Introdução
O Ryzen Threadripper é o primeiro processador da AMD para o segmento HEDT (High-End Desktop), com 16 núcleos, 32 threads, clock base de 3,4 GHz, clock turbo de 3,7 GHz e 32 MiB de cache L3. Vamos ver como é o seu desempenho comparado ao do seu concorrente direto, o Core i9-7900X.
Há muitos anos a Intel não tinha concorrência no segmento HEDT, voltado a usuários de programas pesados de edição de vídeo, renderização de imagens e filmes, computação científica, dentre outras aplicações. Porém, a AMD está lançando hoje uma nova linha de processadores para este mercado, batizada de Ryzen Threadripper.
Inicialmente com dois modelos foram lançados: o Ryzen Threadripper 1950X (16 núcleos, 32 threads, clock base de 3,4 GHz e clock turbo de 3,7 GHz) e o Ryzen Threadripper 1920X (12 núcleos, 24 threads, clock base de 3,5 GHz e clock turbo de 3,7 GHz). Estes processadores utilizam o novo soquete TR4 e suportam quatro canais de memória, 64 pistas PCI Express 3.0, 512 kiB de cache L2 por núcleo e 16 MiB de cache por pastilha de silício (ou die).
Internamente, os processadores Ryzen Threadripper são compostos por duas pastilhas de silício ou chips, cada um equivalente a um processador Ryzen 7 ou Ryzen 5. Cada chip é composto de dois CCX (core complex) que possuem até quatro núcleos de processamento.
Assim, o Ryzen Threadripper 1950X possui dois chips, cada um com a configuração 4+4, perfazendo os seus 16 núcleos. Graças à tecnologia SMT (simultaneous multi-threading), cada núcleo é reconhecido como dois núcleos lógicos (threads), o que nos dá impactantes 32 threads.
As primeiras placas-mãe soquete TR4 para os processadores Ryzen Threadripper utilizam o chipset X399 e oferecem quatro canais de memória DDR (oficialmente até 2.666 MHz), além de, tipicamente, quatro slots PCI Express 3.0 x16 para instalação de placas de vídeo, o que é possível graças às 64 pistas PCI Express provenientes do processador.
O Ryzen Threadripper 1950X tem TDP de 180 W. Além do clock base de 3,4 GHz e do clock turbo de 3,7 GHz para ser aplicado em todos os núcleos, há ainda um clock boost de 4,0 GHz quando há no máximo quatro núcleos ativos e um clock chamado XFR, de 4,2 GHz, ativado quando há até quatro núcleos ativos e os sensores do processador percebem que há condições térmicas para aumentar ainda mais o clock.
Custando nos EUA US$ 999, o Threadripper 1950X é concorrente direto do Core i9-7900X da Intel (leia aqui o teste deste processador), que custa o mesmo. Assim, vamos rodar nossos testes de desempenho entre estes dois processadores, incluindo ainda, por mera curiosidade, o Core i7-7740X, o Core i7-7700K e o Ryzen 7 1700X. Lembre-se, porém, que estes modelos custam bem menos e, portanto, não são concorrentes diretos do Ryzen Threadripper 1950X.
Na Figura 1 vemos a embalagem do Ryzen Threadripper 1950X, ao lado da de seu irmão 1920X. Trata-se de uma enorme embalagem de espuma.
Figura 1: embalagem
A Figura 2 mostra o conteúdo da embalagem: uma segunda embalagem plástica onde fica o processador, um suporte compatível com vários modelos de sistema de refrigeração líquida, uma chave Torx para instalação do processador, dois adesivos e um pequeno manual.
Figura 2: conteúdo da embalagem
Girando uma tampa na parte traseira da embalagem plástica, removemos uma outra embalagem, mostrada na Figura 3, onde está o processador.
Figura 3: outra embalagem
Abrindo esta embalagem, finalmente chegamos ao processador Ryzen Threadripper 1950X. Note que a moldura plástica laranja não deve ser retirada, pois ela é necessária para a instalação do processador (mais detalhes na próxima página).
Figura 4: o Ryzen Threadripper 1050X
A Figura 5 mostra a parte inferior do processador. Note que, neste processador, a AMD adotou o sistema LGA (semelhante ao utilizado nos processadores da Intel), onde os pinos ficam no soquete e não no processador.
Figura 5: lado de baixo do Ryzen Threadripper 1950X
O tamanho do processador realmente impressiona. Na Figura 6, vemos o Threadripper 1950X ao lado do Ryzen 7 1700X.
Figura 6: Ryzen Threadripper (esq.) ao lado do Ryzen 7 1700X (dir.)
Para os nossos testes de desempenho, utilizamos uma GeForce GTX 1080, que é uma placa de vídeo topo de linha, em todos os testes.
Na próxima página, vamos ver como é a instalação deste processador na placa-mãe.
Respostas recomendadas