Call of Duty 4
O Call of Duty 4 é um jogo DirectX 9 que implementa alta faixa dinâmica (HDR, High Dynamic Range) e tem seu próprio motor de cálculos físicos. Nós rodamos este jogo na resolução de 1440x900 com todas as configurações de qualidade de imagem definidas em seus valores mínimos, sem suavização de serrilhado (anti-aliasing) e sem filtragem anisotrópica. Nós usamos o recurso de teste de desempenho interno do jogo rodando um demo oferecido pela NVIDIA chamado “wetwork”. Nós estamos disponibilizando aqui este demo para caso você queira fazer os seus próprios testes de desempenho. Nós atualizamos o jogo para a versão 1.7. Nós rodamos este teste cinco vezes e descartamos o maior e o menor resultado. Os resultados abaixo são uma média aritmética dos três valores restantes, dados em quadros por segundo (FPS).
Nós rodamos este jogo duas vezes com cada processador. Primeiro, nós usamos o vídeo integrado do processador ou chipset. Em seguida nós instalamos uma placa de vídeo GeForce GT 430, que é uma placa de vídeo DirectX 11 “de entrada”. Nós usamos uma placa de vídeo simples porque queríamos ver o impacto que cada processador causava no desempenho (quando usamos uma placa de vídeo topo de linha, o papel do processador no desempenho em jogos é reduzido).
Vamos primeiro comparar os resultados do vídeo integrado do processador e do chipset. O vídeo integrado do Core i5-2500K (3,30 GHz) provou ser 65% mais rápido do que o do Core i5-661 (3,33 GHz) e 82-84% mais rápido do que o do chipset AMD 880G. Na verdade, ao reduzirmos as configurações de qualidade de imagem nós finalmente conseguimos uma taxa de quadros razoável no Call of Duty 4 com uma solução de vídeo “on-board”.
Quando instalamos uma GeForce GT 430, o Core i5-2500K (3,30 GHz) e o Phenom II X4 975 (3,6 GHz) obtiveram o mesmo nível de desempenho, com o Core i5-2500K sendo 8% mais rápido do que o Phenom II X4 970 (3,5 GHz) e 12% mais rápido do que o Core i5-661 (3,33 GHz).
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