Introdução
EasyChip é a linha de memórias de baixo custo fabricada aqui no Brasil pela Itaucom. A Itaucom não apenas monta os módulos de memórias. Ela compra o wafer (lâmina processada de silício) corta, classifica, encapsula o chip, testa e, finalmente, monta os módulos de memória. Tivemos a oportunidade de visitar sua fábrica, localizada em Jundiaí, interior de São Paulo, e ficamos impressionados pela alta tecnologia empregada na fabricação dos módulos.
Para quem não está ligando o nome à pessoa, a Itaucom é a unidade de fabricação de circuitos eletrônicos da Itautec Philco S/A, que pertence à Itaúsa - Investimentos Itaú S/A. A Itaúsa é dona de várias outras empresas, tais como o Banco Itaú, a Duratex (materiais de construção) e a Elekeiroz (indústria química), entre outras.
A Itaucom conta com duas linhas de memórias. Uma é chamada Itaucom e possui cinco anos de garantia. É destinada a estações de trabalho de alto desempenho e servidores, inclusive com modelos ECC e registrados (com buffer). A outra é a chamada EasyChip e possui um ano de garantia e se destina ao mercado "preço", ou seja, memórias mais baratas mas que contam com a mesma qualidade e garantia da marca Itaucom.
Nós testamos dois módulos EasyChip de 128MB DDR333/PC2700 de 166 MHz. Como são destinados a fabricantes e integradores de pequeno e médio porte, os módulos vieram embalados em plástico bolha antiestático.
Figura 1: Módulos de memória EasyChip Pc2700.
Figura 2: Detalhe da etiqueta.
O visual dos módulos é bem simples e eles são extremamente bem acabados, provando que aqui no Brasil somos capazes de fabricar produtos de alta tecnologia sem dever nada a produtos feitos lá fora.
Antes de irmos para os nossos testes, vamos dar uma olhada nas principais características técnicas do módulo testado.
Respostas recomendadas