Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock Fatal1ty X399 Professional Gaming


     16.607 visualizações    Placas-mãe    12 comentários
Placa-mãe ASRock Fatal1ty X399 Professional Gaming
Produto Recomendado

Introdução

A ASRock Fatal1ty X399 Professional Gaming é uma placa-mãe topo de linha para os processadores Ryzen Threadripper da AMD, baseada no soquete TR4 e chipset AMD X399. Ela inclui quatro slots PCI Express 3.0 x16, oito portas SATA-600, três slots M.2, controlador de áudio topo de linha, interface Ethernet de 10 Gbit/s e interface Wi-Fi 802.11ac. Vamos dar uma boa olhada nesta placa-mãe.

O chipset AMD X399 foi lançado em conjunto com os novos processadores Ryzen Threadripper. Estes processadores são voltados ao segmento HEDT (high-end desktop), ou seja, são projetados para computadores de mesa e estações de trabalho de alto desempenho.

Nesta plataforma, o processador oferece 64 pistas PCI Express 3.0. Quatro destas pistas são reservadas para a comunicação com o chipset, e 60 pistas estão disponíveis para slots PCI Express e M.2. A plataforma suporta até 12 portas SATA com RAID 0, 1 e 10 (oito controladas pelo chipset X399 e quatro pelo processador), oito pistas PCI Express 2.0, 14 portas USB 3.0 (também chamadas USB 3.1 Geração 1) e duas portas USB 3.1 Geração 2. Os processadores suportam memórias DDR4 em quatro canais e são desbloqueados para overclock.

Até agora, existem dois processadores soquete TR4 no mercado: o Ryzen Threadripper 1950X (leia o teste aqui) e o Ryzen Threadripper 1920X (teste aqui). Em breve um novo modelo, o Ryzen Threadripper 1900X, também estará disponível.

Na Figura 1, podemos ver a placa-mãe ASRock Fatal1ty X399 Professional Gaming. Ela usa o padrão ATX, medindo 305 x 244 mm.

asrock-x399-profgaming-01.jpg

Figura 1: a placa-mãe ASRock Fatal1ty X399 Professional Gaming


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Citação

Com essas 3 portas de rede gigabit onboard, essa placa seria uma ótima opção pra um servidor, só faltou o suporte a memorias ECC

com certeza daria tranquilamente para rodar um servidor de internet + storage para uma rede pequena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é uma ótima placa! Mas, como no caso da asus rog zenith extreme, faz sentido lançar uma placa para para o segmento HEDT utilizando o selo GAMING (No caso da asus, o selo ROG) para uma plataforma que o foco não é 'jogos' e sim produtividade? Conforme pôde ser observado nas análises dos threadrippers disponíveis pelo CDH. A utilização destes processadores para jogos chega a apresentar um desempenho inferior aos das linhas R7 e R5.

Peço desculpas por ser chato, mas eu enxergo essas placas para o threarippers com selos gamer como um tiro no pé...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, xmauro disse:

será que teremos mais para frente placa-mãe para threaripper que tenham 2 sockets ou vai ser limitado a 1 ?

 

Sim, mas na versão servidor, é a mesma coisa, mas com outro nome.

 

Não sei se vão manter o nome Opteron.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...