilverStone não poderia garantir que cada unidade vendida pudesse atingir o mesmo nível de desempenho que a amostra enviada para o teste, eles decidiram rebaixar espontaneamente esta fonte para 80 Plus Silver. Nossos cumprimentos a SilverStone; seria ótimo se todas as empresas fossem honestas como ela.
A fonte testada é fabricada pela High Power.
Figura 1: Fonte de alimentação SilverStone Strider Plus 600 W (ST60F-PS)
Figura 2: Fonte de alimentação SilverStone Strider Plus 600 W (ST60F-PS)
A SilverStone Strider Plus 600 W (ST60F-PS) mede 140 mm de profundidade, usando uma ventoinha de 120 mm com rolamento de esferas em sua parte inferior (Globe Fan B1202512L).
Figura 3: Ventoinha
O sistema de cabeamento modular desta fonte é completo e apresenta oito conectores: um para o conector de alimentação principal da placa-mãe, um para conectores EPS12V/ATX12V, dois para os conectores para placas de vídeo e quatro para os conectores de alimentação para periféricos e SATA. Esta fonte de alimentação vem com os seguintes cabos:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector 20/24 pinos, 55 cm de comprimento
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V, 55 cm de comprimento
- Dois cabos, cada um com dois conectores de seis/oito pinos para placas de vídeo, 55 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores
- Dois cabos, cada um com quatro conectores de alimentação SATA, 50 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores
- Dois cabos, cada um com três conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para unidades de disquete, 50 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores
Todos os fios são de 18 AWG, que é a bitola mínima recomendada.
Esta é uma configuração padrão para uma fonte de 600 W, com a vantagem de permitir a instalação de duas placas de vídeo topo de linha sem o uso de adaptadores devido aos quatro conectores de alimentação para placas de vídeo presentes, enquanto que alguns produtos concorrentes apresentam apenas dois conectores para placas de vídeo.
Figura 4: Cabos
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas