Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott


     212.860 visualizações    Processadores    4 comentários
Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott

Introdução

Os processadores Pentium 4 com núcleo Prescott têm novos requisitos de gabinete, ventilação e fonte de alimentação e muita gente sem ter conhecimento desses novos requisitos estão enfrentando problemas de superaquecimento, computadores lentos ou até mesmo problemas de fonte de alimentação queimada. Aprenda neste tutorial a montar corretamente computadores baseados no Pentium 4 com núcleo Prescott.

Com o lançamento do Pentium 4 com núcleo Prescott a Intel conseguiu se manter atualizada frente à concorrência: tecnologia de construção em 90 nanômetros (0,09 mícron), maiores clocks, tecnologia SSE3 e cache L2 de 1 MB. Em contrapartida, os processadores com este núcleo dissipam muito mais calor que os processadores Pentium 4 com núcleo Northwood e passaram a exigir, além de gabinetes adequados, que você saiba a potência real de sua fonte de alimentação (veja nossa dica sobre o assunto).

A Intel foi discreta em informar as novas exigências para integração de processadores com núcleo Prescott. Quem compra um processador in-a-box recebe na caixa do processador um folheto em vários idiomas, informando que o usuário deve visitar o endereço http://www.Intel.com/go/chassi para se informar sobre as especificações térmicas exigidas pelo processador, e também é alertado que, para garantir o funcionamento adequado do processador, a temperatura interna do gabinete deve ser inferior a 38° C.

O problema é que pouca gente se dá ao trabalho de ler o que está escrito neste folheto e quem adquire o processador OEM (isto é, fora da caixa) não recebe nenhuma instrução sobre as novas exigências do Prescott e em poucos meses começaram a aparecer vários casos de micros com problemas. Desde lentidão excessiva causada pelo Thermal Throttling (controle térmico, clique aqui para saber mais), que protege o processador em caso de superaquecimento evitando que ele se queime, e até mesmo vários casos de fontes de alimentação queimadas em poucos meses de uso.

É claro que grandes fabricantes e grandes integradores não tiveram problemas, mas muitos montadores de micro e até usuários que gostam de montar seu próprio micro estão enfrentando problemas.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tenho um P4 3.0 in-a-box, HD 80, 1gb ram, radeon x800 gto, fonte leaderchip 700w ... com o gabinete aberto trabalhando apenas no windows beleza, tudo ok ... agora quando rodo um far cry, um Americas Army, um FEAR, entre outros ... o bicho pega!!!! O cooler do processador fica doido!! parece que vai explodir!!! Ai ligo um ventilador convencional em cima do pc que chega até a minimizar o ruido do cooler sensivelmente, além de baixar a temperatura de todos os componentes: HD, Placa-mãe, inclusive o processador ... O que que vocês acham disso?? será que um cooler de melhor qualidade resolve?? ...Uma coisa é certa, nunca uso o gabinete fechado, muito menos sem o meu ventilador de 30cm hooah!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...