Introdução
Depois de bastante tempo sumida do mercado brasileiro, é um prazer testarmos esta placa-mãe, visto que as placas-mães da Biostar em geral são mais baratas do que placas-mães de marcas do primeiro time, fazendo com que seja uma marca perfeita para o nosso mercado.
A K8VHA Pro é a primeira placa-mãe da Biostar para Athlon 64 baseada no chipset VIA K8T800, sendo uma placa-mãe mais simples do que as outras placas-mães soquete 754 que testamos até o momento (MSI K8T Neo, Chaintech ZNF3-150 e Gigabyte K8NNXP).
Figura 1: Placa-mãe Biostar K8VHA Pro.
Esta placa só tem dois soquetes de memória, ao contrário das demais placas, que têm três soquetes. Com isto, ela aceita até 2 GB de memória até DDR400/PC3200.
É sempre bom lembrar que há uma diferença fundamental entre a arquitetura das placas soquete 754 e das placas-mães de outras gerações. O processador Athlon 64 possui integrado o controlador de memória. Em placas-mães para todos os outros processadores, este dispositivo estava no chipset, integrado no circuito ponte norte. Trocando em miúdos, o chipset usado por placas-mães soquete 754 não influi no desempenho no acesso à memória, o que significa que placas-mães soquete 754 devem obter desempenhos muito similares entre si. Veremos em nossos testes se isto realmente ocorre ou não.
Por conta disso, a capacidade máxima de memória e o tipo de memória que a placa-mãe aceita dependem do processador, e não mais do chipset.
Em termos de recursos, ela pode até ter menos recursos que outras placas que testamos, mas eles não ficam devendo em nada às placas-mães de outras marcas, já que esta placa-mãe tem som de seis canais, rede Gigabit Ethernet, portas FireWire e portas Serial ATA – enfim, tudo o que um bom micreiro precisa.
A K8VHA Pro tem duas portas serial ATA, controladas pelo próprio chipset (mais especificamente pela ponte sul VT8237). A placa tem local para que a Biostar, no futuro, lance um modelo contendo um chip RAID e duas portas IDE RAID adicionais. O manual diz que estes recursos são opcionais, mas no site da Biostar não informa esta possibilidade de opcional.
Figura 2: Portas Serial ATA da Biostar K8VHA Pro e chip VIA VT8237.
Ela tem rede on-board Gigabit Ethernet controlada pelo novo chip Realtek RTL8110, e som on-board de seis canais produzido pelo próprio chipset em conjunto com o codec C-Media CMI9739A, que tem resolução de 20 bits.
Esta placa tem duas portas FireWire (chip VIA VT6307), sendo que uma das portas está soldada diretamente sobre a placa e a outra está disponível através de cabo adaptador, e oito portas USB 2.0, sendo que quatro estão soldadas sobre a placa-mãe, e a placa vem com cabo adaptador para duas portas (duas ficam sobrando, podendo ser usadas na conexão de portas USB no painel frontal de gabinetes que tenham portas USB frontais).
Figura 3: Porta FireWire soldada na própria placa-mãe.
Esta placa-mãe tem também os conectores para o painel frontal do gabinete coloridos, facilitando a identificação dos plugues na hora da montagem do micro. Pena que cada fabricante use uma codificação de cores própria.
Figura 4: Conectores do painel frontal coloridos.
Esta placa vem com dois CDs. Em um CD há os drivers e utilitários da Biostar, enquanto no segundo CD há um pacote contendo vários programas de graça: Norton Ghost 2003 e Norton Internet Security 2003 (pacote contendo os seguintes programas: Norton AntiVirus, Norton Personal Firewall, Norton Spam Alert e Norton Parental Control).
Antes de irmos aos testes desta placa-mãe, vamos recapitular as suas principais características.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.