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Regras do setor, clique aqui antes de postar!

mick 07

Prezados usuários,

 

Visando uma melhor organização do Fórum, bem como evitar acusações infundadas, abuso de direito ou recomendações com intuito de propaganda indireta, todos devem seguir as regras abaixo antes de postar uma reclamação ou recomendação de loja ou serviço.

 

1) O texto da denúncia ou recomendação deve ser o mais claro possível, informando a maior quantidade de dados, sendo obrigatória a postagem de um comprovante da compra (imagem da nota fiscal apagando seu endereço, print screen do pedido ou similar). Outras informações úteis são a data e hora da compra, dados da empresa, nome do vendedor que te atendeu, comprovantes de depósito/pagamento/fatura de cartão e etc.

 

2) Em caso de reclamação, você deve primeiro entrar em contato com a loja para resolver seu problema antes de denunciá-la, e deverá colocar na denúncia informações completas das datas e horas das tentativas de solução, se foi por telefone ou pessoalmente, o nome do vendedor que te atendeu, número de protocolo de atendimento, e-mails e etc. Não aceitaremos denúncias onde está claro que você não entrou em contato primeiro com a loja. Você só pode postar denúncias de lojas que você tentou resolver o problema diretamente com ela, mas a loja, por algum motivo, não o resolveu.

 

3) Todos os fatos alegados na sua reclamação devem ser provados através de imagens de documentos e números de protocolo – não serão aceitas reclamações apenas de forma escrita, sem fotos de documentos que comprovem, ao menos minimamente, o que foi alegado.

 

4) Não é permitido postar uma denúncia ou recomendação embasada apenas no que você leu na internet ou em outros Fóruns – se você não comprou ou entrou em contato com a loja na tentativa de comprar um produto, não tem o direito de reclamar ou recomendar o serviço. Mensagens deste tipo serão apagadas, pois podem representar abuso de direito ou propaganda indireta (no caso de recomendação).

 

5) Caso o seu problema tenha sido resolvido, pedimos que você poste no tópico a solução dada, igualmente documentada. É injusto com o lojista se o problema tiver sido resolvido, e no tópico constar somente a denúncia, mas não a solução.

 

6) Deve-se evitar ao máximo "piadinhas", sarcasmo e, na medida do possível, julgamento de valor, pois são coisas que podem levar lojas a processá-lo, com razão.

 

7) Os Moderadores poderão pedir para que você complemente sua reclamação, a refaça ou poste mais informações. Caso a solicitação não seja efetuada no prazo estipulado, a mensagem ou tópico poderão ser apagados pelos Moderadores. Veja que adotamos este tipo de medida para proteger os interesses de nossos usuários e minimizarmos as chances de VOCÊ ser processado por calúnia ou difamação pela loja.

 

 8 ) A Equipe de Moderação se reserva o direito de analisar toda e qualquer denúncia/recomendação, decidindo sobre questões não abordadas nas regras acima ou flexibilizar sua incidência, a depender de cada caso em concreto.

 

Se você representa uma loja:

 

9) Você tem todo o direito de resposta, para isso basta se cadastrar em nosso Fórum e responder às denúncias diretamente no tópico em questão.

 

10) Caso a denúncia esteja claramente documentada, nós não podemos removê-la, pois isso fere o direito de liberdade de expressão protegido pela Constituição Federal. Como você pode ver pelas regras acima, não permitimos a postagem de mensagens que não sejam embasadas, ou que extrapolem o direito de reclamação do consumidor.

 

11) Caso a sua loja tenha alguma denúncia em que o reclamante não tenha seguido corretamente as regras, ou que extrapolem o direito de reclamação, ou que o problema já foi resolvido mas a solução não foi informada, o procedimento correto é utilizar o botão “Denunciar” explicando a situação, e então a Equipe de Moderação vai analisar o caso.

 

12) Não removemos problemas que já foram resolvidos. Julgamos que problemas já solucionados precisam ficar arquivados para futuras consultas.  Além disso, o Marco Civil da Internet e o Código de Defesa do Consumidor garantem aos usuários o acesso à informação. Lembre-se que problemas resolvidos são bons para a sua imagem: um usuário teve um problema e você o resolveu!

 

13) Pela nossa experiência, TODAS as "ameaças de processo" que recebemos até hoje por parte de lojistas são infundadas, pelos motivos já expostos. Portanto, não perca seu tempo nos ameaçando. Nós só removemos mensagens caso: (1) elas sejam claramente de teor calunioso, injurioso e/ou difamatório; (2) o usuário não postou dados que comprovem a validade da denúncia; (3) por ordem judicial (lembramos que notificação extrajudicial é diferente de ordem judicial; a notificação extrajudicial é apenas uma carta registrada em cartório, ao passo que a ordem judicial é expedida por um Juiz de Direito).

 





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